• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Coelho

Eu gosto de Paulo Coelho. Acho os livros dele muito bonitos e tem sempre uma mensagem espiritual muito boa.

Os meus preferidos são: O Alquimista, Brida e O Demônio e a Srtª Prim.
 
Me esclareçam uma coisa sobre Paulo Coelho: aí no Brasil gostam dele ou não?

É que não sei porquê tem gente que o idolatra em Portugal. Eu acho um saco. Estou pensando se o problema não será meu.
 
Eu particularmente não gosto. Quanto a opinião pública brasileira, penso que gradualmente ele foi perdendo muita popularidade.
 
Me esclareçam uma coisa sobre Paulo Coelho: aí no Brasil gostam dele ou não?

Depende. Aqui ele gera muita polêmica. É do tipo ame-o ou deixe-o sabe? Mas é fato que grande parte dos estudiosos de Letras e Literatura do país repudiam o coitado. Apesar de ele ter sido eleito pra Academia Brasileira de Letras...

PS: Milésimo post 8-O :Elfo Esquisito agora.
 
Eu li pouca coisa do Paulo Coelho e o que li foi quando não tinha um contato maior com escritores bons. Agora não perco mais meu tempo com ele.
Li dois livros dele: "O demônio e a Senhorita Prym" e "O Alquimista".
Tentei ler "Onze Minutos", mas achei chato demais.
 
Ninguém gosta dele por que ninguém entende os seus livros.

Ele é muito espiritual e escreve de um jeito religioso. Por isso gosto dele. E talvez polo mesmo motivo as pessoas não gostam do que ele escreve. Pelo menos aqui no Brasil.
 
Acho que a gente entende sim, é águacomassuquice pura. Eu li Brida e comecei a ler O Alquimista, mas parei por aí. É legal até certo ponto por ser diferente do convencional (leia-se clássicos brasileiros), mas também é chato porquê é ruim.
 
Depende. Aqui ele gera muita polêmica. É do tipo ame-o ou deixe-o sabe? Mas é fato que grande parte dos estudiosos de Letras e Literatura do país repudiam o coitado. Apesar de ele ter sido eleito pra Academia Brasileira de Letras...

No meio acadêmico, ele é visto como literatura inferior. Porém, essa questão do bom x ruim em literatura me incomoda um pouco. Afinal, como classificar o que é literatura ou não, ou como dizer o que faz algum livro melhor que o outro? Uma professora minha costumava dizer que livro bom era aquele que conseguia fazer com que o leitor se emocionasse e ficasse pensando. Daí eu penso: tanto gente lê Paulo Coelho e diz que chega a chorar, como posso, então, classificar o autor como ruim? Posso eu não ter derramado lágrimas, mas será que é o autor ruim, ou fui eu que não consegui ver o que tantos outros vêem e, por isso, se emocionam?

Anyway, divagações à parte, Paulo Coelho divide opiniões: uns amam, outros odeiam. E o fato de ele ter entrado para a Academia Brasileira de Letras passou longe de resolver a questão. Pelo contrário, na época, só acirrou mais os ânimos.


Caranthir, você por aqui? Quanto tempo, hein?
 
Só mais uma palavrinha (ou duas, se me permitirem):
- Escritor é alguém que ESCREVE livros, Paulo coelho DITA para seu gravador (trabalho com a linguagem=0,00!!!);
- Escritor é alguém que VIVE A Literatura, geralmente sem viver DELA (Paulo Coelho é um vendedor de livros, desde os brochura até edições em jornal...);
- Escritor é alguém que, no mínimo SAIBA ESCREVER! Paulo Coelho é um fenômeno em outros países muito devido ás PRIMOROSAS TRADUÇÕES feitas por outros escritores nas línguas nativas de cada país (o caso dele na França já foi mais que documentado, deveriam dar metade dos direitos para o tradutor francês...);
- Escritor e radicalmente diferente de VENDEDOR DE BEST-SELLER. Por isso Paulo coelho não é escritor! Num país como o Brasil, onde os escritores passam fome e a Literatura ocupa o décimo plano nas preocupações nacionais, o grande vendedor de best-seller empresta popularidade e publicidade aos nossos mofados imortais... por isso ele está na ABL!!!!

Agora, claro, esta é apenas a minha opinião, e mais não falo porque é muita vela pra pouco defunto!
 
- Escritor é alguém que VIVE A Literatura, geralmente sem viver DELA (Paulo Coelho é um vendedor de livros, desde os brochura até edições em jornal...);

- Escritor e radicalmente diferente de VENDEDOR DE BEST-SELLER. Por isso Paulo coelho não é escritor! Num país como o Brasil, onde os escritores passam fome e a Literatura ocupa o décimo plano nas preocupações nacionais, o grande vendedor de best-seller empresta popularidade e publicidade aos nossos mofados imortais... por isso ele está na ABL!!!!

Isto eu acho uma besteira. Se o escritor viver de sua literatura, então ele então é ruim? Uma coisa não tem nada haver com a outra. Se o escritor tem condições de viver de sua literatura e de não ter outras obrigações profissionais, tem mais é que se dedicar totalmente a ela mesmo. Aumentando sua dedicação e seu tempo de trabalho nos escritos há mais chance de melhorar a obra.

- Escritor é alguém que, no mínimo SAIBA ESCREVER! Paulo Coelho é um fenômeno em outros países muito devido ás PRIMOROSAS TRADUÇÕES feitas por outros escritores nas línguas nativas de cada país (o caso dele na França já foi mais que documentado, deveriam dar metade dos direitos para o tradutor francês...);

E quais são os exemplos onde isto é deixado evidente?
 
Nao considero Paulo coelho um grande nome da literatura, mas tenho que admitir que alguns dos seus livros sao bem bacanas e dao-nos um bom momento de leitura, acima de tudo uma literatura facil que pode ser adequada a qualquer idade.
Nao se compara a Tolkien, josé saramago ou mesmo a fernando pessoa, mas acho que vale apena ler seus livros, pois nao sao assim tao ruins.
Mas isso sou eu que falo, pois eu gosto de qualquer tipo de leitura, por vezes falam que o livro e bastante mau, mas eu acabo por ler, agarrar-me e ate gostar bastante dele.
*yams*
 
Eu confesso! Eu li Paulo Coelho na adolescência. Espanquem-me, chicoteiem-me. Eu não sabia o que fazia.
PC funciona assim. Quando eu era criança, falava feito criança, brincava feito criança e lia feito criança, mas agora, adulto falo feito adulto, brinco feito adulto e principalmente LEIO FEITO ADULTO.
Devemos dar os merecidos créditos a PC é o melhor marketeiro que já vi. Ele não vende livros ele vende uma imagem. Não interessa o que está escrito ali dentro. Muitos lêem por que viram na TV que ele é um grande escritor. Outros lêem por que ele é da Academia Brasileira de Letras (Machado de Assis está se revirando no túmulo). Existem aqueles que lêem por que ele andava na aba do Raul Seixas (maior roqueiro da história do Brasil). E por último e mais incrível há os que lêem porque gostam de histórias água com açucar.
Particularmente hoje em dia não leio livro dele nem que me paguem pra isso. É muito ruim mesmo.
No Brasil é quase unânime que ele escreve maravilhosamente bem, Mas como já dizia Nelson Rodrigues.: Toda uninimidade é burra.
Acho que isso dá uma visão sobre o PC.
 
Eu detesto Paulo Coelho, com todas as minhas forças. Não quero ofender ninguém, longe de mim, mas tenho a opinião formada que ele é um charlatão, que tem o dom de escrever com bastante desenvoltura. O cara é simplesmente a 2ª coisa mais lida no planeta, só perde pra Bíblia.

Eu só li um livro dele, e não gostei. Mas ele é, sim um escritor, não faço distinção disso de vendedor de livros e etc. Ele é escritor, vive disso.

Mas meu autor preferido? Sem nem pensar, digo na hora: Kafka!
 
O cara é simplesmente a 2ª coisa mais lida no planeta, só perde pra Bíblia.

Por isso ele vende muito. Os temas são sempre ligados à espiritualidade e à religião. Seus personagens tem sempre algo a aprender dentro disso.

Arrisco a dizer que por esse mesmo motivo muitas pessoas não gostem dele e do que ele escreve.

Mas na minha opinão seus livros tem algo de especial e profundo.
 
Como se vê existe muitos gostos, logo a minha frase de dizer que ou se gosta muito ou detesta-se.
Eu no meu caso gosto!
Mas nao posso criticar que nao gosta!
*yams*
 
Não gosto dele. A única coisa que invejo nele foi ter conhecido Raul Seixas.
 
Aqui não é pra criticar quem gosta ou não, apenas uma discussão com bons argumentos sobre a capacidade -ou não- do cara. :yep:


Por isso ele vende muito. Os temas são sempre ligados à espiritualidade e à religião. Seus personagens tem sempre algo a aprender dentro disso.

É verdade. Com raríssimas exceções, o mítico e o espiritual (religioso, fantasioso, etc) cativa demais. E nisso, Paulo Coelho é um mestre na arte de entreter. Ainda que ele renegue totalmente o estilo de auto ajuda de seus livros, ele não pode negar que os mesmos ajudam a muitos.

Só isso já me faz respeitá-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo