• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Coelho entra para a Academia Brasileira de Letras

Deriel

Administrador
[ http://www.terra.com.br/cgi-bin/index_frame/diversao/2002/07/25/003.htm ]

Paulo Coelho derrotou o sociólogo Hélio Jaguaribe e garantiu hoje uma vaga de imortal da Academia Brasileira de Letras.

Coelho, autor de Diário de um Mago e outras obras, vai ocupar a cadeira de número 21, que pertencia ao economista Roberto Campos, morto em outubro do ano passado.

Apesar de ser criticado por muitos, Coelho é respeitado no exterior pela vendagem de seus livros. Só O Alquimista vendeu mais de 11 milhões de exemplares. Seu trabalho foi traduzido para 56 línguas e está presente em 150 países.
 
Será que a ABL está com problemas financeiros e nosso querido PC vai entrar com algum dinheiro?
Paulo Coelho é o melhor exeplo daquele ditado surrado: Quantidade não é qualidade. :roll:
 
Bem, a Academia Brasileira de Letras já está meio avacalhada há um tempo. Ninguém me convence que Roberto Marinho (um dos membros) é um escritor à altura de Machado de Assis, José de Alencar, Lígia Fagundes Telles... Pode ser um grande empresário, um grande jornalista... Mas grande escritor... NUNCA!!! :?

Então, nada mais natural que eleger o Paulo Coelho... Ele vende muito, é famoso no exterior... A qualidade passa longe da obra dele, mas a Academia não se importa. Eles querem é colocar gente famosa, rende mais publicidade, dinheiro...
 
Arien disse:
Bem, a Academia Brasileira de Letras já está meio avacalhada há um tempo. Ninguém me convence que Roberto Marinho (um dos membros) é um escritor à altura de Machado de Assis, José de Alencar, Lígia Fagundes Telles... Pode ser um grande empresário, um grande jornalista... Mas grande escritor... NUNCA!!! :?
....

Concordo que é um absurdo o Paulo Coelho entrar na ABL, mas seu comentário sobre o Roberto Marinho não é correto... A Academia não é apenas para escritores, e sim para aqueles cujo trabalho de alguma forma contribua para o enriquecimento do uso da palavra no país. Ele está lá como escritor mediano, mas principalmente como jornalista, que também é uma profissão que se "encaixaria" no contexto da Academia.

Sei dessas coisas pq o meu vizinho do aprtamento ao lado é um dos imortais. Ele é o professor de português Evanildo Bechara, autor de diversos livros de gramática... Desde pequeno converso bastante com ele, e devo dizer que se hoje escrevo razoavelmente bem, parte do mérito é dele...

Inclusive falei com ele anes da votação... Ele votou no Jaguaribe...
 
Eu achei que isso foi ruim para a história da Academia. No Globo tem um trecho da reportagem que é bem como eu pensava:

"O que não surpreende considerando que a campanha foi tensa: Coelho, um fenômeno de vendas, era visto por muitos imortais como estando aquém da qualidade literária esperada.

Em entrevistas com acadêmicos às vésperas da eleição, percebia-se que a Academia vivia um dilema: se fechasse as portas para Paulo Coelho, corria o risco de soar como preconceito diante de uma obra popular, se o elegesse, arriscava-se a qualidade e a tradição da casa. "

Eles optaram pelo reconhecimento internacional do que pela qualidade...
Nunca consegui ler um livro do Paulo Coelho inteiro, já comecei uns, e folheei outros. Acho uma enrolação; as pessoas deveriam procurar escritores sérios, que não apelem pra essa história de "misticismo", "esoterismo". A mente das pessoas é muito complexa e envolve muito mais do que historinhas assim.
 
É realmente lamentável!!! Confesso que fiquei chocada, mas nem um pouco surpresa.

O Paulo Coelho é um charlatão oportunista de marca maior...Ele, na verdade, é um excelente investidor. Percebeu que a cotação do esoterismo estava em alta, investiu na hora certa e colhe agora gordos rendimentos, inclusive um reconhecimento imerecido e contrário ao princípio da Academia, pois foi vinculado apenas a uma projeção internacional.

Os livros do PC são de uma pobreza literária e gramatical ímpares, totalmente apelativos. Isso demonstra apenas o empobrecimento cultural que grassa por todo o mundo. É a era dos enlatados!!!! :cry:
 
O único livro que li inteiro do PC foi o Demônio e a Srta. Prinn. Quando li a sinopse pensei ser uma ótima idéia, mas quando passei realmente a ler o livro me decepcionei, tanto com a qualidade do texto quanto no desenvolver da história. Me surpreende que venda tanto e ainda mais que tenha entrado na ABL.
 
Eu tive estomago pra ler um inteiro e 1/3 de outro.....
Somente vi cópias (muito da mal feita) de textos conceituados orientais, entre outros. Me deixa triste saber que o volume é mais importante que a qualidade, pois como li posso afirmar (pessoalmente) que ele não tem qualidade de Imortal, muito menos criatividade, entre outras coisas :(
 
... disseram que o Paul Rabbit estava competindo o lugar lá na ABL com o Jô Soares... isso! Aquele mesmo!
Imaginem... o Jô é um ótimo apresentador, humorista e tal, mas tentar colocá-lo por causa da "obra" O Shangô de Backer Street é querer demais!

Paulo Coelho tem suas homenagens pela grande venda de seus livros, mas foi muito cômico, já que ele rebeu um prêmio (acho que da Arábia) de recorde de venda, mas lá só circulava livros piratas dele...
 
Eu quando fiquei sabendo me decepcionei.
Agora aqui neste país fica como consumado que O QUE VENDE MAIS é melhor.
Minhas considerações como estudante de Letras:
Inconcebível. Inaceitável. Ridículo. Patético. Revoltante.

Temos que mudar este quadro em que a literatura brasileira (agora declaradamente) está. "O QUE VENDE MAIS" deve acabar. Pelo Amor de Eru
 
Lady Greenleaf disse:
... disseram que o Paul Rabbit estava competindo o lugar lá na ABL com o Jô Soares... isso! Aquele mesmo!
Imaginem... o Jô é um ótimo apresentador, humorista e tal, mas tentar colocá-lo por causa da "obra" O Shangô de Backer Street é querer demais!

Além de o Xangô, o Jô tb escreveu O Homem que Matou Getúlio VArgas...

Tanto esse como o Xangô são muito bons...
 
Como Inominavell disse: O melho é aquele que vende mais, e naum o de melhor qualidade...

Assim como ocorre com Harry Potter! Tá certo que é legal, a história é cativante, contagiante, mas dizer que é leitura obrigatória para o aprendizado das crianças é demais!!!

Naum gostava muito de literatura brasileira, mas naum sei o que seria de mim se naum fosse por esse livros "chatos", já que falam de algo mais real, algo que faz parte do cotidiano e nos faz pensar.
 
Concordo que é um absurdo o Paulo Coelho entrar na ABL, mas seu comentário sobre o Roberto Marinho não é correto... A Academia não é apenas para escritores, e sim para aqueles cujo trabalho de alguma forma contribua para o enriquecimento do uso da palavra no país.

se for seguir essa lógica, então o Paulo Coelho merece a vaga, já que conquistou um lugar para o Brasil no mercado lá de fora... :lol:
falando sério, não foi pelo quesito "literatura" q o cara conquistou a vaga... aqueles livros são péssimos!!
 
Bom, se vcs viem meus posts por aqui vão perceber o que eu acho de Paulo Coelho! :twisted: Um grande lixo, oprotunista de marca maior, porém se utiliza de temas e fantasias esotericas cotivantes para o seu publico, carente em todos os sentidos. Agora verdade seja dita, o cara escreve bem sim, tem mita técnica, sabe passar para o papel exatamente suas ideias...não devemos tirar os méritos dele como técnico da escrita, mas seu conteudo!!!! ARGH!!! como é ruim....nossa, nem vou falar mais porque me revolto muito...agora foi confirmada a situação colamidosa em que anda nosso Brasil, tsc tsc tsc tsc... :?
 
GÂBIL-NALA disse:
Agora verdade seja dita, o cara escreve bem sim, tem mita técnica, sabe passar para o papel exatamente suas ideias...não devemos tirar os méritos dele como técnico da escrita, mas seu conteudo!!!! ARGH!!! como é ruim...

embora gosto seja gosto e eu concorde que o conteúdo do cara é lôco de ruim, tenho que discordar sobre o negócio da "técnica": o que mais se discute na faculdade sobre o Paulo Coelho é justamente a falta de técnica dele. Tenho um professor que até mesmo o desconsidera como "Literatura", uma vez q os livros dele são só enxertos de outros livros...

Continuo achando que os méritos literários do cara são nulos.
 
~·*Preciosssssa*·~ disse:
GÂBIL-NALA disse:
Agora verdade seja dita, o cara escreve bem sim, tem mita técnica, sabe passar para o papel exatamente suas ideias...não devemos tirar os méritos dele como técnico da escrita, mas seu conteudo!!!! ARGH!!! como é ruim...

embora gosto seja gosto e eu concorde que o conteúdo do cara é lôco de ruim, tenho que discordar sobre o negócio da "técnica": o que mais se discute na faculdade sobre o Paulo Coelho é justamente a falta de técnica dele. Tenho um professor que até mesmo o desconsidera como "Literatura", uma vez q os livros dele são só enxertos de outros livros...

Continuo achando que os méritos literários do cara são nulos.

Olha na boa, mesmo com essa decadencia em que encontra a cultura no brasil, a academia nao iria colocar como imortal um cara que nao ESCREVE BEM!!! É lógico, só pensar,,,,como eu ja disse,,,ele só ESCREVE bem, o que nao quer dizer que O QUE ele escreve seja bom,,,eu acho que o cara tem tecnica pra escrever sim, nessa parte eu desconsidero as criticas, opiniao pessoal logico...
Uma coisa é certa...pra vc ter esses mihões de leitores vc tem que manjar pelo menos um MÍNIMO, que é muito, de escrever pura e simplismente....agora se vc vai ser oportunista, demagogico e safado com suas palavras ja é outra historia, porém vai continuar precisando saber fazer a coisa descentemente para que, qualquer q seja o seu objetivo seja alcançado,,,,saca???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo