• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Coelho entra para a Academia Brasileira de Letras

GÂBIL-NALA disse:
Uma coisa é certa...pra vc ter esses mihões de leitores vc tem que manjar pelo menos um MÍNIMO, que é muito, de escrever pura e simplismente....agora se vc vai ser oportunista, demagogico e safado com suas palavras ja é outra historia, porém vai continuar precisando saber fazer a coisa descentemente para que, qualquer q seja o seu objetivo seja alcançado,,,,saca???

E o que vc me diz dos autores de picaretagens do tipo "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus", ou ainda "Quem mexeu no meu Queijo"? Vende paca e não tem técnica alguma.
Portaaaaanto...
Já que, pelo menos nós dois concordamos que gosto é gosto, melhor deixar quieto pq o Paulo Coelho não merece toda essa discussão, hehe :D
 
Eu li um livro dele, o Diário de um mago. Confesso que esse eu nem achei tão ruim quanto aquele Brida, que só deu pra ler umas 10 paginas. Mas dizer que o cara não tem técnica nenhuma eu acho que é exagero. Bem, não retomarei a discussão pois também concordo que o conteúdo é péssimo.

Agora, que o cara vende, vende. Eu estive em Londres ano passado e quando a gente desceu no aeroporto, fomos direto pra uma livraria e o primeiro livro que a gente viu lá foi um desse cara. Acho que foi o do Demônio e da Sta. Prymm mesmo.
 
Eu li vários livros dele, recentemente eu pegei emprestado com uma amiga o Veronica decide morrer, eu achei bom, mas já li melhores
 
Só pra ser do contra e pôr mais lenha na fogueira, aqui vai um texto que rolou num dos blogs da net:

O fenômeno Paulo Coelho
Aconteceu essa coisa do Paulo Coelho ser eleito para a Academia. A princípio eu não tenho nada a ver com isso, o cara vendeu milhões de cópias, é indiscutivelmente um fenômeno, eu não voto mesmo, são os próprios caras da Academia, ok, fair enough. Mas aí eu leio um monte de gente indignada, cuspindo fogo contra o cara e contra a Academia, até o Dimenstein sendo deselegante com o escritor. Pasmei. Pô, o Sarney foi eleito e não teve metade da indignação do povo. Hello? O Paulo Coelho tem direito, brother, e são os caras da Academia que elegem, isso não é plebiscito, sempre foi assim. E ele não concorreu com Machado de Assis, ele concorreu com Hélio Jaguaribe. Não vou discutir os talentos dele, mas ele é um cara que tem conhecimento em um monte de coisa bacana que a maioria das pessoas nem sabe que existe, vendeu mais de 45 milhões de livros, é líder na Alemanha (a terra dos filósofos) por não sei quantos meses, e por aí vai. Ah, mas ele não tem o estilo do Guimarães Rosa. Phoda-se. O Sarney tem? O Jaguaribe tem? Quem vota lá é gente grande, brother, é Raquel de Queiroz, é Lygia Fagundes Telles, é Ariano Suassuna, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo, etc e tais. É isso mesmo, vamos nos ligar e deixar de empatar a vida dos outros. Não tenho um livro do cara, mas Paulo Coelho na cabeça (acho até que vou comprar, só de sacanagem, haha). Voto em que sabe e faz a hora, não espera acontecer.


E um comentário decorrentes dessa nota:

Pois eu afirmo sem nenhuma vergonha: LI E GOSTEI! Já li alguns dos livros dele e, no geral, eu gostei. Dizem que ele é um charlatão, com essa história de mago, mas eu li seus livros por lazer, não para aprender a sua "magia branca". E eles são interessantes sim. Se o português dele é muito ruim eu não reparei, então não deve ser tão ruim assim. Ou o meu é que é ;-)

O problema é que certas coisas se tornam lei, não sei por que. A Elis foi e é a maior cantora do Brasil, e pronto (nesse caso eu não discuto). Música sertaneja é brega, e pronto. Paulo Coelho é um péssimo escritor, e pronto. As pessoas evitam discutir, pra não passar vexame. "Ora, se os maiores "entendidos" no assunto estão dizendo, então eu vou concordar também".

Bah! Tudo balela. Se o cara é o escritor brasileiro que vendeu mais livros na história, se é o escritor brasileiro que tem livros traduzidos para a maior quantidade de idiomas, se "é líder na Alemanha (terra dos filósofos)", então não deve ser tão ruim assim, né?

E tem mais, imortais ilustres, que já morreram, têm estilos tão rebuscados que poucos conseguem ler, mesmo assim são idolatrados. Paulo Coelho, pelo menos, é "lível" :-)
 
Se o teu intuito era por mais lenha na fogueira, conseguiste.

Os únicos argumentos a favor de Paulo Coelho são os números. Vendeu pacas, traduzido para um monte de línguas, líder de vendas e etc...
Lembremos que a Coca-Cola, a despeito de ser um veneno, é a segunda bebida mais vendida no mundo, que o Windows a despeito dos bugs e falhas no projeto, é o software mais usado no mundo, e por aí vão os exemplos de produtos bem sucedidos no mercado.

Bom, cada um desses exemplos que citei ocupam a atual posição de destaque no mercado devido à uma série de fatores, mas principalmente à imagem que vendem, ou seja, ao marketing.

O que eu critico na obra de Paulo Coelho que ela é mais produto de consumo que literatura propriamente. Mas a maioria dos campeões de venda são exatamente isso, mercadorias.

Novamente deixo a dúvida, será que a ABL está precisando fazer receita?
 
bem....muitas vezes o q eu percebi nesses posts eh um certo radicalismo...SÓ pq o cara vendeu muito ele é ruim, foi o q eu vi de base em muitos posts....bem, não preciso nem dizer q isso não consiste neh?
eu acho q se ele vende muito eh pq as pessoas se correspondem com alguma coisa q ele escreve....no caso dele, acho q a busca espiritual, que quer conscientes ou não sempre buscamos e as pessoas se sentem atraídas por isso... Mesmo que o caminho que ele indique não seja o mais feliz e realmente ele fale umas coisas muito nada a ver, eu acho q em muitos pontos ele está certo...e expressa mto bem seu ponto...
nossa...ateh parece q eu sou grande conhecedora...na verdade soh li um livro dele, q não conseguia parar de ler ( Verônica decide morrer, ou quer morrer..)....não vou dizer q o livro eh bom,mas tem muitas coisas válidas e sim vale a pena lê-lo.
mas jah li contos dele e jah conversei com quem o conhece bem e me pareceu que ele diz coisas muito verdadeiras... Só pq "os intelectuais" tem preconceito contra ele, pois ele fala de algo q eh preciso mais q corajem para se falar e não eh algo "concreto" e provado e tem atmosfera de charlatanice, todo mundo joga pedra, e o pior :sem nem ler!!!!e se acha o intelectual tb pq diz q ele eh ruim..
não to defendendo, nem to dizendo q alguém aqui fez isso....mas acontece q muitas vezes, mesmo indo ler o livro ou ver algo polêmico jah vamos com um pré-conceito, em vez de ir de cabeça aberta e utilzar um bom filtro crítico próprio....
se ele merece a ABL?acho q sim...pq realmente essa não está com o melhor nível de literatos, mas não acho q foi por causa do dindin não, acho q resolveram acabar com o preconceito da "coisa mística" e perceber q o PC atende a milhões de pessoas e não como um contadorzinho mixo de histórias não, mas de alguém que tenta conhecer um pouquinho mais do humano...o q não quer dizer q ele consiga....
ah sei lah....soh sei q nada sei mesmo viu?
 
yávië disse:
Só pq "os intelectuais" tem preconceito contra ele, pois ele fala de algo q eh preciso mais q corajem para se falar e não eh algo "concreto" e provado e tem atmosfera de charlatanice, todo mundo joga pedra, e o pior :sem nem ler!!!!e se acha o intelectual tb pq diz q ele eh ruim..

Olha... não é que eu seja intelectual, mas eu sou do PCPC (partido contra paulo coelho, hehe). E não é por preconceito não. Aliás, eu nem acho que ele seja exatamente um charlatão. Só acho que escreve mal. E isso ele mesmo assume. Em entrevista para Veja ele alegou que "não corrigia seus textos pq acreditava que se foram escritos por inspiração, deveriam continuar assim". Bah... Um autor de verdade é um artesão. Conhece as ferramentas de trabalho, e utiliza como complemento para a obra. É o uso ou não dessas ferramentas que definem se o autor tem ou não tem técnica. E, isso ele mesmo assume: não tem. Portanto...



OBS. Sobre preconceito, no sentido mais pré conceito mesmo... já li vários livros dele. Não critico o que eu não conheço.
 
mas como eu falei não estava defendendo...soh acho ruim os argumentos q muitos se utilizaram para criticá-lo.. não o acho nenhuma grande maravilha...longe disso....mas acho sim ele bom em alguns aspectos....no mínimo diferente..ele pode ser ruim graficam,ente,mas talvez em conteúdo seja bom, talvez um bom q não reconhecemos por não estar muito na nossa área de conhecimento....ta,viajei..
a questão do artesão eu concordo em grande parte com vc, mas muitos artista de diversas áreas da arte gostam realmente de permanecer com o original..com a inspiração original..e talvez seja o melhor q a pessoa poderia fazer na verdade ... quem sabe?....
e q bom q vc não critica o q não conhece!!! pq esse realmente eh um grande erro hj em dia das pessoas....e inclusive eu me incluo nesse grupo....mas com calma vou chegando lah...
valeu...
 
O Paulo coelho foi no Jô ontem e explicou como foi entrar pra academia.

Eu não curto muito ele, mas acho que merecer entrar pra academia.
 
Escrever bem e expressar ideias no papel, e ser um "genio" na gramatica e usar um vocabulario dos infernos, são coisas super diferentes.

Queremos "aprender" o conteudo do livro, e qt mais simples melhor. Eu adoro escritores que fazem de seus textos, um papo amigavel.

Nem estou me referindo ao Paulo Coelho, mas dando um exemplo. Joy faz aculdade de Letras, claro que vai meter o pau em grandes escritores que "eu" ou o "Gabil" e qq outro gosta. Estudantes de letras metem o pau mesmo na maioria dos escritores.
 
Alex disse:
Nem estou me referindo ao Paulo Coelho, mas dando um exemplo. Joy faz aculdade de Letras, claro que vai meter o pau em grandes escritores que "eu" ou o "Gabil" e qq outro gosta. Estudantes de letras metem o pau mesmo na maioria dos escritores.

Você está sendo preconceituoso com sua afirmação. Nesse tópico, se vc ler desde o começo, não fui só eu, acadêmica de Letras, que meti o pau no Paulo Coelho.

E "estudantes de Letras" não metem o pau na maioria dos escritores. O que acontece é que atualmente não se fazem mais grandes obras como no passado, infelizmente. Então é natural que, colocado ao lado de nomes como Baudelaire, Shakespeare, Dante e Machado de Assis, a obra de Paulo Coelho (e outros autores modernos) seja considerada tão fraca.

Entende? Nós temos parâmetros para avaliar isso, não lemos uma obra só para se divertir.

É a mesma coisa que vc comparar uma banda de garagem com Beethoven. Pode até fazer um sonzinho bacana, mas está a anos luz de ser grande coisa.

Mas insisto no meu argumento: se diverte vocês, que bom. Só não venham me dizer que é boa literatura, porque não é.
 
Alex disse:
Escrever bem e expressar ideias no papel, e ser um "genio" na gramatica e usar um vocabulario dos infernos, são coisas super diferentes.

Queremos "aprender" o conteudo do livro, e qt mais simples melhor. Eu adoro escritores que fazem de seus textos, um papo amigavel.

Nem estou me referindo ao Paulo Coelho, mas dando um exemplo. Joy faz aculdade de Letras, claro que vai meter o pau em grandes escritores que "eu" ou o "Gabil" e qq outro gosta. Estudantes de letras metem o pau mesmo na maioria dos escritores.

Eu odeio Paulo Coelho pq ele trata todo mundo como criança usando pseudo-esoterismo. Você gosta de ser tratado apenas como gado-besta-que-compra-meu-livro?

Ele vende pq? Pq tem esquema de marketing, pq aparece na Veja. Pq alimenta o sonho de ouro da mediocridade "ah, eu posso ser muito fodão sem me esforçar" (nem pra ler). Ele vende pq tá lá. "Quem é Hermam Hesse? Quem é James Joyce? Sei lá... preciso de um presente... ah! Paulo Coelho, saiu na Veja!"

Gildor disse:
E tem mais, imortais ilustres, que já morreram, têm estilos tão rebuscados que poucos conseguem ler, mesmo assim são idolatrados. Paulo Coelho, pelo menos, é "lível" :-)[/i]

Grandes coisas. "Todo Mundo em Pânico" é "assistível" e você sai do cinema mais burro do que quando entrou.

Ser "lível" só mostra que o leitor é um puta preguiçoso que não quer ter um mínimo de esforço pra se desenvolver. É a tal nivelação por baixo,o orgulho da ignorância, o padrão Homer Simpson de ser. Sinto muito, mas eu quero mais e melhor da minha vida :wink:

Em suma, Paulo Coelho vende pq é o equivalente Homer Simpson da literatura. Você gostaria de ser o Homer?
 
Eu realmente so tive tempo de ler esta pagina, e não citei seu nome por mal Joy, e sobre Paulo Coelho nem gosto dele tb, mas me referi a outros autores que gosto, e muitas vezes metem o pau neles (geralmente voltado pra area de informatica).
 
Gildor disse:
Gildor escreveu:

Na verdade, eu citei isso que tá escrito aí em cima. :mrpurple:

O que eu penso sobre o Paulo Coelho ainda é o mesmo de antes

Eu sei, só te usei um pouco :kiss:

Ó:

Veja 22/junho/2003 disse:
Adivinhe qual é o livro que consta na lista de leitura de verão como o único obrigatório para os alunos do curso de inglês da Walt Whitman High School, em Maryland, uma das mais conceituadas escolas públicas secundárias dos EUA. Acredite: é O Alquimista, de Paulo Coelho. Não é pouca coisa. A região onde está localizada a escola, de moradores de classe média alta, foi apontada em pesquisa recente como aquela dotada de habitantes com o grau de instrução média mais alto dos EUA

Deriel entra em hibernação e espera a humanidade voltar à razão.
 
Como os livros dele vendem muito, todos, inclusive a VEJA, essa revista medonha, vão noticiar essas coisas insanas e descabidas como lemos acima.

Paulo Coelho = :puke:
 
Deriel disse:
[ http://www.terra.com.br/cgi-bin/index_frame/diversao/2002/07/25/003.htm ]

Paulo Coelho derrotou o sociólogo Hélio Jaguaribe e garantiu hoje uma vaga de imortal da Academia Brasileira de Letras.

Coelho, autor de Diário de um Mago e outras obras, vai ocupar a cadeira de número 21, que pertencia ao economista Roberto Campos, morto em outubro do ano passado.

Apesar de ser criticado por muitos, Coelho é respeitado no exterior pela vendagem de seus livros. Só O Alquimista vendeu mais de 11 milhões de exemplares. Seu trabalho foi traduzido para 56 línguas e está presente em 150 países.

Dizem que ele usa um vocabulário para menino da 1a série! Argh! eu nunca li...
 
"alunos do curso de inglês"... isso soa meio estranho.

vcs já pensaram que Paulo Coelho traduzido pode ficar um pouco melhor? :lol:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
"alunos do curso de inglês"... isso soa meio estranho.

vcs já pensaram que Paulo Coelho traduzido pode ficar um pouco melhor? :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pelo menos os tradutores devem ter a cabeça no lugar o suficiente pra corrigir os erros !!!
 
se o problema dele fossem só os erros até que vai.
mas é sério, é até uma explicação plausível.

é só pensar no caso do Harry Potter. Já me falaram mais de uma vez que se optou por traduzir para cá em uma linguagem mais "infantil". :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo