• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Coelho e sua gramática.

Consensus

Usuário
Antes de tudo: Nunca li nenhum livro nem nada relacionado a Paulo Coelho, mas fiquei com isso na cabeça.

Lá estava passeando pelo Orkut, e me deparo com um pessoa mostrando esta notícia intitulada As "Pérolas" de Paulo Coelho.

A primeira frase já chama bem atenção: A presente crítica mostra as duas faces de Paulo Coelho: escritor de imaginação fértil, mas que se revela medíocre no manejo da linguagem escorreita.

O que ficou atormentando meu juízo foi o seguinte: Alguém já viu um texto de Guimarães Rosa? :calado:

Já imagino vários dizendo: Você é louco de comparar Paulo Coelho a Guimarão rosa?. Certa vez fiz um tópico que perguntava direto: O que seria um clássico?, não sei se ficou claro para quem leu, mas isso de "clássico" é um termo que evito usar ao máximo, por que o tempo passa e ninguém conhece o futuro.

Eu deixo a pergunta: Paulo Coelho estaria tentando criar um estilo próprio, colocando erros <talvez> propositais em seus livros? Querendo fazer algo de longe, parecido ao que Guimarães Rosa fez no passado?

Não faço a mínima ideia. Nunca li um livro se Coelho na vida, como já falei. E do Rosa apenas um conto... E não me agradou muito o estilo dele.
 
Sou meio tonta e nunca percebi erros nos livros do Paulo Coelho. Talvez eu tenha que ler essas "pérolas" pra relembrar o que ja li.
 
Nah, o Paulo Coelho é muito... ingênuo para fazer isso. Fora que são erros que não poderiam caracterizar estilo. Não me recordo nada agora, mas lembro que quando li algumas coisas dele (e li relativamente bastante) encontrei algumas coisas meio brutas demais, que mesmo que tivessem sido intencionais teriam sido um erro: não surtiam efeito nenhum fora o 'putz, que merda'.
 
Não é apenas uma questão de escrever "certo" ou "errado", mas a razão pro trás disso. E convenhamos, não há nada que justifique isso nas histórias do Paulo Coelho. Por outro lado, Rosa abusava de neologismo e da mistura de marcas de oralidade com escrita "erudita" para buscar um texto que se tornasse atemporal (lembrando do Grande Sertões, o "sertão é o mundo").

(Isso me faz lembrar uma história que minha professora contou uma vez, sobre um desses cubistas que certo dia falou que teve que dominar as técnicas da pintura antes de começar a aloprar nesse movimento. Acho que é mais ou menos por aí para a literatura também.)
 
Anica disse:
(Isso me faz lembrar uma história que minha professora contou uma vez, sobre um desses cubistas que certo dia falou que teve que dominar as técnicas da pintura antes de começar a aloprar nesse movimento. Acho que é mais ou menos por aí para a literatura também.)

Com certeza. Não há a possibilidade de se reconstruir um código quando não se domina o código.

Os Modernistas são os melhores exemplos pra isso.
 
Hehe, criei o tópico mais para deixar registrado o pensamento mesmo. Para poder discutir nele, eu teria que ler os livros! XD
 
Ah, o nosso Paul Rabbit (piada que já perdeu a graça desde... a publicação de O Alquimista.. :calado: ). Se não me engano, ele já disse em entrevista que não revisa o que escreve para que a energia do momento da inspiração não se perca. ¬¬ Para mim, isso é desculpa esfarrapada para preguiça, isso sim. Mas, enfim, não tenho nada contra o Coelhão, só não é meu estilo.
Anica, procura na net pelos desenhos da fase pré-cubista de Picasso e você verá um artista com pleno domínio de perspectiva, anatomia, sombra e luz.
Para recriar é mesmo preciso conhecer bem os fundamentos da arte que se deseja fazer, sem dúvida.
 
Pelo pouco que li de PC, não acredito que ele tenha alguma intencionalidade em seus erros, além de perder leitores mais atentos :calado: e se assim fosse, é como a Anica e Marcelo.Lopes citaram: Picasso antes de descontruir tudo, era uma artista com pleno domínio de perspectiva, anatomia, sombra e luz e PC claramente não tem domínio nenhum sobre o fazer literário!
estrelinhas coloridas...
 
já vi escritores colocando erros & outras coisas propositais & já li pc. os erros dele não são intencionais, até pq ñ adicionam nada na trama, no livro, no leitor. isso tá + pra papo de quem é fã dele & quer cavar uma desculpa pra justificar ele escrever feio.
 
Ja tentei ler Paulo Coelho, mas, quando chego na metade da obra, já da vontade de parar, até hoje nao consegui ler nenhum livro dele inteiro, e olha que comprei a coleção completa em uma promoção.
Mas, ele tem estilo, não podemos negar isso, seus livros estão estourando lá fora, e sempre tem um livro do bruxo, nos mais vendidos.
Abraços
 
Mas, ele tem estilo, não podemos negar isso, seus livros estão estourando lá fora, e sempre tem um livro do bruxo, nos mais vendidos.

Estilo todo escritor tem, mas isso (nem vender muito livro) faz do que ele publica algo bom ou ruim, né.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo