1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Paulo Coelho e sua gramática.

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por alrob, 21 Jul 2009.

  1. alrob

    alrob Usuário

    Antes de tudo: Nunca li nenhum livro nem nada relacionado a Paulo Coelho, mas fiquei com isso na cabeça.

    Lá estava passeando pelo Orkut, e me deparo com um pessoa mostrando esta
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    intitulada As "Pérolas" de Paulo Coelho.

    A primeira frase já chama bem atenção: A presente crítica mostra as duas faces de Paulo Coelho: escritor de imaginação fértil, mas que se revela medíocre no manejo da linguagem escorreita.

    O que ficou atormentando meu juízo foi o seguinte: Alguém já viu um texto de Guimarães Rosa? :calado:

    Já imagino vários dizendo: Você é louco de comparar Paulo Coelho a Guimarão rosa?. Certa vez fiz um tópico que perguntava direto:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , não sei se ficou claro para quem leu, mas isso de "clássico" é um termo que evito usar ao máximo, por que o tempo passa e ninguém conhece o futuro.

    Eu deixo a pergunta: Paulo Coelho estaria tentando criar um estilo próprio, colocando erros <talvez> propositais em seus livros? Querendo fazer algo de longe, parecido ao que Guimarães Rosa fez no passado?

    Não faço a mínima ideia. Nunca li um livro se Coelho na vida, como já falei. E do Rosa apenas um conto... E não me agradou muito o estilo dele.
     
  2. Guilhermina

    Guilhermina Usuário

    Sou meio tonta e nunca percebi erros nos livros do Paulo Coelho. Talvez eu tenha que ler essas "pérolas" pra relembrar o que ja li.
     
  3. Luciano R. M.

    Luciano R. M. vira-latas

    Nah, o Paulo Coelho é muito... ingênuo para fazer isso. Fora que são erros que não poderiam caracterizar estilo. Não me recordo nada agora, mas lembro que quando li algumas coisas dele (e li relativamente bastante) encontrei algumas coisas meio brutas demais, que mesmo que tivessem sido intencionais teriam sido um erro: não surtiam efeito nenhum fora o 'putz, que merda'.
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    Não é apenas uma questão de escrever "certo" ou "errado", mas a razão pro trás disso. E convenhamos, não há nada que justifique isso nas histórias do Paulo Coelho. Por outro lado, Rosa abusava de neologismo e da mistura de marcas de oralidade com escrita "erudita" para buscar um texto que se tornasse atemporal (lembrando do Grande Sertões, o "sertão é o mundo").

    (Isso me faz lembrar uma história que minha professora contou uma vez, sobre um desses cubistas que certo dia falou que teve que dominar as técnicas da pintura antes de começar a aloprar nesse movimento. Acho que é mais ou menos por aí para a literatura também.)
     
  5. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    Com certeza. Não há a possibilidade de se reconstruir um código quando não se domina o código.

    Os Modernistas são os melhores exemplos pra isso.
     
  6. alrob

    alrob Usuário

    Hehe, criei o tópico mais para deixar registrado o pensamento mesmo. Para poder discutir nele, eu teria que ler os livros! XD
     
  7. marcelo.lopes

    marcelo.lopes Usuário

    Ah, o nosso Paul Rabbit (piada que já perdeu a graça desde... a publicação de O Alquimista.. :calado: ). Se não me engano, ele já disse em entrevista que não revisa o que escreve para que a energia do momento da inspiração não se perca. ¬¬ Para mim, isso é desculpa esfarrapada para preguiça, isso sim. Mas, enfim, não tenho nada contra o Coelhão, só não é meu estilo.
    Anica, procura na net pelos desenhos da fase pré-cubista de Picasso e você verá um artista com pleno domínio de perspectiva, anatomia, sombra e luz.
    Para recriar é mesmo preciso conhecer bem os fundamentos da arte que se deseja fazer, sem dúvida.
     
  8. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Pelo pouco que li de PC, não acredito que ele tenha alguma intencionalidade em seus erros, além de perder leitores mais atentos :calado: e se assim fosse, é como a Anica e Marcelo.Lopes citaram: Picasso antes de descontruir tudo, era uma artista com pleno domínio de perspectiva, anatomia, sombra e luz e PC claramente não tem domínio nenhum sobre o fazer literário!
    estrelinhas coloridas...
     
  9. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    já vi escritores colocando erros & outras coisas propositais & já li pc. os erros dele não são intencionais, até pq ñ adicionam nada na trama, no livro, no leitor. isso tá + pra papo de quem é fã dele & quer cavar uma desculpa pra justificar ele escrever feio.
     
  10. imported_Moacir

    imported_Moacir Usuário

    Ja tentei ler Paulo Coelho, mas, quando chego na metade da obra, já da vontade de parar, até hoje nao consegui ler nenhum livro dele inteiro, e olha que comprei a coleção completa em uma promoção.
    Mas, ele tem estilo, não podemos negar isso, seus livros estão estourando lá fora, e sempre tem um livro do bruxo, nos mais vendidos.
    Abraços
     
  11. Anica

    Anica Usuário

    Estilo todo escritor tem, mas isso (nem vender muito livro) faz do que ele publica algo bom ou ruim, né.
     
  12. imported_Moacir

    imported_Moacir Usuário

    Concordo com você ...
     

Compartilhar