• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Patriotismo

Eu gosto de cantar o Hino Nacional antes dos jogos, é agradável. :dente:

E gosto de tocar o Hino da Bandeira, é lindo.

E copio e colo mentalmente o post do Cabral. :joinha:
 
Você prefere apenas melhorar o país onde você nasceu? Quer dizer que se você estiver em outro país estará pouco se fudendo?
Eu penso em melhorar o local onde estou, independente se nasci nele ou não. E isso já é o suficiente não apenas para melhorar a minha nação, mas o mundo. A minha parte estarei fazendo.

Eu disse em algum momento que pretendo melhorar apenas o país onde nasci?
Tampouco disse que estaria pouco me fudendo se estivesse em outro país.

O meu ponto foi:

Possuir um mínimo de patriotismo é essencial para se ter a pretensão de melhorar o país onde você vive.

Se você pensa em melhorar o local onde você está, é por que você o ama de alguma forma, e portanto pode ser considerado uma espécie de patriota.
E reforço meu ponto a respieto do patriotismo: você precisa amar o local onde nasce/vive, etc., para que possa melhorá-lo.

Se cada um se preocupasse em melhorar de fato o local onde vive, o efeito global estaria ocorrendo, como você mesmo disse.
 
Existem vários "tipos" de patriotismo, o cultural o do esporte, etc.
Acho que o que devemos ter em relação ao país em que nascemos e vivemos, é respeito, e só.O resto é "bônus".

A relação de patriotismo e melhoria, é muito relativa, por exemplo o Brasil está cheio de adoradores, mas continua a mesma coisa.A falta de Melhorias para o país já é uma consequência de várias outras coisas.
 
Se cada um se preocupasse em melhorar de fato o local onde vive, o efeito global estaria ocorrendo, como você mesmo disse.

Até porque já é tão difícil realizar essa melhoria no local em que vivemos, imagine a milhas daqui.
 
Última edição:
Eu acho legal um povo ter uma identidade cultural e tudo o mais, mais ser patriota é meio bobo. Sabe, é como ser branco. Eu não escolhi. Eu não batalhei por isso. Simplesmente eu nasci assim, porque eu me orgulharia disso? Nem uma opção é.

Alguém que torce pro time do Madureira deveria ter mais orgulho do que quem torce pro Brasil, simplesmente porque nasceu aqui.

O que não significa que eu não lutaria pelo meu pais. Como alguém disse aí em cima (desculpa, preguiça de voltar), o mais importante é melhorar o lugar onde vivemos, trabalhamos, passamos férias, enfim, onde quer que se esteja. Independente de ser nosso país de origem ou não. Se todos fizessem isso, o mundo seria bem melhor.
 
Última edição:
Vocês tocaram em um ponto muito importante, que está indiretamente relacionado com o patritismo.
Todo país é feito pela maioria! Sim, já estou cansado de "é tudo culpa da politica" ¬¬ , não é culpa da grande maioria, afinal quem reelejeu o Collor, ou elegeu o Clodovil? Quem votou.Digo isso levando em conta que provávelmente não houve roubos.Afinal, um país que se gaba por ter urnas eletrônicas o_O é um pouco estranho...
Claro que não digo que se tomassemos uma atitude diferente, o Brasil seria a potência dominante do planeta, mas melhoraria muito.

Comentei bem genéricamente, pra não tirar o tópico do assunto principal.
 
Eu não me vejo muito como um patriota, mas amo muito os lugares que eu conheço do Brasil. Assim como acho que seria capaz de amar a outros lugares do mundo caso tivesse chance de conhece-los.

Concordo que devemos melhorar o lugar em que vivemos.
Concordo que é uma coisa burra inventar fronteiras e países.
Concordo que o hino nacional é um dos, senão o, mais belo dos hinos.

Nacionalismo:doutrina que reconhece o estado nacional como ideal de organização política; preferência pelo que é próprio da nação a que se pertence, glorificação de suas caracteristicas e valores tradicionais.
Fonte: Minidicionário Hoaiss.
 
Patriotismo sempre me lembra as Guerras mundiais.Acho que essa palavra não é a que melhor expressa meu sentimento pelo meu pais.Eu me identifico com a cultura daqui,luto pelo melhor p/ ele,mas isso não me faz cega aos seus problemas.Nem aos problemas dos outros.
Amar meu país não me faz burra.
 
Eu disse em algum momento que pretendo melhorar apenas o país onde nasci?
Tampouco disse que estaria pouco me fudendo se estivesse em outro país.
O meu ponto foi:
A questão é que não preciso amar necessariamente o meu país para melhorá-lo. Sendo assim, sua tese de que "é necessário ter o mínimo de patriotismo para melhorar o país em que se vive" cai por água a baixo. Eu tenho certeza de que estou fazendo a minha parte, ainda que pequena, para um mundo melhor e desta forma melhorando também o que vocês chamam de país. Pra mim esse conceito serve para criar barreiras e fronteiras. Eu gosto de destruí-las.

E eu não amo o local que estou. Iria embora daqui com muita facilidade. Eu amo a humanidade. Sei que nossa "raça" possui sentimentos extremamente invergonháveis, mas ainda vejo um infinidade de qualidade e belezas.

E é aquela coisa, eu não consigo depositar meu amor em algo inanimado.

De qualquer forma, queria deixar aqui a mensagem de um homem realmente libertário:

"Não há nada a se admirar nas pirâmides, a não ser o fato de tantos homens terem se degradado para construir uma enorme tomba, quando teria sido mais viril e sábio ter simplesmente se afogado no Nilo. (...) As pessoas são patriotas, mas não tem respeito próprio, e sacrificam o maior pelo menor. Amam o solo no qual constroem seus túmulos, mas não têm simpatia alguma pelo espírito que anima sua argila. O patriotismo é o verme de suas cabeças. (...) Enquanto muitos se preocupam com os majestosos monumentos do passado, eu gostaria de saber quem, naqueles dias, não os construiu. Quem estava acima dessas pequenezas."
Thoreau
 

Se o conceito de pátria para você é o de algo inanimado, então isso justifica seu pensamento.

Vejo na pátria seus habitantes, sua cultura. E é em favor disso que eu argumento.
Não digo que você deve considerar seu povo e sua cultura superiores às de outras nações. Digo que você deve se preocupar com o local onde vive, com as pessoas que permeiam sua realidade, com a sua cultura.

Amar a humanidade não implica que você não deva amar seu país. Você apenas está se concentrando naquilo que está ao seu alcance.

Em minha concepção, amar seu país é buscar compreender como ele funciona, entender sua cultura, seu povo, sua realidade, para, a partir disso, saber como agir em prol do mesmo.

Você me diz que pode fazer tudo isso sem amar seu país, e eu lhe digo que está ok, entendo sua linha de pensamento.
 
Amar a humanidade não implica que você não deva amar seu país. Você apenas está se concentrando naquilo que está ao seu alcance.
O mundo está ao meu alcance.
 
"O patriotismo é a virtude dos tolos" Oscar Wilde

para todos q se dizem patriotas recomendo veementemente a leitura de "minha doutrina" de Hitler para vcs verem como boas intençoes podem se tornar flagelos.
 
Mais ou menos.... em Mein Kampf vc ve exatamente os caminhos do patriotismo, as boas intençoes, sendo solapadas pelas vontades economicas e de terceiros, a corrupçao....


Histler escreveu o livro jovem quando tinha sido preso por uma manifestaçao PACIFICA q visava demonstrar a unidade da JUVENTUDE germanica. Uma juventudo muito sofrida no pos guerra.... em suma ele era um IDEALISTA um PATRIOTA e vejam as consequencias desse patriotismo.
 
O que eu disse de servir pra qlq coisa é que o problema não é a idéia (patriotismo ou qlq outra) mas a pessoa.

Que nem pegar o Bush hoje em dia e falar que a democracia é uma babaquice sem tamanho. Ou pegar aquele casal do Renascer e falar que religião é idiotice. Etc.
 
Mais ou menos.... em Mein Kampf vc ve exatamente os caminhos do patriotismo, as boas intençoes, sendo solapadas pelas vontades economicas e de terceiros, a corrupçao....


Histler escreveu o livro jovem quando tinha sido preso por uma manifestaçao PACIFICA q visava demonstrar a unidade da JUVENTUDE germanica. Uma juventudo muito sofrida no pos guerra.... em suma ele era um IDEALISTA um PATRIOTA e vejam as consequencias desse patriotismo.

Exato, o patriotismo é uma ponte para o radicalismo... Vejamos um exemplo... o Japão, no período Meiji, soube se industrializar ao modo ocidental, e assim, logo se tornou uma potência... Já a China Manchú (dinastia Qing), orgulhosa de seu "patriotismo", desprezou a indústria, e acabou sofrendo graves consequencias economicas e políticas... Já depois, durante a segunda guerra mundial, o Japão que estava controlado por uma junta de militares "patriotas", invadíu outros países, atacou os EUA, e se deu mal... Os EUA agora defendem "patrioticamente" seu "american way of life", com a desculpa de combater o terrorismo, invadem outros países, e... Parece que a história se repete, não é mesmo?... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo