1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Patriotismo

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Hercule Poirot, 1 Fev 2007.

  1. Hercule Poirot

    Hercule Poirot Usuário

    "Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    pátria.
    Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, podemos identificar um patriota.
    Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo, porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas."



    Enfim, o que acham a respeito do patríotismo? Essêncial ou fanátismo?
     
  2. Ireth_Telperien

    Ireth_Telperien Pronta para matar! ¬¬

    Eu acho que é fanatismo...
    Eu não sou nem um pouco patriota... mas não critico quem é.
     
  3. Sally

    Sally Un enfer de griffes et de croc

    Eu nao acho que o Patriotismo seja fanatismo, o patriota apenas manifesta amor pela Bandeira, Hino, seus representantes essas coisas assim.
    O nacionalismo eu acho que está mais para esse lado de fanatismo, já que defende os interesses da naçao e essas coisas. Sei lá essas coisas sempre me confundem:obiggraz:
    E eu tambem nem sou patriota:blah:
     
  4. Silenzio

    Silenzio Visitante

    É complicado eu expor minha opiniao sobre o assunto, pois um blogueiro de nome Alex Castro já escreveu tudo o que eu penso sobre o assunto.
    Enfim, eu abomino o patriotismo e não amo nenhum país mais do que o outro.
     
  5. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Eu sou Patriota, por mais q a situação do Brasil esteja ruim eu amo esse lugar.

    Sempre me emocionei com o Hino, sei lá, não tem como explicar...
     
  6. Vanagristiel

    Vanagristiel With God I'm Alive!

    Putz... sou patriota!! Mas com um grande senso crítico!!

    Não tenho aquele patriotismo cego de quem diz que o seu país é o melhor e que os outros se explodam... não é assim que funciona!

    Acho que ser patriota é ter um profundo amor pelo seu país apesar de todos os problemas que ele possa ter!!

    E tipo... eu posso falar mal.. e vcs podem falar mal!! Mas se vem um americano ou alguém de qualquer outro país falar mal do MEU país... aí vai ter!! Pode esperar uma bela briga!! :mrgreen:

    Enfim... amo o Brasil!! Tenho orgulho de ser brasileira apesar de todos os problemas que esse país tem... me emociono com o hino nacional, com o hino da bandeira, e com o hino da independência... acho o português falado no Brasil o mais lindo de todos e acho a língua portuguesa a mais linda de todas... amo a nossa cultura mas detesto a nossa história... e acredito que esse país ainda tem jeito... :grinlove:

    Enfim... :obiggraz:
     
  7. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    De história eu ainda acho a nossa muito tranquila se comparada com mtos países de primeiro mundo.

    Um dia fiquei oras a fio discutindo com o meu tio q mora nos Euas a 6 anos sobre os problemas daqui e de lá. Teve uma hora q me enfureci e falei " vc diz isso pq aqui vc não conseguia emprego pq era vagabundo, agora ta todo cheio de si". Até hoje agente ri com essa história :lol:
     
  8. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Eu voltarei a ser patriota daqui a 3 anos e meio.
     
  9. Loreley

    Loreley Desecration Smile

    Eu acho que tanto um como o outro têm relação com o fanatismo. E naõ deixam de ser sinônimos, mudando apenas o prefixo (um ligando-se à Pátria, o outro à Nação).
    Patriostismo é amor à Pátria e Nacionalismo é a preferência pelo que é próprio da nação, tendo associação até mesmo ao racismo, sentimento de pertencer ao grupo por ligações culturais, lingüísticas, etc.
    Eu torço pelo Brasil, afinal é o país em que eu nasci, é onde acompanho esportes, tragédias, etc., mas isso não interfere na minha visão da realidade.
     
  10. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    IDEM. Em tudo que vc escreveu.

    E eu tbm me emociono com o hino em certas situações.:oops:
     
  11. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Eu sou patriota sim.

    Já li o que o tal Alex Castro escreveu, e concordo em partes. Em partes, por que ele caracteriza um patriotismo burro, o que, sem dúvida, existe aos montes por aí. Engano é achar que o patriotismo só configura-se no estereótipo que ele apresenta.

    Possuir um mínimo de patriotismo é essencial para se ter a pretensão de melhorar o país onde você vive. Não acho que seja possível tentar tornar sua nação melhor sem amá-la em algum nível. E acho que não tentar tornar sua nação melhor é um erro.

    No mais, idem ao que a Vana escreveu acima.
     
  12. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Você prefere apenas melhorar o país onde você nasceu? Quer dizer que se você estiver em outro país estará pouco se fudendo?
    Eu penso em melhorar o local onde estou, independente se nasci nele ou não. E isso já é o suficiente não apenas para melhorar a minha nação, mas o mundo. A minha parte estarei fazendo.
     
  13. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Não entendi essa parte.
    O que eu batalhar em algo na Ucrania ajudará o Brasil?

    O mundo hoje em dia tá globalizado, mas as fronteiras ainda existem.
     
  14. Presto

    Presto Usuário

    Eu acho que o Jedan tá falando num contexto mais macro. Não adianta você pensar só no seu país e esquecer dos problemas do mundo, não só por questões morais mas porque a coisa acaba chegando no seu país de qualquer forma (EUA).
     
  15. Edu

    Edu Draper Inc.

    Sei lá, meu patriotismo não é muito forte. Acho que as pessoas se dividirem em países, raças, etnias ou grupos é algo estúpido, porquê afinal de contas a gente é tudo a mesma coisa. Embora cada país tenha sua cultura e tudo o mais, acho que as pessoas fazerem questão de criar limites entre si é algo burro, que só prejudica o desenvolvimento da sociedade como um todo. Embora eu creia que os limites territoriais e governos próprios, de cada território, deva existir, e não tenha nada contra uma estrutura política para cada país, acho que a questão que as pessoas fazem hoje em dia de não "se misturarem" é que é o problema.

    Mas é meio difícil pra mim criticar os patriotas, porquê da mesma maneira que eu acho que as pessoas deveriam viver como uma "comunidade global", simplificando a coisa toda, também creio que, como a Terra pertence a todos que vivem nela, se alguém quiser poderia pegar para si um pedaço de terra e fundar um Estado para abrigar pessoas culturalmente ou etnicamente parecida com ela, como aconteceu antigamente, quando os homens primitivos formaram suas tribos e dessas tribos originaram-se as cidades, países e tal e coisa.
     
  16. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Eu acho que o patriotismo excessivo é fanatismo. Não sou patriota, mas isso não quer dizer que não me importo com o Brasil, quer dizer que eu não acho o Brasil muito melhor que outros países.
    Sinto-me ofendida se algum estrangeiro falar mal do Brasil (parecido com Vanagristiel), porque, de certa forma, está falando mal de mim também, embora indiretamente.
    O Brasil tem o lado negativo e o positivo, procuro olhar mais o positivo, mas é inevitável e impensável esquecer o negativo.
     
  17. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Concordo que Patriotismo excessivo é fanaticismo. Eu pessoalmente não sou Patriota de nenhum país, acho que todos tem seus fortes e seus fracos. Mas eu acho inevitável se sentir ofendido quando alguém fala mal do país onde você nasceu, ou mora.
     
  18. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Eu me emociono com o hino, não por ser patriota. Mas porque é uma música bonita, e é um dos mais bonits hinos. Sinto orgulho nesse ponto, mas em poucos outros.
    Não vejo muita razão no patriotismo. Esquisito idolatrar a pátria, e é até relativo. Idolatrar o que? Os recursos naturais, o povo, os representantes, a cultura? Por qual motivo exatamente? Meio estranho pra mim.
     
  19. Bruce

    Bruce eu

    Patriotismo é amor à pátria, definido por dicionário inclusive. Qualquer variação disso não é patriotismo, é algo além - ou aquém. Ou seja, patriotismo NÃO é fanatismo, patriotismo NÃO é desgostar de outros países ou culturas. É ter amor pelas suas origens, povo, cultura.

    Eu sou mestiço, descendente de brasileiro e japonês. Não posso ser considerado um grande patriota, mas claro que um mínimo de patriotismo eu tenho. Tbm me interesso, gosto e tenho laços com o Japão e sua cultura, por isso sou um pouco patriota em relação ao Japão tbm.

    Agora, como eu disse, qualquer variação disso não é patriotismo, é outra coisa. Aliás, minha relação com o Japão mal pode ser classificada como "patriotismo", ela é mais uma variação dessas que eu estou dizendo, já que "Pátria" é seu país de origem, onde nasceu.
     
    Última edição: 1 Fev 2007
  20. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Eu amo este país.

    E odeio a maioria dos nossos governantes.

    Odeio apatia e bitolação da maioria das pessoas deste país.

    Odeio nossa maior rede de televisão.

    Odeio a hipocrisia que permeia as pessoas deste país.

    Odeio as circunstâncias que levaram à criação deste país.

    Não gosto do passado deste país.

    Temo pelo futuro deste país.

    Etc.


    Mas sim, eu amo este país. É sério.
     

Compartilhar