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Patinetes elétricos podem mudar mobilidade urbana, mas apresentam dilemas

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Fúria da cidade, 15 Jun 2018.

  1. Béla van Tesma

    Béla van Tesma Paladino de Asmodeus

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    Britânica tinha 35 anos e era conhecida por seus vídeos sobre exercícios físicos e vida saudável
    :o

     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Infelizmente ainda teremos várias notícias de acidentes até todos (motoristas, pedestres, etc) estarem devidamente habituados..
     
  3. orfeo

    orfeo Usuário

    Que triste!
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

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    Patinete elétrica estacionada na faixa de pedestres Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

    A prefeitura de São Paulo publicou hoje um decreto com novas regras para o uso de patinetes elétricas na cidade. A principal mudança é que os usuários terão de deixar as patinetes em estações ou estacionamentos próprios para este meio de transporte, e não mais em qualquer lugar. Até então os equipamentos podiam ser deixados em calçadas e vias públicas.

    As empresas terão prazo de 60 dias, contados a partir da publicação do decreto, para se adequarem. Dentro desse período, uma comissão da prefeitura vai definir os critérios para a instalação desses locais para retirada e devolução das patinetes elétricas e eventuais multas para o descumprimento das regras.

    A comissão também será responsável por definir regras para o uso de capacetes pelos usuários, a quantidade de patinetes permitidas por região da cidade e o preço a ser cobrado do público.

    O decreto estabelece, ainda, algumas regras gerais para a circulação de patinetes na cidade. São elas:
    • uso permitido apenas em ciclovias, ciclofaixas, vias com velocidade máxima permitida de até 40 km/h e ruas destinadas para lazer
    • velocidade máxima permitida da patinete é de 20 km/h, sendo que nas primeiras dez corridas de cada usuário, a velocidade máxima permitida deverá ser de 15 km/h
    • apenas usuários com 18 anos ou mais podem usar o serviço
    • é proibida a circulação de patinetes em calçadas, calçadões, passeios, ilhas, refúgios, pista, canalizações, acostamentos, demais partes das vias destinadas a pedestres e veículos automotores
    Empresas elogiam decreto da prefeitura

    A Grow, dona das marcas Grin e Yellow, afirmou que está analisando cada ponto específico do decreto, mas, de forma geral, apoia a medida e avalia o texto como positivo. A empresa disse que vai continuar acompanhando e contribuindo para a definição das regras para o serviço de patinetes na cidade.

    A Lime, que
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    no mês passado, declarou, por meio de nota, que o decreto é "equilibrado" e "garante a convivência harmônica entre os diversos modais de transporte e os pedestres". A empresa disse, ainda, que continuará participando das discussões sobre as futuras regulamentações do serviço na comissão municipal.
     
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Imaginei mesmo que a questão da velocidade e disputa com área de pedestres e bicicletas iria ocorrer.
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Infelizmente precisou ocorrer tudo isso pras prefeituras não apenas de SP, como de outros lugares que foram muito precipitados se coçarem e estabelecerem as regras.

    Tudo poderia ter sido mais fácil se não tivessem colocado a carroça na frente dos bois.
     
  7. fcm

    fcm Usuário

    Nunca andei.
    A impressão que dá é que não é prático e nem confortável.
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Do ponto de vista prático, eu ainda acho a bicicleta bem melhor.
     

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