• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Passos para se criar um fána.

Detalhes, detalhes... eu já nem me lembrava da tal profecia também... droga... :doh:

Sim, é uma idéa muito boa pensar que Sauron virou lobo para tentar realizar a profecia... e depois de tomar o cacete todo que tomou, ele continuou a acreditar na profecia e viu que o flagelo de Huan não seria ele, e resolveu fugir batendo asas... faz sentido... :D
 
Fëaruin disse:
Aquele tópico do hröa do Melkor seria uma mão na roda mesmo; discutir aquilo de novo não é algo muito fácil...

Tcha-ram!

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=34217 :mrgreen:

Quando eu li esse trecho do HoME X quase me convenci, mas acho que o problema é bem mais complicado. Nós sabemos que Melkor ficou preso àquele corpo, e que desde muito antes ele estava a tentar identificar-se com a matéria. Mas até que ponto essa identificação requer necessariamente um hröa enquanto corpo físico?

"Fána" aparece no Road Goes Ever On. Um dos trechos diz assim:
In Quenya, however, the simple word fana acquired a special sense. Owing to the close association of the High-Elves with the Valar, it was applied to the "veils" or "raiment" in which the Valar presented themselves to physical eyes. These were the bodies in which they were self-incarnated. They usually took the shape of the bodies of Elves (and Men). The Valar assumed these forms when, after their demiurgic labours, they came and dwelt in Arda, "the Realm." They did so because of their love and desire for the Children of God (Erusēn), for whom they were to prepare the "realm." The future forms of Elves and Men had been revealed to them, though they had no part in their design or making, and the precise time of their appearance was not known. In these fanar they later presented themselves to the Elves, and appeared as persons of majestic (but not gigantic) stature, vested in robes expressing their individual natures and functions. The High-Elves said that these forms were always in some degree radiant, as if suffused with a light from within. In Quenya, fana thus came to signify the radiant and majestic figure of one of the great Valar. In Sindarin, especially as used by the High-Elves, the originally identical word fân (fan-), "cloud," was also given the same sense. Fan-uilos thus in full signified "bright (angelic) figure ever white (as snow)."

Eu acho interessante observar algumas coisas: Tolkien fala em "self-incarnated" quando explica os fánar, talvez isso seja algum indício de que os fánar eram também "matéria", apesar de que diferentes em algum nível. Apesar disso, deveriam mesmo ser identificados totalmente com a natureza do ainu - afinal, os balrogs eram espíritos de fogo com o seu interior em chamas. E Tolkien ainda diz que os fánar adotados eram notadamente altos, como sabemos que era Morgoth.

Mas o principal, aqui especificamente, é que os fámar pouco limitavam a capacidade dos Ainur. Se o desejo de Melkor era infiltrar sua essência em todo o mundo, ou seja, sub-criá-lo totalmente, não faz sentido que ele limitasse a si mesmo e o seu poder. Ele poderia ter tornado-se "auto-encarnado" permanentemente em um fána (até mesmo pela incapacidade irremediável de reconstruir novamente uma aparência que não escondesse seus desejos cruéis) em um fána e deformado o mundo e suas criaturas com muito mais eficiência do que caso se auto-encarnasse em um corpo que imitasse o dos Filhos.
 
Maglor disse:
Eu acho interessante observar algumas coisas: Tolkien fala em "self-incarnated" quando explica os fánar, talvez isso seja algum indício de que os fánar eram também "matéria", apesar de que diferentes em algum nível. Apesar disso, deveriam mesmo ser identificados totalmente com a natureza do ainu
Deixa eu ver se entendi... você está dizendo então que o fána não é apenas a materialização do ainu a partir do nada, mas que ele contém matéria proveniente de Arda, é isso?
 
De certa forma, você também disse isso quando interpretou o que eu disse. "Materialização" dos ainur, eles se fizeram em forma de matéria. Por mais que o fána não seja um corpo biologicamente comparável ao dos Homens e Elfos, não existe nada tangível que não seja matéria por si só. Pelo menos não que eu saiba.

O conceito de fána é uma coisa abstrata. Nós tentamos entender, mas é um tanto impossível. É fantasia: muito do que Tolkien 'explicou', foi usando simplesmente conceitos "reais", como o fato de elfos e Homens repriduzirem-se entre si, eles seriam biologicamente da mesma espécie. Então, imaginar corpos tangíveis, que podem ser desfeitos por ferimentos, mas são imunes a frio e calor, se movem sem necessidade de combustível, isso é algo muito ficcional. Mas dentro de um contexto exatamente de ficção, é concebível.
 
Os fánar eram materializações que conferem aos ainur a possibilidade de interagir com a física de Arda; faz sentido que eles também sejam feitos da matéria de Arda; afinal, os Ainur materializados em fánar podiam (mas não precisavam) comer, beber e etc, e sentiam prazer nisso (será que eles usavam seus fánar para outras coisas também? :roll: :mrgreen: ).

A idéia do fána é de ser menos limitante que o hröa, não necessariamente de matéria diferente. O hröa contém o fëa e o limita; o hröa precisa dormir, comer, beber, cansa e se fere facilmente. O fána já não precisa comer, beber, dormir, descansar, é difícil de se ferir. Essas coisas.
 
O fána não precisava de descanso?
Se bem me lembro Gandalf dormia depois que se torrnou o Branco. Ele estava dormindo quando Pippin olhou no Palantír... Agora me confundi... :o?:
 
Charlie Brown disse:
O fána não precisava de descanso?
Se bem me lembro Gandalf dormia depois que se torrnou o Branco. Ele estava dormindo quando Pippin olhou no Palantír... Agora me confundi... :o?:

Que eu me lembre o fána não precisa de descanso não.

A questão do Gandalf, veja bem, o fána não precisava satisfazer as "necessidades terrenas", mas sentia prazer nisso. Talvez Gandalf estivesse dormindo porque queria dormir, porque era gostoso dormir; ou, também pode ser por uma simples questão de costume mesmo. :mrgreen:
 
Acho que ele estava preocupado demais pra dormir por prazer... mas eu também acho meio contraditório isso.
E dormir é bom mesmo. Tô precisando fazer isso um pouco... :mrgreen:
 
Maglor, sobre seu post com o link:

Isso de o hröa limitar o Ainu e impedir que ele use seus ponderes precisa ser adaptado dos Istari para o caso de Melkor se admitirmos que ele usava um hröa. Melkor tinha muito mais poder que um Maia, portanto sua relação com o hröa era diferente do que a de um Maia (ou ao menos os limites sobre o que ele podia ou não fazer enquanto hospedado naquele hröa o eram).

Sobre seu comentário de que um hröa limitaria Melkor, o que se pode dizer é que Melkor se encarnou para controlar a matéria; isso é inescapável, está dito no Myths VII; e lá também diz que essa encarnação foi num corpo feito de matéria. Com isso o seu argumento de que encarnar fisicamente atrapalharia o controle da matéria por parte de Melkor cai.

Agora, vejamos. Estou agora com essa hipótese de que Melkor estabeleceu o Anel de Morgoth encarnando-se num corpo físico. Por que esse corpo tinha que ser um hröa? Simples, por que se Melkor continuasse encarnando num fána, nada mudaria. Melkor estivera num fána desde que era o mais poderoso dos Ainur e não tinha conseguido espalhar sua essência na matéria de Arda. Um simples hröa mudou tudo na vida dele. :mrgreen:

Agora, uma coisa muito interessante que eu achei enquanto pesquisava fánar na Carta 200 foi que quando um Ainu encarnava num corpo físico, ele demorava para construir esse corpo. A frase não diz se esse corpo é um fána ou um hröa. Nem preciso dizer que isto tem uma porção de implicações espantosas, não? Pensem no confronto de Sauron e Huan em Tol Sirion, por exemplo. Eu sempre achei que era absurdo Sauron se transformar rápido daquele jeito.
 
Swan, você tocou no ponto que eu queria na discussão, que é esse lance do tempo para se fazer o corpo. Se Sauron conseguia alterar sua forma com aquela rapidez, e e estando em um fána, então o fána levaria um tempo mais que mínimo para ser "montado" ao meu ver. Você comenta sim que não gosta dessa passagem e não sabe porque Tolkien não a alterou. Talvez seja pelo fato de a idéia ser essa, de os fánar poderem ser montados quase que instantaneamente dependendo do poder do Ainu, ou viajei?

Quanto ao hröa, como seria sua montagem? O corpo iria surgindo com o tempo e quando estivesse pronto seria encarnado? Meio Frankenstein isso né... mas me parece o mais plausível...
 
A gente tem que lembrar que Sauron era notável pela sua habilidade de mudar de forma rapidamente; por ser uma veste espiritual, o fána talvez não necessite mais do que um pensamento para tomar forma; sendo, assim, praticamente instantâneo.


Quanto ao hröa, Panda, eu acho que o tempo pode ser não somente ou necessariamente a questão da formação do corpo per si, mas da própria ligação do Ainu com esse hröa e sua adaptabilidade nessa carcaça limitante.

De um jeito ou de outro, um outro aspecto que a gente deve considerar é que o surgimento do hröa implicava num empenho maior do Ainu, eu acredito; afinal, de certo modo, os hröar são mais complexos que os fánar.
 
Acredito, inclusive, que a relutância de Melkor de sair das profundezas de Angband para qualquer coisa que fosse, desde que lá se instalou, está associada - além do medo, que ele conhecia - a esse tempo para a formação do hröa.

Pelo menos me parece lógico, dado o tempo que ele levou para fazer isso desde a fuga com Ungoliant até o confronto com Fingolfin.
 
Tilion disse:
Acredito, inclusive, que a relutância de Melkor de sair das profundezas de Angband para qualquer coisa que fosse, desde que lá se instalou, está associada - além do medo, que ele conhecia - a esse tempo para a formação do hröa.

Pelo menos me parece lógico, dado o tempo que ele levou para fazer isso desde a fuga com Ungoliant até o confronto com Fingolfin.

Isso mesmo. Bem na parte onde Fingolfin vai atacar Melkor... tem..

Montando Rochallor, seu magnífico cavalo... blablabla na mesma página lá em baixo diz:

"Mas ele relutou a sair, pois Melkor era o único Vala que sentia o medo."

Pode ser que as palavras sejam outras pois só decorei o parágrado que Fingolfin sai em disparada :mrgreen: mas é dito isso aí mesmo.
 
Isso mesmo. Bem na parte onde Fingolfin vai atacar Melkor... tem..

Montando Rochallor, seu magnífico cavalo... blablabla na mesma página lá em baixo diz:

"Mas ele relutou a sair, pois Melkor era o único Vala que sentia o medo."

Pode ser que as palavras sejam outras pois só decorei o parágrado que Fingolfin sai em disparada mas é dito isso aí mesmo.

pois eh.. mas faz sentido esse medo ser de Finglolfin?

Afinal ele continuava sendo um vala...

Mesmo com essas questoes de "corpo", teria ele medo de um dos Filhos?

A formaçao/adaptaçao do hroa eh um processo tamanho q pode fazer um vala sentir-se atingido por um ser menor? pode debilita-lo tanto assim?

Eu sempre quiz saber o pq desse medo de Fingol q tah escrito no livro...
 
O medo não era nem da figura de Fingolfin, mas acho que do desafio em si; pelo fato de conhecer o medo, Melkor era receoso no sentido de algo poder realmente dar errado; ele subestimou os elfos mais de uma vez; o próprio fato dos Noldor terem vindo caçá-lo já deve ter assustado o Vala Rebelde. É aquele tal negócio, ele se proclamava Senhor dos Destinos de Arda, cria que ainda era o mais poderoso dos Valar; não imaginava que pudesse ser desafiado; e ele já havia sido derrotado antes, então, no íntimo, ele tinha medo.

Lentamente, Melkor deve ter começado a ter medo de qualquer coisinha; isso ilustra um dos aspectos da queda dele, da majestade para a mesquinhez. Ele fazia panca de imponente mas devia se borrar a cada metro que os noldor se aproximassem de Angband.
 
Charlie Brown disse:
O fána não precisava de descanso?

O "Do início dos tempos" diz que os Valar, especialmente Tulkas e Aulë, estavam exaustos, a ponto de repousarem e negligenciarem sua atenção e guarda em Arda. Tulkas chega até a adormecer!

Não sei se isso tudo é de alguma forma linguagem figurada, mas realmente acho que não. Esse cansaço faz parte do enredo, é a oportunidade que Melkor encontra para começar a escavar as profundezas do mundo. Eu acho que talvez nós possamos associar isso mais ao espírito em si do Ainu, se considerarmos que o fána não o limita: o trabalho todo devia-se mais a um esforço no trabalho de sub-criar e construir, além de expressar "sua naureza individual e funções".

Swanhild disse:
Isso de o hröa limitar o Ainu e impedir que ele use seus ponderes precisa ser adaptado dos Istari para o caso de Melkor se admitirmos que ele usava um hröa. Melkor tinha muito mais poder que um Maia, portanto sua relação com o hröa era diferente do que a de um Maia (ou ao menos os limites sobre o que ele podia ou não fazer enquanto hospedado naquele hröa o eram).

Eu concordo que as possibilidades de Melkor eram estupendamente maiores, talvez até únicas, afinal, ele vai ser capaz de reerguer-se do seu estado enfraquecido, e mais uma vez invadir o mundo, no final dos tempos. Uma grande exceção, Melkor foi feito o maior dos espíritos criados por Eru, mas ainda estava sujeito às imposições de sua estadia em Eä, e sabemos que muitas delas o irritavam pois vinham a impedir muitos dos seus desejos.

Swanhild disse:
Sobre seu comentário de que um hröa limitaria Melkor, o que se pode dizer é que Melkor se encarnou para controlar a matéria; isso é inescapável, está dito no Myths VII; e lá também diz que essa encarnação foi num corpo feito de matéria. Com isso o seu argumento de que encarnar fisicamente atrapalharia o controle da matéria por parte de Melkor cai.

O Mitos Transformados diz:

Melkor 'incarnated' himself (as Morgoth) permanently. He did this so as to control the hroa, the 'flesh' or physical matter of Arda. He attempted to identify himself with it. A vaster and more perilous, procedure, though of similar sort to the operations of Sauron with the Rings. Thus, outside the Blessed Realm, all 'matter' was likely to have a 'Melkor ingredient', and those who had bodies, nourished by the hroa of Arda, had as it were a tendency, small or great, towards Melkor: they were none of them wholly free of him in their incarnate form, and their bodies had an effect upon their spirits.

A expressão "encarnar a si mesmo" não se refere especificamente a um hröa enquanto corpo físico - as aspas não devem ter sido colocadas em vão, inclusive; não era um simples "encarnar" no sentido usual e mais imediato.

No trecho do The Road Goes Ever On em que explica-se os fánar, Tolkien diz que os Valar se "auto-encarnam" ; portanto, a expressão em si não é precisa, apesar do radical "carne", em tese, poder ser relacionado ao termo hröa em um sentido mais amplo da obra.

A carta 200 também deixa implícita a idéia de que aquele "auto-encarnar-se" a que se refere é em relação aos fánar, na medida em que faz a mesma comparação dos corpos dos Valar que o Ainunlindalë e o Valaquenta: todos falam neles como "vestes". O Valaquenta ainda fala que são "trajes da Terra", sugerindo que eram aparências específicas do e no mundo físico.

Os fánar são tangíveis e passíveis de serem feridos e "mortos", assim eles são também "matéria". Ou o que Glamdring teria cortado ao atingir o balrog de Moria? O trecho do HoME X é mais específico em um outro sentido: ele explica concisamente como foi que Melkor desfigurou Arda. "Identificar a si mesmo" com o mundo significa que ele espalhou sua essência por toda a matéria, e toda ela teria uma parte dele. Aquela seria sua última forma física já que ele enfraqueceu, e apesar de ainda poder corromper e usar seus poderes em muitas outras atividades cruéis, era incapaz de moldar um corpo que camuflasse seus pensamentos perversos.

Melkor começou sua corrupção de Arda desde que entrou no mundo. Arda sem a desfiguração nunca existiu - desde que os Valar procuraram tornar aquilo que haviam determinado na Música em prática, Melkor pôs-se a destruir e corromper, e "a Primeira Guerra começou antes que Arda estivesse totalmente formada, e antes mesmo que qualquer criatura crescesse ou caminhasse sobre a terra".

O fána, forma física e 'encarnada' natural dos Ainur, "expressão dos desejos, temperamentos, vontades e funções" (carta 200), era mais vantajoso nessa tentativa (em grande parte bem-sucedida) de Melkor de arruinar e desfigurar Arda que um corpo como o de Homens e Elfos.

Pandatur disse:
Swan, você tocou no ponto que eu queria na discussão, que é esse lance do tempo para se fazer o corpo. Se Sauron conseguia alterar sua forma com aquela rapidez, e e estando em um fána, então o fána levaria um tempo mais que mínimo para ser "montado" ao meu ver.

O parágrafo que fala sobre esse assunto é esse:

It was because of this pre-occupation with the Children of God that the spirits so often took the form and likeness of the Children, especially after their appearance. It was thus that Sauron appeared in this shape. It is mythologically supposed that when this shape was 'real', that is a physical actuality in the physical world and not a vision transferred from mind to mind, it took some time to build up. It was then destructible like other physical organisms. But that of course did not destroy the spirit, nor dismiss it from the world to which it was bound until the end. After the battle with Gilgalad and Elendil, Sauron took a long while to re-build, longer than he had done after the Downfall of Númenor (I suppose because each building-up used up some of the inherent energy of the spirit, which might be called the 'will' or the effective link between the indestructible mind and being and the realization of its imagination). The impossibility of re-building after the destruction of the Ring, is sufficiently clear 'mythologically' in the present book.

Tolkien fala que havia um consumo da "vontade" do Ainu nessas construções dos fánar. Estes corpos seriam 'reais' no mundo físico, mas precisar quanto tempo levaria para se formar cada um é complicado. Sauron talvez tivesse mesmo uma característica especial - assim como muitas outras ordens de espíritos eram dotadas de características únicas - que o permitisse tomar tantas formas em intervalos de tempo tão pequenos.

Entretanto, sendo verdade ou não essa suposição, até a vontade de Sauron passou a diminuir muito, e a cada vez que era 'morto', a reonstrução tomava mais tempo.
 
Entretanto, sendo verdade ou não essa suposição, até a vontade de Sauron passou a diminuir muito, e a cada vez que era 'morto', a reonstrução tomava mais tempo.

Quando Sauron eh apanhado pela destruiçao de Numenor, a sua forma corporea perece. Ele foge ateh a TM na forma de "um espirito de odio transportado por um vento escuro" (ou algo parecido). Eh dito q ele se torna incapaz de assumir outra forma que fosse agradavel aos homens e acaba assumindo a forma negra e hedionda... Tambem eh dito q ele se esconde em Mordor por um tempo...

Bom.... Pq Sauron nao eh mais capaz de produzir um corpo"bonito"? Qual a justificativa para isso?

O tempo q ele se esconde em Mordor eh o tempo ao qual vc se refere no post, nao Maglor?
 
Talvez, assim como Morgoth não conseguia mais produzir um corpo depois que se ligou a Arda, Sauron, depois que se ligou ao Um, não era mais capaz de assumir uma forma pra desfarçar seu real intento e índole. Ao se ligar ao Um, Sauron pode ter perdido a capacidade de se "disfarçar" com um corpo belo, poir na forja do Um, ele se revelou na sua real forma ao pronunciar o feitiço que usou no Anel. Talvez seja por isso que depojs da destruição de Numenor ele não pode mais assumir forma bela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo