1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Passos para se criar um fána.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 10 Mai 2004.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Segundo consta nO Silmarillion, os Valar podiam "vestir" um corpo para que pudessem ter um melhor contato com os filhos de Ilúvatar. Esses corpos seriam fánar. A minha dúvida é com relação à velocidade com que esse corpo era criado. Seria algo momentâneo ou algo demorado? Por exemplo, Ulmo poderia assumir de repente uma forma corpórea para conversar com um Elfo e logo em seguida se "desfazer" no ar? Eu creio que sim, mas é uma dúvida que tenho até hoje, e não sei se meu pensamento é correto...
     
  2. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Creio que seja rápido Panda.

    Como exemplo uso Sauron durante a guerra contra Huan. Ele se transformou em um instante e assumiu a forma de um lobisomen.
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Eu acho tbem q num instante eles eram capazes de "proiduzir" tal corpo... mas eu sempre tive duvidas quanto a Ulmo, quando ele se levanta do mar e fala com Turgon e depois com Tuor. Essa forma corporea era um fana? E se era, eh mais um exemplo, afinal eles nao iam ficar esperando ateh Ulmo adquirir alguma forma...
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    :doh:
    Esqueci dessa cena... :oops:
    Verdade, era rápido.

    Mas então... no caso de um fána humanóide, ele seria nu? Ou o Ainu já se encarnaria em um fána com vestes e tudo mais? :think:

    Parecem perguntas tolas, mas é que eu quero ir devagar para aos poucos ir chegando cada vez mais longe com o assunto...
     
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    Ora, para quem criou céus, montanhas e mares cantando, fazer surgir roupas junto com uma forma corpórea é moleza. :obiggraz:
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Então eles poderiam criar armaduras também, certo? Ou para um Ainu, seja Vala, seja Maia, uma armadura não era necessária para se defender de armas mortais?
     
  7. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    No caso de um Maia isso da armadura seria válido, já que mortais poderiam destruir seus fánar, ainda que a um alto custo. Ms com os Valar a coisa seria diferente; nenhum Vala poderia ser derrotado por armas mortais, com ou sem armadura. Então a armadura seria algo meio inútil.
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Melkor vestia-se com uma armadura negra: não creio que ele precisasse recorrer a alguma forja para conseguí-la. :)
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Mas então.... o fána era feito doquê? Nada? Afinal, se o cara podia se desfazer no ar, percorrer 10 km, e depois se encarnar de novo ali em cima daquela torre, o fána era uma materialização do próprio "espírito" do Ainu?
     
  10. Tilion

    Tilion Administrador

    Basicamente isso, Panda: uma parcela do poder do Ainu tornada física.
     
  11. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sendo que o "física" poderia ser tanto carne viva quanto mesmo uma cota de malha?

    E o fato de ter depositado parte de sua essência no Anel, tirava de Sauron o poder de se materializar tão rapidamente que ele possuía na 1ª Era, certo?
    Da mesma forma que Melkor depositou muito de sua essência em Arda e acabou preso àquele fána... é isso?

    Não entendo porque moveram o tópico para o Obras... são perguntas relativamente simples que estou fazendo, mas que vez ou outra me confundem...
     
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    A resposta é sim para todas as perguntas do teu post acima. :)

    Mas Melkor ficou preso a um hroa que usava. Isso já foi discutido por aqui em outro tópico, e não to com vontade de fazer isso de novo agora. :)

    A Swanhild pode dar uma luz pra ti sobre isso depois, principalmente em um topico lá do Diga Amigo onde o Maglor questionou a mesma coisa.
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Então Sauron era um bobão que ao invés de se tornar um monstrengo de metal resolveu virar um lobo para lutar pau a pau com Huan... Tomou cacete, o idiota...
    É por isso que falo... Sauron era um péssimo cara na pancada... só sabia ficar sentado dando ordens...

    Tudo bem, ele matou Gil-galad e Elendil... mas ele era um Maia, pô!!!

    E estando de posse do Anel, sauron não tinha mais a habilidade de se materializar e desmaterializar quando quisesse?
     
  14. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Opa, não vi seu edit, Tilion...

    Também estou com sono e isso me deixa meio abobalhado e com o pensamento lerdo. Depois eu procuro sobre o corpo do Morgoth... já li isso e tal, mas depois de alguns longos meses há coisas que somem da sua cabeça e você realmente esquece. Amanhã eu dou uma procurada neste tópico...
     
  15. Tilion

    Tilion Administrador

    A sede pelo poder e a prepotência decorrente disso cegou Sauron assim como cegou Melkor, fazendo com que eles menosprezassem alguns de seus adversários e perdendo para eles nos detalhes que deixavam passar desapercebidos com essa atitude.

    Bem feito pra eles. :mrgreen:
     
  16. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Sauron não sei... mas a história nesse ponto com certeza é. Muito fantasiosa exatamente nessa parte em que Sauron muda de forma a três por dois. Que o Tolkien nunca tenham mudado isso (e não foi por falta de oportunidade ou de atenção com essa parte do legendário que ele não fez isso) é uma pena.

    Podiam mesmo? Quando Gandalf encontra Aragorn, Legolas e Gimli ele dia que nenhum deles poderia ter lhe feito mal com as armas de que dispunham (ou algo assim).
     
  17. Proview

    Proview Go

    Eu penso que mudar a forma p/ algo de ordem mais complexa (não consigo pensar em palavras melhores), por exemplo um monstrengo de metal, iria consumir mais de seu poder que se transformar simplismente num lobisomem.
    Assim a idéia de Sauron (mesmo que ele não se importasse em ficar se tranformando o tempo todo) era economizar seu próprio poder durante essas mudanças de fána, até pq poderia ser q demorasse um certo tempo para fazer coisas desse tipo.
    Um Vala, por possuir mais poder, talvez não tivesse esse tipo de dificuldade.
     
  18. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

     
  19. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Pandito, o Sauron virou lobo para lutar com Huan porque ele sabia da profecia que dizia que o Cão de Valinor só tombaria frente o maior lobo que já surgira em Arda.

    Acho que ele quis realizar a profecia; é meio estúpido, mas fazer o que... :roll:


    Aquele tópico do hröa do Melkor seria uma mão na roda mesmo; discutir aquilo de novo não é algo muito fácil... :think:
     
  20. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Digamos que ele achou que ia ter mais sorte se virasse lobisomem, por causa da profecia.
     

Compartilhar