• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Passos para se criar um fána.

• Criador do tópico Criador do tópico Pandatur
  • Data de Criação Data de Criação

Pandatur

Usuário
Segundo consta nO Silmarillion, os Valar podiam "vestir" um corpo para que pudessem ter um melhor contato com os filhos de Ilúvatar. Esses corpos seriam fánar. A minha dúvida é com relação à velocidade com que esse corpo era criado. Seria algo momentâneo ou algo demorado? Por exemplo, Ulmo poderia assumir de repente uma forma corpórea para conversar com um Elfo e logo em seguida se "desfazer" no ar? Eu creio que sim, mas é uma dúvida que tenho até hoje, e não sei se meu pensamento é correto...

Creio que seja rápido Panda.

Como exemplo uso Sauron durante a guerra contra Huan. Ele se transformou em um instante e assumiu a forma de um lobisomen.

Eu acho tbem q num instante eles eram capazes de "proiduzir" tal corpo... mas eu sempre tive duvidas quanto a Ulmo, quando ele se levanta do mar e fala com Turgon e depois com Tuor. Essa forma corporea era um fana? E se era, eh mais um exemplo, afinal eles nao iam ficar esperando ateh Ulmo adquirir alguma forma...

Fingolfin disse:
Creio que seja rápido Panda.

Como exemplo uso Sauron durante a guerra contra Huan. Ele se transformou em um instante e assumiu a forma de um lobisomen.

:doh:
Esqueci dessa cena... :oops:
Verdade, era rápido.

Mas então... no caso de um fána humanóide, ele seria nu? Ou o Ainu já se encarnaria em um fána com vestes e tudo mais? :think:

Parecem perguntas tolas, mas é que eu quero ir devagar para aos poucos ir chegando cada vez mais longe com o assunto...

Ora, para quem criou céus, montanhas e mares cantando, fazer surgir roupas junto com uma forma corpórea é moleza. :obiggraz:

Então eles poderiam criar armaduras também, certo? Ou para um Ainu, seja Vala, seja Maia, uma armadura não era necessária para se defender de armas mortais?

No caso de um Maia isso da armadura seria válido, já que mortais poderiam destruir seus fánar, ainda que a um alto custo. Ms com os Valar a coisa seria diferente; nenhum Vala poderia ser derrotado por armas mortais, com ou sem armadura. Então a armadura seria algo meio inútil.

Melkor vestia-se com uma armadura negra: não creio que ele precisasse recorrer a alguma forja para conseguí-la. :)

Mas então.... o fána era feito doquê? Nada? Afinal, se o cara podia se desfazer no ar, percorrer 10 km, e depois se encarnar de novo ali em cima daquela torre, o fána era uma materialização do próprio "espírito" do Ainu?

Sendo que o "física" poderia ser tanto carne viva quanto mesmo uma cota de malha?

E o fato de ter depositado parte de sua essência no Anel, tirava de Sauron o poder de se materializar tão rapidamente que ele possuía na 1ª Era, certo?
Da mesma forma que Melkor depositou muito de sua essência em Arda e acabou preso àquele fána... é isso?

Não entendo porque moveram o tópico para o Obras... são perguntas relativamente simples que estou fazendo, mas que vez ou outra me confundem...

A resposta é sim para todas as perguntas do teu post acima. :)

Mas Melkor ficou preso a um hroa que usava. Isso já foi discutido por aqui em outro tópico, e não to com vontade de fazer isso de novo agora. :)

A Swanhild pode dar uma luz pra ti sobre isso depois, principalmente em um topico lá do Diga Amigo onde o Maglor questionou a mesma coisa.

Então Sauron era um bobão que ao invés de se tornar um monstrengo de metal resolveu virar um lobo para lutar pau a pau com Huan... Tomou cacete, o idiota...
É por isso que falo... Sauron era um péssimo cara na pancada... só sabia ficar sentado dando ordens...

Tudo bem, ele matou Gil-galad e Elendil... mas ele era um Maia, pô!!!

E estando de posse do Anel, sauron não tinha mais a habilidade de se materializar e desmaterializar quando quisesse?

Väinämöinen disse:
Mas Melkor ficou preso a um hroa que usava. Isso já foi discutido por aqui em outro tópico, e não to com vontade de fazer isso de novo agora. :)

A Swanhild pode dar uma luz pra ti sobre isso depois, principalmente em um topico lá do Diga Amigo onde o Maglor questionou a mesma coisa.

Opa, não vi seu edit, Tilion...

Também estou com sono e isso me deixa meio abobalhado e com o pensamento lerdo. Depois eu procuro sobre o corpo do Morgoth... já li isso e tal, mas depois de alguns longos meses há coisas que somem da sua cabeça e você realmente esquece. Amanhã eu dou uma procurada neste tópico...

A sede pelo poder e a prepotência decorrente disso cegou Sauron assim como cegou Melkor, fazendo com que eles menosprezassem alguns de seus adversários e perdendo para eles nos detalhes que deixavam passar desapercebidos com essa atitude.

Bem feito pra eles. :mrgreen:

Pandatur disse:
Então Sauron era um bobão que ao invés de se tornar um monstrengo de metal resolveu virar um lobo para lutar pau a pau com Huan... Tomou cacete, o idiota...

Sauron não sei... mas a história nesse ponto com certeza é. Muito fantasiosa exatamente nessa parte em que Sauron muda de forma a três por dois. Que o Tolkien nunca tenham mudado isso (e não foi por falta de oportunidade ou de atenção com essa parte do legendário que ele não fez isso) é uma pena.

Charlie disse:
No caso de um Maia isso da armadura seria válido, já que mortais poderiam destruir seus fánar, ainda que a um alto custo.

Podiam mesmo? Quando Gandalf encontra Aragorn, Legolas e Gimli ele dia que nenhum deles poderia ter lhe feito mal com as armas de que dispunham (ou algo assim).

Eu penso que mudar a forma p/ algo de ordem mais complexa (não consigo pensar em palavras melhores), por exemplo um monstrengo de metal, iria consumir mais de seu poder que se transformar simplismente num lobisomem.
Assim a idéia de Sauron (mesmo que ele não se importasse em ficar se tranformando o tempo todo) era economizar seu próprio poder durante essas mudanças de fána, até pq poderia ser q demorasse um certo tempo para fazer coisas desse tipo.
Um Vala, por possuir mais poder, talvez não tivesse esse tipo de dificuldade.

Swanhild disse:
Pandatur disse:
Podiam mesmo? Quando Gandalf encontra Aragorn, Legolas e Gimli ele dia que nenhum deles poderia ter lhe feito mal com as armas de que dispunham (ou algo assim).

OK Ok, corrigindo-me: não era qualquer um que podia destruir um fána habitado por um maia. Aragorn, Gimli e Legolas, quando comparados a Glorfindel e Ecthelion, que foram os dois únicos Filhos que mataram maiar usando fánar (ou seja, os Balrogs que ambos enfrentaram em Gondolin) não eram quase nada no quesito força e poder. Por isso não representavam perigo pra Gandalf.

Pandito, o Sauron virou lobo para lutar com Huan porque ele sabia da profecia que dizia que o Cão de Valinor só tombaria frente o maior lobo que já surgira em Arda.

Acho que ele quis realizar a profecia; é meio estúpido, mas fazer o que... :roll:

Aquele tópico do hröa do Melkor seria uma mão na roda mesmo; discutir aquilo de novo não é algo muito fácil... :think:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back