1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Passageiro do fim do dia (Rubens Figueiredo)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Meia Palavra, 8 Dez 2010.

1. Meia Palavra

Meia Palavra Usuário

Não é para qualquer um. Essa é a primeira frase que me vem à cabeça quando penso em comentar sobre esse livro. Digo isso por vários motivos: A temática voltada ao lado feio das cidades, a falta de linearidade da história, a falta de uma história per se, com início meio e fim.

O Passageiro do fim do dia é um momento da vida de Pedro, um rapaz que possui uma loja de livros de segunda mão com seu amigo Júlio. Todo o texto se desenrola no trajeto do ônibus que o levará à casa de sua namorada, Rosane, num bairro chamado Tirol. O nome da cidade não é citado, e pode ser o subúrbio de qualquer grande cidade

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. -Jorge-

-Jorge- mississippi queen

Não senti o livro como particularmente difícil, depois de algumas páginas você se acostuma a seguir as divagações de Pedro. A única coisa que me incomodava mais durante a leitura era a falta dos capítulos, porque em geral costumo pausar a leitura no começo de um capítulo. Mas nem isso talvez faça falta, já que você pode usar os momentos em que Pedro "volta" para o ônibus como marcação de capítulos, que foi o que fiz. Daí dá para marcar a divagação "sobre o Tirol", a "sobre o acidente com o cavalo"...

Também não senti "insensibilidade e frieza" nas narrações dos personagens, o que há, para mim, é resignação quanto ao que eles não podem mudar (e às vezes nem entendem, como a degradação sofrida pelo bairro e por seus amigos de infância, que Rosane não sabe explicar como aconteceu).

É um livro muito bonito em algumas partes e muito bom também (ainda que o final tenha sido meio frustrante para mim, embora reconheça que congruente com o enredo do livro). E é bom que tenha ganho o Portugal Telecom, embora não o Jabuti, para chamar mais atenção (e leitores) para ele.

Compartilhar