• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Pascal Mercier

Spartaco

Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
n1180446266.jpg
Pascal Mercier
(Berna, 23 de junho de 1944)
Peter Bieri é um escritor e filósofo suíço, conhecido pelo pseudônimo Pascal Mercier.

Aos dezenove anos ele abandona a sua cidade natal, fugindo, como ele próprio explica, da “estreiteza suíça” e da “estreiteza da família”. Estuda indologia, anglística, grego e filosofia em Londres e na Universidade de Heidelberg. Recebeu o doutoramento pelas mãos de Dieter Henrich e Ernst Tugendhat pelo seu trabalho acerca da filosofia do tempo. Após, trabalhou como assistente científico no Seminário Filosófico daquela Universidade.

Verdadeiramente apaixonado pelas línguas, aprendeu latim, grego, francês, inglês, hebraico e sânscrito. Mais tarde chegaria a vez do italiano, do espanhol e até do português. Foi o estudo de indologia e a descoberta da profundidade do pensamento indiano que o levaram a orientar o seu estudo para a filosofia, mas é na filosofia da linguagem que encontra um dos temas privilegiados da sua investigação. “Não conheço nada mais bonito no mundo do que uma boa frase”, diz Bieri/Mercier, e a linguagem e o pensamento filosófico serão temas prediletos dos romances que começa a escrever aos quarenta e cinco anos.

Bieri foi co-fundador da unidade de investigação Cognição e Cérebro da Deutsche Forschungsgemeinschaft. A sua investigação incidiu na filosofia da mente, na epistemologia e na ética. De 1990 e até 1993, foi professor de História da Filosofia na Universidade de Marburg. A partir de 1993, lecionou filosofia na Universidade Livre de Berlim ocupando a cadeira de Filosofia analítica como sucessor de seu mentor Ernst Tugendhat.

Preocupado com a reação da comunidade universitária a essa ruptura com o discurso acadêmico e a substituição deste pela ficção, Peter Bieri esconde a sua identidade atrás de um pseudônimo literário: Pascal Mercier. Apenas em 1998, quando da publicação de Der Klavierstimmer (O Afinador de Pianos) que se seguiu ao seu romance de estreia Perlmanns Schweigen (O Silêncio de Perlmann) (1995) é tornado público o verdadeiro nome do autor.

A relação de Mercier com Portugal surge no seu terceiro romance, o qual se vem a revelar um enorme sucesso; Nachtzug nach Lissabon irá ocupar o topo das vendas na Alemanha durante cento e quarenta semanas. Atualmente ele já foi traduzido em mais de vinte e cinco idiomas e com mais de dois milhões de exemplares vendidos. Mercier escreveu o romance em Lloret del Mar, na Costa Brava, e durante o período de escrita deslocou-se quatro vezes a Lisboa, onde permaneceu sempre cerca de uma semana, a observar e a fotografar a cidade que conhecia já de viagens turísticas anteriores.

trem-noturno-para-lisboa.jpg
Nachtzug nach Lissabon (Trem Noturno para Lisboa) é um romance filosófico, publicado em 2004. A obra narra as viagens de um professor suíço de literaturas clássicas, Raimund Gregorious, enquanto ele explora a vida de Amadeu Inácio de Almeida Prado, médico português que viveu durante o período ditatorial do Estado Novo de António de Oliveira Salazar. Prado é um pensador cuja mente ativa se torna evidente numa série de reflexões coligidas e lidas por Gregorius; trata-se de um livro intitulado Um Ourives das Palavras.

O livro gasta um tempo considerável a explorar as ideias contemplativas tanto as de Gregorious como as explorações filosóficas contidas no livro do autor português. Mercier usa várias atividades e subtemas para ajudar a explorar estes sujeitos auto-reflexivos, incluindo “viagens noturnas, insônias, e sonhos de estar preso num lugar, mas ao mesmo tempo sentir-se à deriva e confuso acerca do sentido da vida”. Com esta perspectiva introspectiva, Mercier é capaz de rever conceitos de “Quem somos nós”, “Como controlamos a experiência de vida” e “Quão frágil é a construção”.

Trem-Noturno-para-Lisboa+6.jpg
Adaptação cinematográfica
A filmagem da longa-metragem Trem Noturno para Lisboa, do diretor dinamarquês Bille August, começou em março 2012 em Berna, e mais tarde na capital portuguesa. O filme conta no elenco com nomes como Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Christopher Lee, Mélanie Laurent e Bruno Ganz. É uma coprodução entre Portugal, Alemanha e Suíça.

Fonte: Wikipédia e http://www.ilcml.com/ilc.php?lang=pt&page=base_recorddetail&baseid=2&recordid=11
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo