• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Participação brasileira nos jogos olimpicos 2016

Qual será o desepenho final do Brasil no Quadro de Medalhas nos jogos olimpicos 2016?

  • Mais de 5 ouros e 30 medalhas no total

    Votos: 0 0,0%
  • Mais de 5 ouros e 25 medalhas no total

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    5
  • Votação encerrada .
Infelizmente voltou a ser o inverso das campanhas vitoriosas do ouro, em especial a de Londres-12 quando correram sério risco de eliminação na fase de grupos, mas depois só venceram.

Toda vez que o vôlei feminino começou arrasando ganhando muito na primeira fase dos jogos, infelizmente sempre decepcionou no mata-mata.
 
Hand masculino eliminado.
Não chega ser aquela decepção pq a França é forte e o masculino do Brasil ainda não conseguiu um grande resultado.
 
Ouro/Prata Fut Masculino
Ouro/Prata Vôlei de Praia Masc. e Feminino.
Mais de 3 medalhas garantidas.
Estou esquecendo alguma?
 
E o nosso volei agora deposita todas as suas fichas nos homens pra tentar manter a sequência de garantir pelo menos uma dourada seja na praia ou na quadra, esta última acho bem difícil já que passamos com certa dificuldade pela Argentina com alguns jogadores importantes abrindo o bico que era a maior preocupação do Bernardinho.
 
É. Vôlei masculino vai precisar de muita superação e sorte pra levar o ouro.
Sobre o vôlei de praia eu não acompanho então não tenho a mínima ideia da chance de levar ouro ou prata hoje.
Só sei que os 7 ouros que eu chutei vai ficando cada vez mais difícil.
Taekwondo não foi bem, fut feminino e vôlei de quadra feminino que eu dava como certo abriu o bico também. Então acho que no máximo vamos ficar com 6 ouros, mesmo assim se formos bem eficiente neste final.
 
Meu palpite (8 ouros) está se mostrando realmente otimista demais. Precisaremos de sorte para conseguir fechar com 6 ouros. Principais chances: futebol masc, canoagem (c2 1000), vôlei de praia masc e vôlei de quadra masc.
 
Mais um OURO, agora na vela.
4 ouros, 5 pratas e 5 bronzes.
 
Bem, estamos perdendo os ouros esperados mas ganhando outros inesperados. Pela primeira vez desde 1992 não tivemos Robert Scheidt ganhando medalha na Vela, mas as meninas faturaram, final emocionante. :D
 
Igualamos Atenas com o melhor desempenho dourado.

Mas pra chegar na meta do COB (Top 10) no momento seria necessário mais 3 ouros DESDE QUE Holanda, Itália e França e Austrália não somem mais nenhum.
 
Mas pra chegar na meta do COB (Top 10) no momento seria necessário mais 3 ouros DESDE QUE Holanda, Itália e França e Austrália não somem mais nenhum.
praticamente impossível. Pelo menos uma participação digna se conseguirmos uns 7 ouros.
Tomara que a canoagem leve 1 e o fut outro. O volei masculino to achando bem dificil.
 
Quem diria que ouvi muito mais rojão na conquista do vôlei que no futebol..

Sete douradas garantidas.
Olhando de forma geral pelo o que o país vinha conquistando até agora, no final ficou de bom tamanho.

Mas quando olhamos todas as modalidades uma a uma ainda temos muito que evoluir. Se por um lado foi bom ganhar em esportes em que nunca ganhamos como a canoagem, não se pode passar em branco em outras como a natação em piscina.

Subir no pódio apenas 2 ocasiões a mais que a olimpíada anterior e tendo levado uma delegação numericamente bem maior, pra quem dizia que o fator casa faria uma grande diferença isso acabou sendo uma furada.
 
Última edição:
O Brasil foi muito melhor do que eu imaginei. Foi uma boa apresentação nesses jogos, mas acredito que ficou claro de que precisamos de apoio em muitas modalidades ainda e que se quisermos nos tornar grandes, esta é uma grande oportunidade para começar.

Só espero que o legado destas Olímpiadas não se resuma naquela escultura de gelo que colocaram na praia do Rio. Espero que possamos aprender um pouco com a Grã-Bretanha, principalmente, que conseguiu melhorar seu resultado na Olímpiada seguinte depois de sediar os jogos. O sistema que eles criaram é muito bom para o desenvolvimento de atletas e vale o Brasil dar uma olhada.
 
Espero que possamos aprender um pouco com a Grã-Bretanha, principalmente, que conseguiu melhorar seu resultado na Olímpiada seguinte depois de sediar os jogos. O sistema que eles criaram é muito bom para o desenvolvimento de atletas e vale o Brasil dar uma olhada.

O Brasil pode e até deve se inspirar nos britânicos, mas desde que o dinheiro investido jamais seja desviado, pois nosso maior problema é a corrupção.

E cabe lembrar que outro detalhe do sucesso britânico é que eles investiram pesado em modalidades individuais que dão mais medalhas e dão retorno mais rápido. Nos esportes coletivos o desempenho deles foi muito fraco.
 
Ganhar mais medalhas é o de menos. Mais importante é incentivar os jovens a fazerem exercício físico: corrida, natação, bicicleta e esportes coletivos. Se vierem mais medalhas como consequência disso, bom, mas prefiro ver um povo mais saudável (e fazendo esporte pelo prazer e não pela competição) do que ficar entre os dez primeiros numa olimpíada.

Edit: Pega os EUA como exemplo. De que vale ser primeiro numa olimpíada se o país é um dos primeiros no mundo em porcentagem da população obesa?
 
Não considero o desempenho do Brasil bom.
Aliás, foi ruim, bem ruim.
Se não vejamos:

O judô que nada em dinheiro conseguiu somente 3 medalhas (1 ouro e 2 bronzes).
A natação que tem o mesmo presidente da confederação há 600 anos foi um fiasco total e não fosse a francesa sairia zerada (na piscina saiu). Poliana Okimoto conseguiu o único bronze. Detalhe: em piscinas nenhuma medalha - isso não ocorria desde 1988 (Seul).
Outro ponto crítico da natação é que poucos brasileiros melhoraram seus tempos na Olimpíada, onde deveriam estar no auge.
Atletismo: se não tivéssemos um único herói isolado que saiu do Brasil por falta de incentivo, sairíamos sem medalha dessa modalidade também.
Vela: uma família tradicional de um esporte tão elitizado conseguiu seu Ouro - mérito pessoal total.
Futebol: apelação total, chamou o melhor time disparado e levou a sério uma competição em que o mundo desdenha. O time das meninas era um apanhadão sem técnico. Fui no Itaquerão na disputa pelo bronze e desacreditei de um time tão mal treinado e perdido em campo. Literalmente tinha um buraco no meio - 4 na frente e 6 atrás.
Canoagem: Isaquias é um mito mas é um caso raro de sorte.
Vôlei de praia: Excelente ouro dos homens e uma prata das mulheres em um esporte onde o domínio poderia ser maior.
Ginástica Artística: também tem bastante incentivo há muito tempo e os homens do solo deram sorte em sair com as 2 medalhas. O japonês favorito e um outro americano muito bom erraram na final. Claro que isso não é problema deles. Sobre Artur Zanetti ele é exceção e não regra.
Taekwondo: vi ontem na ESPN que o incentivo era mínimo e que o atleta que deveria ter disputado a categoria do medalhista de bronze era o lutador de UFC Anderson Silva, que depois desistiu.
Vôlei de quadra: As meninas literalmente pipocaram e deixaram a China levar um OURO em uma competição fraca. O masculino cresceu na hora certa!

Resumindo: o resultado brasileiro é fruto de esportes populares aqui (vôlei e futebol) e de pequenos heróis que surgem sem incentivo e que após a fama conseguem um incentivo melhor. O que é errado, o correto seria uma base forte pois só assim poderemos formar uma maior diversidade de atletas e conseguir melhores resultados.
A meta da COB não foi atingida, longe disso, mas exaltaram que conseguiram chegar em mais finais. O programa foi pensado somente nesta olimpíada e não no longo prazo como foi o dos britânicos. Veremos o que vai rolar em 2020.
 
Resumindo: o resultado brasileiro é fruto de esportes populares aqui (vôlei e futebol) e de pequenos heróis que surgem sem incentivo e que após a fama conseguem um incentivo melhor. O que é errado, o correto seria uma base forte pois só assim poderemos formar uma maior diversidade de atletas e conseguir melhores resultados.
A meta da COB não foi atingida, longe disso, mas exaltaram que conseguiram chegar em mais finais. O programa foi pensado somente nesta olimpíada e não no longo prazo como foi o dos britânicos. Veremos o que vai rolar em 2020.

A questão da base é que precisamos também fortalecer algo muito importante que é a prática esportiva durante o todo período escolar, naquilo que é o mais elementar que é fortalecer as aulas de educação física, desde as séries iniciais até a universidade. Os EUA são o que são porque tem um programa esportivo universitário forte.

E a partir disso, porque não realizar uma olimpíada nacional pois vivemos num país continental com mais de 200 milhões de habitantes e se rolasse uma competição assim com apoio da grande mídia poderia ser até interessante pra revelar antes possíveis promessas. Por enquanto o que mais próximo temos disso são os Jogos Abertos do Interior em SP, mas que é pouco diante do grande potencial que temos.
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo