• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paranormalidade na obra de Tolkien

Fiz esse tópico porque tem uma coisa que sempre me perguntei, como alguns personagens de Tolkien tem flashes de alguma coisa que está para acontecer?
Como quando Tuor se encontrou com Turgon na Batalha das Lágrimas Incontáveis e disse-lhe que uma luz viria deles.
Ëarendil nasceu de Tuor filho de Huor e de Idril filha de Turgon, e ele foi mesmo uma luz, pois despertou os Senhores do Oeste, o que culminou na Guerra da Ira e na derrota final de Morgoth.
Então, esse "dom" é usado ainda mais vezes, não me lembro quais mas sei que há mais vezes, o que vocês acham disso?
Isso tem alguma relação com o Osanwë Quenta, a comunicação por pensamento?
 
¥Felagund¥ disse:
mas eu acho q qndo uma pessoa é "grande" em sua raça ele tem certos poderes
Sim, por isso que se destaca dependendo do seu tipo de poder ou influência.
 
Na ficção fantástica uma magia aqui e uma previsão de futuro ali é normal. Na fantasia geralmente sempre tem os velhos sábios ou os mais adultos que tem poderes, isso dependendo da graça que lhe é dada... ou de sua raça, como maiar's...
 
Sr. Cachopardo disse:

Maiar já é plural! o singular é Maia! :wink:

Mas quanto à essa questão de paranormalidade, é o que já se disse: Assim como em nosso mundo é comum vermos pessoas que (ao menos) dizem sofrer tais fenômenos, onde se fala de premonições e tudo o mais relacionado, é normal que numa obra de literatura fantástica, como são as obras de Tolkien, esse tipo de coisa esteje presente, afinal, encaixa-se dentro do contexto desse tipo de literatura.
Assim, talvez nas obras de Tolkien, esse fenômeno ainda fosse encarado como um fenômeno, mas sabendo-se que ele é real de fato, e que, digamos...... "funciona"!
:mrgreen:
 
Acho q em algum lugar Tolkien discutia sobre isso, e dizia que não era de maneira possível prever o futuro perfeitamente como em uma TV, e sim ter por conhemento q cada um tem do mundo uma "visão" do que poderia vir a acontecer. Pois nem os Valar poderiam prever o futuro que não foi-lhes revelado na música, apenas sabiam e lembravam do que Eru os tinha mostrado na visão.
Quando Melian diz que apenas um viria a romper seu cinturão no futuro e obviamente se referia a Beren Echarmion, ela não estava "prevendo o futuro" e sim lembrando do seu papel na música já que ela mesmo era maia e tão logo uma dos Ainur. Quanto aos elfos e homens e suas previsões podiam ser advindas de seu conhecimento e percepção do seu sáma, quanto inspirados por algum Vala ou Maia.

Acho que li isso em Osanwë-Kenta
 
Peregrino disse:
Acho que li isso em Osanwë-Kenta
Leu :) :
Ósanwë-kenta disse:
Nenhuma mente, ele afirma, conhece o que nela não está. (...) nenhuma parte do "futuro" lá está, pois a mente não pode vê-lo nem tê-lo visto: isto é, uma mente situada no tempo. Tal mente pode aprender sobre o futuro apenas a partir de outra mente que o tenha visto. Mas isto significa apenas diretamente de Eru, ou por intermédio de alguma mente que tenha visto em Eru alguma parte de Seu propósito (assim como os Ainur, que agora são os Valar em Eä). Só assim um Encarnado pode conhecer algo do futuro: por instrução derivada dos Valar, ou por uma revelação vinda diretamente de Eru.
*ingwe* disse:
Como quando Tuor se encontrou com Turgon na Batalha das Lágrimas Incontáveis e disse-lhe que uma luz viria deles.
Considerando o que é dito no Osanwë, talvez essa "premonição" de Huor fosse uma intervenção de Eru ou de um dos Valar ( ? ) para que Turgon recuasse na direção do Passo do Sirion, aceitando os conselhos de Húrin e Huor, e Gondolin pudesse resistir por mais tempo.
 
A Árien explicou perfeitamente quanto a esse aspecto, mas também há outro tipo de previsão do futuro que não por revelação, que o prognóstico, a capacidade de "calcular" como a história se desenvolverá.
 
Gilrain, mãe de Aragorn, também tinha esse poder. Nos apêndices do SdA fala sobre esse poder de visão. E Tolkien refere a isso como algo a ver com pureza de raça - ela ainda tinha o sangue de Ñúmenor forte.


corrigindo, Gilraen!
 
É isso justamente que o Ósanwe desmente, a existência de um poder, especialmente hereditário, de previsão. Gilraen podia ter visões, mas essas seriam intervenções individuais de Eru, não uma capacidade inata.
 
Ivorwen, mãe de Gilraen, também tinha essa visão (mais isso ainda não significa nada)

to com o RdR em mãos, vou tirar um trecho da história de Aragorn e Arwen;

"- Então amargo serão meus dias, e eu caminahrei nas terras ermas sozinho - disse Aragorn.
- Esse realmente será o seu destino - Disse Gilraen, mas embora ela tivesse um pouco do poder de previsão do seu povo, não lhe disse mais nada sobre o seu pressentimento, nem comentou com ninguém sobre o que o filho lhe dissera."

esse poder de visão pode estar meramente relacionado com um pressentimento, dada a decadência do sangue de númenor (apesa que talvez, como o Ósanwe diz, não há tal coisa o sangue)
 
Esse negócio de pureza de sangue...

Númenor já não era mistura de elfo com homem?

Então a própria ilha criou uma "aura"? E então as pessoas provenientes de lá acabavam ganhando poderes? :o?:
 
Itarillë disse:
Esse negócio de pureza de sangue...

Númenor já não era mistura de elfo com homem?

Então a própria ilha criou uma "aura"? E então as pessoas provenientes de lá acabavam ganhando poderes? :o?:
Númenor não pode ser dita "mistura de elfos e homens", apesar de Elros Minyatur, o primeiro Rei da Ilha ser um meio-elfo, irmão de Elrond.
 
mas a linhagem real de numenor provinha de uma mistura de raças muito poderosa, os descendestes dos reis numenorianos tinha sangue élfico, humano e maia.
 
acredito q, no passado, qdo os homens eram aliados aos elfos e "semelhantes a esses em corpo e mente", a capacidade d previsão era comum aos dois povos, claro q restrito apenas aos mais poderosos dentre eles... mas qdo houve a separação dos povos, desde a rebelião de Númenor, essa capacidade d previsão pertencia apenas aos elfos mais poderosos, como Elron Meio - Elfo...
 
O que disseram a Árien, o Ringil e o Fëanor chega mais perto do que se há hoje sobre esse tema. A previsão do futuro, no OK, é considerada como sendo o conhecimento sobre uma parte da música, ou uma agraciação vinda de Ilúvatar, porém Tolkien disse mais sobre isso.

No HoME X, se não me engano, o Professor afirma que seus personagens não faziam previsões do futuro, mas sim deduções. Ele as chamou de deduções de sábio; caracterizadas por serem pessoas sábias dentre as de sua raça que faziam tais previsões, e sempre envolta em alguma dúvida, nunca de fato concreta. O contato com o conhecimento da Música ainda é relevante, tendo em vista que parte dessas deduções pode ter vindo de uma memória da música (por exemplo, quando Gandalf afirma que Gollum teria um papel fundamental na Guerra do Anel), porém, como afirmou Ringil, essas deduções poderiam ser "cálculos" de como seria o futuro, por meio de uma sabedoria extensa.

Sére! :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo