• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paranormal

Se o espiritismo, segundo Kardec, é "filosfia, ciência e religião", por que até hoje tudo o que ele diz não foi comprovado pela ciência?

Existem muitas interpretações para essa frase, que poderiam gerar páginas de discução. Mas como espírita e tendo lido já alguns livros posso te dizer o seguinte: a ciência ainda não comprovou a existência de "fantasmas" ou "espíritos" simplesmente porque ela ainda não desenvolveu uma tecnologia para detecta-los, assim como não conseguimos ver planetas e corpos celestes muito distantes ou mesmo estruturas muito pequenas que podem existir mas ainda não sabemos.

A de religião, fica claro que o desenvolvimento do homem não pode ser acelerado de forma grosseira e inconsequente pela simples intervenção do mundo espiritual. A dúvida e o receio da morte fazem e sempre farão parte da expiação do homem na terra, tolo daquele que acredita que as provas da vida após a morte serão finalmente reveladas aqui. Talvez apenas para alguns privilegiados. É por isso que a fé traz tanta polêmica, você precisa caminhar no escuro, a luz das provas da ciência não podem te ajudar. Não quero entrar no mérito de religiões (ou falta dela), isso é pessoal precisamos respeitar, mas é a minha opinião.
 
Existem muitas interpretações para essa frase, que poderiam gerar páginas de discução. Mas como espírita e tendo lido já alguns livros posso te dizer o seguinte: a ciência ainda não comprovou a existência de "fantasmas" ou "espíritos" simplesmente porque ela ainda não desenvolveu uma tecnologia para detecta-los, assim como não conseguimos ver planetas e corpos celestes muito distantes ou mesmo estruturas muito pequenas que podem existir mas ainda não sabemos.

Certamente não podemos detectar fantasmas diretamente. Isto é fato. Também não podemos observar a eletricidade diretamente, não temos instrumentos capazes de aumentar a imagem a ponto de ver elétrons passando de um átomo a outro de um material condutor.

Mas podemos constatar os efeitos da eletricidade: podemos medir a taxa com que esses elétrons estão passando, além de observar coisas que vão desde o acendimento de uma lâmpada até o computador que você usou para escrever sua mensagem.

O que isto quer dizer é que não é necessário observar diretamente ou ser capaz de ver algo para comprovar sua existência.

Este princípio poderia ser usado então para comprovar a existência de "fantasmas" ou "espirítos". Não temos como observá-los ou mesmo detectar sua presença, então temos que observar os efeitos que eles produzem. Para dar um exemplo, se não podemos vê-los, mas se algumas pessoas podem se comunicar com eles, vamos estudar essas pessoas para comprovar que elas têm alguma maneira de comunicação com algo não explicado ainda. No momento que for comprovada essa comunicação, se ela não puder ser explicada de outra maneira, teremos a confirmação científica de que existem espíritos, e que eles podem se comunicar conosco. É simples, e principalmente, a partir do ponto em que for comprovado cientificamente, ninguém poderá mais negar a existência disso, a não ser que queria ser rotulado como o mesmo tipo de idiota que acredita que a Terra é plana, por exemplo.

Mas isso nunca foi feito. Nas vezes em que foram feitos experiências científicas, acabou-se desmascarando o suposto médium. Isso quando os médiuns (e outros "paranormais" em questão) aceitam participar de experiências científicas, já que eles têm uma certa tendência a evitá-las.
 
O que isto quer dizer é que não é necessário observar diretamente ou ser capaz de ver algo para comprovar sua existência.

Este princípio poderia ser usado então para comprovar a existência de "fantasmas" ou "espirítos". Não temos como observá-los ou mesmo detectar sua presença, então temos que observar os efeitos que eles produzem. Para dar um exemplo, se não podemos vê-los, mas se algumas pessoas podem se comunicar com eles, vamos estudar essas pessoas para comprovar que elas têm alguma maneira de comunicação com algo não explicado ainda. No momento que for comprovada essa comunicação, se ela não puder ser explicada de outra maneira, teremos a confirmação científica de que existem espíritos, e que eles podem se comunicar conosco. É simples, e principalmente, a partir do ponto em que for comprovado cientificamente, ninguém poderá mais negar a existência disso, a não ser que queria ser rotulado como o mesmo tipo de idiota que acredita que a Terra é plana, por exemplo.

Os casos são inúmeros, mas a ciência ainda não se preocupou em estuda-los, pelo contrário, parece não ser dignos de sua atenção. A Parapsicologia é recente e parece vir para isso. Temos pessoas que falam em linguas que nunca deveriam saber, que te revelam fatos pessoas impossiveis de conhecerem, que falam em uma voz que não é sua, que apresentam uma força descumunal para seu porte, objetos que se movem aparentemente do nada, etc. Bem, uma pessoa já me disse algo que ninguem, a não ser eu, sabia. Confeço que sempre fui do tipo "São Tomé (só acredito vendo)" e continuo sendo portanto entendo perfeitamente quem não acredita. Mas a explicação maior para que não ttenhamos prova dos espíritos continua no campo da religião, e não vou me extender nisso porque não é o foco do tópico.
 
A ciência explicar TUDO... Tudinho?
Eu chamo isso de "ciênciolatria".

Não explica tudo. Apenas estudamos o que nos interessa em determinados momentos e épocas. Tentamos montar modelos (matemáticos de preferência, senão tudo fica muito subjetivo se um resultado não pode ser repetido e reproduzido amanhã) para entender os processos e no caso do modelo não cobrir alguma coisa inesperada, repensa-se um novo modelo, oras.

Quem quer arranjar explicação par tudo é o resto da humanidade. E aí aparecemos para mostrar onde estão falhas as explicações, e todo mundo odeia a gente por observar que tem um buraco na bunda da calça. Mas que a bunda está à mostra, está.

Não seria melhor costurar o buraco da calça ao invés de ficarem nos acusando?
 
Os casos são inúmeros, mas a ciência ainda não se preocupou em estuda-los, pelo contrário, parece não ser dignos de sua atenção.

Há quem tente estudar sim. Infelizmente, até agora ninguém conseguiu sequer chegar perto de "produzir" um "efeito sobrenatural" que não fosse descartado como fraude, ou que simplesmente não ocorresse na hora em que fosse testado. Além do que muitos "paranormais" famosos, que adoram aparecer na TV não aceitam mostrar seus poderes num experimento científico controlado. Agora de quem será que é o interesse? A Ciência tem que ficar batendo de porta em porta atrás de Paranormais pedindo para ver se consegue testar os poderes, ou os Paranormais que desejam mais crédito que devem procurar comprovar seus poderes?

A Parapsicologia é recente e parece vir para isso. Temos pessoas que falam em linguas que nunca deveriam saber, que te revelam fatos pessoas impossiveis de conhecerem, que falam em uma voz que não é sua, que apresentam uma força descumunal para seu porte, objetos que se movem aparentemente do nada, etc. Bem, uma pessoa já me disse algo que ninguem, a não ser eu, sabia.

Ótimo. Me mande as referências de alguns artigos publicados em revistas científicas relatando alguns desses fatos.
 
Há quem tente estudar sim. Infelizmente, até agora ninguém conseguiu sequer chegar perto de "produzir" um "efeito sobrenatural" que não fosse descartado como fraude, ou que simplesmente não ocorresse na hora em que fosse testado. Além do que muitos "paranormais" famosos, que adoram aparecer na TV não aceitam mostrar seus poderes num experimento científico controlado. Agora de quem será que é o interesse? A Ciência tem que ficar batendo de porta em porta atrás de Paranormais pedindo para ver se consegue testar os poderes, ou os Paranormais que desejam mais crédito que devem procurar comprovar seus poderes?

Ótimo. Me mande as referências de alguns artigos publicados em revistas científicas relatando alguns desses fatos.

Ora essa, eu não sou um representante dos "paranormais" e nem mesmo acredito que essas pessoas possam ter uma mesma opinião sobre isso. Pode ser que os mais sérios não tenham o mínimo interesse em serem "estudados". A ciência é que sempre teve ancia em explicar tudo sob seus padrões, então ela que corra atrás sim. Mais uma vez vou ressaltar que a minha opinião sobre a paranormalidade se fundamenta nas minhas convicções religiosas, portanto eu não posso te idicar nenhum "artigo científico", mesmo porque isso não representa pra mim, uma confirmação de que posso ou não acreditar em algo que eu tenha vivido ou visto. Se quiser um, tente com alguém que baseie suas opiniões na ciência ou então procure você mesmo.
 
Bem na minha opinião a ciencia nunca irá conseguir explicar td, pois a medida q ela vai descobrindo novas coisas, a medida q ela vai respondendo asn perguntas, vâo surgindo novas perguntas.
Por Exemplo: qdo uma pessoa idiota nao sabe como fazer fogo entao ela se pergunta: " como o fogo surge?"_sabendo qq existem varias formas de fazer fogo, vamos trabalhar somente com uma_.Entao ess pessoa vê um raio caindo e uma arvore e oq aconteceu??? surgiu o fogo!!!! aí ela passa a se perguntar" pq a arvore pegou fogo dpois d ser atingida pelo raio???" entao ele descobre q a arvore possui muita madeira e q a madeira é inflamavel....e assim por diante.
Ou seja, o homem nunca irá descobrir o pq d tds as coisas








em relação aos mediuns, eu pessoalmente acredito sim, há até varios casos policiais q só foram solucionados com ajuda d mediuns........mas isso é uma outra historia...
 
Uhm...Eu acredito, nunca vi. Não posso dizer que sou espírita, mas acredito no espiritismo, só que minha visão de religião vai um pouco além do que qualquer uma pode oferecer... xD
Mas acredito em espíritos, ET's, não que eles queiram invadir a Terra, ou que passeiem pela nossa órbita ¬¬ Mas acredito assim mesmo^^
E como meu professor de inorgânica teórica disse: Tudo é possível, basta que haja tempo.
Então...Pq não? xD
Mas respeito a opinião de quem não acredita, afinal de contas, devemos questionar tudo, isso é o certo^^
E sei que os que acreditam têm seus motivos particulares para isso, assim como eu.

^^/
 
Uma vez me falaram uma coisa:
'Aquilo que parece não existir para muitos, passa a existir a partir do momento em que você começou a acreditar que aquilo existe...'
Os seres humanos tem mania de questionar tudo e todos, mas ele não vai conseguir saber de todos os segredos do universo. Eu, particularmente, acho isso impossível.

Eu já tive experiências paranormais.
A maioria delas não foram muito bem sucedidas.
 
Hum... eu não acredito em nada pra falar a verdade. Eu já era totalmente discrente do sobrenatural, depois de ler Deus, um delírio, me convenci mais ainda.
E Dawkings fala uma coisa que eu acho bem interessante. O ônus da prova deveria cair sobre quem alega que existem espíritos e deuses, e não o contrário. Muitas pessoas dizem: você prova que não existe? Não? Então significa que existe. Não é assim... se fosse assim, usando o próprio exemplo dele, eu falaria que existe um bule microscópico indetectável rodando o planeta e que realiza meus pedidos quando eu rezo pra ele. E como ninguém prova que ele não existe, voilá, ele existe.

Quanto a fenômenos como a eletricidade, ele não é visto só pelos efeitos. Existem várias experiências que mostram seu funcionamento, etc. Se conseguirem fazer isso em relação a espíritos eu humildemente aceitarei sua existência, mas, por enquanto, eu continuo não acreditando em nada.
 
Hum... eu não acredito em nada pra falar a verdade. Eu já era totalmente discrente do sobrenatural, depois de ler Deus, um delírio, me convenci mais ainda.
E Dawkings fala uma coisa que eu acho bem interessante. O ônus da prova deveria cair sobre quem alega que existem espíritos e deuses, e não o contrário. Muitas pessoas dizem: você prova que não existe? Não? Então significa que existe. Não é assim... se fosse assim, usando o próprio exemplo dele, eu falaria que existe um bule microscópico indetectável rodando o planeta e que realiza meus pedidos quando eu rezo pra ele. E como ninguém prova que ele não existe, voilá, ele existe.

Quanto a fenômenos como a eletricidade, ele não é visto só pelos efeitos. Existem várias experiências que mostram seu funcionamento, etc. Se conseguirem fazer isso em relação a espíritos eu humildemente aceitarei sua existência, mas, por enquanto, eu continuo não acreditando em nada.

Você é muito é muito cético, Fring.
Eu era assim antigamente também.

Encontrei esse texto em um livro de wica:
'Perguntam-me se acredito na Deusa. Eu respondo: 'Você acredita em pedras?' A frase 'Acreditar em' implica que não podemos conhecer a Deusa, que ela é, de alguma maneira, inalcançável, imcompreensível, mas nós não acreditamos em pedras, podemos vê-las, tocá-las, cavá-las de nosso jardim ou impedir que crianças atirem-nas umas nas outras. Nós as conhecemos, ligamo-nos a elas! Na Arte, não acreditamos na Deusa: ligamo-nos a Ela, através da Lua, das Estrelas, do Mar, da Terra, das árvores, animais e outros seres humanos, através de nós mesmos. Ela está aqui. Ela está dentro de todos nós. Ela é o círculo pleno: fogo, ar, terra, água e essência; corpo, mente, espírito, emoções, transformações'.

Para certas coisas as pessoas não precisam que esteja cientificamente explicado como, quando, aonde, aquilo existe, entende?
Muitos acreditam em suas religiões, ou em coisas paranormais, porque seus corações querem acreditar nisso. Se seu coração está tão fechado a ponto de não querer enxergar além do que é visível ou explicado, você se torna cético.
 
Mas não é só questão de não acreditar, Lune.
Eu simplesmente não sinto necessidade de acreditar no sobrenatural. Se eu preciso de conforto, eu encontro nos meus amigos. Se eu feliz e quero comemorar, eu posso ouvir músicas, escrever poesias, conversar com as pessoas.
Eu olho pro mundo e fico maravilhado com as coisas que eu vejo e encontro tudo o que eu preciso nesse mundo maravilhoso, no próprio ser humano, que apesar de ter várias características ruins, é um ser com qualidades.
Se um dia eu tivesse alguma experiência sobrenatural que me tocasse eu poderia até acreditar. Mas eu nunca tive e acho muito difícil eu ter, já que eu acredito que todos esses sentimentos podem ser explicados pela psicologia, pelos medos e desejos do ser humano.
Mas isso é uma questão de (dis)crença.
E eu respeito muito o que todos acreditam, mesmo eu não acreditando:wink:
 
Por isso você é discrente, Fring. :D
É a opinião de cada um.
Depois que você passa a viver certas coisas, você pode acabar mudando de opinião.
Pelo menos foi o que aconteceu comigo, sabe?
 
Claro que nãoo é problema, Fring.
O que me fez mudar de opinião se o paranormal existe?
Ou sobre crenças e religião?
 
Originalmente sobre a existência do paranormal.
Mas como você sugeriu, explique também sua mudança de vista em relação à crenças e à religiões:wink:
 
Ta bom! :cerva:

Bem vou citar só algumas coisas que aconteceram comigo.
Minha mãe sempre disse que eu era meio atormentada sabe? Quando criança, eu chorava muito mais do que o normal e sempre ficava olhando para o teto, ou para algum lugar fixo.
Eu não lembro muito bem como começou a acontecer, mas eu sempre acordava de noite em meio a vozes que surgiam do meio do nada, e sempre 'via' olhos me encarando. São cenas muito desagradáveis.
Eu disse 'via', porque você vê as coisas de uma maneira diferente.
De vez enquando, quando sonho com coisas pertubadoras, acordo com marcas pelo corpo, aquelas marcas de quando você bate em algum lugar. E é impossível de eu conseguir me bater tanto dormindo.
Por algumas vezes eu 'vejo' criaturas estranhas e definhadas.
Eu odeio ter essas experiências.

Sobre a religião e crenças.
Eu não sigo uma religião. São muitas regras, que a maioria eu questiono.
Eu prefiro apenas acreditar no que meu coração acha certo.
Mesmo minha família quase toda ser cristã, eu acabo seguindo mais o paganismo.
É com o qual eu me indentifico mais, e me sinto mais livre. Mas prefiro não fazer iniciações e etc.
Eu acabei por mudar de opinião sobre a minha crença, porque eu senti necessidade disso. Mas é a minha ligação com a que eu acredito.
 
Essas experiências devem ter sido muito fortes. Você ainda costuma ter elas muitas vezes?

Agora que você falou disso, eu lembrei de uma experiência que eu tive quando era pequeno. Eu tinha diversos pesadelos a noite, lembro que eu sonhava que eu estava preso em castelos de bruxas e sendo perseguidos, mas só isso. Meus pais falavam que toda noite lá pelas 23h00 eu começava a gritar e a falar várias coisas. A primeira vez que isso aconteceu, minha mãe foi ver se eu tava bem e perguntou se eu precisava de ajuda. De acordo com ela, eu gritei: "Vai embora daqui!! Você não é minha mãe não, eu te odeio!!". E no dia seguinte eu acordava sem lembrar de nada.
Um dia, minha madrinha - que era espírita - viu isso acontecendo comigo e começou a rezar. E quanto mais ela rezava mais agitado eu ficava. Então meus pais chamaram uma espécie de padre para benzer a casa. Eu lembro de ele chegando e conversando comigo, fazendo perguntas, eu tava com um pijama amarelo. Aí ele me mandou dormir. Meus pais falaram que ele benzeu a casa e mandou jogar uma carranca fora porque ela trazia mais agouro. Eu nunca mais tive esse problema. Na verdade, quase não sonho mais. E uma coisa engraçada... diz minha mãe que quando esse cara chegou lá em casa eu já estava dormindo.

Essa foi a única experiência que eu tive mais "sobrenatural", mas atualmente eu vejo isso de outra forma. Existe uma doença psicológica que faz com que algumas crianças ajam assim. Eu vi isso no Globo Repórter. As vezes, pelo fato de eu realmente acreditar que o padre me curaria, psicologicamente eu me livrei disso, mas não sei também. Só sei que algumas crianças sofrem isso e depois de um tempo, quando crescem, melhoram e têm um sono normal e profundo:D
 
É algumas delas são fortes demais. Tem vezes que eu chego a passar muito mal até.
Continuam acontecendo sim. Às vezes melhora e parece que tudo sumiu e outras vezes vem com uma força tão grande.
Eu lembrei agora.
Uma vez uma mulher chegou para minha mãe, e disse assim. 'Essa criança não se cria não. Ela vai morrer logo.'
Acho que isso é algum tipo de alguma coisa em que você nasce com isso e tem que carregar para vida toda.
Às vezes isso me ajuda. Em sonhos ficam claras algumas mensagens sobre alguma coisa para mim.
É bem estranho mesmo, mas eu tento sempre me adaptar.

Já fizeram isso comigo uma vez também, sabe?
Mas nem melhora, nem piora.
E já tentei usar o psicológico para tentar melhorar também e nada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo