• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento [Paraná]Semana Literária Sesc

Ana Lovejoy

Administrador
Simplesmente pela fruição artística, pelo entretenimento, para ampliar o conhecimento, para o aprimoramento profissional, para desenvolver a empatia, descobrindo novas e melhores formas de relacionamento pessoal. De algum modo, todas as maneiras e intenções de leitura nos conduzem a um mesmo ponto: ampliar o repertório cultural e possibilitar o contato, mediado pela palavra, com outras formas de existência e de visão de mundo. Então, nada mais apropriado que dedicar um grande evento literário que dê voz ao tema “leitura e leitor”. Esse é o assunto central da 32ª Semana Literária Sesc e 11ª Feira Universitária do Livro Editora UFPR, evento que acontece entre os dias 16 e 21 de setembro, simultaneamente, em Curitiba e em mais 20 cidades do estado (confira programação no site).

A parceria entre Sesc Paraná e Editora UFPR começou no ano passado e deu muito certo. As duas instituições estão empenhadas num mesmo objetivo: contribuir para a formação de novos leitores, ampliar o acesso a bens culturais – em especial ao livro -, e criar cenários para o debate de temas literários, culturais e científicos, favorecendo, com isso, a formação de educadores, estudantes e comunidade.

Outro aspecto relevante é que o evento, em Curitiba, promove a ocupação de uma importante área pública: estamos falando da Praça Santos Andrade. Literalmente, o evento opera uma “invasão” da praça, com ações culturais que levam benefícios significativos para o centro da cidade, para o comércio do entorno e para a sociedade em geral. No interior do estado, o evento não perde o vigor. A programação é aguardada com expectativa e marca o calendário cultural das cidades.

Em 2013, além de debater o tema “Cadê o Leitor?”, o evento faz ainda homenagem ao escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944 – 2012), por sua relevante contribuição à literatura dedicada às crianças e por seu engajamento político-social por um “Brasil Literário”.

A partir desta edição, o evento terá também um patrono. Uma forma de homenagear uma grande personalidade da literatura paranaense. Manoel Carlos Karam (1947 – 2007), com sua vigorosa produção literária, abrirá o ciclo de patronos.

Durante os seis dias do evento, em Curitiba e nas 20 cidades paranaenses, o público poderá participar, entre outras atividades, de uma diversificada programação, com mesas-redondas, palestras, seminários, bate-papo com grandes nomes da literatura nacional, lançamento de livros, contação de histórias, além de conhecer os lançamentos do mercado editorial nos estandes das livrarias e editoras universitárias.


Então, no site >> http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/ dá para selecionar a cidade e ver o que vai rolar. Claro que a maior parte dos eventos será em curitiba, mas tem bastante coisa em outros lugares. A programação tá bacana, e até por isso estou divulgando. fica a dica aí pro pessoal do paraná.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo