• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paraguai autoriza EUA a instalar base militar no país

Lordpas disse:
:think:

Peraê. Eu não considero assim. Para mim o fato deles terem ajudado contra Hitler e Mussolini não faz de táticas e planos como o Marshal menos imperialistas que as táticas deles hoje (a.k.a. New American Century)

Talvez o objetivo na época fosse diferente, assegurar o capitalismo, etc... mas ainda asism é uma tática de domínio, clara e simplista.


E especifique em que pontos a política americana atual tem sido correta? :eh:

Nao é que eu considere a politica americana atual correta, eu só estou tentando mostrar como as pessoas sao demagogas quando criticam o Bush mas achavam o Plano Marshal maravilhoso etc...
Nisso eu concordo com voce, é tudo a mesma coisa. ;-)
 
Vovin disse:
Agua - Bobagem, existe uma coisa chamada dessalinização de agua, que custaria menos do que invadir um pais do tamanho do Brasil, e se fosse pra invadir o Canada fica mais perto, é mais vulneravel e tem tanta agua quanto o Brasil.

Sim, água é um dos motivos. O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta (Amazônia e aquífero Guarani, que por sinal tem parte de sua localização no possível local da base norte americana no Paraguai). O Custo para dessalinização da água pode ser menor que uma possível invasão do Brasil, mas e as outras coisas que o Brasil possui? Petróleo na bacia de Campos, a Amazônia é sim área de interesse norte-americano, a qual eles não podem explorar somente patenteando produtos nacionais, sendo que no seu subsolo existe uma quantidade inimaginável de minérios, dados os quais eles possuem a mais tempo que o Brasil.

mais facil invadir o Zaire ou Papua Nova Guine

Invadir pra que esses países que não tem praticamente nada em seu território comparando-se com a Amazônia?


territorio onde o exercito americano não sabe lutar (vide vietna) e o brasileiro é o melhor do mundo

Os americanos possuem umas das melhores tropas de combate na selva do mundo, dentre as quais destacam-se os Boinas Verdes (ou você acha que eles não aprenderam nada no Vietnã?), além de possuir um contingente muito maior que o Brasileiro. O Brasil, em tropas de combate mesmo (sem contar recrutas, soldados e cabos que seguem carreira e nao tem nenhum treinamento decente em combate) não possui mais de cem mil homens entre as três forças (Aeronáutica, Marinha e Exército), enquanto os americanos possuem mais de trezentos mil combatentes com experiencia em combate, além de um poder militar muito maior.

Nenhum país hoje é páreo para os americanos. Levando em conta a atual situação econômica, geopolítica e militar do mundo atualmente, somente a China a Rússia e quem sabe a Índia poderiam tentar fazer frente ao poderio americano, pois pode ter certeza, no Iraque não foi utilizado nem 15% da capacidade divulgada dos norte-americanos.

O Brasil poderia sustentar por algum tempo o combate na Amazônia, mas sem linhas de comunicação e suprimentos, e depois de um tempo a moral desses combatentes iria por água abaixo...


Eu diria que a cultura brasileira de raíz mesmo, que a gente pode chamar de "nossa" nao chega a compor 30% da cultura da nossa populacao.
A maioria é americana mesmo
Acho que isso depende de região para região, aqui onde meus pais moram é bastante difundada a cultura nacional, especialmente a gaúcha...

O que você definiria como cultura americana?
 
Arnostalion ¥ disse:
Sim, água é um dos motivos. O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta (Amazônia e aquífero Guarani, que por sinal tem parte de sua localização no possível local da base norte americana no Paraguai). O Custo para dessalinização da água pode ser menor que uma possível invasão do Brasil, mas e as outras coisas que o Brasil possui? Petróleo na bacia de Campos, a Amazônia é sim área de interesse norte-americano, a qual eles não podem explorar somente patenteando produtos nacionais, sendo que no seu subsolo existe uma quantidade inimaginável de minérios, dados os quais eles possuem a mais tempo que o Brasil.



Invadir pra que esses países que não tem praticamente nada em seu território comparando-se com a Amazônia?




Os americanos possuem umas das melhores tropas de combate na selva do mundo, dentre as quais destacam-se os Boinas Verdes (ou você acha que eles não aprenderam nada no Vietnã?), além de possuir um contingente muito maior que o Brasileiro. O Brasil, em tropas de combate mesmo (sem contar recrutas, soldados e cabos que seguem carreira e nao tem nenhum treinamento decente em combate) não possui mais de cem mil homens entre as três forças (Aeronáutica, Marinha e Exército), enquanto os americanos possuem mais de trezentos mil combatentes com experiencia em combate, além de um poder militar muito maior.

Nenhum país hoje é páreo para os americanos. Levando em conta a atual situação econômica, geopolítica e militar do mundo atualmente, somente a China a Rússia e quem sabe a Índia poderiam tentar fazer frente ao poderio americano, pois pode ter certeza, no Iraque não foi utilizado nem 15% da capacidade divulgada dos norte-americanos.

O Brasil poderia sustentar por algum tempo o combate na Amazônia, mas sem linhas de comunicação e suprimentos, e depois de um tempo a moral desses combatentes iria por água abaixo...



Acho que isso depende de região para região, aqui onde meus pais moram é bastante difundada a cultura nacional, especialmente a gaúcha...

O que você definiria como cultura americana?

Olhe em sua volta e me responda :uhum:
 
Mc Donald's & Coca Cola. :uhum:


Mas agora. Eu tinha lido alguns pontos já sobre o New American Century, mas tava relendo agora que postei pro Ombudsman na resposta e vi como a bagacinha é tremendamente mais arrogante do que eu pensava e bem pior também. Argh.
 
ombudsman disse:
Olhe em sua volta e me responda :uhum:

Voce considera cultura americana beber coca-cola, comer no Mcdonald's, usar tenis da nike, usar windows e comprar tudo o que ve pela frente? :eh:

Pra mim isso é efeito da globalização, tem suas origens nos EUA, mas tem efeito no mundo inteiro...
 
Invadir pra que esses países que não tem praticamente nada em seu território comparando-se com a Amazônia?

Tem florestas parecidas com a Amazonia, não tão grandes mas com tanta biodiversidade quanto, a Amazonia é superestimada, o Cerrado é muito mais importante pro Brasil, ta sendo destruido e ninguem fala nada.



Sim, água é um dos motivos. O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta (Amazônia e aquífero Guarani, que por sinal tem parte de sua localização no possível local da base norte americana no Paraguai). O Custo para dessalinização da água pode ser menor que uma possível invasão do Brasil, mas e as outras coisas que o Brasil possui? Petróleo na bacia de Campos, a Amazônia é sim área de interesse norte-americano, a qual eles não podem explorar somente patenteando produtos nacionais, sendo que no seu subsolo existe uma quantidade inimaginável de minérios, dados os quais eles possuem a mais tempo que o Brasil.

A bacia de Campos não suporta nem o Brasil direito que dirá os EUA, a maior parte do petroleo do mundo esta no oriente medio por isso que eles estão lá agora, o Brasil não importa pra eles no ponto de vista militar e invadir o brasil por outro motivo não compensa.
 
Arnostalion ¥ disse:
Voce considera cultura americana beber coca-cola, comer no Mcdonald's, usar tenis da nike, usar windows e comprar tudo o que ve pela frente? :eh:

Pra mim isso é efeito da globalização, tem suas origens nos EUA, mas tem efeito no mundo inteiro...
E a Globalização não te leva a relação com o imperialismo estadunidense? São coisas intimamente ligadas.
 
Lordpas disse:
E a Globalização não te leva a relação com o imperialismo estadunidense? São coisas intimamente ligadas.

Claro que leva, mas não considero essa relação como parte da cultura, pra mim o americano é um povo um tanto quanto sem cultura...


Vovin disse:
Tem florestas parecidas com a Amazonia, não tão grandes mas com tanta biodiversidade quanto, a Amazonia é superestimada, o Cerrado é muito mais importante pro Brasil, ta sendo destruido e ninguem fala nada.

Amazônia superestimada? A maior reserva de urânio do mundo, a maior biodiversidade do mundo, maior laboratório ao céu aberto do mundo...Eu sei que o cerrado é importante pois tem mais habitantes e tal, mas a Amazônia possui muito mais valor que o Cerrado.

Vovin disse:
A bacia de Campos não suporta nem o Brasil direito que dirá os EUA, a maior parte do petroleo do mundo esta no oriente medio por isso que eles estão lá agora, o Brasil não importa pra eles no ponto de vista militar e invadir o brasil por outro motivo não compensa

Não comporta o Brasil porque não são exploradas todas as jazidas...o Brasil pode ser autosuficiente em petróleo, só falta vontade.
 
Arnostalion ¥:

Na verdade o que você chama de sem cultura é denominado cultura de massa.

Anyway: Cultura estadunidense

É leviano por demais dizer que um povo "não tem cultura", ele pode é não ter cultura própria, o que não é o caso dos Estadunidenses.
 
Voce considera eles um povo sem cultura justamente pelo fato de tanto voce quanto um americano qualquer possuirem uma afinidade cultural gigantesca. Afinal, os EUA expandiram a cultura deles para todos os cantos do planeta e o tem feito a mais de 50 anos, quando passaram a ser a força hegemonica ocidental.

Claro que nao é uma conspiracao por parte deles, tanto é que nao só os paises "perifericos" recepcionam como buscam se equiparar aos padroes culturais americanos.

Voce acha estranho apontar todas essas coisas como parte da Cultura de Massa Americana porque justamente, as acha naturais... e nao sao obviamente :cerva:

It's the American Way of Life, Baby :blah:
 
Última edição:
O que eu quero dizer Lordpas, é que os americanos não tem culturas regionais tão difundidas como outros países, por isso eu disse um tanto quanto.

O Brasil possui muito mais cultura que os americanos, e ambos são formados por povos de diferentes raças, mas a visão americana de "comprar para produzir, comprar mais para produzir mais" deixa isso um pouco de lado, e olha que amigos meus que moraram lá falam a mesma coisa, o povo em sua maior parte só pensa em comprar, comprar e consequentemente, comprar mais.
 
Arnostalion ¥ disse:
O que eu quero dizer Lordpas, é que os americanos não tem culturas regionais tão difundidas como outros países, por isso eu disse um tanto quanto.

O Brasil possui muito mais cultura que os americanos, e ambos são formados por povos de diferentes raças, mas a visão americana de "comprar para produzir, comprar mais para produzir mais" deixa isso um pouco de lado, e olha que amigos meus que moraram lá falam a mesma coisa, o povo em sua maior parte só pensa em comprar, comprar e consequentemente, comprar mais.

Mas isto faz parte da cultura dos EUA. É o mesmo que um gaucho dizer que o nordestino negligencia a importancia dos cavalos e por isso nao tem cultura. A cultura nordestina tá pouco se lixando pro cavalo, quer mais é saber sei lá, do babaçu e dos pescadores. Me fiz claro?

E falar que possuimos mais cultura é ilogico.Toda Cultura é Cultura. Nao é mensuravel.

Eles deixam de lado a cultura "regional" justamente pelo fato de eles possuirem uma ligacao cultural que o brasileiro nao tem. Aqui o regional é mais forte que o nacional, parece que um gaucho antes de ser brasileiro, é gaucho. Lá um nova-iorquino é antes de qualquer coisa, um americano, cidadao da terra da liberdade e da democracia e todo aquele :blabla: :blabla: deles.
 
Exato ombusdsman, concordo plenamente.

E Arnostalion ¥, o link que eu passei prova que lá, também existe o regionalismo, tanto que um choque de culturas já virou guerra civil lá. A história prova isso, a KKK prova isso, etc...

E é um ponto forte dos estadunidenses terem essa cultura do nacionalismo, eles são muito mais unidos em termos de ser nação do que nós, o que me faz admirar eles por esse lado. Querendo ou não o amor a pátria funciona como motor do desenvolvimento de uma nação.

E é estranho que a maioria tenha essa idéia de Cultura mensurável, isso não existe.
 
ombudsman disse:
Mas isto faz parte da cultura dos EUA. É o mesmo que um gaucho dizer que o nordestino negligencia a importancia dos cavalos e por isso nao tem cultura. A cultura nordestina tá pouco se lixando pro cavalo, quer mais é saber sei lá, do babaçu e dos pescadores. Me fiz claro?

E falar que possuimos mais cultura é ilogico.Toda Cultura é Cultura. Nao é mensuravel.

Eles deixam de lado a cultura "regional" justamente pelo fato de eles possuirem uma ligacao cultural que o brasileiro nao tem. Aqui o regional é mais forte que o nacional, parece que um gaucho antes de ser brasileiro, é gaucho. Lá um nova-iorquino é antes de qualquer coisa, um americano, cidadao da terra da liberdade e da democracia e todo aquele :blabla: :blabla: deles.

Faz parte da cultura americana, sendo que é uma das únicas manifestações de cultura daquele povo. Parece que eu to desmerecendo, mas não é bem isso, eu até respeito os americanos por uma coisa que eles tem muito mais que o brasileiro, que é patriotismo, mas isso não é o caso aqui eu acho. E como eu já disse, o americano é um povo UM TANTO QUANTO sem cultura, ou seja, fora essa manifestação de consumismo extremo o que mais temos? :uhum:

E como eu falei, isso já foi me falado até por quem morou lá, os americanos "vivem num mundo autista fechado pra eles mesmos" segundo um colega de faculdade, sendo que a grande maioria não tem a mínima idéia da onde fica o Paraguai por exemplo.

Até onde eu vejo, devido a atual situação brasileira, o consumismo americano não é tão difundido, visto que o Brasil como diria um amigo meu tem uma ótima distribuição de pobreza, sendo assim a cultura nacional não representa no máximo 30% como foi falado anteriormente.
 
Arnostalion ¥ disse:
Até onde eu vejo, devido a atual situação brasileira, o consumismo americano não é tão difundido, visto que o Brasil como diria um amigo meu tem uma ótima distribuição de pobreza, sendo assim a cultura nacional não representa no máximo 30% como foi falado anteriormente.

Antes de mais nada, a cultura vai alem das capacidades materiais dos individuos.
Só porque uma pessoa pobre nao tem acesso à toda fauna de mercadorias que o modelo capitalista americano proporciona, nao significa que nao faz parte da cultra desta pessoa.
Veja bem, o sonho de vida americano é o sonho da maioria esmagadora da populacao mundial.
E o consumismo é uma das facetas da cultura americana.
Bem ou mal, voce querendo ou nao, vivemos em um modelo politico que , pasme, é tipicamente norte-americano. Nossas escolas sao, pasme, tipicamente norte-americanas. Nossos meios de transporte, queira voce ou nao, sao tipicamente norte-americanas. Sonhamos o que eles sonham, desejamos o que eles desejam. ( Nao quero abranger a totalidade das pessoas no mundo, mas sim o senso comum ).

Reduzir toda cultura norte-americana, que hoje em dia, representa a maior fatia da cultura "global" à simples frenesi consumista é forçar a barra.
 
Arnostalion ¥ disse:
Faz parte da cultura americana, sendo que é uma das únicas manifestações de cultura daquele povo. Parece que eu to desmerecendo, mas não é bem isso, eu até respeito os americanos por uma coisa que eles tem muito mais que o brasileiro, que é patriotismo, mas isso não é o caso aqui eu acho. E como eu já disse, o americano é um povo UM TANTO QUANTO sem cultura, ou seja, fora essa manifestação de consumismo extremo o que mais temos? :uhum:

E como eu falei, isso já foi me falado até por quem morou lá, os americanos "vivem num mundo autista fechado pra eles mesmos" segundo um colega de faculdade, sendo que a grande maioria não tem a mínima idéia da onde fica o Paraguai por exemplo.

Até onde eu vejo, devido a atual situação brasileira, o consumismo americano não é tão difundido, visto que o Brasil como diria um amigo meu tem uma ótima distribuição de pobreza, sendo assim a cultura nacional não representa no máximo 30% como foi falado anteriormente.
Peraê, vc não leu o link que eu passei antes né. :uhum:

E o consumismo não é difundido no Brasil? :eek: Me avise em que Brasil você mora, porque no meu, a base capitalista está totalmente difundida. Temos quase 90 % da população sendo urbana, isso indica que a TV chega no mínimo a essa parcela da população, logo... (E isso é apenas UM exemplo).

Temos que cuidar aobre o que afirmamos. ;)
 
Lordpas disse:
Peraê, vc não leu o link que eu passei antes né. :uhum:

E o consumismo não é difundido no Brasil? :eek: Me avise em que Brasil você mora, porque no meu, a base capitalista está totalmente difundida. Temos quase 90 % da população sendo urbana, isso indica que a TV chega no mínimo a essa parcela da população, logo... (E isso é apenas UM exemplo).

Temos que cuidar aobre o que afirmamos. ;)

To lendo ainda =P

O consumismo excessivo americano não é totalmente difundido no Brasil, foi isso que eu quiz dizer. Lá boa parte da população troca os eletrônicos e outros bens de consumo duráveis em intervalos relativamente curtos, enquanto aqui...

Ah, eu moro atualmente em Curitiba :dente:

Uma coisa que eu nao entendi direito no link que voce passou Lordpas, é a rivalidade atual entre Boston e Nova York...aquilo lá é sobre esportes? :blah:

Outra coisa que percebi ali, que deu pra perceber que eu não estava totalmente certo, mas nem totalmente errado, é que após a Guerra Fria esses tipos de conflitos culturais diminuiram bastante...

Acho que a expressão "um tanto quanto sem cultura" deixou meio complicado de mostrar meu ponto de vista, acho que "mais pobre culturalmente (pobre no sentido de quantidade, meios, tipos, etc)" fica mais fácil :cerva:
 
Última edição:
Arnostalion ¥ disse:
Faz parte da cultura americana, sendo que é uma das únicas manifestações de cultura daquele povo. Parece que eu to desmerecendo, mas não é bem isso, eu até respeito os americanos por uma coisa que eles tem muito mais que o brasileiro, que é patriotismo, mas isso não é o caso aqui eu acho. E como eu já disse, o americano é um povo UM TANTO QUANTO sem cultura, ou seja, fora essa manifestação de consumismo extremo o que mais temos? :uhum:

E nós, que manifestações de cultura temos? Samba, futebol e mulheres seminuas?

E você está sendo preconceituoso com os americanos. Lá, apesar do patriotismo, há espaço para milhares de culturas diferentes. Não é como o pensamento dominante no Brasil, que é "você está no Brasil, então seja como os brasileiros". E eles têm expressão artística bem maior e mais heterogênea que a nossa.

E como eu falei, isso já foi me falado até por quem morou lá, os americanos "vivem num mundo autista fechado pra eles mesmos" segundo um colega de faculdade, sendo que a grande maioria não tem a mínima idéia da onde fica o Paraguai por exemplo.

E aqui a grande maioria não tem a mínima idéia de quem foi o penúltimo presidente...

Acho melhor viver num mundo fechado (embora, que eu saiba, não seja verdade) do que não saber nem em que mundo estou.
 
Arnostalion ¥ disse:
Água e Amazônia respondem sua pergunta.

Só uma coisa. Onde você viu que o Brasil é culturalmente parecido com os EUA? :eek:
1-Agua? ate que eu saiba eles tem agua, e tem aqueles grandes lagos lah, e para invadir um pais com a fama do Brasil por um motivo artificial como ese e besteira, melhor invadir a colombia no caso, esse exemplo da colombia tambem do para a amazonia, afinal a amazoniua nao e so do Brasil, e de todos os paises que ela pega...Alias todas as empresas da amazonia sao Americanas, eles ja controlam ela...

E culturalmente e so ver nossas expressoes, os nomes que viraram moda agora (Walisson, wassinghton, entre outros), alem da nossa alimentacao e musica...

E como eu falei, isso já foi me falado até por quem morou lá, os americanos "vivem num mundo autista fechado pra eles mesmos" segundo um colega de faculdade, sendo que a grande maioria não tem a mínima idéia da onde fica o Paraguai por exemplo.
cara isso e pior que vc imagina, eu estou nos EUA nesse momento e ja morei aqui, os cvaras nao sabem direito nem onde fica a Franca, nem a italia, isso se eu mostar um mapa so da europa (nao e exagero ja fiz isso)...Os adolecentes aqui nem sabem o que era comunismo...
E vcs falaram de Patriotismo, sabia que aqui vc nao pode botar uma bandeira acima da americana? Assim, se vc botar em um unico mastro a Bandeira Brasileira e em baixo a americana vc tem que mudar, e se negar vai preso...

O consumismo excessivo americano não é totalmente difundido no Brasil, foi isso que eu quiz dizer. Lá boa parte da população troca os eletrônicos e outros bens de consumo duráveis em intervalos relativamente curtos, enquanto aqui...
Acredite, e so porque aqui e tudo muito barato, aqui e normal vc dar um DVD para o seu vizinho caso vc tenha uma boa relacao com ele...
 
Última edição:
ombudsman disse:
:blabla: :blabla: :blabla:

Putz, olha o que eu tenho que ler neste forum.

Eu acho engraçado que todo mundo critica os americanos pela paranoia que eles andam tendo com toda essa "ameaça terrorista", mas muitos destes criticos das politicas americanas tambem estão com uma paranoia bem forte, achando que os EUA querem dominar o mundo, nós somos os proximos, enfim....

:loser:

Tá, eu exagerei um bocado. Mas podia enforcar os neoliberais sem os EUA virem também.

Os americanos não estão só interessados em recursos naturais, dizem as más línguas (ou as pessoas que eles querem que sejam tidas como más línguas) que a máquina de guerra deles tem que se manter sempre em ativa, já que a indústria militar lá é bilhonária e pró-Bush, então é muito lucro destruir um país para depois reconstruí-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo