• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paradigma

Link

The Hero of Time
Chegou um texto interessante pelo meu e-mail e resolvi postar aqui...



COMO NASCE UM PARADIGMA

Autor desconhecido

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula com uma escada
no centro e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a
escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água
fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros
enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia
mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente
retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo
integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro
substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o
último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo
nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que
tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem
tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as
coisas sempre foram assim por aqui..."".
Você não deve perder a oportunidade de passar esta história para seus
amigos, para que, vez por outra, questionem-se porque estão batendo...

"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO"
 
tolkien_onering disse:
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem
tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as
coisas sempre foram assim por aqui

Claramente a falha de raciocínio está na suposição contida na citação acima. Preconceitos são diferentes de condicionamentos.
 
gigante guerreiro daileon disse:
eu já tinha recebido esse email.


não consegui entender o propósito do tópico! :o?:


É discutir a última frase do texto...


Deriel disse:
tolkien_onering disse:
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem
tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as
coisas sempre foram assim por aqui

Claramente a falha de raciocínio está na suposição contida na citação acima. Preconceitos são diferentes de condicionamentos.


Sei lá... eu interpretei como se o condicionamento fosse o jato de água fria e o preconceito fosse as "surras" que os "novatos" levavam...
 
Muito Massa! e isso pode ser empregado na sociedade tmb, q muitas vezes ocorre assassinatos e homicidios e troco de dinheiro ou outra coisa, e devemos nos perguntar, porque continuar com essa violência se temos metodos civilizados como a Justiça ou o bom e velho dialogo para resolver-los? isso por que desde pequenos agente jah cresce com o pensamento voltado para ignorancia, e esse pensando vem da onde? lá dos Homem das Cavernas, onde se resolvia tudo a base da paulada, herdamos isso de milhões de anos, como os macacos q sabia q naum podia subir, mas não sabia porque. (pensando bem isso num tem muito a ver com o problema dos macacos... :lol: :lol: :lol: :lol: )
 
(pensando bem isso num tem muito a ver com o problema dos macacos... )

Exatamente... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu jah tinha lido esse e-mail tbm... Mas é muito bom! Eu fico imaginando os macacos dando porrada uns nos outros... :lol: :lol: :lol: . O maldade. :roll:
 
Eu achoq ue o texto faz sentido sim. Vamos tomar como exemplo o racismo. Ninguém nasce racista, mas conforme a pessoa (normalmente na infância) vê uma pessoa negra sendo tratada como inferior por uma branca, acaba se achando superior também. Se perguntarem pra ela por que os brancos são superiores aos negros, ela provavelmente vai dizer: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui."
 
Legolas Greenleaf disse:
Eu achoq ue o texto faz sentido sim. Vamos tomar como exemplo o racismo. Ninguém nasce racista, mas conforme a pessoa (normalmente na infância) vê uma pessoa negra sendo tratada como inferior por uma branca, acaba se achando superior também. Se perguntarem pra ela por que os brancos são superiores aos negros, ela provavelmente vai dizer: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui."

eh exatamente nisso q eu pensei qdo eu li o texto...uma pessoa racista soh trata mal o negro pq a sociedade "ensinou q era pra ser assim"...
 
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem
tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as
coisas sempre foram assim por aqui..."".

Acho que essa só seria a resposta se os animais naum mantessem contato.... acho que eles podiam sim dizer que o motivo era o jato d' água pois se comunicam.
 
Aê, hoje mesmo apresentaram um trabalho sobre Inovação, e falaram de Paradigma.
O cara contou que um homem tava andando de carro, quando passou na outra mão uma senhora que abriu o vidro do carro e berrou PORCO.
Daí ele puto da vida, a primeira reação foi abrir o vidro e gritar: VACA.
Daí quando ele fez a curva ele atropelou um porco.

O carinha falou outro paradigma, mas nem tô lembrada...Não prestei muita atenção na aula dele.
 
Alguém perguntou o que é paradigma. Paradigmas são axiomas, ou seja coisas que consideramos como verdades absolutas, sem contestar, porque alguém mais sábio disse que é, e confiamos nesse alguém.
 
Novato disse:
Sei lá... eu interpretei como se o condicionamento fosse o jato de água fria e o preconceito fosse as "surras" que os "novatos" levavam...

Bem eu não levei surra nenhuma... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :D


Tudo bem... os "macacos novatos" (quero ver alguém com esse nick... :lol: )


Eu acho que não só os brancos são racistas em relação aos negros... muitos negros também já estão "condicionados" a pensar que são inferiores aos brancos... e infelizmente em quase todos lugares isso acontece...
 
Alguém perguntou o que é paradigma. Paradigmas são axiomas, ou seja coisas que consideramos como verdades absolutas, sem contestar, porque alguém mais sábio disse que é, e confiamos nesse alguém.
ENTAO, SEGUNDO SUA EXPLICAÇAO, SERIA UM PARADIMA SE EU AGREDITASSE NISSO QUE VC DISSE SEM CONTESTAR...AO MESMO TEMPO SE O FATO DE EU ACREDITAR SEM CONTESTAR FOSSE REALMENTE UM PARADIGMA EU NAO TERIA PQ TER DÚVIDAS DE QUE VC ESTÁ CERTO.....ACHO QUE ESTOU COMETENDO UMA PARADIGMA.....

ALGUEM INTENDEU O MEU RACIOCINIO???? :roll:
 
garix disse:
Alguém perguntou o que é paradigma. Paradigmas são axiomas, ou seja coisas que consideramos como verdades absolutas, sem contestar, porque alguém mais sábio disse que é, e confiamos nesse alguém.
ENTAO, SEGUNDO SUA EXPLICAÇAO, SERIA UM PARADIMA SE EU AGREDITASSE NISSO QUE VC DISSE SEM CONTESTAR...AO MESMO TEMPO SE O FATO DE EU ACREDITAR SEM CONTESTAR FOSSE REALMENTE UM PARADIGMA EU NAO TERIA PQ TER DÚVIDAS DE QUE VC ESTÁ CERTO.....ACHO QUE ESTOU COMETENDO UMA PARADIGMA.....

ALGUEM INTENDEU O MEU RACIOCINIO???? :roll:
:wall: :doh:

Meus primos são phodas ! :x :lol:
 
Mto interessante...uma vez eu li uma crônica que falava exatamente desse assunto. Era um pessoal que construía um prédio sem parar, sem saber o pke, só pke seus pais e avós o fizeram.
Nem precisa ser algo mto antigo e tradicional pra formar um paradigma. Olhem isso:
Uma colega de classe pra mim:
-Sarah, vc nunca beijou?
-Não.
-QUÊ?? Mas vc já tem 17 anos, tá na hora!
-Eu não senti vontade nunca.
-Mas tem que experimentar! Se não experimentar não vai saber!
-Mas eu não quero.
-Mas na sua idade tada mundop já beijou!
-Mas que saco, eu que tenho que decidir minha vida!!
-Mas já tá na hora!
-Pke, se eu não quero?!
-Pke todo mundo na sua idade já beijou. Vê se tem alguém aki na classe que ainda é BV!

Essa idéia de "ficar" não é tão velha. Mas todo mundo já tem na cabeça a idéia de que as pessoas devem ficar com tal idade, senão são gays, ou bobos, ou isso ou aquilo...
É a velha história de seguir tudo o que todo mundo faz. Daí pra virar paradigma é um passo.
 
Todos mundo comete paradigmas...(se é que é possivel comete-los)...todo mundo tem alguma ideia ou opinião que vem dos pais, avós e tios....
Mas nem sempre isso é ruim, muitas vezes é uma ideia construtiva e que vai te ajudar no futuro....isso é bom.
Essa idéia de "ficar" não é tão velha. Mas todo mundo já tem na cabeça a idéia de que as pessoas devem ficar com tal idade, senão são gays, ou bobos, ou isso ou aquilo...
É a velha história de seguir tudo o que todo mundo faz. Daí pra virar paradigma é um passo.
Eu tb acho que vc tá meio atrazadinha.... :roll: . Mas tb acho que isso não significa que que vc seja gay, boba, ou isso ou aquilo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo