1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Para vocês, qual a ordem correta de leitura?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Falassion, 2 Jan 2006.

  1. Falassion

    Falassion Usuário

    Olá à todos.

    Bem, pra grande parte do pessoal esta dúvida pode parecer idiota, mas para mim não é, faz muito tempo que tenho esta dúvida.

    Qual a ordem correta (cronologicamente) de leitura das obras de Tolkien? E qual seria a recomendada por vocês?

    Neste caso, incluo O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, Contos Inacabados, As Aventuras de Tom Bombadil e As Cartas de J.R.R. Tolkien.

    Obrigado desde já.

    Falassion
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    A ordem cronológica é inexorável e indiscutivelmente: O Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis; Contos Inacabados não entra na linha cronológica, pois aborda quase uniformemente todas as eras. Mas a que eu recomendo ao iniciante é a seguinte: O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, Contos Inacabados, começando do mais simples e agradável (para aquele que não tem ainda familiaridade com a mitologia) aos mais profundos, em que se busca os primórdios do que já sabe-se, entendem? =]

    [Falassion, aumente a sua letra, assim é horrível para ler] ;)
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    A ordem que eu recomendo é:

    O Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, Contos Inacabados, O Senhor dos Anéis (sim, de novo, porque é incrível o quanto o livro muda depois de se ter uma visão completa do legendarium), As Aventuras de Tom Bombadil, As Cartas de JRRT e O Senhor dos Anéis (pô, nunca é demais ler esse livro! :D)
     
  4. Falassion

    Falassion Usuário


    Desculpa o inconveniente..

    Estou trocando a fonte...
    Assim fica melhor?

    Falassion
     
  5. Fabianderson

    Fabianderson elen síla lúmenn omentielvo

    bem melhor...
    eu acho q eh melhor começar pelo hobbit, pq dah pra se familiarizar mais com us pequeninos, e entender um pouco mais os sentimentos de sam, frodo, merry e pinpin...
    depois do hobbbit, o SdA, depois o silmarillion, contos inacabados...as cartas nunca li todas, e tb ñ li as aventuras de tom bombadil....
     
  6. Acredito que a ordem não precise ser específica...tanto faz começar com O Hobbit ou Sda...desde que não se tente começar por Simallirion ou Contos Inacabados...vale qualquer coisa... :cerva:
     
  7. Tia Neera

    Tia Neera Pinguin. Aditivada com café!

    Pq não? :think:
    Na minha modesta (??) opinião, o ideal seria O Silmarillion (afinal, explica o começo de tudo...), O Hobbit, O Senhor dos Anéis, e depois, na ordem que quiser, Contos, As Cartas etc... (não li e nem tenho do Tom Bombadil) :cerva:
     
  8. Feanor the Noldor

    Feanor the Noldor Legendary Noldor

    Na minha opnião a ordem é : O hobbit , O Senhor dos Aneis , O Silmarillion e enfim Contos Inacabados , é interessante ler o Silmarillion depois do Senhor dos Aneis , pois da um ar de descoberta e tudo parece ficar mais legal .
    XD
     
  9. Falassion

    Falassion Usuário

    Bem, eu acho que não se deve começar por O Silmarillion porque, em primeiro lugar, o leitor que nunca ouviu falar de Tolkien, vai se sentir perdido porque conforme o livro é lido (e na verdade o livro é isso), um mundo é criado, e acho que isso pode ser "muito" para o leitor iniciante; e em segundo lugar, por causa da infinidade de nomes que há nele (Estou tentando ler O Silmarillion pela 3ª vez, pois não conseguia mais acompanhar quem era quem. Agora estou tentando ler pela quarta vez, mas consultando como um louco o Glossário no fim do livre), o que pode acabar confundindo o leitor novato.

    E Contos Inacabados... Bem, esse nem tive coragem de pegar na mão ainda... Tá lá na estante.

    E me desculpem desviar o assunto, mas alguém já comprou As Aventuras de Tom Bombadil? Porque o único lugar que vi à venda até então foi na Livraria Saraiva por irrisórios R$ 85,00, sendo que o livro tem pouco mais de 180 páginas! E além disso, o livro está ESGOTADO lá, mesmo com este preço! Alguém já o adquiriu?

    Falassion
     
  10. Olórin

    Olórin ai que uó

    Ele eh caro assim pq eh importado de Portugal, eh em Euro... bem mais caro...
    Mas o Ronald Kyrmse está traduzindo ele e vai ser lançado pela Martins Fontes.

    Mais voltando ao Tópico inicial...
    A ordem de leitura que recomendo pra iniciantes eh O Hobbit, SdA, Silma e CI.
    Que tiver uma boa carga de leitura dah pra começar tranquilamente pelo Silma... mas começar pelo CI eh insanidade...:doido:
     
  11. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Eu acho que a ordem correta é aquela que Tolkien publicou... é a ordem q vc leria se vivesse no tempo dele... com O Hobbit em 1o
     
  12. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    O problema de se começar a ler pelo O Silmarillion é que na parte Dos Anéis de Poder e da Terceira Era tem vários "spoilers" do O Senhor dos Anéis.
     
  13. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Em ordem cronológica de acontecimentos, o correto seria; O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, Contos inacabados e então as cartas, mas recomendo que um iniciante comece a lê-los a partir de O Hobbit, por ser uma leitura menos cansativa.
     
  14. Contos Inacabos... depois do outros?...(é que esse não pude ler ainda... :obiggraz: )
     
  15. Bagrong

    Bagrong RaG

    Sim, contos por último pois ele meio que completa os outros livros.

    Olha, eu não recomendaria ler o Silma primeiro, pois, como disse o Sky, ele tem vários spoilers de SdA.

    Para mim, o melhor seria ler O Hobbit, depois SdA, O Silma, CI, SdA de novo e O Silma de novo.

    As obras parecem diferentes, bem mais interessantes e completas, quando já lemos os outros livros, por isso eu recomendaria assim, relendo dois deles. Após isso não creio que haja grandes problemas, os outros livros podem ser lidos em qualquer ordem.
     
  16. Hantalë Bagrong....pela explicação.... :cerva:
     
  17. Tia Neera

    Tia Neera Pinguin. Aditivada com café!

    Na realidade, na ordem que quiser. A 1ª leitura. Depois pode ler na ordem que eu citei anteriormente, ainda por cima acompanhado do Atlas da Térra Média.
    É muito bom. Mas vou avisando, leia o capitulo e depois procure no Atlas. :cerva:

    Quanto ao Tom Bombadil, nem procurei pq não gosto do personagem.
    (Me desculpe quem gosta evil one :tongue: :devil: :mrgreen: ).
     
  18. O livro do Bombadil não é todo em poesia?....Se for esse...já li umas partes...(emprestado...não queria comprar sem antes saber como era...)...não gostei muito...gosto das poesias do Tolkien e das Canções...mas um livro inteiro...parece Lusíadas... :mrgreen:
     
  19. Bagrong

    Bagrong RaG

    Sim, o livro é todo em poemas, e nem todos são sobre o Tom. Olha
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    um artigo da Valinor sobre ele.
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Essa edição aí é importada de Portugal, por isso o preço exorbitante. Se quiser mesmo ler espere um tantico o lançamento nacional. Sinceramente não vale a pena, mas vá lá, foi escrito por Tolkien ainda em vida.

    Um problema já citado é que O Silmarillion possui alguns textos das Terceira Era. Também é um problema dos Contos Inacabados, que não entra em uma ordem cronológica pois conta com textos de todas as Eras.

    O mais indolor mesmo é O Hobbit, SdA e Silmarillion. Depois você vê o que faz, mas o mais natural é o Contos Inacabados mesmo, mas não existe uma ordem.
     

Compartilhar