• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Para você, viver em uma República é...

Lordpas

Le Pastie de la Bourgeoisie
Sem conotações políticas nesse tópico, ok? Tipo, pelo menos sem richa entre petistas fanáticos e anti petistas fanáticos, :mrgreen:.

Mas o negócio é... Viver em uma República é....

Para mim é legal por eu poder estar aqui sentado falando em um tópico tosco no Fórum... Mas é só isso?

Como você vê a data republicana? Um mero feriadão no meio da primavera pra encher a cara? Uma data para você colocar a bandeira pra fora de casa e cantar o hino (você sabe cantar o hino sozinho?) e depois soltar fogos? Um dia para salvar o mundo todo de alienígenas fodões e depois desfilar com a bandeira nacional?

Enfim, como cada um se sente no 15 de novembro?

Eu particularmente não me culpo por achar um máximo um feriado numa terça, podendo enforcar a segunda e tudo o mais. :uhu:
 
Eu tinha me esquecido que hoje se comemorava a Proclamação da República...
 
Poisé... um monte de gente que eu falei hoje nem sabe dizer o que é a Proclamação da República... teve gente dizendo que hoje era a independência, etc. :lol:

O negócio é que o bom da data da independência ser diferente da Proclamação da República é que nós podemos ter direito a dois feriados, enquanto a maioria dos países tem um só. Ê-lê-lê. :squid:
 
É chato ter que citar o assassino do Churchill, mas ele ja dizia, a democracia/republica não é boa, mas as outras opções são piores e tals...

Hoje eu me sinto como em todos os dias, meu colegio ta em greve então tanto faz se um dia é feriado ou não :mrgreen:
 
É chato ter que citar o assassino do Churchill, mas ele ja dizia, a democracia/republica não é boa, mas as outras opções são piores e tals...

Todo Estado é uma ditadura. =P
 
Eu jurava que tinha alguma coisa a viver numa republica estudantil, e já ia responder assim:
Para você, viver em uma República é...Putaria :lol:

Mas sobre da data de hoje, bem ela não tem muita importância pra mim, e nem para a sociedade acredito. É uma data que passa totalmente batida.
 
Eu tinha esquecido que hoje era a proclamação da república. :roll:

Para mim é apenas um dia a menos de aula.
 
Regente Cósmico disse:
Um dia não, dois, pois se emenda com a Segunta-feira.

Nem todos os colégios...

O meu emendou; mas o PH por exemplo, não.
 
:lol: :lol: De fato... viver em uma Repúblia estudantil deve ser uma putaria completa. :mrgreen:


Eu vou ser bem preguiçoso, ok? Se você não se convencer com o que eu postar dá pra argumentar mais, mas eu tô com calor, etc... :mrgreen:

Citando Marx e um comentário tecido por Lênin durante a Comuna de Paris :uhu: :

“No século XIX desenvolveu-se, vindo da Idade Média, ‘o poder centralizado do Estado, como seus órgãos onipresentes: exército permanente, polícia, burocracia, clero e magistratura.’ Com o desenvolvimento do antagonismo de classe entre capital e o trabalho, ‘o poder de Estado assumia cada vez mais o caráter do poder nacional do capital sobre o trabalho, de uma força organizada para a escravização social, de uma máquina de despotismo de classe. Depois de qualquer revolução que marque uma fase progressiva na luta de classes, o caráter puramente repressivo do poder de Estado abre caminho com um relevo cada vez mais acentuado’. O poder de Estado torna-se depois da revolução de 1848-1849, a ‘máquina de guerra nacional do capital contra o trabalho’. O segundo império consolidou isto”

Tirado de Lênin, O Estado e a Revolução.

Ou seja, basicamente vivemos em um viés de democracia... uma democracia tacanha que com absoluta certeza não é plena. É aquela velha história de sempre né... Em qualquer democracia estamos sujeitos a uma minoria hábil que imprime seu ritmo a qualquer movimento que não lhe convenha... Então, Todo Estado é uma Ditadura de Classe, sendo que na teoria, a mais democrática das ditaduras seria a do proletariado e não a burguesa em voga desde o fim da ordem feudal.

=P
 
Finrod Felagund disse:
Nem todos os colégios...

O meu emendou; mas o PH por exemplo, não.
O meu também não emendou, mas todo mundo combinou pra não ir :lol:

Se menos de 50% dos alunos não estiverem presentes, os professores não podem dá assunto novo, portanto... :cerva:
 
Bom, eu acho q nunca parei pra pensar no propósito desse feriado. Qualquer coisa é motivo pra decretarem feriado, então acho que isso ficou meio banalizado.
De qualquer forma, eu não tenho muitas comparações a fazer .. pois nunca vivi na pele o fato de morar em um país não democrático, ou mesmo em um país que não aderiu a República;
Tudo que eu poderia dizer seria por base no pouquíssmo q aprendi de história ... levando em consideração uma pequena análise de como o povo viveu/vive sob estes modelos políticos. Mas eu não chegaria a boas conclusões ...

Enfim, por ora, viva a Repúbilca.
 
Pra mim pelo menos não significa nada, e nesse ano nem mesmo feriado (tive aula no cursinho, ontem e hoje).
 
Mas tem que ser feriado.

Em outros países (geralmente a proclamação da República coincide com a Independência, não esqueçam que nós fomos os únicos a aderir a monarquia na América pós colonial, tá tem o México, mas não conta, etc) isso seria uma data para comemorar, exaltar o seu nacionalismo, fazer uma reflexão, etc...

Então, na verdade, somos nós que não vemos como deve ser porque somos toscos despolitizados e não gostamos da história, ou pelo menos não entendemos ela como deveria... (na verdade eu dirtia que temos uma tendência a ignora-la e tal).
 
Exaltar o nacionalismo? Quer algo mais alienante que isso?
Eu gosto da história, me considero politizado e abomino o nacilonalismo. Esse tipo de reflexão deveriamos fazer ao longo do ano, de nossos dias, pensar sempre sobre isso, não pegar um dia do ano, clamar pela nação e tentar considerar algo.
 
Ué, uma nação se constrói prospera com pessoas que gostem dela, que sintam afeição por ela e portanto batalhem por ela.

O Brasil, tirando o Futebol, é motivo de discórdia... aqui tem-se orgulho da safadeza do jeitinho brasileiro.

Era a esse ponto que eu me referia.

E claro, ninguém falou que não devemos ter constantemente tal pensamento de reflexão. Mas funciona como uma espécie de Dia da Dengue, uma espécie de lembrança, uma comemoração cívica, típica do cidadão republicano.

Leia cidadão no sentido pleno da palavra. ;)
 
Para mim 15 de novembro é o aniversário do FLAMENGO, e por isso é feriado. :mrgreen:

Em relação à república, para mimé um cadim simples de dizer: (deve ser) os cidadãos sendo representados por pessoas escolhidas pelo próprio povo, e atuando em prol dele.

Algumas vezes se acerta, outras não, mas não quer dizer que não se continue tentando.
 
Jedan disse:
Eu jurava que tinha alguma coisa a viver numa republica estudantil, e já ia responder assim:
Para você, viver em uma República é...Putaria :lol:

Infelizmente(diante as atuais circunstâncias), o termo não deixa de ser aplicável... :lol:

E faço das do Edrahil as minhas palavras: viver numa república é uma eterna tentativa de erro e acerto. Um dia a gente acerta... :roll:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo