• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2010 Para Robinho, Neymar e Ganso farão história na seleção brasileira

Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, todos jogaram na base também.
 
É fácil citar os exemplos que deram certo, mas são minoria. Mas a verdade é que a grande maioria dos jogadores de seleção de base viram apenas jogadores normais/bons, e alguns nem isso.

Mas vamos dar uma olhada melhor, pegando como exemplo a seleção brasileira que foi campeã mundial sub-20 em 2003. Em negrito quem realmente se firmou como craque (ou pelo menos selecionável:

1 Fernando Henrique- Bom goleiro. Mas teria vaga na seleção hoje em dia? Nem titular no Fluminense ele é (embora devesse ser)

2 Daniel Alves

3 Alcides - Quem?

4 Adaílton - Apenas bom

5 Carlos Alberto - Não o Cazalbé, mas aquele volante que tá no Galo... apenas bom também.

6 Coelho - Lateral apenas razoável, e olhe lá.

7 Daniel Carvalho - Eterna promessa, mas que só foi caindo de rendimento... os torcedores do Inter podem confirmar isso da última passagem dele.

8 Dudu Cearense - Até foi pra seleção, mas acabou sendo barrado pelo Felipe Melo. Tem noção do atestado de mediocridade que é isso?

9 Andrezinho - Muito bom. Mas longe de ser de seleção...

10 Nilmar

11 Dagoberto - A eterna promessa que nunca conseguiu passar de um jogador OK.

12 Jefferson - Os botafoguenses devem a ele o estadual, mas não vejo o cara nem entre os 10 melhores goleiros brasileiros.

13 Kléber - Esse Kléber é o Gladiador do Cruzeiro mesmo. Enfim, ótimo jogador. Mas não vejo ninguém pedindo ele na seleção.

14 Adriano - Aquele lateral/meia esquerda do Sevilha. Apenas razoável.

15 Juninho - Tive que consultar, e descobri que joga no Bahia hoje em dia. Então já me parece claro que não deu certo...

16 Jardel - Não é o ex-atacante do Grêmio. É um qualquer...

17 Gabriel Santos - Esse jogou no meu time, e posso atestar que é HORROROSO. Zagueirinho de merda. Prova cabal que seleção de base não significa nada.

18 Renato Silva - Outro pereba.

19 Fernandinho - Bom, e nada mais.

20 Andrey - Blé...


---

Ou seja, de jogadores que tinham 18, 19 e 20 anos em 2003, e que portanto estão agora no auge da carreira de um jogador, só 2 (Daniel Alves e Nilmar) se firmaram como jogadores de seleção, e outros 3 ou 4 como jogadores muito bons ou ótimos. O resto teve uma carreira apenas normal... E isso de uma seleção campeã do mundo.
 
Eu até concordo contigo.
Mas a seleção de hoje é feita de jogadores de mais de uma geração. Cada um indo pra seleção de base da sua época.
Em 2003 tem uma penca de jogadores que já estavam acima dos 20 anos: Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan, Gilberto Silva, Adriano, Kaka, Luis Fabiano, Elano, Ronaldinho Gaucho, etc.
A maioria é até da geração ligeiramente anterior. A que decepcionou nas olimpiadas de 2000.
 
Então Knolex, nessa mesma Seleção que você postou de 2003, a atual mantém ainda 3 jogadores.

É normal que 100% não configure na próxima geração da Seleção principal, mas que esses jogadores tem uma maior chance de entrarem no grupo, isso eles possuem.
 
Knolex, acho que é a questão do FUSA faz mais sentido. Temos que ver, quantos da seleção atual, jogaram nas seleções de base e não o contrário. Pq na seleção de base vão pessoas de faixa etária de 2 anos e na principal de 15. Ou seja, vc pode ser o melhor meio de campo do mundo entre 22 e 24 anos, mas se tiverem 4 melhor q vc entre 25 e 26 vc nunca vai jogar na seleção.

Agora, de fato, base sozinho não significa tanto. Sempre lembro que na base do Vasco do anos 90, o lateral esquerdo titular sempre foi o Bill e o reserva o Felipe. Alguém conhece o Bill? Pois é, ultima notícia ele era reserva no Botafogo faz uns 2 anos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo