• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Para quem leu o Contos inacabados

Durin

Usuário
eu gostaria de saber se voces gostaram muito do livro e tal pq eu acabei de ler o silmarillion e tb ja li o hobbit e sda e precisso que me digam se o contos inacabados é realmente bom!
 
Gostei :) . Conta parte da história de Tuor, aprofunda a narrativa de Turin, relata alguma coisa da segunda era e o resto eu to com preguiça de escrever.
 
Contos Inacabados é muito bom, sim. Para quem tem curiosidade de saber mais sobre o legendário de Tolkien (desde a primeira era até o final de SdA) esse livro é excelente; está cheio de informações novas e é bastante agradável de se ler.
 
Ele reúne textos inacabados (duh...) mas que não necessariamente o sejam por "não ter um fim". Alguns, como a narrativa de Tuor, realmente tem um fim em aberto, e a história de Aldarion e Erendis, única a ter sobrevivido à Queda de Númenor, também apenas sugere um final.

Mas a maioria dos textos é "inacabada" porque não recebeu uma versão final revisada, e muitas vezes o editor incluiu várias versões de uma mesma história, que chegam a ser conflitantes, como o relato de Galadriel e Celeborn, e a história da Elessar. Entretanto ele sempre faz questão de ressalvar qual é a mais tardia e, portanto, tida como "final" por seu pai.

Os textos vão desde a Primeira Era, quando seriam versões mais detalhadas das que estão no Silmarillion publicado, até a Terceira Era, em que a maioria deles deveria fazer parte dos Apêndices do SdA. Tem também uma "quarta parte" com textos sobre os Istari, sobre as palantíri e os Drúedain.

Enfim, é excelente. Pode comprar sem medo. 8)
(alguém me explica por que no frio dá vontade de escrever?)
 
O que eu mais gostei é ver Tolkien fazendo e reflexões, especulações e tendo dúvidas sobre a sua própria obra. Não que ele diga que vai fazê-lo, mas é exatamente isso que senti quando vi, por exemplo, três versões diferentes e conflitantes de uma mesma história. Tem um pouco de meta-literatura, e é isso o que me agradou. Sem falar que ele esclarece alguns assuntos em aberto dos outros livros. Por exemplo, há uma passagem que ele narra como foi que Gandalf foi escolher Bilbo para acompanhar a comitiva dos anões que partiria para a Montanha Solitária e o porquê de ser Bilbo o escolhido dentre todos os hobbits do condado. Eu passei a gostar muito mais de O Hobbit depois que li este trexo. (Na verdade passei a gostar muito mais da obra após ler o CI :wink:)
Bom, tem que ler pra saber.
 
Reitero as opiniões dos colegas Valinórelië. Se alguém leu o Silmarillion e se espantou que Tolkien tenha criado toda aquela narrativa através de Eras, então vai se admirar com o detalhamento existente em cada passagem que não figura neste livro, mas aparece em todo suas ricas nuanças nos Contos Inacabados.
Por exemplo, o encontro de Tuor com Ulmo, não leva mais que meia página no Silmarillion, enquanto que nos Contos são duas páginas com o diálogo entre o Valar e o mortal.
No conto de Turin explica-se muito melhor a infância deste personagem, como foi a decisão de mandá-lo a Doriath e seu encontro com o anão Mîm, além das várias opções narrativas que Tolkien teve para vários pontos da história.
Outros capítulos interessantes são Aldarion e Erendis (para quem gosta de Númenor), a Caçada do Anel (com muitas informações sobre como esta se deu), e os Istari (imperdível)
Às vezes não é uma leitura fácil (principalmente para quem estiver esperando algo semelhante ao SdA), mas é extremamente recomendado para aqueles que gostariam de ver os contos mostrados no Silmarillion e no SdA, de forma mais aprofundada.
 
É importante um conhecimento bem aputado dos outros acontecimetos dos outros livros para realmente gostar do Contos inacaabados.
 
Bem, acho que todas os posts desse tópico, já definiram os Contos, elel é um livro que aprofunda trechos que são escritos meio que sem muito aprofundamento, por exemplo, quando Tuor chega em Gondolin, ele narra como um dos guardas da cidade oculta se encotra com Tuor e perecbe quem ele é, o nome do guarda é Elemakil, sendo que esse elfo por exemplo nem é mencionado no Silma, outro trecho interessante, é como os Cavaleiros chegaran para firmar o reino de Rohan, nos apêndices, Tolkien apenas fala por alto que eles foram para lá, enquanto nos Contos Tolkien escreve com detalhes que quando eles estavam chegando lá, uma névoa vinda de Lórien os ocultoui e os protegeu dos orcs, mas um dos melhores trechos na minha opnião, é o relato de Tolkien sobre a organização militar dos Rohirrin, pois aprecio muito os estudos sobre cavalaria medieval-embora a obra de tolkien não seja uma obra que retrate o período medieval.

Enfin, eu recomendo os Contos, e também lhe dou um conselho Dúrin o Senhor dos Anões, depois de ler os Contos, leia novamente o Silma, e também os Apêndices de O Sda, pois a leitura se tornará muito mais prazerosa
 
Eu gostei do contos ... mas sei lá, tem umas partes que me deu sono ( a parte de numeror ) mas mesmo assim não deixei de gostar ... Se voc6e gosta de Tolkien leia ..... como todo mundo disse ....a .. soh uma coisa .,.a parte da 3ª Era é muito legal .... bem melhor que a do silma !
 
:Olórin: disse:
Eu gostei do contos ... mas sei lá, tem umas partes que me deu sono ( a parte de numeror ) mas mesmo assim não deixei de gostar ... Se voc6e gosta de Tolkien leia ..... como todo mundo disse ....a .. soh uma coisa .,.a parte da 3ª Era é muito legal .... bem melhor que a do silma !


Realmente! O livro é excepcional (principalmente o Conto dos Filhos de Húrin), mas é justo que se façam algumas ressalvas: De Aldárion e Erendis, aliás, toda a parte a respeito da 2a Era é meio cansativa... o que não tira de forma alguma o valor do livro.
 
Hm... Aldarion e Erendis é das coisas mais interessantes no CI... assim eu penso. A forma com que ele trata o relacionamento de um casal ali é estranhamente real, já que na maioria dos outros "romances" em Tolkien, as coisas são sempre perfeitas, com o amor sempre dando certo...

Aragorn não parecia discutir com Arwen, nem Galadriel com Celeborn... Mas Erendis e Aldarion são bem reais.
 
gostei mto do contos, mas na verdade eu demorei p/ terminar d ler. acho q eh um livro q se torna cansativo em algumas partes... bem, mas ñ deixa d ser um livro ótimo, mto interessante, c/ mta informação. altamente recomendado :wink:
 
Maglor disse:
Hm... Aldarion e Erendis é das coisas mais interessantes no CI... assim eu penso. A forma com que ele trata o relacionamento de um casal ali é estranhamente real, já que na maioria dos outros "romances" em Tolkien, as coisas são sempre perfeitas, com o amor sempre dando certo...

Aragorn não parecia discutir com Arwen, nem Galadriel com Celeborn... Mas Erendis e Aldarion são bem reais.

Justamente: Aldarion e Erendis destoa do restante da obra. Talvez por isso eu não tenha achado esse trecho tão interessante qto os demais.
 
Galahan disse:
Outros capítulos interessantes são Aldarion e Erendis (para quem gosta de Númenor), a Caçada do Anel (com muitas informações sobre como esta se deu), e os Istari (imperdível)

Eu achei esses capitulos fantasticos, outro q gostei mto foi A Busca de Erebor(acho q é isso), sobre como foi o encontro de Gandalf e Thorin e como ele escolheu Bilbo p/ acompanhar os anões. Mto legal ver como Tolkien vai entrelaçando suas historias, criando fundamento p/ tudo.
 
Fosco Cachopardo disse:
Eu achei esses capitulos fantasticos, outro q gostei mto foi A Busca de Erebor(acho q é isso), sobre como foi o encontro de Gandalf e Thorin e como ele escolheu Bilbo p/ acompanhar os anões. Mto legal ver como Tolkien vai entrelaçando suas historias, criando fundamento p/ tudo.


E cometi o imperdoável pecado de ler CI antes d'O Hobbit! :cry:
Assim não pude desfrutar desse capítulo da forma com que ele merecia! Mas ainda compro o livro só pra reler com calma, sendo um pouco mais "experiente" no assunto... :wink:
 
Eu amei a parte que fala do Tuor.. é tão bem escrita ( talvez melhor ) do que o SdA... Lindo

a parte que fala da doação de Rohan também é bem legal
 
The Transcendent One disse:
Eu amei a parte que fala do Tuor.. é tão bem escrita ( talvez melhor ) do que o SdA... Lindo
a parte que fala da doação de Rohan também é bem legal
Realmente, a parte do Tuor tem uma certa poesia e simbologia intrigante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo