1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Para onde vão os Balrogs após a morte?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Láthspell, 15 Dez 2003.

1. Láthspell

Láthspell Usuário

Bueno...

Os Balrogs são Maiar, certo?

Neste caso, o que acontece com eles após sua morte?

2. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Eles não morrem propriamente dizendo... no máximo perdem seu corpo física mas seus espiritos continuam rondando por aí...

como eles são maiar menores... menos poderosos, pode ser que não consigam força suficiente pra conseguir outro corpo...

Mas como todo Ainu, eles estão presos a Arda e não saem dela antes do seu fim.

3. Láthspell

Láthspell Usuário

Bueno...

Existe algum comentário, por parte de Tolkien, sobre algum lugar no Palácio de Mandos, para as almas "ruins"? No caso, algo similar ao inferno?

4. olha, se existe eu não sei. Mas eu acho que as almas "ruins", tipo o Saruman, quando "morrem" não são admitidos no Oeste, e aí acho qu ficam vagando pela TM, até o fim de Arda.

5. Loky

Loky Usuário

eu acho q todas as almas, independente de terem sido "boas" ou "ruins", sao aceitas em Mandos, tanto eh q eh dito q Feanor ficara em Mandos ateh o fim dos tempos, e ele liderou o Fraticidio de Alqualonde, neh, alem de desrespeitar os Valar.......

6. Fingolfin

Muitas "almas ruins" se recusam a ir pra Mandos e ficam perambulando pela Terramédia...

quer dizer... almas imortais... pois a alma dos homens não podem ficar a não ser por conseção se Eru.

7. Láthspell

Láthspell Usuário

Bueno...

Então, no caso, tanto Balrogs, como a alma do Saruman, como o Aragorn, son of Arathorn citou, ficariam vagando pela Terra Média, porque não eram aceitas em Mandos, mas também não poderima ter para si outro corpo? :o?:

8. Metz

Metz ...

Mas os homens podiam ser aceitos em Mandos. Não podiam? :o?:

9. Fingolfin

Homens sim... qo ele disse sobre o Aragorn, son of Arathorn ele se referia ao membro do Forum q disse isso rsrsrs

bom... almas de Ainu não precisavam ir pra Mandos... eles podiam ficar vagando até conseguir um novo corpo...

Eles não eram aceitos em Aman pois os Valar não iriam aceitar estes traidores... então eles tinham q ficar na TM mesmo.

10. sim, tanto que acho que se o Saruman quisesse, ele podia tomar um outro corpo, pq ele ainda era muito poderoso, diferente do Sauron, que ficou vagando por ai, mas por estar muito fraco não conseguia assumir outra forma.

bom isso me trouxe de volta uma duvida (que não tem muito a ver, mas eu vou aproveitar que a discussão tá indo nessa direção): O Fëanor, provavelmente não foi aceito de volta em Mandos, certo ? Assim como todos os que participaram do Fraticidio, eu presumo. Mas e os outros como o Fingolfin, por exemplo ? Ele poderia ir para Mandos se quisesse ?
    Porque eu sei que o Finrod foi aceito e até reecarnou.

11. Láthspell

Láthspell Usuário

Bueno...

Desculpe a confusão, hehehe... De fato, eu me referia ao usuário do Fórum...

E, Fingolfin, me explique uma coisa... Eles conseguiam outro corpo por contra própria ou dependia de Eru, ou algum Valar? :o?:

12. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Os próprios ainur criavam para si um corpo, uma 'vestimenta' para que possam interagir com os seres de Arda. A punição provável não só dos balrogs, mas de todos os outros maiar corruptos, é permanecer vagando impotentes por... muito tempo. Saruman é um caso à parte, ele ainda teve a cara-de-pau de tentar voltar. Foi negado, claro. :P

Todos os elfos, todos mesmo, se morressem, eram convocados por Manwë. A opção era do elfo, o dever de Mandos era convocá-los. Fëanor aceitou, e vai permanecer lá até o final dos tempos. Convenhamos que esse sim merece, mais que qualquer outro elfo, a eternidade para refletir e se arrepender. :mrgreen:

13. Os Balrogs são seres malignos, e por isso apos sua morte seu destino não é o mesmo dos outros Maia. Eles simplismente morem.

14. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Não, o destino de todos os maiar mortos é o mesmo. Ficar desencarnado até conseguir se reconstruir, se for possível. Se não, bau-bau, impotência por dez mil séculos.

15. talvez, existisse a possibilidade de as almas ruins terem um lugar para irem, assim como os élfos e o resto...

16. Ivan

Não, eles permaneciam por lá. Para um maia ter um corpo não é tão diferente de não ter. Um maia que não estivesse corpóreo permaneceria no mesmo lugar, ainda completo, sem danos ao que realmente é. Assim, seria igualzinho a qualquer outro maia, e portanto viveria como eles, com a diferença que seria impotente.

17. Fared

Fared Usuário

Daeeeeeeee Povo. :x

Tipow... A meu ver... os orcs, tinham um lugar separado dos Elfos nos palácios de mandos.

Saruman não tinha mais poder quando foi morto por Grima e, assim como Sauron, tornou-se um espírito vagante, com poder de falar com bruxos e talz... mas sem poder pra reconstruir seus corpos, ou causar mal.

Feanor foi aceito em mandos sim... mas tem q permanecer lá até o dia do "Apocalipse" c não me engano.

Uma pequena observação... OS posts de Lost_Soul eram meus tbm...

18. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Ao meu ver, os maiar, tipo os balrogs, podiam escolher entre aceitar esperar o julgamento nos palácios de Mandos, ou ficar como espiritos vagando por Ea. Mas independente de ser "bom ou mau", todos tinham lugar no palácio de Mandos, onde deveriam aguardar seu julgamento, que dependeria de seus atos em vida! Assim sendo, pode ser que alguns balrogs foram para lá, outros não.. o mesmo se aplicaria a Sauron, que tambem era um Maia!

Última edição: 18 Mai 2008
  19. Link

Link The Hero of Time

Concordo com o [_Fëanor_]. Por serem maiar acho que eles podem escolher entre ficar vagando na terra-média até que Arda "pereça" ou esperar nos palácios de Mandos até que sejam julgados.

20. Ivan

Não, não em Mandos. Saruman tentou voltar a Valinor e foi varrido por Manwe. Um balrog sofreria igual impedimento. Os maiar corrompidos deveriam ser presos em vida, para sofrer o julgamento, como o que Eonwe ofereceu a Sauron. Nunca um espírito que morreu em confronto com Valinor ou seus aliados iria se submeter a autoridade dos Valar.

Não se sabe se os orcs tinham espíritos. Uma das hipóteses é que eles seriam bestas sem espírito. E mesmo se tivessem, não iriam aceitar a convocação. Mesmos os elfos muitas vezes se recusavam a ir a Mandos. Espíritos órquicos seriam por demais corrompidos para aceitarem essa convocação. E tem mais, a ação de Melkor não podia alterar espíritos, portanto esses espíritos continuariam a ser élficos (ou humanos), não tendo razão para serem separados em Mandos dos demais. Mas nenhum elfo relatou ter visto um espírito de orc em Mandos, nem nenhum deles reencarnou. Na verdade, depois dessa análise, é de se crer que os orcs realmente não tinham fear, ou que fossem realmente de origem humana.

Saruman não dissipou seu poder ao ponto de ficar impotente, e tudo que perdeu foi um hroa que na verdade o limitava. Portanto deve haver algum motivo para que ele tenha permanecido descorporificado. Eu acredito que ele tenha permanecido assim deliberadamente, em busca de um possível perdão de Manwe.

Compartilhar