1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Para onde os orcs vão ao morrer?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nerdanel, 4 Dez 2007.

  1. Nerdanel

    Nerdanel Usuário

    Essa pergunta não para de me incomodar, e, como eu não achei nenhum tópico sobre o assunto, resolvi criar um. Para onde é que os orcs vão ao morrer? Para os Palácios de Mandos, para o "desconhecido", como os humanos, ou para algum outro lugar? Esta dúvida está me deixando loucaaa!!!:ahhh:
     
  2. camila*

    camila* Usuário

    Bom, eu não tenho base nenhuma pra falar isso, mas acredito que pelo menos os primeiros, que eram elfos, fossem pra um lugar reservado pra eles em Mandos, porque eles não tinham culpa em ser enganados por Melkor. Agora os outros, eu não tenho a menor idéia.
     
  3. elrohir99

    elrohir99 Banned

    Mais um misterio deixado pelo Mestre Tolkien, talvez se transformem em pó.
     
  4. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    Pro inferno. Agora, onde é o inferno é outra questão :lol:
     
  5. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Lembrem-se que a idéia de Orcs serem Orcs deturpados por Melkor foi posteriormente descartada por Tolkien. Logo, seria difícil pensar que eles tivessem o mesmo destino dos elfos em seu post-mortem.
     
  6. pedro_augusto

    pedro_augusto Usuário

    Suas almas devem vagar pelo vácuo do mundo de Mandos, ou melhor acho que suas almas de antigos elfos são reacendidas e voltam a se tornarem elfos!

    viajei!

    xD
     
  7. camila*

    camila* Usuário

    Foi descartada em carta, que eu não vi ainda. Mas no livro a idéia dos elfos permanace. Eu prefiro acreditar que eram elfos, e a descendência deles, eu não sei pra onde iam.


    (meu último post como humana i.i)
     
  8. pedro_augusto

    pedro_augusto Usuário

    com uma palavra mais simples são purificados!
    ^^
     
  9. andreftm

    andreftm Usuário

    Não sei e eles vão para os Mandos, e nem faço idéia de que tipo de lugar eles vão, isso é, se eles ainda tem algum espírito...
     
  10. Asca

    Asca Usuário

    Dêem uma olhada
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Eles falam sobre os orcs e especulações (já que a origem e desfecho dos orcs é mais um dos fatos não explicados totalmente por Tolkien), sobre o que aconteceria com um orc que morre.
    Eu acredito que eles ficariam presos nos pálacios de Mandos sem qualquer expectativa de serem "transferidos" para qualquer outro lugar.

    Em um dos artigos há um ponto que eu achei interessante falando sobre o retorno dos elfos corrompidos para Aman:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Ou seja, não dá pra tirar uma conclusão concreta. Apenas acreditar na mais plausível.
     
    Última edição: 4 Dez 2007
    • Ótimo Ótimo x 4
  11. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Nenhum dos livros de Tolkien fala sobre isso, fica meio difícil em dizer, mas acredito, que depende muito da vida do Orc, como ela foi.
    Sei lá, um chute.
    :D
     
  12. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    Quando li nos livros que eles eram elfos corrompidos pelas artes sombrias de Melkor, acreditava que quando eles morriam as almas deles iriam para as Mansões de Mandos, onde seriam recuperadas com o passar do tempo e eles voltariam a ser elfos, mas tendo que permanecer em Valinor.

    Afinal, eles sendo elfos, suas vidas estariam ligadas ao mundo. E não acredito que as gerações seguintes não fossem elfos também, afinal, filhos de elfos são elfos.

    Ainda não li essas cartas, na qual tentam explicar novamente a origem dos orcs. Mas, vejo essa origem como a mais acertada, uma vez que orcs da mitologia nórdica, são elfos "do mal".
     
  13. Cavaleira Negra

    Cavaleira Negra Usuário

    Eu também não sei... mas se eles foram elfos, possivelmente iam ter com Mandos... agora os outros imbecis...:think:

    -VÃO ARDER NO INFERNO!!! - GRITOU UM TEMPLÁRIO.:mrgreen:
     
  14. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Eles foram, não são mais. Portanto o julgamento muda.
     
  15. Foxwulf

    Foxwulf Banned

    Então, Sauron, Saruman e os Balrogs não são mais maiar?
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    O maior problema quanto à origem dos orcs para Tolkien seria explicar o porquê, caso eles fossem elfos corrompidos, deles serem mortais. Sim, orcs morriam por doença ou velhice como os Homens e não eram imortais como os elfos.


    Outra questão. Os orcs possuem Fëar? Se sim, vão para algum recanto de Mandos. Caso contrário, morrem sem deixar corpo e nem vestígios de espírito na T-m.
     
  17. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    Tek, sua resposta foi a melhor! Sem Sombra de dúvida!:D
     
  18. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Tocou no ponto exato, mas não da maneira correta.

    De acordo com as obras, orcs eram elfos deturpados por Melkor. Seguindo essa teoria, eles teriam fëar dotados de livre arbítrio, assim como qualquer outroa fëa de Arda, sejam Ainur ou Eruhins.

    Daí vem a questão dos Ainur que passaram pro lado negro da força. Todos sabemos que Sauron e Saruman foram impedidos de voltar a Aman depois de suas "mortes". Acredito então que com os orcs aconteceria o mesmo: se tornariam espíritos sem rumo vagando por todo Eä. Enfim, viram espírito de porco! :mrgreen:

    O fato de Tolkien ter desistido da idéia de que orcs eram elfos corrompidos não anula essa teoria, talvez até a fortaleça. E como os orcs eram uma raça livre, que pensava, se organizava, vivia em sociedade e tomavam suas próprias decisões, é provável que eles tinham sim um fëa dotado de livre-arbítrio, o que nos faz retornar ao primeiro parágrafo deste meu post.

    Isso até não seria difícil. Eru lhes tirou a imortalidade quando se mostraram dispostos a seguir Melkor.
     
  19. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Tolkien era católico, Belfalas.
     
  20. Bagrong

    Bagrong RaG

    O problema é que o lugarpara onde se vai após a morte está diretamente ligado à origem da raça em questão. Como Tolkien nunca chegou a dar uma palavra final e definitiva acerca dos orcs (e de alguns outros seres com vida), não é possível saber para onde eles vão.

    Se forem elfos corrompidos, é provável que a morte traga também a libertação de seus espíritos. Creio que mesmo Morgoth não teria poder suficiente para corromper até a alma dos elfos. É por isso, em parte, que Tolkien deixou de lado essa teoria: a incompatibilidade entre os espíritos élficos (com seu destino específico) e a essência orc é muito grande.

    Por outro lado, se forem eles criados diretamente por Morgoth (o que também pode ser descartado, pois ele não conseguiria criar seres de livre arbítrio) é provável que suas almas acabessem, de alguma forma, caindo sobre o julgo dos Valar ou de Eru. Afinal, eles não escolheram ser criados, então no mínio teria-se de decidir o que fazer com eles...
     

Compartilhar