• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Papel dos elfos na 3ª Era

Shadowrunner

Usuário
Saudações a todos!

Estava pensando...

As atitudes dos elfos nos fatos narrados no SdA, não foi correta. Quando Sauron voltou a ameaçar a Terra Média, os elfos simplesmente foram embora. "Esta não é mais nossa época e a época dos humanos". Faça-me o favor! Quando a coisa ficou preta eles pegaram suas coisas e foram para as Terras Imortais?!
Tá certo que em outras épocas eles batalharam e muito para o bem da Terra Média, mas bem que eles poderiam ajudar na última batalha contra Sauron antes de partirem. Eles tveram uma atitude no mínimo egoísta (agora a Terra Média é de vocês, humanos, se virem para salvá-la!).

Sei lá...não gostei da atitude deles. (Pelo menos Legolas fez alguma coisa, senão a raça élfica baixaria no meu conceito!)
 
Colocando delicadamente e sem rodeios, Sauron somente conseguiu retornar na Terceira Era por causa da fraqueza dos humanos. Os elfos em geral guerrearam contra as forças do mal por toda a sua história pois eles sempre tinham um pouco de culpa em seu triunfo, conscientemente assim assumindo a responsabilidade de barrar o seu avanço. Isso até o momento em que Isildur pega o Anel de Sauron para si e se recusa a destruí-lo. Ali naquele momento muitos elfos perderam a esperança na raça dos homens, já que Isildur era homem forte, descendente de elfos e deuses e alguém muito instruído, e mesmo assim se deixou corromper.
Com aquilo eles lavaram as suas mãos quanto ao que fazer com o mal que haviam acabado de derrotar, mesmo que temporariamente, e entregaram a responsabilidade aos seres humanos. De um certo ponto de vista isso representa o início do domínio dos seres humanos no mundo e como eles deveriam começar a arcar com as consequências de seus atos. Então os elfos estavam apenas seguindo o curso natural das coisas, passando o controle do mundo aos seres humanos que se torna completo quando Sauron é finalmente derrotado por eles.
 
Os homens são fracos...se a força de Sauron e o UM Anel permanecerão na 3º Era, a culpa foi toda dos homens...

Os elfos mais nada tinham a ver com os assuntos da TM na 3º Era...tiveram um tipo de "infra estrutura", mas sair em campo de batalha não...sabiam que a 4º Era seria dos humanos e, eles só podiam mesmo eram voltar para as Terras Imortais e deixarem os homens governarem...no entanto, para isso, era necessário que os homens destruissem um mal que eles mesmos deixaram perdurar.


ate mais...
 
Os elfos fizeram mtas coisas durante a 3ª era. O conselho Branco decidiu q o Feiticeiro ( Sauron) deveria ser expulso da Floresta das Trevas. Quem mandu o contigente, a força armada. Os elfos.


Bom de certa forma acho q eles poderiam ter ajudado um pouquinho mais. Ja q batalharam por 3 eras. A sua ajuda seria de grande efeito, mas mesmo assim decidiram jogar toda a responsabilidade em cima dos homens. Em cima de Aragorn e a Sociedade pra ser exato.
 
Sarcasmo disse:
Os elfos fizeram mtas coisas durante a 3ª era. O conselho Branco decidiu q o Feiticeiro ( Sauron) deveria ser expulso da Floresta das Trevas. Quem mandu o contigente, a força armada. Os elfos.


Bom de certa forma acho q eles poderiam ter ajudado um pouquinho mais. Ja q batalharam por 3 eras. A sua ajuda seria de grande efeito, mas mesmo assim decidiram jogar toda a responsabilidade em cima dos homens. Em cima de Aragorn e a Sociedade pra ser exato.


E tenho certeza que não se arrependeram!! A Terra Média ficou em boas mãos... :)


ate mais...
 
Colocando delicadamente e sem rodeios, Sauron somente conseguiu retornar na Terceira Era por causa da fraqueza dos humanos. Os elfos em geral guerrearam contra as forças do mal por toda a sua história pois eles sempre tinham um pouco de culpa em seu triunfo, conscientemente assim assumindo a responsabilidade de barrar o seu avanço.

Será? No Silma os elfos só lutavam por interesse próprio. Os filhos do Fëanor queriam as silmarils. Já os elfos de Gondolin e demais reinos ficavam trancados no mundinho deles, só repelindo os ataques de Morgoth, mas nunca tentando se unir para acabar com o mal de vez. Foram sempre os Homens que tomavam iniciativa já que, afinal, não tinham outro lugar para viver.

A Batalha da Última Aliança obviamente foi iniciativa de Elendil e filhos, só mais tarde Gil-galad concordou em participar. Sim, Isildur não destruiu o anel, mas afinal quem o faria? Tolkien deixa claro em cartas que qualquer um de posse dele não conseguiria jogá-lo na Montanha da Perdição. Se Elrond ou Círdan o tivessem pego antes eles o teriam destruído? Não, seriam igualmente corrompidos.

O "homens são corruptos" é uma ênfase do Elrond versão PJ, isso não existe nos livros. Tolkien sempre valorizou os homens, mais que elfos.

A participação deles na 3a. Era foi puramente voltada para seus interesses. Os elfos queriam ficar na Terra-média mas não estavam dispostos a grandes sacrifícios porque, afinal, estava claro que os Homens herdariam o lugar. Elfos queriam ser senhores de si, algo impossível sob a tutela dos valar, daí demorarem tanto na TM. Mas quando a coisa ficasse preta era só esquecer o orgulho e pegar o barquinho para Aman. Os Homens e a terra que tanto amavam que se estrepassem.

Os elfos só tiveram participação ativa em Dol Guldur porque era perto das terras deles. A partir do instante que Sauron se estabeleceu em Mordor o pepino passou para Gondor.

A sorte de Elrond e Galadriel foi que a Demanda de Frodo deu certo. O ataque de Sauron foi tão feroz que Lórien foi cercada rapidamente. Valfenda foi salva pela resistência dos anões. Do contrário, sem Frodo, Aragorn, Gondor, Rohan e Anões, os últimos elfos teriam sido aniquilados antes de poderem escapar. E como disse Gandalf, talvez não houvesse uma rainha para casar com Aragorn.
 
Os elfos lavaram as mãos como Pilatos. Diziam amar a Terra Média (como muitos que não foram para Valinor), mas no momento de defendé-la pela última vez fugiram. A fraqueza de UM homem foi o julgamento para eles darem as costas para a raça humana? Pode-se até dizer que a raça humana é fraca, mas como sábios que eram deveriam auxiliar a evolução da raça.
Mas também questiono a "fraqueza" dita que os humanos tem. O que me dizem de Aragorn, Théoden, Faramir e tantos outros humanos honrados da Terra Média. Agora por causa de um Boromir e Isildur a raça humana é considerada fraca?
Isso seria um preconceito dos elfos em pensarem isso. E não creio que os elfos eram. Se bem que ao julgarem os anões...
 
Não creio que eles tivessem fugido, eu faria a mesma coisa; por que lutar uma guerra que não é sua? Eles poderiam se salvar e não perder uma única vida indo pra Amam. É egoísmo? Com certeza, mas eu não os culpo...Quanto à corrupção do anel, eu acho que isso é uma coisa demorada, talvez Elrond tivesse forças para atirá-lo, já que a montanha estava bem ali...
 
Lutariam por HONRA e agradecimento por tudo que a Terra Média os deu.
E não se esqueça que Galadriel foi facilmente corrompida. Ela aguentou, mas se tivesse com o anel na mão não sei não...
 
Quanto à corrupção do anel, eu acho que isso é uma coisa demorada, talvez Elrond tivesse forças para atirá-lo, já que a montanha estava bem ali...
Tolkien diz em bom tom que ninguém, por menor tempo que tivesse o anel, conseguiria destruí-lo conscientemente. Pense em Frodo no início de SDA, que guardou o Anel sem nunca usá-lo mas, quando Gandalf lhe pede para jogar o Anel na lareira (que nunca o derreteria) acaba hesitando. Imagine se fosse pra jogar em um vulcão...
 
Cesarin disse:
Elrond tivesse forças para atirá-lo, já que a montanha estava bem ali...

Se Galadriel nao resistiria imagine Elrond. Vc tem q entender q ela lutaria com a força de vontade de Sauron e isso ja é uma proesa e tanto
 
O anel tem a única capacidade de destruir e corromper quem o usa. Por isso Galadriel sentiu-se tao atraida por ele. A corrupçao do Anel pode ateh ser de forma demorada, mas acontece do mesmo jeito. Em pessoas fortes, talvez demore um pouco para mostrar indicios. Mas, se Galadriel fraquejou quando Frodo levou-o à Lothlórien, imagine o q nao aconteceria com Elrond
 
leoff disse:
Já os elfos de Gondolin e demais reinos ficavam trancados no mundinho deles, só repelindo os ataques de Morgoth, mas nunca tentando se unir para acabar com o mal de vez.

Como eu disse, os elfos em geral lutavam contra as forças do mal tetando barrar o seu avanço. É mais do que óbvio que mesmo unidos eles NUNCA poderiam acabar com o mal de vez... e os homens muito menos. Estes precisavam sempre dos elfos e dos deuses.

A Batalha da Última Aliança obviamente foi iniciativa de Elendil e filhos[...]

Não, foi Gil-galad quem percebeu a ameaça de Sauron na Terra-Média e por séculos buscou ajuda aos Númenorianos de Elenna enviando cartas e pedidos de auxílio repetidas vezes, uma em especial ao rei Tar-Meneldur pai de Aldarion. Somente com Ar-Pharazôn é que seus apelos foram respondidos, mais pela arrogância do Rei do que por vontade de ajudar os elfos. A Última Aliança foi construída porque Elendil era um homem nobre e de palavra e assumiu aquela responsabildiade.

Tolkien deixa claro em cartas que qualquer um de posse dele não conseguiria jogá-lo na Montanha da Perdição.

Tolkien deixa claro que qualquer um no lugar de Frodo (no sentido de na mesma situação e não na mesma localização) não conseguiria destruir o Anel, logo Frodo não poderia ser culpado, é isso que ele fala. Ele não fala nada de tempo de posse do anel. O problema é que o Anel não poderia ser tomado a força ele deveria ter sido entregue conscientemente e voluntariamente por Frodo a Sam ou digamos por Isildur a Elrond ou Círdan por exemplo para que ele fosse destruído. Pois Galadriel não foi dominada, ela resistiu ao que lhe foi ofericido, e Elrond e Círdan desejavam a destruição do Anel e estavam alí ao lado de Isildur diante das Fendas. Haviam chances sim. Mas se tanto Sam quanto Elrond ou Círdan tomassem o Anel a força e o tentassem jogar nas Fendas as chances de sucesso seriam muito menores.

O "homens são corruptos" é uma ênfase do Elrond versão PJ, isso não existe nos livros. Tolkien sempre valorizou os homens, mais que elfos.

Claro que existe nos livros. É uma ênfase cinematográfica concordo, mas que o próprio Tolkien deixa claro em toda a sua obra. O PJ só fez dar nome aos bois. O próprio Gandalf joga na cara de Denethor o 'porque' de não ter enviado o Anel a Gondor para permanecer protegido e sim direto para a Sombra. Porque o Regente somente pensava nele mesmo e em seu reino e não resistiria ao poder do Anel. Nem mesmo o recusaria, como recusou Gandalf, Galadriel, Elrond (no Conselho) e Círdan.

Elfos queriam ser senhores de si, algo impossível sob a tutela dos valar, daí demorarem tanto na TM.

Os Valar nunca poderiam negar aos elfos e nunca negaram a chance deles serem senhores de si. Os Valar não eram senhores de ninguém mas sim de si mesmos apenas. Essa relação que você tá imaginando de subserviência entre os Valar e os elfos não existe não e é contra a vontade de Eru. Os elfos desejavam a tutela dos Valar e a segurança que eles ofereciam, mas também desejavam a Terra-Média e o que ela representava, é sim uma situação bem complicada e não se pode negar que os homens instruídos não desejavam a mesma coisa.

Do contrário, sem Frodo, Aragorn, Gondor, Rohan e Anões, os últimos elfos teriam sido aniquilados antes de poderem escapar.

Você está se esquecendo que sem o Conselho de Elrond não haveria uma Sociedade do Anel e todos estariam perdidos, não haveria nem trono para Aragorn se sentar.
 
Mas não foi Elrold e nenhum elfo que tomou a decisão do que fazer com o anel. Foi Frodo que interviu naquela discussão inútil de egos dizendo que levaria o anel.
 
Pra que tanto radicalismo?? Não foi uma discussão inútil, eles ajudaram. Transmitiram coragem a Bilbo e a Frodo. Mas Frodo já sabia que teria de levar o Anel até Mordor desde a época do Condado quando Galdanf contou que a única maneira de destruí-lo era através do fogo das Fendas.
 
Os elfos tinham certeza que o Anel deveria ser destruído, soh nao sabiam como faze-lo, pois todos temiam a corrupção de sua maldade. Frodo soh decidiu levar o Anel consigo quando viu que seu destino era esse e que o Anel tinha vindo a ele como um fardo, para ser destruido apenas por ele. Assim como Bilbo, Frodo estava preso ao fim que o Anel levaria, a partir do momento que tomaram posse dele [nao interessando o modo como o fizeram]
 
Os elfos tinham certeza que o Anel deveria ser destruído, soh nao sabiam como faze-lo
Claro que sabiam, eles sabiam que tinha que ser destruido nas chamas da montanha da perdição, só ñ sabiam como levar...
 
Mas não venham me dizer que sem os elfos ele não conseguiria tomar essa decisão. Não quis dizer que o Conselho foi inútil, a reunião foi importante, mas o rumo que tomou foi equivocado. Frodo que pôs um ponto final no assunto. Nenhum do conselho sequer cojitou a idéia de que o hobbit ter essa missão. Somente Gandalf que, sabiamente, deixou que Frodo se decidisse e não interviu nas discussões.
 
Os elfos tinham certeza que o Anel deveria ser destruído, soh nao sabiam como faze-lo

Claro que sabiam, eles sabiam que tinha que ser destruido nas chamas da montanha da perdição, só ñ sabiam como levar...

Sim sim, hehehe, foi isso que eu quis dizer. Eles nao sabiam COMO levá-lo para a Montanha, ou quem iria fazê-lo.

Mas não venham me dizer que sem os elfos ele não conseguiria tomar essa decisão

Nao sei nao. Frodo estava com mto medo do que teria que encontrar e preferia mto mais que o Anel ficasse sobre as guardas dos elfos de Valfenda. Alem do que, toda a explicaçao do Conselho o ajudou e motivou-o [ou nao] a decidir o q seria o melhor a fazer.
 
Shadowrunner disse:
Nenhum do conselho sequer cojitou a idéia de que o hobbit ter essa missão. Somente Gandalf que, sabiamente, deixou que Frodo se decidisse e não interviu nas discussões.

Tanto Gandalf quanto Elrond sabiam que deveria ser Frodo quem teria que levar o Anel a Mordor. Desde o início era essa a opção mais segura. Eles somente deixaram tal decisão ao hobbit e se ele se negasse ninguém iria culpá-lo ou poderia forçá-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo