• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Papagaios humanoides malignos

Bem, eu não quero tornar isto uma discussão de carácter religioso, mas esta história sempre me pareceu semelhante à de Abraão, quando o Deus católico o mandou sacrificar o seu filho, mas depois impediu-o pois tinha ordenado aquilo para testar a sua fé. Isto já deve ter sido falado várias vezes, mas não resisti a fazer a nota.

O texto é realmente interessante. Relembrar todos estes assuntos é bom para mostrar aos novatos, também, aquelas questões inesquecíveis! :lol:

;D
 
Bem, eu não quero tornar isto uma discussão de carácter religioso, mas esta história sempre me pareceu semelhante à de Abraão, quando o Deus católico o mandou sacrificar o seu filho, mas depois impediu-o pois tinha ordenado aquilo para testar a sua fé. Isto já deve ter sido falado várias vezes, mas não resisti a fazer a nota.
É uma maneira de se ver as coisas. Tolkien sempre disse que não era intenção dele fazer uma alegoria, mas claro que o que ele viu na vida dele o influenciou. Não creio que a intenção tenha sido a de copiar o Antigo Testamento, mas apenas encontrar uma história convincente para a criação dos anões, talvez também mostrar esse lado amoroso de Eru.


Tenn' enomentielva!
 
Vc esqueceu da pergunta MAIS polêmica.
Quem é, diabos, Tom Bombadil?? HAHAHAHA

Brincadeira, essa pergunta aí eu acho que já está fora de cogitação responder.

No mais, gostei muito das suas respostas. Objetivas, claras e concisas.
Parabéns! :D
 
O artigo é muito interessante!
Parabéns ao produtor do mesmo.

Gostaria de fazer uma ou duas colocações:

A respeito dos orcs, há uma menção no artigo onde diz que eles teriam vida curta e até certo modo menor que a dos homens. Mas como seria a base fundamental para levar em consideração esta argumentação? Pergunto isso, porque tinha lido que os orcs de um modo geral tinham vida longa, caso levassem em consideração que sua origem seria uma profanação sobre os elfos por meio das mão de Morgoth.

Se levado em consideração a origem desta raça baseado na linhagem dos homens, gostaria de visualisar uma linha do tempo referente às origens das raças. Porque se não me engano, no Silmarillion quando Tolkien ali afirma que os orcs surgiram em Utumno, essa região fica a Nordeste da Terra média, numa área inóspita, bem distante de Hildórien, lugar do surgimento dos homens. Uma outra questão interessante, como bem disse acima a linha do tempo, como que os orcs seriam uma deturpação dos homens se esta raça "malígna" é citada no livro antes do surgimento do homem.
Tendo em vista que, de acordo com o artigo, pegando a seguinte fala:

Eu acredito que a conclusão a que podemos chegar, baseados nesses textos, é a de que orcs são humanos corrompidos.

Além desta:

Além disso não causar qualquer problema no fator "fala = alma", há alguns indicativos na fisiologia dos orcs que apoiam essa teoria:


eles não são imortais;
podem "acasalar" com humanos; e
eles contraem doenças.

Estas duas falas são bem interessante, quando se afirma que os orcs são mortais, assim como os homens, mais a questão das enfermidades do mundo.

Outra coisa que seria até um conselho que faço é o seguinte:

Diante das questões levantadas, não apenas por Tolkien, mas também por vários estudiosos, quando pensamos no surgimento dos orcs, a editora detentora dos direitos autorais poderia colocar uma nota numa futura publicação do livro Silmarillion, ou seja, identificando as diversidade referentes aos orcs e suas origens.

Mais uma vez, parabéns!!!

Obrigado!
 
Última edição:
Muito obrigado por sua mensagem, Lagduf. Deixe-me primeiramente apontar que, por conta das dúvidas que surgiram neste texto, eu criei outro chamado O Sol e o Despertar dos Humanos.

Mas deixe-me tentar responder a algumas de suas colocações:

A respeito dos orcs, há uma menção no artigo onde diz que eles teriam vida curta e até certo modo menor que a dos homens. Mas como seria a base fundamental para levar em consideração esta argumentação?
A base para essa afirmação é o próprio texto de Tolkien, o texto X do Mitos Transformados:

Eles poderiam ser mortos, e estavam sujeitos a doenças; mas mesmo sem doenças eles morriam e não eram imortais, nem mesmo de acordo com as maneiras dos Quendi; de fato eles parecem naturalmente ter vidas curtas comparadas com Homens de raça superior, como os Edain.
Continuando sobre os seus questionamentos:

Se levado em consideração a origem desta raça baseado na linhagem dos homens, gostaria de visualisar uma linha do tempo referente às origens das raças.
Esse serviço foi feito para você já, por Tolkien, no texto II do Mitos Transformados. Eu explico os principais pontos sobre esse texto no já citado artigo "O Sol e o despertar dos humanos".

Diante das questões levantadas, não apenas por Tolkien, mas também por vários estudiosos, quando pensamos no surgimento dos orcs, a editora detentora dos direitos autorais poderia colocar uma nota numa futura publicação do livro Silmarillion, ou seja, identificando as diversidade referentes aos orcs e suas origens.

Eu também gostaria que fosse criado um livro no estilo de O Hobbit Anotado, que faz diversas observações sobre aquele livro. Contudo, eu acho importante que se compreenda o contexto sob o qual O Silmarillion foi publicado: Tolkien morreu em 1973, sem terminá-lo. Seu filho Christopher resolveu, então, publicar O Silmarillion em forma de narrativa contínua e coesa, apesar da complexidade dos manuscritos e cópias datilografadas deixadas pelo Professor.

Alguns dizem então que Christopher Tolkien não ficou contente com o resultado. Outros dizem que CT estava contente, mas a recepção dos críticos não foi boa. Ele então tentou outra abordagem, em 1980, com a criação dos Contos Inacabados, onde ao menos duas das narrativas que você vê em O Silmarillion recebem esse tratamento que você sugeriu. O sucesso dos Contos Inacabados permitiu que Christopher partisse para um projeto mais ousado, conhecido como a série History of Middle-earth (ou HoMe), com doze volumes contando a história do desenvolvimento de O Silmarillion e de O Senhor dos Anéis cronologicamente. Cronologicamente, eu digo, do ponto de vista da vida de Tolkien, não da história interna do mundo dele.

Portanto, não é que Christopher Tolkien já não tenha feito esse trabalho. É só que a Martins Fontes se recusa a traduzí-lo e publicá-lo, acreditamos que seja porque seria um trabalho colossal para um lucro questionável.


Tenn' enomentielva!
 
Obrigado pelas explicações Rodrigo, vou ler seu artigo sobre o Sol e o Despertar dos Humanos. Agora eu compreendi melhor essa questão dos orcs. Interessante é notar como existe ou existiu um antagonismo que Tolkien colocou a respeito das origens dos orcs.

Realmente a tradução do Home ficaria muito complicado, mas quem sabe um dia...
 
O interessante é o seguinte também:

O orc Azog morreu em 2799 e seu filho, o orc Bolg se tornou o grande líder dos orcs no Norte. Bolg morreu na Batalha dos Cinco Exércitos no ano de 2941, ou seja, 142 depois de Azog.

Dessa forma, Bolg teria no mínimo 142 anos de idade e é uma longevidade muito alta para os padrões orcnianos. Caso Bolg não tivesse morrido na Batalha dos Cinco Exércitos, ele poderia viver muito mais, à quem daquilo que eu poderia imaginar.

Mediante tal fato, poderíamos criar um véu entre os orcs e homens, ou neste caso seria somente um "acaso" uma mera circunstância do destino a um grupo específico de orcs?

142 anos é uma idade super alta para um orc que vivia nas montanhas não?
 
Sim, parece ser muito, mas leve em consideração que os homens no início de seu surgimento (e de sua corrupção) viviam mais do que aqueles que vimos na Terra-média, para tirar mais algumas duvidas, aqui vai outro conselho. Leia o texto Athrabeth Finrod ah Andreth traduzido aqui na Valinor do HoMER, muito bom, vale a pena.
 
Última edição:
Há outra possibilidade para considerar, que é explorada no Mitos VIII: que os grandes líderes orcs tenham sido espíritos de estatura menor do que Sauron ou os Balrog que se uniram a Morgoth no início dos tempos. Isso explicaria sua longevidade e, de certa forma, como conseguiam manter um certo nível de hierarquia dentro da sociedade órquica.


Tenn' enomentielva!
 
Há outra possibilidade para considerar, que é explorada no Mitos VIII: que os grandes líderes orcs tenham sido espíritos de estatura menor do que Sauron ou os Balrog que se uniram a Morgoth no início dos tempos. Isso explicaria sua longevidade e, de certa forma, como conseguiam manter um certo nível de hierarquia dentro da sociedade órquica.


Tenn' enomentielva!

Eu tinha me esqueci disso!:yep:

É, tem esse fator também.
 
Há outra possibilidade para considerar, que é explorada no Mitos VIII: que os grandes líderes orcs tenham sido espíritos de estatura menor do que Sauron ou os Balrog que se uniram a Morgoth no início dos tempos. Isso explicaria sua longevidade e, de certa forma, como conseguiam manter um certo nível de hierarquia dentro da sociedade órquica.
Tenn' enomentielva!


Desculpe, mas você neste caso se refere aos Ainu, aqueles de forma/poder menores do que os Valar e Maiar? :think:

Espíritos encarnos; em corpos "humanos"? :think:
 
Desculpe, mas você neste caso se refere aos Ainu, aqueles de forma/poder menores do que os Valar e Maiar? :think:

Espíritos encarnos; em corpos "humanos"? :think:

Sim, ele se refere aos Ainur (mais especificamente ao Maiar) que tomaram forma de grandes orcs (e não de homens) que provavelmente tiveram relações com orcs gerando uma raça que poderia durar mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo