• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Papa Bento XVI diz que Deus é responsável pelo Big Bang.

Pra mim isso é "Se não pode vencê-los, junte-se a eles" por parte da Igreja, visando não perder "fiéis".


Concordo pra mim é isso ai também, e vai continuar por muitos anos, infelizmente. Eles estão tentando se adequar as novas "regras do jogo".
Toda vez que aparecer algo novo vão inventar uma nova desculpa, afinal é fácil, sair dizendo que seu Deus criou alguma coisa se você não precisa provar.
Não sabia dessa teoria de evolucionismo+ criacionismo, o que me mostra mais fraquesa do cristianismo, a partir de uma hora que a coisa começa a ser contestada e começa a se usar de tapas buracos, vira bagunça, enfim, ta ai pra quem quiser ver e interpretar, não posso nem provar que eles estão certos ou errados só minha opinião.
 
Meu problema é essa insistencia em interferir na ciencia.
Quando o mundo se restringia aos terrenos que a aldeia conhecia, então a Terra tinha sido criada estatica por Deus. Quando se expandiu e viu que existia um sistema solar, então deus criou o sistema solar como ele é. Quando agora se fala do Big Band, então deus criou o big bang. Querem truncar sempre na explicação de "ah, isso foi antes? Então deus que criou isso"
Po. Isso não é área da religião. Pelo menos ao meu ver. Se algum dia virmos que o big bang não é o limite, então deus criou o pré-big bang.
Pode falar que deus criou tudo. Pronto. Se não sabem dizer exatamente onde foi o real inicio que deus criou, não digam que é a Terra, depois sistema solar, depois via lactea e depois big bang. Não trunque o avanço da ciencia.
Não diga que flutuações quanticas são baboseiras e que a criação foi inteligente. Porque hawkings ganhou sua notoriedade discutindo justamente flutuações que indicariam que buracos negros também emitiam.

Mas isso é óbvio. Não havia a possibilidade de eles clamarem que Deus criou algo sem saber que o algo sequer existia. E, uma vez que o algo seja provado que exista, não há como negar a existência dele sem perder o crédito em suas palavras. Desde sempre eles pregam que tudo seria criação de Deus, a única coisa que variava nessa história era o "tudo" que eles conheciam. Não é que as coisas vão se tornando criações divinas quando descobertas, mas sim a descoberta de outras criações divinas.

Não há como culpar os mitos acerca da criação do universo à nossa volta quando em dada época eles eram o maior "conhecimento" disponível com relação ao assunto.

Essa conduta não atrapalha em nada o avanço da ciência, bem pelo contrário. Depois de séculos e algum derramamento de sangue, por fim estão começando a abrir a mente, e o que me intriga é: por que raios as pessoas estão se incomodando com isso?

Antes ela era motivo de piada por se fechar em seus próprios mitos e ignorar o que a ciência descobria. Agora ela vira motivo de revolta porquê resolveu aceitar os fatos e incorpora-los à sua fé?

E como assim "não diga que a criação foi inteligente"? Eles estão proibidos de expressar a própria fé agora? Aliás, por acaso é comprovado que de fato não existe nada inteligente envolvido nessa história?

Na minha singela opinião, ser racional não envolve tomar posturas baseadas apenas na crença de que algo não pode existir simplesmente porque não é do seu agrado e porquê não está na sua frente com uma placa de identificação. Até que seja provado de maneira irrefutável que Deus ou qualquer coisa do gênero não existam, esse tipo de postura é a mesma praticada pelas religiões mundo afora: "viva a minha verdade e fodam-se as outras".
 
Bem, eu concordo que não possa interferir, na medida que não pode ser considerada unanimamente como conclusão final a tudo que não entende ainda, até porque é fundamental para a ciencia a busca comprovada das causas das coisas. Mas repito, no tocante aos catolicos, é isto q a instituição é, e sem isto perde a razão de ser. Então eles estão simplesmente lutando pelo que acreditam.

No mais, o conceito de deus em si, é algo q na minha opinião a ciencia nunca vai poder negar comprovadamente.

Mas vcs se esquecem q o catolisismo, assim como qualquer religião, esta baseada em dogmas, e dogmas justificados por toda uma gama de mitologias, e estas sempre correm o risco de serem descomprovadas em quase sua totalidade mediante fatos.

Os catolicos podem se adpatar ate certo ponto, até porque quanto mais se considerar a biblia como alegorica, mas abreto e fora do controle da instituição esta a interpretação da menssagem. Tanto que os cabalistas tentam fazer este tipo de leitura da biblia a milenios, algo nunca bem visto.
 
A igreja diz que a bíblia é metafórica já faz muito tempo.

A comunidade científica é que é surda e gosta de chutar galinha morta.


O que realmente me irrita não é a discussão igreja versus cientista, e sim pessoas que nunca sequer estudaram qualquer espiritualidade, não fazem idéia do que seja uma equação relativística nem o que tem dentro da Basílica de São Pedro, e já sai querendo condenar o Papa ao ridículo e o escambau.

O tamanho do trem que ele tem que guiar faz a presidência de um país parecer um pique-nique de fim de semana.
 
E como assim "não diga que a criação foi inteligente"? Eles estão proibidos de expressar a própria fé agora? Aliás, por acaso é comprovado que de fato não existe nada inteligente envolvido nessa história?
Uai, você colocou aspas mas eu não disse isso.
Eu refuto é ele querer dizer que os cientistas estão errados em falarem de flutuações quanticas para o big bang.
Ele entra na area da ciencia ao dizer que os cientistas chegaram ao big bang e aí é o ponto final, deus criou o big bang e não tem mais o que se estudar daí em diante. Isso pra mim é truncar. Sendo que existem muitos cientistas que ralam tentando entender o big bang.
É como se cada vez ele dissesse: Parem de pesquisar, a partir daqui foi vontade de deus e foi ele quem criou.



não fazem idéia do que seja uma equação relativística
Incluso o próprio papa e grande parte dos sacerdotes.
 
o negocio funciona da seguinte maneira:

para tudo que a ciencia ainda não explica com provas, tem uma explicação religiosa e deus no meio
conforme vamos encontrando explicações cientificas, mais os mitos religiosos vão diminuindo
no tempo das cavernas o homem não sabia o que era o fogo, ai inventou um deus do fogo para explicar aquilo
quando não sabiamos o que era a lua e o sol, inventamos deuses para esses objetos e explicações religiosas para eles subirem e descerem dos céus
quando não sabiamos explicar fenomes da natureza, sempre buscamos a furia de deus pra explicar
mas a partir do momento que a ciencia explica o que é o sol e a lua, o que acontece com o deus sol e o deus lua?
mas do mesmo jeito que a explicação religiosa é substituida pela explicação cientifica novas descobertas surgem e novas explicações religiosas serão a verdade até que a ciencia prove o contrario
isso só vai acabar quando conhecermos todo o universo, cada fenomeno que nele acontece e encontrarmos explicações cientificas concretas, ai então a religião não terá mais espaço, mas até lá, e se um dia chegarmos a esse ponto, ira levar alguns milhões de anos, e ai não sei nem se a raça humana continuará viva para presenciar o dia que o homem não precisará mais buscar na fé e na religião uma explicação para o que não entende, pois poderá explicar tudo cientificamente

ou seja, a discução ciencia x religião não vai acabar tão cedo
 
De qualquer maneira isso não muda o fato que a partir do século XX a ciência com as ferramentas que tem passou a "lutar" de igual pra igual, pois até vários séculos antes essa luta era consideradamente praticamente inglória.

Chegamos a viver séculos de "trevas" pelo fato da igreja sempre ter tentado sufocar ao máximo as melhores mentes científicas do passado.
 
para tudo que a ciencia ainda não explica com provas, tem uma explicação religiosa e deus no meio

Ao mesmo tempo em que para tudo o que a ciência ainda não explica com provas, ela diz "você está mentindo, isso não existe, você é um charlatão e quem acredita em você é idiota". Depois que alguém consegue provar, ela ainda assim se recusa a admitir, pega aquela prova, muda o nome, chama de uma "nova descoberta" e diz que foi ela que descobriu.
Coisas como "autosugestão", "psicossomático", "reflexologia", "sincronicidade", são novos termos, inventados pela ciência, para se referir a idéias antigas, sem ter que dar o braço a torcer porque no passado ela chamou isso de superstição.

Se eu pegar uma coisa que a ciência hoje chama de "superstição", como por exemplo a astrologia, trocar todos os nomes por coisas "cientificóides" cheias de números, daí chamar essa "técnica" de "psique biocíclica" e apresentar como trabalho de doutorado, serei considerado um grande expoente da comunidade científica, com uma ciência inovadora e surpreendente. Que existe desde antes de Cristo com outro nome.

Daí essa mesma comunidade criticar o Papa por ter concordado com uma teoria da ciência e ter dito que não era incompatível com a idéia de Deus... é no mínimo hipócrita.



A verdade é que a comunidade teísta e a comunidade científica são ambas crianças birrentas e manhosas, que ao invés de se esforçar para entender o universo mais claramente, se esforçam para mostrar que o outro é que está errado.

Vamos somar ao invés de dividir?
 
o negocio funciona da seguinte maneira:

para tudo que a ciencia ainda não explica com provas, tem uma explicação religiosa e deus no meio
conforme vamos encontrando explicações cientificas, mais os mitos religiosos vão diminuindo
no tempo das cavernas o homem não sabia o que era o fogo, ai inventou um deus do fogo para explicar aquilo
quando não sabiamos o que era a lua e o sol, inventamos deuses para esses objetos e explicações religiosas para eles subirem e descerem dos céus
quando não sabiamos explicar fenomes da natureza, sempre buscamos a furia de deus pra explicar
mas a partir do momento que a ciencia explica o que é o sol e a lua, o que acontece com o deus sol e o deus lua?
mas do mesmo jeito que a explicação religiosa é substituida pela explicação cientifica novas descobertas surgem e novas explicações religiosas serão a verdade até que a ciencia prove o contrario
isso só vai acabar quando conhecermos todo o universo, cada fenomeno que nele acontece e encontrarmos explicações cientificas concretas, ai então a religião não terá mais espaço, mas até lá, e se um dia chegarmos a esse ponto, ira levar alguns milhões de anos, e ai não sei nem se a raça humana continuará viva para presenciar o dia que o homem não precisará mais buscar na fé e na religião uma explicação para o que não entende, pois poderá explicar tudo cientificamente

ou seja, a discução ciencia x religião não vai acabar tão cedo

Ou ate o dia q esbarramos com alguma inteligencia superior a nós. Ou até o dia em q nossa mente transcender a materia. Ou fazer contatos em outros planos. enfim, ninguem garante nem q a ciencia possa explicar tudo, nem garante q ela um dia não vai esbarar numa verdade da alma contida em muito da dita religiosidade.
 
Última edição:
esse é um cara que tem muito a dizer
1 post
1 palavra
valeu pela colaboração amigo
:lol:

A verdade é que a comunidade teísta e a comunidade científica são ambas crianças birrentas e manhosas, que ao invés de se esforçar para entender o universo mais claramente, se esforçam para mostrar que o outro é que está errado.

Vamos somar ao invés de dividir?

"A verdade é que a Igreja Católica sempre foi uma criança birrenta e manhosa, que ao invés de se esforçar para entender o universo mais claramente, se esforçam para mostrar que o outro é que está errado."

assim a frase faz muito mais sentido!

e são muitos os exemplos de cientistas que foram condenados pela igreja por tentar provas coisas que algum tempo depois a própria igreja adimitiu ser verdade

se hoje a discução de que "a terra gira em torno do sol e não o sol em torno da terra" parece bobagem
amanha a discução de que "deus criou o big bang" tambem parecerá
é uma questão de tempo até a igreja ceder à ciencia
 
Última edição:
não vejo como birra a postura da igreja, vejo como interece institucional mesmo.
 
Sou de uma crença que tbm nao acredita na teoria do big bang, mas nao tenho nada a contra a aceitar essa teoria, acredito sim que houve um planeta terra nas suas meras origens...isso nao me deixa confusa em nehnum aspecto...
 
fefe, não entendi...

apesar de participar de uma crença q não acredita no Big bang, vc pessoalmente acredita? é isto?
 
fefe, não entendi...

apesar de participar de uma crença q não acredita no Big bang, vc pessoalmente acredita? é isto?

Sim...na minha faculdade e na escola sou designada a acreditar no Big Bang, nao contem isso ao meu pastor...kkk...mas acho a teoria evolucionista muito interessante...
 
"A verdade é que a Igreja Católica sempre foi uma criança birrenta e manhosa, que ao invés de se esforçar para entender o universo mais claramente, se esforçam para mostrar que o outro é que está errado."

Viu? Você acabou de servir de exemplo! Você acabou de dizer "eu não! eu não! ele que é!! só ele!"


Os cientistas e os religiosos são igualmente humanos, com as mesmas limitações emocionais. O que a igreja chama de "dogma", os cientistas chamam de "postulados". Ambos ficam igualmente irritados quando são criticados, e ambos se recusam a pesar e analisar as críticas (sejam elas lógicas ou não), tratando de imediatamente fugir do assunto e chamar o outro de ignorante.

Quando você é de um dos dois grupos, você não vê isso no seu próprio grupo (porque eles não despejam isso em você), e acaba acreditando que é uma prática típica só do outro. Por isso cristão acha que cientista que é tapado e cientista acha que cristão que é tapado. Frequentemente os dois são. (Já escutei verdadeiros atentados contra a lógica, vindo dos dois lados.)

Sobre o Big Bang, ele está precisamente descrito nos livros hindús a mais de 5000 anos. Inclusive eles fizeram estimativas da duração de cada estágio do universo, medido em anos da Terra. (Podem não ter acertado, mas se eles pelo menos tentaram significa que já acreditavam na expansão do universo, ou seja, com outros nomes, a teoria do big bang é deles.)
 
Última edição:
Perda de tempo essa briga Igreja e Ciência, basta um meteoro cair por aqui e pronto! Era uma vez uma raça que acreditava num ser Divino e que tentava encontrar respostas em Teorias Ondulatórias e que supostamente exixtiram lááááá num confim da Via Láctea.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo