• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pantera no Porão (Amós Oz)

Luciano R. M.

vira-latas
Prófi, diminutivo de 'professor', é o apelido de um garoto israelense de 12 anos que é membro da organização clandestina LOM (Liberdade ou Morte) que, em 1947, luta pela libertação de sua pátria do domínio britânico. Pretendem fazer isso apontando um foguete para o palácio do rei Jorge e o ameaçando.

Apesar de a organização ser parte da imaginação de Prófi e seus amigos, Ben Hur e Tchita Reznik, o julgamento dele não foi. Condenado como traidor e expulso da organização por ter se aliado ao inimigo e até mesmo aceito presentes dele: um policial inglês gordo e asmático, Stephen Dunlop, com quem trocou aulas de hebraico por aulas de inglês, sob o pretexto de descobrir segredos estratégicos. Anos mais tarde Prófi nos conta a história daquele verão e remói os acontecimentos, sua traição, o vislumbre que teve da nudez de Yardena, irmã mais velha de Ben Hur, e o nascimento de Israel.

LEIA O RESTO DO POST NO BLOG DO MEIA-PALAVRA
 
O que você achou, Luciano?

Eu não li, mas vi a adaptação para o cinema com o Alfred Molina. Achei um filme lindo, bem direto, daqueles que descem redondo.
 
Eu gostei bastante, Taiul. Eu não vi o filme, pretendo ver, mas me pareceu bem diferente (vendo as informações no IMDB).
O livro é diferente dos outros do Oz que eu já li, apesar de dar pra reconhecer que é dele. Mas é mais ingênuo. De qualquer modo, uma leitura que vale a pena.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo