• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pantaleón e as Visitadoras (Mario Vargas Llosa)

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
O mais novo laureado com o Nobel de Literatura foi lembrado por sua “cartografia das estruturas de poder”, o que não impede que, para tanto, ele tenha usado de uma verve mais cômica em sua literatura. Pantaleón e as Visitadoras é um exemplo disso. O romance, publicado em 1973, conta a história de Pantaleón Pantoja, [...]

Leia Mais...
 
Pantaleão Pantoja, o eficiente oficial do exército peruano, sem vícios de nenhuma espécie e por isso digno de representar as Forças Armas junto a São Pedro, é encarregado de montar um serviço de "prostitutas delivery" para aplacar a sede dos soldados e cabos perdidos e esquecidos durante meses nas regiões das fronteiras amazônicas. Eis a solução elaborada pelo Exército com o intuito de interromper os constantes ataques das tropas, motivadas pelo impulso sexual, já insatisfeito pelo ato solitário, às mulheres de aldeias vizinhas. Pantaleão, metódico, acaba por fazer do empreendimento um sucesso, "o organismo mais eficiente das Forças Armadas".
Como tudo se permite debaixo dos panos e às vistas somos cândidos, é lidando com o empreendimento e suas relações com a moral social e religiosa que Mario Vargas Llosa conduz a cômica estória

Ainda que o início seja confuso, pois pareceu-me que Llosa escreveu os diálogos, meteu um shuffle e imprimiu o resultado, quando se pega o ritmo da prosa tudo flui como o barquinho das visitadoras pelo Amazonas e seus afluentes.

Boa leitura.
 
Última edição:
Este livro é muito bom.

Gostei bastante da escrita do Llosa nos dois livros dele que li (esse e o Tia Júlia e o Escrevinhador). Ele escreve fatos engraçados de uma maneira séria e o resultado é bem legal!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo