• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Palestina: Uma Nação Ocupada (Joe Sacco)

Izze.

What? o.O
Os conflitos entre palestinos e israelenses são notícia nos jornais de horário nobre há muitos anos. Eles duram tanto tempo que a paz entre os dois lados é um sonho que dizem nunca se concretizar. A guerra entre Palestina e Israel é algo que vai muito além de um livro onde se baseia toda uma religião, mas também afeta a identidade nacional de cada um dos cidadãos que vivem nas áreas de conflito e nos assentamentos de refugiados. Esses conflitos, iniciados com o movimento sionista – nacionalismo judeu – no início do século XX, perduram até hoje e já são tema das aulas de geografia de algumas gerações. Mas o que essas aulas ou as habituais notícias nos jornais não conseguiram explicar – como tudo isso começou? –, Joe Sacco o faz de maneira simples e eficiente – e regada a muito chá.

Jornalista maltês especializado em cobrir áreas de conflito, Sacco passou dois meses no início da década de 1990 – um dos vários períodos intensos desse embate entre nações – em Jerusalém, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza para ver e contar a situação dos Palestinos e a visão de ambos os lados dessa relação turbulenta. Sua intenção não é ser parcial ou educativo, mas ser sincero no retrato do que viu usando letras e desenhos. Sim, desenhos. Sacco é quem muitos chamam de o “precursor do Jornalismo em Quadrinhos”, e Palestine, aqui no Brasil dividido em dois volumes pela editora Conrad, é uma bela obra que abre os olhos do leitor para a situação da região. Em Palestina: Uma Nação Ocupada, o jornalista vai atrás de personagens reais que tenham o que contar sobre ataques, invasões e perdas que enfrentaram durante todo o tempo de vida nesses territórios ocupados.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Joe Sacco tornou-se, a seu modo, um excelente jornalista de guerra. Cobriu o conflito palestino e a guerra da Bósnia.
Mas um de seus trabalhos que mais gosto é o que foi publicado no álbum Derrotista, lançado pela Conrad, que compila os quadrinhos de Sacco dos anos 80. São estórias mais underground, humorísticas ou alternativas. A séria Mark Massa-de-Manobra é impagável e continua atual. Há também um envolvente relato da sua experiência de roadie de uma banda de rock que excursiona pela Europa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo