• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Palavra (En)cantada, 2008

Haleth

Sweet dreams
Como assim, não, peraí... Como assim ninguém fez um tópico pra esse documentário aqui no Meia ainda?!? Sinceramente, viu...? Tsc, tsc, tsc...

Esse documentário me fez sair do cinema toda trêmula, e meu amigo de braço roxo, de tanto que eu o apertava toda vez que alguma coisa me exultava os ânimos. (Não me interpretem errado, aiaiai...!) Sem falar que fiquei ainda mais forever in love pelo Lenine e plenamente convencida de que não há espíritos mais poéticos no Brasil que o dos mineiros e dos recifenses - nem alguém mais "ohwait" que o Tom Zé, é fato. :rofl:
[size=xx-small] (Aliás 1: já assistiram Construindo Tom Zé? Que figura, que figura...!) (Aliás 2: já repararam como a poesia que vem do Nordeste é tão mais..."substancial"? Não é o melhor termo mas fica esse mesmo) [/size]

Assistam, é só dar o play no link abaixo, não tem desculpa! Vai, já clicou? Anda, ow...! (E quem disser que sou exagerada ganha trezentos ¬¬ em sua caixa de entrada :rofl: É que fiquei tão impressionada com esse doc no dia que não tive coragem de rever pra não perder o encantamento XD)

Sinopse oficial

Palavra (En)Cantada é um documentário de longa-metragem (86min), dirigido por Helena Solberg, que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

A maioria das entrevistas foi realizada na casa dos entrevistados, em atmosfera intimista, com o registro de declamações e canções especialmente para o documentário. Poemas de Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e pérolas de nossos grandes compositores conduzem o roteiro do Palavra (En)Cantada. Entre as músicas do filme estão Choro Bandido (Chico Buarque/Edu Lobo), Alegria, Alegria (Caetano Veloso), Alvorada (Cartola), História do Brasil (Lamartine Babo), Inclassificáveis (Arnaldo Antunes), Fábrica do Poema (Adriana Calcanhotto/Waly Salomão), 2001(Tom Zé/Rita Lee) e O Mar (Dorival Caymmi).


Então, curtiram demais? XD
 
Última edição por um moderador:
Não consegui assistir. Pode ser problema na net "lesada" aqui. Recife foi elevada ao patamar da elite cultural brasileira muito também graças ao Nação Zumbi & Chico Science. Fizeram os artistas recifenses acreditarem na cultura local. Alguns dizem que foi um dos últimos movimentos culturais de repercussão no país .Para falar a verdade nem o play está aparecendo aqui na tela...:rofl:.Mas parece ser muito interessante o documentário, vou ver de qualquer jeito.:sim:
A citação de Nação Zumbi e do Sience é só pegando um gancho dentro do contexto apresentado.
 
Porque a poesia corre no sangue dos poetas nordestinos (deve ser isso) e isso é bastante "substancial" XD, Lógico apenas uma brincadeira.O norte de Minas é muito assim também, eles tem uma força poética imensa , impregnada de uma oralidade bem marcante nos versos e sempre respeitando a tradição da região, coisa de impresionar mesmo.Às vezes empolgo em falar, mas a princípio é um pouco disso. Tom Zé e o saudoso Raul Seixas são os malucos beleza do meio artistico.
Tô indo no arrasto, mas agora estou vendo um pouco do documentário.:rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo