• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pais pagam indenização à Prof. agredida

Acho que vou recomendar toda a coleção de Cesar Millan para as reuniões de pais e mestres.

Principalmente os episódios onde o dono do cachorro fala "eu não quero magoar os sentimentos do totó", e o Cesar Millan faz uma cara de incredulidade "como é que é?"

Basicamente, cães e crianças são semelhantes em um ponto: reconhecem prontamente um líder de verdade, e não aceitam ditadores ou frouxos para dar ordens. Até mesmo no livro homonimo ao programa de TV, uma mãe agradece a Cesar. Não porque ajudou a lidar com o cão, mas para lidar com os 3 filhos adolescentes.

A diferença entre um cão e uma criança, é que quando o pai/dono fala "eu não quero que ele me odeie", o cão nem de longe pode falar, mas a criança fala com uma prontidão irritante (irritante porque falar sem entender me irrita)
 
Agora foi em Minas:

Um estudante da 7ª série foi condenado por prática de bullying contra uma colega de classe, em Minas Gerais. A decisão da Justiça, que determinou o pagamento de indenização no valor de R$ 8 mil à vítima, foi publicada nesta terça-feira (19). O caso aconteceu em Belo Horizonte e foi julgado pelo magistrado Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível.

De acordo com a assessoria, a estudante relatou ter sido alvo de apelidos e insinuações. As provocações se tornaram frequentes com o tempo, obrigando os pais dela a acionarem a escola, que não teria dado uma resposta satisfatória. A instituição de ensino também foi envolvida no processo, porque os advogados da vítima entenderam que o colégio deveria dar orientação pedagógica ao garoto. O pedido foi julgado improcedente.

"Tábua", "prostituta", "sem peito" e "sem bunda". Estas eram as ofensas disparadas pelo adolescente condenado por praticar bullying contra uma colega de classe, em uma escola particular de Minas Gerais.


Ele fazia críticas ao corpo dela, dizendo que ela não tinha peito, bunda. Chamava a menina de prostituta. Falava que ela era uma tábua. Tentou cortar o cabelo dela em plena sala de aula. A menina estava disposta a não voltar mais à escola. Ficou deprimida em função disso e precisou de tratamento psicológico. Teve muita dificuldade naquele semestre.

O advogado contou que o colégio foi informado sobre o que vinha acontecendo, mas teria custado a tomar uma providência.

- Os pais conversaram com a escola no sentido de tirar o aluno da sala e colocá-lo em outra turma. Como a instituição não tomou a providência, os pais decidiram pela ação na Justiça.

- Depois de proposta a ação, o garoto mudou a conduta dele. No semestre seguinte, a escola transferiu o menino de sala. Em 2009, os dois já não eram mais colegas de classe.

- A escola só foi envolvida, porque mesmo com a reclamação dos pais, a instituição deixou que os dois permanecessem juntos até o fim do ano. Em nenhum momento foi pedida indenização ao colégio. Solicitamos apenas que a escola desse uma orientação especial ao garoto, o que foi julgado improcedente

Eu acho triste que as coisas cheguem ao ponto da justiça ser chamada a resolver questões de dentro da escola.

Eu não concordo com essa sentença na medida que ela isenta a escola de reponsabilidade sobre o bullying. A escola tem sim responsabilidade de lidar e orientar esse tipo de situação. Deveria ter tomado atitudes antes. Trocado o garoto de sala, orientado, conversado com os pais deles. Se movido no sentido de coibir as atitudes dele.

O bullying está se tornando cada vez mais frequente e mais cruel, numa imitação ridícula de um dos piores problemas da cultura americana. E as escolas tem de agir junto com a família e até mesmo com a justiça em casos que não se consegue resolver dentrodo ambiente educacional.

Se pais educam, é também responsabilidade da escola orientar e formar o aluno, ainda mais contra problemas que acontecem dentro da escola. Eu não deixaria meu filho numa escola que não tem uma política firme de orientação nos casos de bullying.

Edit:
segue os links para as matérias:

http://terramagazine.terra.com.br/i...aluno+da+serie+e+condenado+a+pagar+R+mil.html

http://terramagazine.terra.com.br/i...por+bullying+xingou+vitima+de+prostituta.html
 
Eu vejo duas coisas aliadas causando boa parte desses problemas hoje em dia.
A primeira é que professores não possuem mais aquele poder sobre o aluno como há algumas décadas atrás. Professor não é mais autoridade em sala de aula. Se isso é bom ou ruim, é outra história.
A segunda, é que cada vez mais está piorando a qualidade da educação em casa. Exemplos e bom comportamento vêm em primeiro lugar do lar.

Certamente há a questão de que muitas vezes as amizades possuem um poder de influência sobre a criança/adolescente maior do que os pais ou a escola, mas até mesmo aí a autoridade dos pais é importante para resguardar os filhos. Então para os pais, não adianta fugir da responsabilidade.

Enfim, isso que dá esses garotinhos juvenis criados a leite com pêra e ovomaltino. Bando de badernista.
 
Sim também acho que se há pouco respeito nas escolas, mas também acho que os professores e diretores são "moles" de mais, se uma escola Estadual fosse tão rígida como uma particular, esse tipo de coisa não aconteceria.
Cara, segunda vez que eu vejo uma declaração desse tipo no fórum a respeito das escolas particulares e públicas. Pessoal devia se informar um pouco mais a respeito da realidade de todo nosso sistema educacional antes de falar esse tipo de coisa...

Eu vejo duas coisas aliadas causando boa parte desses problemas hoje em dia.

A primeira é que professores não possuem mais aquele poder sobre o aluno como há algumas décadas atrás. Professor não é mais autoridade em sala de aula. Se isso é bom ou ruim, é outra história.

A segunda, é que cada vez mais está piorando a qualidade da educação em casa. Exemplos e bom comportamento vêm em primeiro lugar do lar.



Eu acrescentaria uma terceira: Um culto ao individualismo cada vez mais exacercebado entre essa gurizada. Eu sou o melhor e tudo posso.



Aliás, tinha que haver outro tipo de punição para o guri que não a indenização paga pelos pais. O guri ainda vai crescer achando que dinheiro soluciona tudo.
 
Última edição:
A educação em casa, atualmente, está comprometida uma vez que os pais saem para trabalhar, muitas vezes o filho passa o tempo todo nas escolas de educação infantil (creche) e a educação acaba não sendo a mesma que ele teria dos pais. Os filhos dos ricos estão acostumados a fazerem o que quer sem que os pais imponham limites, criados muitas vezes por pais ausentes que suprem essa falta com presentes e desleixo. Nesse caso os filhos acham que na escola vai ser a mesma coisa que em casa, que tudo se resolve do jeito que ele quer e que ele pode fazer o que quiser.
Quem sai perdendo? O/a professor (a), os outros alunos que também sofrem com as agressões e o jeito truculento do garoto e ele mesmo que se continuar dessa forma terá uma visão de mundo distorcida.
Muitos pais atribuem a escola o DEVER de dar educação a seus filhos e se irritam quando esta não cumpre seu papel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo