• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pai registra BO contra professora que postou prova de aluna no Facebook

O que vocês acham sobre essa situação?


  • Total de votantes
    25
Nós temos alguns fatos e uma suposição aqui.
Fato:
prova divulgada
aluna identificada
processo instaurado

Suposição:
o pai não está fazendo nada para melhorar o desempenho da filha

Baseado em que estamos afirmando que ele está passando a mão na cabeça da menina?


:squid::squid::squid:
 
Acho que seria mais correto enquadrar como danos morais. Mas, não sou bacharelando/bacharel em Direto.

Concordo. Embora o argumento da caligrafia talvez não seja muito forte pra provar que ela foi realmente exposta. Enfim, também não sou advogado (chama o Luiz Pareto da Telerj aí).

tinha que ter uma lei contra estupidez.
ao invés da guria surtar e chorar pro papai que estupidamente assumiu que é "princesinha" dele, deveriam ter ficado calado e fingir que não era ela.
gente estupida merece viu...

Tem que tomar cuidado com esses pais...

tumblr_lxw3mlYbD11qc7iffo1_400.jpg


Em tempo: Sejong está benevolente com os "Ótimos" hoje. Ou então estamos postando epicamente.

--

Uma observação, Jango: A aluna foi identificada ou foi explanada pelo próprio pai? Fica a dúvida, né?
 
Última edição:
Nós temos alguns fatos e uma suposição aqui.
Fato:
prova divulgada
aluna identificada
processo instaurado
os dois fatos aqui são:
a prova foi parcialmente divulgada. na verdade, só parte da correção.
O pai da aluna identificou a filha.

A anta do pai vai instaurar processo por conta do item #2 causado pelo item #1.
ou seja... é uma ANTA protegendo uma JUMENTA.
 
Eu realmente acho que muita merda é colocada na conta dos professores hoje em dia e frequentemente os alunos são superprotegidos quando deviam realmente arcar com as conseqüências. Agora, sinceramente... que merda foi essa que essa professora fez?
É esse o papel do educador? Expor seus alunos?

E não tem essa de ocultar o nome. É mais do que óbvio que pelo menos os colegas de sala acabassem sabendo de quem se tratava. A punição da aluna é seu próprio resultado. Não sei se é um caso em que a aluna tem dificuldade ou se ela é canelada mesmo. Mas em nenhuma das duas circunstâncias, a humilhação pública é a alternativa viável. Chamasse a família à responsabilidade.

E não vejo a atitude do pai como absurda. Um dos papéis da justiça não é justamente esse de mediar conflitos? Se uma das partes se sentiu ofendida (e eu acho que há razões para isso), acho natural que acione a justiça, que então decidirá se é ou não uma queixa procedente. Eu jamais aceitaria que filho meu fosse exposto dessa maneira. Se as notas fossem ruins, por dificuldade de aprendizado ou por vagabundagem, eu, no meu papel de pai, me empenharia pra resolver. Mas eu também processaria. Ora... com o perdão da hipérbole, voltamos aos tempos em que se punia o criminoso e depois se expunha o seu corpo mutilado em praça pública?

E falando como professor formado, jamais exporia meus alunos dessa maneira.
 
eu só queria dizer uma coisa: essa professora não foi a primeira a tirar foto de prova de aluno. eu sei que tem muito texto (isso na época de corrente de email até), com pérolas de alunos, mas hoje em dia o que mais rola (inclusive em página de ~~humor~~) é foto mesmo. tipo:

tumblr_m1r0ysGb6q1rr57exo1_500.jpg


e a gente acha engraçado e muitas vezes compartilha e tudo o mais. então sem essa de descer a lenha na professora, e depois ir lá no facebook compartilhar esse tipo de imagem, nééé.

no mais, se ela não identifica o aluno, a guria que deu mole. deveria ter ficado quieta. meu professor de história tinha por hábito após a correção das nossas provas fazer o que ele chamava de "Lista de sugestão de nomes de filhos": ele escrevia no canto do quadro os erros mais absurdos que tínhamos feito (ortografia e mesmo confusão de nome de figuras históricas). todo mundo ali era esperto o bastante para fazer o teatrinho do "foi vc? foi vc?" pra que ninguém descobrisse quem realmente tinha feito o negócio. e tipo, ninguém nunca se sentiu humilhado, e aposto que hoje em dia deve até existir no mundo uma criança chamada ramubábi só por causa de um colega meu que não sabia escrever hamurábi. um colega meu mesmo, juro. não fui eu.

edit: em tempo, eu não faria isso. morro de vontade, mas só conto causos mesmo. tipo do meu aluno que foi falar dos teeth de uma atriz e disse que ela tinha 'beautiful tits' e talz.
 
tinha que ter uma lei contra estupidez.

Imagine um colapso no sistema carcerário... Ao menos a vida seria melhor de se viver, pois as pessoas REALMENTE pensariam antes de fazer qualquer coisa. :lol:


Eu costumo ir a favor dos professores sim, mas essa foi uma atitude estúpida. Zero pra ela, não por expor a aluna numa rede social, mas por fazer isso sem pensar que poderia ser incriminada depois.
O pai, outro exemplo de sapiência: acha que é bonito ser feio, e ainda assim quer tirar vantagem sobre a estupidez da filha. É um fanfarrão que, infelizmente, conseguiu burlar a lei da evolução passando adiante seus genes defasados. Zero pra ele.
A filha, nem falo. 12 anos, com um Q.I de pombo, é a única que vai ver alguma vantagem disso, e é muito provável que fique famosinha depois disso. Mais uma pra lista de pseudocelebridades, terá seus 5 minutos de fama e com isso ensinará sua valiosa lição de vida aos demais - o como é bom ser brasileira, ter 12 anos, de classe média, estudar em colégio particular e mesmo assim conseguir ser completamente burra.

O país chafurda numa completa inversão de valores. Infelizmente.
 
Última edição:
ana, ela ter mostrado as fotos direto da conta dela mostra outro nível de sapiência épico...

mas a estupidez do pai da menina é maior que a da filha.
INCRIVEL.
 
ana, ela ter mostrado as fotos direto da conta dela mostra outro nível de sapiência épico...

mas a estupidez do pai da menina é maior que a da filha.
INCRIVEL.

ah sim. ainda mais num momento em que ainda é professora da guria. mas aí é que tá, mas coisa a ver com burrice do que com lei/processo/whatever
 
A educação precisa ser vista como algo que é belo, digno, útil para a vida inteira, construtivo, eficaz, não como algo chato, maçante, utilizado apenas para se obter um emprego que tenha boa remuneração, etc. Nos países desenvolvidos, a educação é incentivada por todos os setores, e aplaudida no que se refere aquelas pessoas que se destacam na educação.
 
Mas Ana, quem tem a responsabilidade ética de zelar por um documento interno e institucinal é a professora, eu, ou qualquer outro não profissional da area, pegar um documento deste e divulgar, não vejo com tão agravante alem da possibilidade de expor alguem...
Tipo, eu pegat uma prova desta de um amigo pir exemplo, e postar "olha q jegue o fulano", por mais q tambem caiba uma vexação publica, não tem o mesmo peso... Mesmo q ainda possa ser considerado moralmente errado( eu particulamente acho q tem de se dosar bastante esta questão da moralidade, mas não no caso citado no tópico)
 
Mas Ana, quem tem a responsabilidade ética de zelar por um documento interno e institucinal é a professora, eu, ou qualquer outro não profissional da area, pegar um documento deste e divulgar, não vejo com tão agravante alem da possibilidade de expor alguem...
Tipo, eu pegat uma prova desta de um amigo pir exemplo, e postar "olha q jegue o fulano", por mais q tambem caiba uma vexação publica, não tem o mesmo peso... Mesmo q ainda possa ser considerado moralmente errado( eu particulamente acho q tem de se dosar bastante esta questão da moralidade, mas não no caso citado no tópico)
conan... nem uma pergunta inteira foi divulgada. só trechos. nem a correção da professora foi mostrada em 100%.
e quem já deu aula e corrigiu uma prova pode falar...
" ‘daí a professora é implicante’ e ‘eles que me aguardem na próxima aula’."
QUEM NUNCA?!
 
Kurt disse:
Mas, o que me trinca os bagos é o pai "proteger" a filha que tira notas ruins e tem baixa capacidade intelectual. Se fosse filha minha eu teria vergonha e faria o que fosse possível para ajudar minha filha a tirar boas notas e ter um melhor rendimento escolar

DOIZÃO.

Engraçado q os "dimenó" podem sambar e dançar e nada acontece; aí vai o professor cometer um erro e já era!!

Eu já fui professora de escola pública e digo de cadeira: o que não falta são esses pais que, qdo jovens, devem ter sofrido bastante repressão e agora querem descontar "mimando" os filhos dessa forma.

A professora errou? SIM. Mas 1 - essa aluna JAMAIS deveria saber desse processo, pois ao saber do mesmo se sentirá protegida e com a razão;

e

2 - Esse pai, além de processar a professora escondido, deveria ter passado um sabão na menina pela nota baixa ter ficado inclusive pública.

Não tenho filhos, mas a minha irmã de 12 anos pena comigo. Rs. Ela detesta fazer aula, meus pais querem pq querem ficar dando mole pra ela, mas eu vou e a obrigo a fazer. Ao menos até o final desse módulo ela fica comigo. Depois começa o módulo adolescente (pois ela completa 12 anos esse mês) e aí eu me eximo; mas o que ela sabe de inglês é graças a mim e à minha insistência, pq se fosse pelos meus pais... :roll:

E onde eu dou aulas tento ser super gente boa, amiga msm dos alunos, mas não deixo o rendimento cair não. Cai o rendimento, eu sempre puxo de volta pra aula e pego no pé. Já veio aluno mimado falar essas coisas de fazer BO por bobagem, eu falei: faz lá, quero ver pra quem a polícia vai dar razão (não havia respaldo legal algum, era só pra intimidar).

Até hj não fizeram nenhum BO de verdade.

EDIT:

Ana Lovejoy disse:
e a gente acha engraçado e muitas vezes compartilha e tudo o mais. então sem essa de descer a lenha na professora, e depois ir lá no facebook compartilhar esse tipo de imagem, nééé.

Já faz uns anos que rola na net uma prova escaneada com a seguinte questão: "Qual a função do esqueleto?" e a resposta "Invadir o castelo de Grayskull", e outra escrito "encontre x" e o aluno circula o x no triângulo e escreve "Ele está aqui".

Todo mundo sempre morreu de rir e pelo q sei não rolou processo.

Eu jamais daria esse mole sendo professora, mas acho q hj tbm as pessoas estão levando tudo pra processo! Ngm mais sabe resolver nada cara a cara. Acho errado escanear a prova, mas esse pai em vez de chamar a professora pra uma conversa já foi metendo processo. Acho muito errado.
 
Última edição:
no brasil professor é considerado bandido e inimigo da sociedade enquanto os alunos - bons ou maus - são considerados herois nacionais, principalmente se cometeram crimes e são menores de idade. é por isso que a violencia e outras mazelas continuarão a piorar.

eu vejo que a violencia nas escolas e a visão preconceituosa contra os professores tendem a aumentar.

foi mal se mudei o assunto do topico, mas me revolta ver pais fazendo escandalos e defendendo os erros dos seus filhos 'menores de idade'.

mas é fato que a professora errou, mas como ser humano ela tem o direito de errar, mas principalmente de uma nova chance.
 
Já faz uns anos que rola na net uma prova escaneada com a seguinte questão: "Qual a função do esqueleto?" e a resposta "Invadir o castelo de Grayskull", e outra escrito "encontre x" e o aluno circula o x no triângulo e escreve "Ele está aqui".

Todo mundo sempre morreu de rir e pelo q sei não rolou processo.

Realmente eu não sei se isso faz diferença, mas...

No caso da professora que estamos falando aqui, ela postou uma prova de sua própria turma, sendo que seus alunos estavam na lista de contatos dela. Tipo, a informação foi direto para da professora para os alunos. A Ana falou do casos das Pérolas do ENEM - não sei se faz muita diferença, mas nesse casos é mais difícil saber de quem foi a prova, já que são milhares e milhares de alunos. Esses dois exemplos que você citou, pra falar a verdade, eu sei sempre achei que eram falsos. Em todo o caso, são outros exemplos de imagens que foram jogadas nas internets e ninguém sabe de onde vieram, em que escola aconteceu, qual professor corrigiu a prova, em que ano isso aconteceu e etc. Talvez o risco de constrangimento nesses casos seja menor, né?

Essas imagens de provas e as pérolas do ENEM já circulam há anos na internet e ninguém nunca falou nada. Pelo menos eu nunca tinha visto um caso com tanta repercussão.

De qualquer forma, acho que a professora errou e o pai explanou a própria filha. Seguindo a linha Omykron de raciocínio, é um burro processando a anta para proteger a jumenta.

--

Kurt disse:
Cara, eu achei genial a resposta. Se eu fosse o professor daria como resposta certa pela sagacidade da mesma.

Até pq a pergunta está errada, né? Não especificou que o tipo de força e ainda escreveu o nome do planeta com letra minúscula.

1216234525030_f.jpg
 
Última edição:
Em todo o caso, são outros exemplos de imagens que foram jogadas nas internets e ninguém sabe de onde vieram, em que escola aconteceu, qual professor corrigiu a prova, em que ano isso aconteceu e etc. Talvez o risco de constrangimento nesses casos seja menor, né?

no no no. a situação é a mesma (considerando que sejam provas verdadeiras, algumas eu também acho que são falsas): um professor publicou na internet a prova de um aluno. talvez o que tenha garantido o anonimato dessas outras (fora o tempo que já estão circulando por aí, partindo de fontes diversas) é justamente o fato de que não houve aluno burro o suficiente para chamar a atenção para si, mas é evidente que o dono da prova vai reconhecer a grafia (e resposta) dele ali (bem como a grafia e correção do professor).

ainda acho que o problema (ou a burrice, chamem como quiser) da professora foi ter publicado enquanto ainda era professora da criança em questão. eu esperaria um ano para depois fazer isso. outro problema é postar no facebook se assumindo como autora da correção, diminuindo assim o número de "suspeitos" (ou seja, só alunos dela, e não de um colega dela, de um conhecido, etc.). enfim, a professora foi cretina sim, mas continuo achando que não é caso para processo.

btw, eu sei que estamos falando de relação aluno x professor, mas eu acho que de forma geral as pessoas dão mole em rede social quando o assunto é o próprio trabalho. cansei de ver idiota xingando chefe no twitter achando que um cadeadinho na conta é o suficiente para o cara não ficar sabendo. gente que TODO DIA reclama do trabalho no facebook, etc. poutz, não há essa de "configurações de privacidade". tá na internet, já era, não se tem mais controle sobre aquilo. enfim, falta ainda um pouco de noção para o pessoal de modo geral. o caso dessa professora só provou isso.
 
Cara, eu achei genial a resposta. Se eu fosse o professor daria como resposta certa pela sagacidade da mesma.

Concordo. Foi uma resposta digna de um gênio. A pessoa que fez tal resposta na prova, tem uma visão de mundo que a fará se destacar e chegará bem longe. Deve-se sempre ficar de olho em gente assim para aprender com eles.
 
Eu já dei pontos a alunos que deram respostas semelhantes a essas. Por exemplo, tem um exercício de fazer frases (make sentences) e um aluno não sabia o que a palavra significava. Acho que era "foreign", algo assim. E ele respondeu: "I don't know what 'foreign' means" (eu não sei o que significa "foreign").

Dei ponto. Ele não sabe o que significa, mas acabou montando uma frase. Rs.

Sobre isso:

no brasil professor é considerado bandido e inimigo da sociedade

Acaba sendo mesmo, pq numa sociedade massificada por mídia, coisas medíocres intelectualmente falando, qualquer um que faça o papel de "abrir a cabeça" das pessoas (ainda mais dos jovens em formação) será um completo inimigo da sociedade.

"Amigo" mesmo é aquele sujeito que canta musiquinhas idiotizantes (como lelek lek lek lek ou algumas outras no mesmo nivel, não necessariamente funk, mas em qualquer ritmo "da moda") ou o que faz enredos rasos de novela e distrai o povo de ver o contexto social onde está inserido.
 
Última edição:
Eu já dei pontos a alunos que deram respostas semelhantes a essas. Por exemplo, tem um exercício de fazer frases (make sentences) e um aluno não sabia o que a palavra significava. Acho que era "foreign", algo assim. E ele respondeu: "I don't know what 'foreign' means" (eu não sei o que significa "foreign").

Dei ponto. Ele não sabe o que significa, mas acabou montando uma frase. Rs.

Sobre isso:



Acaba sendo mesmo, pq numa sociedade massificada por mídia, coisas medíocres intelectualmente falando, qualquer um que faça o papel de "abrir a cabeça" das pessoas (ainda mais dos jovens em formação) será um completo inimigo da sociedade.

"Amigo" mesmo é aquele sujeito que canta musiquinhas idiotizantes (como lelek lek lek lek ou algumas outras no mesmo nivel, não necessariamente funk, mas em qualquer ritmo "da moda") ou o que faz enredos rasos de novela e distrai o povo de ver o contexto social onde está inserido.

Este foi o melhor post do tópico!
 
btw, eu sei que estamos falando de relação aluno x professor, mas eu acho que de forma geral as pessoas dão mole em rede social quando o assunto é o próprio trabalho. cansei de ver idiota xingando chefe no twitter achando que um cadeadinho na conta é o suficiente para o cara não ficar sabendo. gente que TODO DIA reclama do trabalho no facebook, etc. poutz, não há essa de "configurações de privacidade". tá na internet, já era, não se tem mais controle sobre aquilo. enfim, falta ainda um pouco de noção para o pessoal de modo geral. o caso dessa professora só provou isso.
me lembrou de vc falando da ferramenta FireMe! do twitter
http://fireme.l3s.uni-hannover.de/pt-br/fireme.php

é lindo ver
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo