• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Pai” da internet diz que internet interplanetária já está em teste na ISS

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Rede extra-terrestre usa novo protocolo de pacotes, capaz de superar obstáculos do espaço

ISS-m-20110221.jpg

Computadores da ISS já estão testando a internet interplanetária,
capaz de contornar os obstáculos do espaço sideral

Segundo o "pai" da internet, Vint Cerf, a chamada internet interplanetária já está sendo testada na ISS (Estação Espacial Internacional).

Cerf explicou que a chamada internet interplanetária já está sendo testada, mas não usa o IP (protocolo de internet) e sim o novo Bundle Protocol (protocolo de pacotes), capaz de superar os períodos de inatividade e de desconexões que acontecem no espaço por causa dos movimentos celestes e dos satélites que orbitam a Terra.

Em entrevista ao site de tecnologia Network World, Cerf contou que esses novos protocolos já estão rodando na ISS, em vários laboratórios da Nasa e em algumas universidades.

Na reportagem, ele explica que já existe, inclusive, um Bundle Bone, parecido com a espinha dorsal do IPv6, que liga todas as pesquisas umas às outras, e que já
"há pelo menos uma implementação do BP para o sistema operacional Android, que ainda precisa ser refeita e melhorada".

O "pai" da internet disse também que a nave Epoxi, que está em órbita do Sol, já recebeu os protocolos interplanetários e os está testando. Neste ano, ele acrescentou, a ideia é padronizá-los e torná-los disponíveis para países que exploram o espaço.

Por meio desses protocolos, a partir de agora, as espaçonaves serão interligadas e se tornarão nós da espinha dorsal interplanetária, capaz de suportar explorações por robôs e seres humanos.

Cerf disse ainda que o Google está envolvido em vários projetos para acelerar a internet, como o protocolo SPDY, disponível em código aberto.

Em relação à computação em nuvem, ele lembrou que existem entre 25 e 30 grupos trabalhando em diferentes padrões. Mas para ele,
"até que se consiga fazer experiências para que essas nuvens conversem umas com as outras de formas diferentes, não saberemos o que funciona e o que não funciona".
Ele concluiu, dizendo que cada grupo vai precisar provar que seu padrão funciona no mundo real antes que se possa dizer qual é o vencedor.

Fonte
 
Isso acaba sendo muito útil no aprimoramento da Internet em longas distâncias. Tomara que os experimentos cresçam bastante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo