1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Páginas de Sombra: Contos fantásticos brasileiros (Vários)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por -Jorge-, 26 Nov 2011.

  1. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Para mim esse livro foi uma surpresa. Encontrei ele, muito por acaso, em uma prateleira da biblioteca e uma olhadinha no sumário bastou para me deixar com muita vontade de lê-lo.

    Nesse livro,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que entende do assunto e tem outros livros sobre o tema publicado, reuniu 16 contos fantásticos brasileiros produzidos desde o século XIX por autores conhecidos (conhecidos por outros gêneros na verdade, como Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Lygia Fagundes Telles) ou esquecidos (Coelho Neto, Adelpho Monjardim).

    Provavelmente por ser uma seleção, o nível de todos os contos é muito bom. Os temas incluem assombrações, demônios, seres fantásticos, situações inexplicáveis e o fim do mundo.

    Foi uma surpresa também porque ninguém nunca me disse que autores brasileiros chegaram a escrever literatura fantástica tão bem, nem que haviam escrito volumes de contos ou romances fantásticos. Até agora só tinha ouvido falar de Murilo Rubião. Vários deles aparentemente e infelizmente não são publicados a tempos. Acho que um livro assim, merece mais divulgação até mesmo (ou principalmente) em escolas, para tirar um pouco a visão de que literatura brasileira é chata e sem imaginação.

    (Vou colocar o sumário para os que se interessarem)
    1. Flor, telefone, moça - Carlos Drummond de Andrade
    2. A podridão viva - Amândio Sobral
    3. Teleco, o Coelhinho - Murilo Rubião
    4. A última Eva - Berilo Neves
    5. Máquina de ler pensamentos - Lília A. Pereira da Silva
    6. A escuridão - André Carneiro
    7. A casa "sem sono" - Coelho Neto
    8. A gargalhada - Orígenes Lessa
    9. O satanás de Iglawaburg - Adelpho Monjardim
    10. As academias de Sião - Machado de Assis
    11. O caminho de Poço Verde - Rubens Figueiredo
    12. Íblis - Heloisa Seixas
    13. As formigas - Lygia Fagundes Telles
    14. Luvibórix - Carlos Emílio Corrêa Lima
    15. Os olhos que comiam carne - Humberto de Campos
    16. Demônios - Aluísio Azevedo

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Literatura desse estilo no Brasil? Fiquei curiosa agora.

    Vou ir atrás e assim que eu por as mãos (ou os olhos) num exemplar eu opino dignamente.
     
  3. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    O Aluísio Azevedo e o Machado eu já conhecia, quando fui ajudar minha irmã num trabalho escolar... Aliás, o Machado de Assis como um contista era impressionante -- maior até mesmo do que o romancista. O camarada brincava com coisas que o século XX iria jurar que estava reinventando a roda...
     
  4. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Esqueci de dizer que cada conto é antecedido por uma biobibliografia do autor contando um pouco da vida e falando de outros livros deles nos mesmos gêneros. Por exemplo, ele fala de A desintegração da morte de Orígenes Lessa. O grande problema é que a maioria dos livros também só tem edições antigas...
     
  5. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Acho que o do Humberto de Campos é o único que conheço.
    Não tenho certeza se já li o do Machado de Assis.

    De qualquer forma, a coletânea parece ser bem bacana. :sim:
     

Compartilhar