• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

paganismo...

Status
Fechado para novas mensagens.
aiaiai....respira fundo Elginib..
uahuah
bom galera é o seguinte...
eu abri esse topico.p/ discutirem e sobre o paganismo em geral...os porques e desporques..
tudo!!!
digam se acreditam.. se sim..em que parte ....ou se é tudo...
se naum.. digam tb o pq...
e vamus procurar tb justificar..
e tb acreitar um poko..né...hauahauha..se naum nada da tb..
bjos mil..
comecem a postagem...

hehhehe...qnto a mim..posto mais tarde....
 
Aff...

Timco , as pessoas consideram paganismo todas as religiões não cristãs ,e segundo o dicionário(melhor isso do que escrever besteira) pagão é toda a pessoa que não é batizada ,ou que segue uma religião que não adota o batismo.

Pessoalmente eu não creio em religião alguma ,seja ela pagã ou cristã..embora eu ache a idéia ,a filosofia das religiões pagãs mais "aceitáveis" do que as cristãs ,em parte porque estas cultuam em sua maior parte as forças da natureza , e atribuem certas coisas que não se compreendiam a determinadas entidades e também poruqe a idéia de haver um só deus é fantasiosa demais para mim , e outra vez em sua maior parte as religiões pagãs não são monoteístas..

Eu não conheço muito sbore religiões pagãs..talvez alguém que entenda mais possa dar uma idéia melhor sobre isso , mas esta é minha opinião.
 
Valeu Círdan , bom , eu acho q todos devem crer no q quiserem , mas ainda prefiro a minha religiao do que as religioes pagãs .
 
Olha ... Círdan ... paganismo é um pouquinho mais do que isso que vc falou. Mas eu tenho muito medo do futuro desse topico... muito mesmo ... mas eu vou me arriscar.

"O Paganismo é um movimento de Religiosidade
da Terra que vem crescendo muito nas últimas
décadas, em especial na Inglaterra e nos Estados
Unidos, embora tenha se fortalecido também em
outros países do mundo, como o Brasil. No
âmbito do Paganismo, que é muito abrangente,
se encontram diversos movimentos e religiões
diferentes, sendo a mais popular delas a Wicca,
mas incluindo o Xamanismo, o Druidismo, o
Ásatrú. E muitos consideram religiões afro, tais
como a Santeria e o Candomblé e algumas outras
religiões orientais, tais como o o Xintoísmo,
como fazendo parte também do Paganismo
"

"O termo "pagão" vem originalmente do latim "paganus", que parece originalmente ter tido significados tais como "aldeão", "habitante dos campos" ou "caipira". O exército romano usavam este termo para se referir aos civis. Os primeiros cristãos romanos usaram "pagão" para se referir a qualquer um que preferisse cultuar divindades pré-cristãs, as quais os cristãos decidirem que era todos "realmente" demônios disfarçados, baseados no hábito que as famílias rurais tinham de se apegar às suas antigas fés mais do que as famílias urbanas, assim como porque os politeístas se recusavam a fazer parte do "Exército de Deus." Conforme os séculos se passaram, "pagão" tornou-se simplesmente um insulto, aplicado aos seguidores monoteístas do Islã pelos cristãos (e vice-versa), e pelos protestantes e católicos a qualquer coisa que gradualmente ganhasse a conotação de "uma falsa religião e seu seguidores." No começo do século vinte, o principal sentido desta palavra tornou-se uma mistura de "ateu", "agnóstico", "hedonista", "pessoa sem religião" etc (quando se referindo a uma pessoa educada, branca, do sexo masculino, heterossexual e não-européia) e "selvagem ignorante e/ou pervertido" (quando se referindo a todo o resto do mundo).

Hoje há muita gente que chamam a si mesmas orgulhosamente de "pagãos" e usam a palavra de forma diferente da maioria dos ocidentais. Para muitos de nós, "Paganismo" é um termo universal para religiões politeístas, antigas ou novas, com "pagão" sendo usado como um adjetivo, bem como um termo usado para quem passa a praticar uma religião desse tipo. A maioria esmagadora de todos os seres humanos que já viveram foram ou são pagãos e nós acreditamos que há um enorme valor de insights espirituais e força a serem ganhados ao se seguir um caminho pagão. "


Para mais informações esse site é muito bom
http://members.fortunecity.com/entremundos1/paganismo.htm

também poruqe a idéia de haver um só deus é fantasiosa demais para mim , e outra vez em sua maior parte as religiões pagãs não são monoteístas..
A verdade verdadeira é que nós temos varias formas de representar o mesmo deus. N é que existam varios deuses. É tudo uma coisa só dividida em varios aspectos para a melhor compreensão. Pelo menos é assim que eu vejo mas como os mitos e metaforas cristãos foram corrompidos os mitos pagãos tb o foram e possivelmente vai aparecer algum pagão aki que discorde de mim. A diferença é que o monoteísmo limita muito a percepção do "divino" *(Mas isso n é assunto pra esse forum é?)


A wicca é uma religião relativamente nova que se enquadra no conceito de neo-paganismo

"Neopaganismo ou Neo-Paganismo é um termo geral para uma variedade de movimentos, e que são tentativas de recriar, reviver e continuar o que os seus fundadores acharam que eram os melhores aspectos dos caminhos paleopagãos dos seus ancestrais (ou predecessores), combinado com ideais humanistas e pluralistas modernos, ao mesmo tempo que esforçando-se conscientemente para eliminar tanto quanto possível o monoteísmo, dualismo e puritanismo tradicionais do Ocidente. A essência das crenças neopagãs incluem uma multiplicidade de deidades de todos os gêneros sexuais, uma percepção destas deidades como sendo tanto imanente quanto transcendente, um compromisso com as causas ecológicas e uma disposição para executar rituais mágicos, assim como espirituais, para ajudar a si mesmos e aos seus semelhantes. "
Ela tem sofrido algumas criticas por nao ter uma "base milenar" como o resto das religiões ... e alguns dizem que se perdeu boa parte das tradições numa tentativa de "modernização" mas eu pessoalmente tenho que refletir muito sobre que maleficios isto pode causar. Pra mim parece um caminho valido. Até agora.

*
na verdade a minha percepção do "divino" difere até dos proprios pagãos. Mas aki n é o lugar apropriado pra isso.
 
*Anoriell* disse:
A verdade verdadeira é que nós temos varias formas de representar o mesmo deus. N é que existam varios deuses. É tudo uma coisa só dividida em varios aspectos para a melhor compreensão.

Não é bem assim.

O paganismo não prevê em suas bases a estrutura de um Deus Pai. Ele tem sim, uma Deusa Mãe. Tudo vem D´ela e volta pra Ela. Ela dá a luz ao Universo e não "cria" como o Deus Pai cristão faz.

Os Deuses e Deusas do paganismo representam os vários aspectos do Deus Cornífero e da Deusa. Essa é a estrutura do Paganismo Celta.

Existe também o paganismo Asatru, que é baseado no panteão nórdico. Nesse panteão temos Odin, Freya, Thor, Loki, Sif etc... Não achem que isso já acabou não.. tem MUITA gente hj em dia que está se voltando pra esse tipo de religião.

Podemos citar também o Paganismo Latino, com os panteões Aztecas e Incas, basicamente duas deidades, o Deus Sol e a Deusa Lua. Estes aspectos estão SEMPRE presentes em todas as religiões desde a primordial, onde eles eram adorados como deuses.

Não gostaria de transformar este tópico em propaganda de religiões... sou Wiccan a 5 anos e não vou ser parcial aqui.
 
The Transcendent One disse:
*Anoriell* disse:
A verdade verdadeira é que nós temos varias formas de representar o mesmo deus. N é que existam varios deuses. É tudo uma coisa só dividida em varios aspectos para a melhor compreensão.

Não é bem assim.

O paganismo não prevê em suas bases a estrutura de um Deus Pai. Ele tem sim, uma Deusa Mãe. Tudo vem D´ela e volta pra Ela. Ela dá a luz ao Universo e não "cria" como o Deus Pai cristão faz.
.
Well ...eu continuo achando que a energia é a mesma. Só muda a forma como é vivida e representada ... Mas tipo ... isso é só uma coisa que eu observei nas minhas leituras ... nada que eu possa afirmar com certeza (afinal , n sou wiccan). Talvez seja um ponto a considerar ...

Mas uma coisa que eu gostaria de salientar é que nenhuma religião pagã (q eu saiba) prega o proselitismo e tampouco sai por aí atacando outras religiões alegando ser o modo "certo" de agir e pensar. Eu acho q este ponto em especial deveria ser levado mais em conta. Poucos sabem disso e os que sabem ignoram e preferem atacar as religiões pagãs por pura diversão dizendo que é coisa de ignorantes e bitolados ...
Respeito é bom e todo mundo gosta. :mrgreen:

Não gostaria de transformar este tópico em propaganda de religiões... sou Wiccan a 5 anos e não vou ser parcial aqui.
Propaganda não. Mas acho que seria bom se fazer uma tentativa de dissipar a névoa de ignorancia que encobre o movimento neo-pagão por parte dos realmente entendidos do assunto. Vc n acha? :wink:
 
*Anoriell* disse:
Propaganda não. Mas acho que seria bom se fazer uma tentativa de dissipar a névoa de ignorancia que encobre o movimento neo-pagão por parte dos realmente entendidos do assunto. Vc n acha? :wink:

Não sei... eu particularmente acho que não é a hora dos pagãos sairem da sombra. Não faz tanto tempo assim que a inquisição acabou.

Medo ? Sim... tenho medo. Muito do "meu povo" foi queimado. Não sei se é a hora de darmos as caras e mostrarmos ao mundo que continuamos aqui.
 
The Transcendent One disse:
*Anoriell* disse:
Propaganda não. Mas acho que seria bom se fazer uma tentativa de dissipar a névoa de ignorancia que encobre o movimento neo-pagão por parte dos realmente entendidos do assunto. Vc n acha? :wink:

Não sei... eu particularmente acho que não é a hora dos pagãos sairem da sombra. Não faz tanto tempo assim que a inquisição acabou.

Medo ? Sim... tenho medo. Muito do "meu povo" foi queimado. Não sei se é a hora de darmos as caras e mostrarmos ao mundo que continuamos aqui.


Desculpa TT1, mas... Ta certo vc deve entender mais do que eu, pois conhecimento é poder, e quem sou pra descordar de vc mas, sou wiccan a quase 2 anos e acho sim que devemos ter medo de dizer que somos sim a doradores da grande Deusa.

Ta ai... :(
 
Não entendi Nessa...

vc é a favor de que saiamos das sombras ou não ?
eu disse que era contra... :wink:
 
The Transcendent One disse:
Não entendi Nessa...

vc é a favor de que saiamos das sombras ou não ?
eu disse que era contra... :wink:

Nao sei TT1 isso me deixa meio confusa. Nao gosto da ideia de eu ter que negar ou omitir as minhas crenças...
Porém como vc mesmo disse muitos do "nosso povo" ja perderam a vida por isso...

*Nenya MUITO confusa....*
Vou me retirar pra pensar nisso...
 
Religião não é assunto deste fórum, pelo menos não dessa forma. Por favor, utilizem o Geral.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo