1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Paganism is on the rise in Britain

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bilbo Bolseiro, 15 Jul 2013.

1. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

The days of the old gods and goddesses are returning!:bruxa:

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Amon_Gwareth

Amon_Gwareth Paragon

Eh meio fail eles n falarem qual o percentual de pagaos, mas sendo verdadeira a colocacao da igreja sobre criar uma vertente paga, pode ser que a situacao beire uns 20% (valor bem alto)

Historicamente, a igreja sempre abriu as portas qdo n conseguia controlar plenamente a situacao :lol:

Eh incrivel como a linguagem simbolica sobrevive mesmo a opressao cultural :D

No mais, chupa pagz!!

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Bilbo Bolseiro

Sim, mesmo que na notícia não diga o número já é um ótimo indício, por menor que seja, já que demonstra uma redescoberta e reinteresse pelas tradições antigas.

4. Lissa

Lissa Chocolatier Honoris Causa

Lissa curtiu isso!
    Mas essa história de Igreja Pagã é a mesma coisa que uma bruxa evangélica, não faz sentido nenhum!

5. Bilbo Bolseiro

É que estamos habituados a associar o termo "igreja" com o cristianismo/catolicismo. Mas concordo com você, o mais correto a se usar pra essas religiões antigas seria mesmo "templo".

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

O dito Cristianismo está cheio de influências pagãs. O Natal mesmo provém das saturnais; a igreja católica colocou o nascimento de cristo nessa data justamente para que mais pessoas aderissem ao cristianismo na época, sem deixar suas festas costumeiras de lado.

Enfim... nada de novo sob o sol.

• Gostei! Gostei! x 2
  7. Lissa

O texto diz ''to create a "Pagan church" that has mainly Christian content.''
    O ideal seria o ''templo'' ser a natureza e os espaços sagrados tradicionais, mas como hoje em dia o paganismo está demonizado e tem muita religião xiita doida pra voltar a caçar as bruxas, um espaço físico predial se faz necessario.

• Gostei! Gostei! x 1
  8. Bilbo Bolseiro

É verdade. Mas acho que se a Igreja Católica tentar criar essa "Igreja Pagã" não vai dar muito certo, já que os ensinamentos e tradições de ambas são muito contrastantes, conflitantes.

9. Éomer

Éomer Well-Known Member

Pois é, agora me bateu curiosidade. Tu ou algum irmão teu (sei lá como é que se chama os companheiros de wicca) já sofreu alguma hostilidade desses malucos?

10. Lissa

Por incrível que pareça, não de católicos. Evangélicos são hors concours (inclusive meus 'mui amigos' da antiga igreja que eu frequentava - que dizia ser mente aberta :roll:), mas já teve espírita me olhando torto e abrindo discussão à toa. E olha que tem muita coisa do espiritismo que bate com o que eu acredito.

11. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Acho que "espírita" seria o mais próximo de algo como uma crença cristã porém com diversos elementos semelhantes ao paganismo rsssssss!!

Tive uma conhecida que era espírita e infelizmente ia contra muitas coisas que inclusive a doutrina espírita prega. Ela era contra adoção porque dizia que aquela criança era o "destino" de outra pessoa, não do adotante. Então me diz, todos os "filhos" (em creches e etc que ele ajudava a manter - ele mesmo chamava de filhos, sem contar o que ele adotou de fato e criou) do Chico Xavier eram o que?? "Destino de outra pessoa"??

Tem gente que é assim, independente do credo que siga.

Última edição: 15 Jul 2013
  12. Bilbo Bolseiro

Verdade, conseguem estragar qualquer coisa boa, com seu fanatismo e mente fechada.

Compartilhar