• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paganini - O Violinista Diabólico

Celsus

Elfo noturno
Violinista muito virtuoso, considerado o melhor violinista de todos os tempos e conhecido como "o violinista diabólico". Existem algumas histórias a respeito dele que não se sabe ao certo se são reais ou lendas. Vou contar duas.

Dizem que quando ele tocava seu instrumento em praça pública as moças que o ouviam desmaiavam de emoção.

Quando ele tocava num teatro na Itália, uma peça muito dificil de ser executada outro violinista o desafiou dizendo: eu toco melhor, e realmente tocou; mas Paganini tomou o violino novamente e arrancou três cordas e, com uma corda só tocou a mesma peça musical ainda melhor.

Postem suas opiniões e tudo o que sabem sobre este músico extremamente virtuoso.
 
Com um violino em mau estado e toca melhor do que quando estava em bom estado??? Um pouco...
EStranho nao acha??
*yams*
 
A obra mais conhecida dele são os 24 caprichos, parece vários violinistas tocando, mas na verdade é só um.
 
Com um violino em mau estado e toca melhor do que quando estava em bom estado??? Um pouco...
EStranho nao acha??
*yams*

Não é um violino em mau estado, é com apenas uma corda quando o normal são quatro. Isso mostra sua capacidade técnica. É como eu disse no post
não se sabe se é lenda ou realidade.
 
Bem se for uma historia real...
Bem...
E fantastico...
Adiciono o a minha lista de idolos...
*yams*
 
Paganini é foda, de fato.

Os Capriches dele são maravilhosos, e ele possuía uma melodia e velocidade incríveis.
Lembrando também que ele não tocava apenas violino, mas também violão e violoncelo.

Interessante ressaltar que ele influenciou muitos guitarristas da atualidade, principalmente em se tratando de escalas e arpejos. Yngwie Malmsteen é um exemplo óbvio.

Existem várias dessas lendas sobre ele. Essa versão dele tocar só com uma corda no violino, eu conhecia da seguinte forma:


Um sujeito rico havia pedido a Paganini para fazer serenata a uma mulher que ele amava. Antes de começar a tocar, Paganini amarrou em segredo um canivete aberto no seu braço direito, e então começou. Logo, uma das cordas arrebentou. "Isso é por causa do ar úmido" disse Paganini, e continuou tocando com três cordas.

Pouco depois, outra corda arrebentou, e ele continuou a tocar. Então a terceira corda arrebentou, e o sujeito que havia contratado ele ficou aprreensivo com o desenrolar da serenata, já que só restava uma corda no violino. Mas Paganini continuou a tocar tranquilamente, com a mesma facilidade e tom que ele tinha quando estava com todas as cordas.
 
Violinista virtuoso por violinista virtuoso, prefiro o Klaus Kinski.

http://en.wikipedia.org/wiki/Klaus_Kinski

Klaus Kinski (October 18, 1926November 23, 1991) was a German actor, famous for his ability to project on-screen intensity, and for his explosive temperament.
Kinski's last film (which he also wrote and directed) was Kinski Paganini (1989), in which he played the legendary violinist Niccolò Paganini.
:eek:

Ou foi ironia, ou um grande engano.
 
As obras do Paganini são realmente fantásticas, não que eu conheça a fundo, mas o que conheço gosto bastante. Eu toco a adaptação do capriccio in A minor na guitarra \o/ Deve ser o mais fácil dos capriccios dele, fica mto legal na guitarra e é mto gostoso de tocar.
 
Essa fama de violinista diabólico ele adquiriu pois havia rumores em sua época de que ele havia feito um pacto com o Diabo para tocar tão bem, coisa que se ele não admitia, também não negava com firmeza, deixando o boato para aumentar sua fama. Mas isso acabou causando problemas para seus descendentes, quando ele morreu, a igreja não queria deixa-lo ser enterrado em sua cidade natal, ele chegou a ser enterrado e desenterrado varias vezes, até finalmente conseguir descansar em paz em Gênova.

Eu gosto do trabalho do Paganini, seus caprichos são assustadores, alguns nem são muito musicais, mas o virtuosismo absurdo deles compensa isso, como o Capricho 5 em Lá Menor.

Celsus disse:
Ele também fez concertos para guitarra e violão.

Pra guitarra eu acho meio difícil, ja que ele morreu em maio de 1840 e a primeira guitarra foi criada no século XX.

Pelo o que eu sei ele não chegou a fazer nenhum concerto além dos 6 para violino, mas ele compôs 12 sonatas para Violão e Violino, e 12 quartetos de corda para Violão, Viola, Violino e Violoncelo. Alem dos caprichos e vários outros trabalhos.

Aliás, suas sonatas para Violão e Violino são muito bonitas. Pra quem ainda não as conhece, vale a pena conferir.
 
Nossa!!!
Um tópico sobre meu ídolo!
...nunca tinha visto! :think:

Tenho muitas partituras dele aqui, e apesar da minha lentidão tenho certeza que um dia ainda vou conseguir tocar metade delas na velocidade que deve ser :lol:

Eu já sabia dessa história de ir cortando as cordas do violino e continuar tocando a música com as que sobravam... ao final só sobrava mesmo a corda mais grave [G] ...ele devia ter um domínio incrível desta (coisa que não é tão facinho assim).

...me acabo de rir quando vejo minha professora de violino tentar fazer essa marmota de cortar as cordas... :rofl:

sou fã desse cara.... que até depois de morto deu trabalho! :mrgreen:
 
Pra guitarra eu acho meio difícil, ja que ele morreu em maio de 1840 e a primeira guitarra foi criada no século XX.





A guitarra elétrica foi criada no século XX, me refiro as guitarras da época dele (acústica,cítara etc.)


A palavra guitarra também pode ser derivada do termo persa qitara, que dá nome para vários membros da família dos alaúdes. O nome guitarra teria, assim, sido introduzido pelos mouros durante as invasões muçulmanas no século X.
http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Guitarra#Origens_e_Desenvolvimento
 
Eu entendo o que você quis dizer, mas no mesmo texto daonde você retirou isso, também tem:

Wikipedia disse:
...No Brasil, o termo guitarra refere-se exclusivamente à guitarra elétrica e é o violão o equivalente à guitarra acústica.

Sendo assim, citar guitarra E violão, como coisas separadas, não faz sentido.

Mas enfim, pelo o que eu sei, Paganini não chegou a escrever concertos para estes instrumentos.
 
Última edição:
Recentemente escutei na casa de um colega o Malmsteen tocando uma música do Paganini, fiquei impressionado com a a rapidez, mas não tinha uma boa sonoridade, parecia que um som atropelava o outro, como foi dito acima, não muito musical.
 
Os 24 caprichos - Muitos instrumentistas atuais, em estilos como Rock e Heavy Metal, estudam esta obra para alcançar técnica invejável. Ao ouvir as gravações desta composição, quando tocada por bons músicos, é difícil acreditar que existe ali apenas um instrumento tocando, devido a pluralidade de cordas simultâneas, característica facilmente associada a Paganini. É ouvir para se surpreender.:devil:
 
Ainda prefiro Yo-Yo Ma tocando Paganini que essas gravações de meninos/meninas de 15 anos tocando coisas que eles nem sequer entendem...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo