• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Padre polonês revela ser gay e Vaticano diz que anúncio é grave

. Ninguém está falando que a Igreja estava certa em fazer tudo isso, mas Galileu, apesar de um mártir da Ciência, não era uma das pessoas mais sensatas de seu tempo - e nem foi sem aviso, até mesmo o Papa Urbano VIII tentou alertá-lo do que poderia acontecer.

Ou você entrava rigorosamente no esquema deles ou era execrado. Um tanto óbvio ser tachado de louco quem não entrasse no quadrado não? Eu sinceramente jamais vou achar justo e correto ser "insensato" em um mundo tão fechado e controlador assim. Que bom que o mundo teve "insensatos" como ele que romperam como o padrão e deixaram um legado permanente e bacana.
 
Última edição:
Mas esse argumento que alguns usam é fraco (não é o que Bruce usou), que a ciência só se desenvolveu graças a religião, não, não é porque os cientistas eram padres ou bispos que o que motivou a ciência foi a IC.

Por outro lado é preciso lembrar que muitos desses polímatas sentiam a necessidade de explicar a Religião através dos estudos da realidade física. O problema, claro, é que quando esbarrava na teologia oficial de então... :tsc:

O que me leva à...

- quase todo estudioso é meio teólogo, pelo visto.

Porque os cientistas de então sentiam que devia haver uma base religiosa que apoiasse qualquer descoberta que fosse. Avicena usava Aristóteles para reforçar os ensinamentos do Islã, Giordano Bruno tinha uma visão panteísta do Universo que refletia sua interpretação cosmológica, e mesmo Galileu usou a Bíblia para justificar o heliocentrismo - demandava-se a prova científica e o que o texto sagrado dizia então, sendo que contava o último como autoridade final.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo