1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ozentésimo Aniversário

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por OtoComeMocotó, 14 Jul 2005.

  1. OtoComeMocotó

    OtoComeMocotó Usuário

    No
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    de Cláudio Moreno, alguém chamado Khristofferson, de Macaé (RJ) diz que depois de ler SdA ficou na dúvida se estaria correto o Bilbo dizer que comemora o seu ozentésimo aniversário.

    O professor, com bom humor, responde que isso não passa de uma brincadeira de Tolkien e que, fora do mundo "tolkieniano", assim como elfos e duendes, não dever ser levado em consideração.

    :)
     
  2. acredite no que vc quer, mas esse cara ta certo mesmo, tanto em português não existe onzentésimo e nem em inglês existe eleventy, a não ser pros obscecados por sda como nós que insistem em falar dessa maneira só pra mostar que gosta de sda (eu so assim hehehe)
     
  3. OtoComeMocotó

    OtoComeMocotó Usuário

    Certo, mas o cara afirma no livro que o uso da língua é que muda as regras gramaticais e não o contrário. Ou seja, se um dia o uso do onzetésimo for muito aceito por um grupo (no caso, os falantes de lingua portuguesa) ele passa a estar "correto" e depois de algum tempo pode acabar entrando nos dicionários.

    É claro, é bastante difíci o onzétesimo passar a ser uma palavra "real", mas...
     
  4. Dwarven grunt

    Dwarven grunt Usuário

    Proponho o começo da campanha, diga onzenta ao invés de cento e dez, Tolkiem para sempre....vamos transformar a lingua...
     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Nem tudo o que o povo fala passa a ser aceito gramaticalmente, se fosse assim o língua mudaria a cada dia, com gírias e essas coisas passageiras. Se fosse para deixar o onzentésimo uma palavra gramaticalmente correta, muita gente teria de usá-la por muito tempo.

    Mesmo assim eu acho que isso não seria possível, nem nós deveríamos querer fazer isso, afinal de contas, Tolkien é ficcção e temos de manter suas criações nesse plano. Acho que deve haver um limite para a realização do que ele escreveu
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Mesmo assim, este onzentésimo é um assunto interessante, não é toda hora que Tolkien escreve "errado" . Por que ele fez isso? Eu creio que queria demonstrar que Bilbo, é uma pessoa relativamente simples, fez ele usar essapalavra que indicaria falsa erudição, é o que acontece muitas vezes com pessoas que vão falar em público: acabam inventando palavras para impressionar.

    Resumindo: Tolkien é F-O-D-A :lol:
     
  6. Mith

    Mith This server is too busy!

    Hum, ou pode ser um dos milhares de erros da Martins Fontes. :think: Na versão original, Tolkien pode ter escrito certo. Alguém aí tem a versão em Inglês para dar uma conferida?

    Pra mostrar que eu sou fã de SdA, tenho que falar onzentésimo? :blah:
     
  7. no filme pelo menos ele fala eleventy one

    Eu to falando de algumas pessoas que eu conheço se vc não é assim ou já passou dessa fase parabéns Mith
     
  8. OtoComeMocotó

    OtoComeMocotó Usuário

    Mas foi isso que eu disse, seria tanto tempo e tanta difusão do ozentésimo que nenhuma de nós que está lendo essa página estaria vivo no dia que esta palavra entrasse nos dicionários.

    Isso claro, na hipotética previsão de que seja usada corriqueiramente.
    Agora, que é ozentésimo é mais simples que centésimo-décimo-primeiro é. E sua explicação sobre o uso dela por Bilbo é razoável, apesar de eu achar que o próprio narrador usa o termo na ocasião. Talvez fosse uma expresão do Condado e não apenas do Bilbo.
     
  9. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não concordo com isso, não.
    Imagina todo mundo falando "onzentásimo" ou ozenta e um, ozenta e dois... sem saber de onde surgiu? Onde estariam os créditos do Professor? :mrgreen:

    Quanto ao motivo dele ter usado esse termo, nunca achei nada de mais. Aliás, nunca tinha pensado muito nisso. Talvez tenha sido apenas um modo de mostrar como o Condado estava isolado a ponto de usar uma contagem diferente.
     
  10. nana

    nana Usuário

    na minha opinião, ele estava começando o livro.. e o q aconteceu foi o seguinte:

    "putz, pq não coloco onzentésimo aniversário? ficaria engraçado e peculiar :rofl: aiai vou colocar! até que sou um senhorzinho batuta"
     
    Última edição: 19 Jul 2005

Compartilhar