• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[OUTROS DRAGÕES] - Montanhas Cinzentas

Brunus

Usuário
Pessoal, acho que o assunto do tópico não é repetido.

Não lembro onde eu li, mas já vi mais de uma vez textos sobre o universo da TM que dão a entender que existiam outros dragões, além dos mais famosos dos quais Smaug teria sido o último.

Digo isso, por exemplo, a respeito das Montanhas Cinzentas que diz que Thror retornou a Erebor, fungindo das Montanhas Cinzentas por causa dos dragões, no plural mesmo.

Pode ter sido uma interpretação errada, mas no filme mesmo Thorin fala que estão sendo atacados por um dragão a Balin, quando Smaug está atacando Erebor e Dale, pressupõe que ele, Thorin, já conhecia o tipo, já teve experiencia na questão.
 
Última edição:
Na terceira era, o Urzal Seco, ao norte de Erebor, era região de reproducao dos dragões.
 
Então, Smaug, literalmente não foi o ultimo.

Havia outros, porém, sem tanto poder e tamanho colossal? Certo?
 
Teve o dragão Scatha, morto por alguém do povo de Rohan no qual eu esqueci o nome.

Scatha morreu muitos anos antes de Smaug.
 
@Brunus, fala-se tb sobre um dragao de/do gelo q matou um rei anao. Na verdade tem vários outros dragões, já que os quatro dos aneis dos anões foram engolidos pelas feras.
 
Valeu, moçada.

Sei desses dragões mais famosos, que são os nominados.

A duvida é se Smaug era o ultimo dragão ou era o ultimo desse tipo de dragão.

Ou seja, é uma espécie animal que se reproduzia normalmente ou era uma categoria de animais criados por Morgoth, em numero limitado, como apenas os nominados nas obras, como o Smaug, Scatha, Glaurung, Ancalagon etc.
 
Os dois. Foram criados por morgoth mas se reproduziam, pelo menos é dito isso sobre a região do Urzal Seco.
 
Eu sempre achei que as bestas aladas dos Nazgul poderiam ser meio aparentadas com os dragões, talvez uma das criações intermediárias entre os dragões sem asas e os primeiros dragões alados.

Aliás, existem outros dragões sem asas além de Glaurung que sejam citados nos livros?
 
Eu sempre achei que as bestas aladas dos Nazgul poderiam ser meio aparentadas com os dragões, talvez uma das criações intermediárias entre os dragões sem asas e os primeiros dragões alados.

Me parece que as montarias dos Nazgul, as Fell Beasts, estão mais para uma versão corrompida das águias de Manwë.
The fell beasts were winged creatures with beak and claws, similar to birds but much larger than any other flying beast. The creature possessed a naked body without feathers, a long neck, and a vast hide between its horned fingers. Furthermore, the body of the creature gave off a stench.

"[...] it was a winged creature: if bird, then greater than all other birds, and it was naked, and neither quill nor feather did it bear, and its vast pinions were as webs of hide between horned fingers; and it stank. A creature of an older world maybe it was [...]"​

While the exact origin of the beasts is unknown, they were likely bred by Sauron from a creature of the Elder Days, in order to supply the Nazgûl with steeds.

http://tolkiengateway.net/wiki/Fell_beasts

Olha só os nomes que são dados para essas criaturas: Fell Beasts, Hell-Hawks, Nazgul Birds.


Um dragão é algo completamente diferente. Tem um corpo de um lagarto gigante - ou talvez seja mais justo a comparação com um dinossauro predador, no topo da cadeia alimentar (Mas, ainda assim, me parecem que são todos algumas vezes maiores do que Tiranossauros. Seria um Brontossauro carnívoro). E, além do mais, são inteligentes. Tão espertos ou mais do que os homens, anões e elfos mais sábios.

É bem diferente dessas montarias dos Nazguls... Para início de conversa, são bestas com inteligência de um animal. Tanto é que são montarias. E depois que tem o corpo de um pássaro gigante. É assustador, mas nem se compara com um mini-Godzilla voando, que era o que deveria ser o Smaug. E como elemento extra ainda tem as habilidades especiais de cada um... Alguns cuspiam fogo, outros conheciam feitiços, etc.

Sob a perspectiva de um humano que teria que enfrentar essas criaturas, a diferença é mais ou menos essa:

Nick_Deligaris.jpg Dragon.jpg
eowyn-and-the-nazgul.jpg red-dragon.jpg

Edit: Achei uma imagem, que talvez fosse muito próximo da aparência desses bichos:

640x408_7746_Demon_bird_2d_illustration_fantasy_demon_picture_image_digital_art.jpg

Deve ser mais ou menos isso, só que sem penas.
 
Última edição:
Um dragão é algo completamente diferente. Tem um corpo de um lagarto gigante - ou talvez seja mais justo a comparação com um dinossauro predador, no topo da cadeia alimentar (Mas, ainda assim, me parecem que são todos algumas vezes maiores do que Tiranossauros). E, além do mais, são inteligentes. Tão espertos ou mais do que os homens, anões e elfos mais sábios.
Ver anexo 60290 Ver anexo 60289

Interessante. Talvez eu tenha ficado com a imagem das montarias retratadas nos filmes na cabeça.
 
Vocês já perceberam que as pessoas que mataram os dragões sempre foram os homens. Levando em consideração de que até a morte de Ancalagon, Earendil seria de uma raça a ser definida. Elfo ou homem!?
 
O que Tolkien nos diz:

[...] it was a winged creature: if bird, then greater than all other birds, and it was naked, and neither quill nor feather did it bear, and its vast pinions were as webs of hide between horned fingers; and it stank. A creature of an older world maybe it was [...]

Carta #211:

Did the Witch-king ride a pterodactyl at the siege of Gondor?

Pterodactyl. Yes and no. I did not intend the steed of the Witch-King to be what is now called a 'pterodactyl', and often is drawn (with rather less shadowy evidence than lies behind many monsters of the new and fascinating semi-scientific mythology of the 'Prehistoric'). But obviously it is pterodactylic and owes much to the new mythology, and its description even provides a sort of way in which it could be a last survivor of older geological eras.

pterodactylic é uma bela descrição - então a representação do PJ me parece bastante adequada
 
Aquelas montarias dos nazgul são WYVERN (SERPE), pelo menos anatomicamente.

Mitologicamente falando, Smaug, como dragão, não era para ter aquela anatomia do filme. Ele tem uma anatomia de um serpe - duas patas e os membros superiores são asas. Como dragão, Smaug era para ter quatro patas mais as duas asas, como o Draco de Coração de Dragão.

Claro, com base na mitologia europeia.

Mas isso é o de menos. Só estou sendo precioso.

Mas se há uma coisa que foi acertada a meu ver foi Smaug. Incrível.
 
Aquelas montarias dos nazgul são WYVERN (SERPE), pelo menos anatomicamente.

Mitologicamente falando, Smaug, como dragão, não era para ter aquela anatomia do filme. Ele tem uma anatomia de um serpe - duas patas e os membros superiores são asas. Como dragão, Smaug era para ter quatro patas mais as duas asas, como o Draco de Coração de Dragão.

Claro, com base na mitologia europeia.

Mas isso é o de menos. Só estou sendo precioso.

Mas se há uma coisa que foi acertada a meu ver foi Smaug. Incrível.

Não dá... o bicho tem beak.
 
Aquelas montarias dos nazgul são WYVERN (SERPE), pelo menos anatomicamente.

Mitologicamente falando, Smaug, como dragão, não era para ter aquela anatomia do filme. Ele tem uma anatomia de um serpe - duas patas e os membros superiores são asas. Como dragão, Smaug era para ter quatro patas mais as duas asas, como o Draco de Coração de Dragão.

Claro, com base na mitologia europeia.

Mas isso é o de menos. Só estou sendo precioso.

Mas se há uma coisa que foi acertada a meu ver foi Smaug. Incrível.

Só por curiosidade, o design original de Smaug nos filmes era com seis membros. Depois mudaram para quatro - e inclusive editaram o prólogo da versão estendida do primeiro filme, na cena em que aparecem as patas de Smaug avançando dentro de Erebor.
 
Um dragão é algo completamente diferente. Tem um corpo de um lagarto gigante - ou talvez seja mais justo a comparação com um dinossauro predador, no topo da cadeia alimentar (Mas, ainda assim, me parecem que são todos algumas vezes maiores do que Tiranossauros. Seria um Brontossauro carnívoro). E, além do mais, são inteligentes. Tão espertos ou mais do que os homens, anões e elfos mais sábios.

Na verdade, essa imagem de dinossauros reptilianos não é mais aceita cientificamente. Atualmente se pensa em dinossauros muito mais próximos às aves do que aos répteis. Inclusive a maioria deles possuíam penas. E não eram tão grandes. Uma ou outra espécie se sobressaía pelo tamanho mas a grande maioria era de estatura bastante ordinária. As aves de hoje seriam uma evolução dos dinossauros que não foram extintos.

Por esse aspecto, as montarias aladas estão muito mais para dinossauros depenados, enquanto que os dragões sim, são reptilianos, ligados às serpentes e lagartos.

Como o Deriel já apontou, o pterodáctilo, como o próprio autor diz, é uma boa pedida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo