1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ouro e platina vieram do espaço, dizem cientistas

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 8 Set 2011.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Pesquisadores britânicos concluíram que metais preciosos chegaram à Terra em violenta chuva de meteoros.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Ouro e platina vieram do espaço, dizem cientistas (Foto: AP)

    Cientistas britânicos dizem que metais preciosos, incluindo ouro e platina, vieram do espaço bilhões de anos atrás.

    Os pesquisadores da Universidade de Bristol chegaram à conclusão após analisar amostras de algumas das pedras mais antigas do mundo, na Groenlândia.

    Segundo eles, os isótopos encontrados nessas formações - átomos que identificam a origem e idade dos materiais - são claramente diferentes daqueles que se originaram na Terra.

    Isso confirmaria a teoria de que os metais preciosos que usamos hoje chegaram ao planeta em uma violenta chuva de meteoros quando a Terra tinha apenas 200 milhões de anos.

    diz Mathias Willbold, que liderou a pesquisa da Universidade de Bristol.

    'Estoque original'

    Durante a formação da Terra, o planeta era uma massa de minerais derretidos, que era constantemente atingida por grandes corpos cósmicos.

    O centro da Terra foi criado a partir de metais em estado líquido que afundaram.

    De acordo com os cientistas, a quantidade de ouro e outros metais preciosos presente no coração do planeta seria suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de quatro metros de profundidade.

    A concentração de todo o ouro e outros metais no centro do planeta deveria ter deixado as camadas externas da Terra praticamente livres da presença desses materiais, por isso a origem do ouro que exploramos na superfície e no manto terrestre (a camada imediatamente abaixo da crosta terrestre) já havia sido motivo de especulações no mundo científico.

    Tecnologia

    O estudo publicado na revista científica 'Nature' foi o primeiro, segundo os pesquisadores, a conseguir realizar as medidas isotópicas com a qualidade necessária para descobrir que os metais preciosos vieram do espaço.

    Os cientistas dizem que estudos futuros podem tentar descobrir mais sobre os processos que fizeram com que os meteoros que atingiram a Terra se misturassem ao manto terrestre.

    Em seguida, processos geológicos formaram os continentes e concentraram os metais preciosos nos depósitos de minerais que são explorados hoje.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Gin

    Gin Usuário

    Antes de chegar ao fim da matéria, fiquei questionando a pesquisa um bom tempo e pensando "e o estoque original?" :lol:
    Mas, enfim, uma hora eu tive que ler o restante.

    Interessante e, ao mesmo estranho pensar que o ouro usado por nós, por exemplo, é extraterrestre.
     
  3. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Mas de certa forma, tudo não é "extraterrestre"?
    O próprio planeta não é uma formação de particulas que foram se agrupando? As substâncias presentes em nosso planeta não foram provindas todas de meteoros durante sua formação? Inclusive a água, não foi assim que ela se acumulou no planeta?
    Vi tudo isso no Discovery Channel :dente:
     
  4. Gin

    Gin Usuário

    Mesmo que tudo tenha uma mesma origem extraterrestre, a partir do momento que Terra foi criada passamos a chamar os materiais que sofreram alterações físicas ou químicas para compor a Terra de terrestres (independente da origem inicial). Nada de novo aqui (<<<) eu sei, mas, sem pensar sub-atomicamente, né Sr. Siker, de acordo com o significado que as palavras exprimem, aí são coisas bem diferentes. :mrgreen:
     
  5. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    É que eu não entendi a noticia mesmo, então no caso o ouro e a platina vieram após a Terra já estar formada? Se a Terra tinha apenas 200 milhões de anos acho que ainda estava em formação, ou não? :think:

    EDIT:
    correção: History Channel
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  6. Oakenshield

    Oakenshield Usuário

    Hmm Siker, acho que estava formada no sentido de "ja havia um pontinho aqui, um conglomerado de matéria aqui orbitanto em volta do Sol", ainda que o mesmo estivesse em processo de formação da frosta e da atmosfera hehe. Ouro, platina, seres humanos.. Tudo veio de um lugar em comum: o núcleo das estrelas. "We are dust from the stars - Carl Sagan". :)
     
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O que mais me chamou a atenção nessa notícia é isso aqui

    Só falta agora quererem fazer uma nova corrida do ouro agora rumo ao centro da Terra, afinal esse é o metal que provavelmente mais gerou desmatamento, envenenamento de rios e peixes por mercúrio e tantos outros crimes ambientais, fora muitos que morreram seja na exploração ou sendo roubados e mortos por outros ainda mais gananciosos. O ouro sempre foi um metal que gerou muita ambição na humanidade.
     
    Última edição: 9 Set 2011
  8. Oakenshield

    Oakenshield Usuário

    Acho que não Fureur, deve ser mais caro e trabalhoso chegar até tal ponto no subsolo da Terra, do que ir para um outro planeta o_O
    Deve ser muito quente, repleto de magma e altas pressões. Também imagino que o ouro seja valioso justamente por ser raro, talvez se fosse fácil encontrá-lo e houvesse em abundância, nem fosse tão falioso (posso estar falando asneira =p)
     
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    De tempos em tempos estão inventando novas máquinas capazes de aprofundar um pouco mais mais nas perfurações de solo, mas ainda bem que existe limite, pois se o ouro tem o valor que tem é justamente por isso.
     
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Deve ser não, é.

    Tá não, é isso mesmo, o valor é dado pela raridade, os europeus matavam (literalmente) por ele, os americanos nem davam tanto valor por ser fácil de achar.

    Mas até o momento só fomos até 12 km de profundidade, na Rússia.
     
  11. Gin

    Gin Usuário

    Ahh, então interpretei errado o que você disse.

    Houve ouro e platina formados na Terra mas, não estão disponíveis atualmente para os humanos já que, segundo a matéria, estes metais fundidos foram em direção ao núcleo. Dessa forma, o ouro e a platina presentes hoje, são provenientes da chuva de meteoros posteriores a um resfriamento parcial da Terra e, dessa forma, permitiram a permanência deles em camadas mais externas do planeta.
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  12. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    O mundo tem mais ouro que eu imaginava e tanta gente se matou por isso!!
     

Compartilhar