• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Otto Lara Resende

Thorondir

Usuário
Otto foi jornalista e escritor, da boa safra mineira nascida na década de 20.

Do Releituras:
Foi em 1938, através de Benone Guimarães, um dos professores do colégio, que Otto fez contato com alguns autores cujos livros o acompanharam por toda sua vida. No colégio estreou como jornalista, tendo desempenhado as funções de "gerente", eleito por voto secreto, do jornalzinho feito pelos alunos.
[...]
O professor Benone dirigia o jornal, orientava os colaboradores e exercia as funções de copidesque, pois não permitia de forma alguma a publicação de algo que julgasse impróprio. Com ele, tiveram início as agruras de Otto Lara na imprensa. Não se vendo nos textos publicados, após terem sido alterados pelo rígido professor, o autor chegou a inventar um pseudônimo, que mais era um trocadilho do que qualquer outra coisa:
Oh Tu!

Foi através do professor e orientador que teve contato com o Boletim de Ariel, a revista literária dos anos 30, [...] Segundo Otto, foi aí que resolveu ser escritor. "Eu estava convencido de que tinha vindo ao mundo para escrever, para lutar com as palavras, por mais vã que fosse essa luta".

Também por influência de Benone, tornou-se um leitor voraz de Machado de Assis. "A descoberta de Machado de Assis, de sua visão cética, amarga, de sua ironia, de seu sense of humour, desvendou um mundo para mim. Aos catorze, quinze anos, eu talvez fosse mais amargo e mais pessimista do que Machado...".

+ da biografia - http://www.releituras.com/olresende_bio.asp

Por ser jornalista, Otto imprime em suas crônicas a brevidade, a objetividade - que é o que falta pra muita gente por aí. Por isso, se você quer escrever crônicas, leia Otto Lara Resende. Você aprenderá a otimizar seu espaço e escolher e economizar nas palavras.

Pra começar com Otto, sugiro uma coletânea de crônicas feito pela Cia. das Letras: Bom dia para nascer. Algumas são datadas do período do Collor, o que pode deixar alguns leitores mais novos meio perdidos, mas mesmo assim vale a leitura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo