1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Otelo (William Shakespeare)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Bilbo Bolseiro, 16 Mar 2011.

  1. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Procurei um tópico sobre este livro e não encontrei, então pensei em abrir um, pra falarmos sobre ele.

    Pra quem ainda não leu, o livro conta a estória de Otelo, um general mouro a serviço do governo de Veneza, que se apaixona e se casa com a filha de um senador veneziano, chamada Desdêmona. Mas Iago, um serviçal de Otelo, que o odeia por ele ter dado a outro um cargo de tenente que ele almejava, resolve se vingar destruindo o casamento de seu senhor.

    Eu gostei, a peça mostra como uma pessoa desconfiada e intransigente pode ser uma vítima fácil do ciúme, um sentimento corrosivo.
     
  2. clandestini

    clandestini Cylon ou

    Olá, em breve virei aqui escrever sobre Otelo. Comprei ele ontem e ainda não o li, pois a fila de coisas para ler antes dele é grande e muitos são prioridades (faculdade).
     
  3. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Espero que goste dele, eu achei muito bom, uma rede de tramas muito bem traçada pelo insano Iago.
     
  4. etienne

    etienne Usuário

    Tenho o livro Otelo, é realmente muito bom. Acredito que se Otelo não mantivesse um resquício de dúvida sobre sua superioridade, mesmo sendo mouro, não teria sido vítima das armadilhas de Iago. As pessoas podem ser desconfiadas e ainda sim serem frias e racionais. O problema era que ele se sentia inferior, e ter casado com uma mulher de alta linhagem o deixou inseguro a respeito do amor que ela sentia. E é por isso que deve se manter o coração vigilante e autoconfiante sempre, senão alguém se aproveita da sua fraqueza.
     
  5. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Tem razão, ele realmente tinha esse comportamento de achar que precisava sempre estar provando algo, sua capacidade, e a possibilidade de ser vítima de infidelidade, e ainda por cima com todos sabendo disso e rindo pelas suas costas, o deixou totalmente fora de controle.
     
  6. Marilia.Yoko

    Marilia.Yoko Usuário

    Otelo é um dos livros mais legais de Shakespeare. De fato o livro trata de vários sentimentos, inveja, ciúme, sentimento de inferioridade.

    Assim como em Macbeth, Shakespeare mostra em Otelo que ás vezes quem parece o mais forte, é na verdade o mais influenciável e fácil de corromper.
     

Compartilhar