• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2014

ana maria bahiana comentando as indicações. eu não vi quase nada ainda, mas eu peguei uma birra tão grande do trio david o. russell/jennifer lawrence/bradley cooper por causa do ano passado com aquele capenguinha o lado bom da vida (tirando o oscar da riva ><) que nem vi o filme e já faço coro com a bahiana, bleargh. e sim, o daniel bruhl merecia pelo menos uma indicação. rush não seria tão foda não fosse o trabalho dele. enfim, o artigo dela:

Não é porque eu vi de relance as palavras “Jack Ass” e “Jonah Hill” no press kit dasindicações ao Oscar 2014 que fiquei brevemente em choque – afinal, Jackass estava indicado na categoria cabelo e maquiagem, onde apenas o trabalho técnico é apreciado (O Cavaleiro Solitário também está lá…) e por menos que eu goste de Jonah Hill, Scorsese extraiu dele um desempenho excelente (que eu mesma destaquei na minha resenha para o Just Seen It).

Não, não foi isso: foi quando eu fiz as contas e vi que Trapaça tinha dez indicações e12 Anos de Escravidão tinha nove.

Vamos então dizer logo de cara: amigas e amigos, 12 Anos de Escravidão é o filme mais importante da safra 2013. Mesmo com os dez minutos de Brad Pitt e seu sotaque bizarro (ator-produtor tem seus privilégios…) o filme de Steve McQueen já está na história do cinema como a mais profunda, exata e poderosa visão de um assunto que os americanos preferem empurrar para baixo do tapete.

Ei! Acho que acabei de descobrir o porque da diferença de indicações.

Sim, Gravidade e Trapaça são filmes muito mais confortáveis de serem indicados e premiados.

Não me levem a mal: gosto muitíssimo de Gravidade e acho Trapaça o melhor filme de David O. Russell desde Three Kings. Mas 12 Anos de Escravidão é o filme do ano. Ponto. Parágrafo.

Então vamos ao que gostei nas indicações de hoje de madrugada:



  • Chris Hemsworth ao lado da presidente Cheryl Boone Isaacs apresentando os indicados. Colírio de manhã cedo é sempre bom.
  • Da Academia não ter caído no engodo de O Mordomo da Casa Branca. O filme é ruim, é muito ruim. A histeria da mídia norte-americana praticamente cobrando uma indicação para Oprah me faz imaginar as dimensões da campanha de relações públicas correndo solta por baixo dos panos…
  • Da inclusão do meu querido Alabama Monroe entre os indicados a melhor filme estrangeiro. Meus colegas não fizeram o mesmo, e agora a injustiça foi corrigida.
  • De Ela, Nebraska e Philomena estarem entre os indicados a melhor filme, além de outras indicações. Pequenas, gloriosas gemas que merecem todo reconhecimento.
  • De terem se lembrado de Leonardo DiCaprio por Lobo de Wall Street. Leo merece, e seus colegas da Academia tem o hábito de esquece-lo.
  • Ver The Wind Rises e Ernest & Celestine entre os longas de animação. As manobras dos estúdios conseguiram tirar os dois da categoria nos Globos. Agora, justiça é feita (vocês já sabem por qual estou torcendo).


Agora, vamos ao que não gostei de jeito nenhum:

  • Clube de Compras Dallas não é um dos melhores filmes do ano. Mas de jeito nenhum. Queriam honrar um independente? Que tal Fruitvale Station, que vocês ignoraram por completo?
  • De terem ignorado Rush e Daniel Bruhl. Por essa eu esperava – os americanos não entenderam aquilo que faz o filme, e o desempenho de Bruhl, absolutamente espetaculares.
  • Como assim Blackfish fora dos indicados a documentário? Não é apenas excelente, é um dos docs que está causando mais repercussão real. Além disso a diretora, Gabriela Cowperthwaite, é brasileira- seria um modo de se torcer pelo país, certo? Torçamos então por The Square, igualmente ótimo e editado por um brasilero, Pedro Kos.
  • Ver Oscar Isaac e Joaquin Phoenix de fora.
  • Ver Robert Redford e All is Lost de fora. Nem a trilha, minha gente? Aquela trilha do John Williams para A Menina Que Roubava Livros é pura sacarina. Cadê a modernidade, pessoal?
  • E Thelma Schoonmacher pela montagem de Lobo de Wall Street? Nada? Como assim?
No balanço final tenho que admitir que a média não foi ruim. A Academia está mesmo rejuvenescendo, ficando mais atual e mais internacional. Agora é ver como vai ser essa longa, longa temporada de campanhas e estratégias – os Oscars são dia 2 de março este ano. Até lá, muita coisa pode acontecer….
 
Também pensei que Daniel Bruhl estaria entre os indicados. E Rush não entrou em nenhuma categoria, triste.

E O Hobbit teve mais indicações do que o merecido. Três tá de ótimo tamanho, mesmo sendo os três técnicos.

E bizarro Jackass e Cavaleiro Solitário indicados. Mesmo sendo de maquiagem, os filmes são muito ruins! :lol:
 
Fico feliz por Ernst e principalmente Wind Rises concorrendo. Miyazaki merece sair com esse prêmio por mais que eu tenha gostado bastante de Frozen.
American Hustle com 10 realmente é pra se espantar. Mas não morri totalmente de amores por 12 anos pra me revoltar assim.

Dentro do possível adorei a lista de filmes estrangeiros. Tirando o italiano, todos os outros estão certamente entre os meus favoritos dentre aqueles que foram indicados inicialmente. Torcida 100% pelo filme cambojano. Pena que o Som ao Redor não entrou, poderia perfeitamente ter sido no lugar de A Grande Beleza.

Doeu um pouco Stories We Tell não ter entrado na relação. Mas só vi 2 documentários daí também e li boas coisas sobre 20 feet from stardom. Até a premiação dá pra correr atrás de ver os 3 que faltam e Philomena.


PS: O filme do Trier estaria elegível pra esse oscar?
 
Em documentário senti muito mais falta de Stories We Tell do que Blackfish. Trocaria a Sandra Bullock pela Greta Gerwig fácil. Pelo que dizem a Meryl Streep também.
 
Vencedores dos Critic's Choice Awards

MELHOR FILME
"12 Anos de Escravidão"

MELHOR ATOR
Matthew McConaughey - "Clube de Compras Dallas"

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett - "Blue Jasmine"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jared Leto - "Clube de Compras Dallas"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Lupita Nyong'o - "12 Anos de Escravidão"

MELHOR JOVEM ATOR OU ATRIZ
Adele Exarchopoulos - "Azul é a Cor Mais Quente"

MELHOR ELENCO
"Trapaça"

MELHOR DIRETOR
Alfonso Cuarón - "Gravity"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Spike Jonze - "Ela"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
John Ridley - "12 Anos de Escravidão"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Gravidade"

MELHOR ANIMAÇÃO
"Frozen"

MELHOR FILME DE AÇÃO
"O Grande Heroi"

MELHOR ATOR EM FILME DE AÇÃO
Mark Wahlberg - "O Grande Heroi"

MELHOR ATRIZ EM UM FILME DE AÇÃO
Sandra Bullock - "Gravidade"

MELHOR COMÉDIA
"Trapaça"

MELHOR ATOR EM UMA COMÉDIA
Leonardo DiCaprio - "O Lobo de Wall Street"

MELHOR ATRIZ EM UMA COMÉDIA
Amy Adams - "Trapaça"

MELHOR FILME DE HORROR OU FICÇÃO CIENTÍFICA
"Gravidade"

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
"Azul é a Cor Mais Quente"

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"A Um Passo do Estrelato"
 
tem uns prêmios que estão se repetindo em tantos lugares que se o oscar sair pra gente diferente vai ser realmente uma surpresa. pegando a lista que o veon postou:

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett - "Blue Jasmine"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jared Leto - "Clube de Compras Dallas"

MELHOR DIRETOR
Alfonso Cuarón - "Gravity"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Gravidade"

MELHOR ANIMAÇÃO
"Frozen"

acho que pelo menos estes acabam saindo com certeza. e coitado do james franco, nos últimos meses tava mega empolgado no instagram achando que ia rolar indicação para ele pelo spring breakers. :no:
 
Concordo Ana! É quase impossível tirar o prêmio de atriz da Cate e de direção e efeitos pro Cuarón. Aliás, seria o segundo ano seguido que não casa Melhor Filme com Melhor Diretor, desde os anos 50 umas coisa assim não acontece dois anos seguidos.
 
Concordo Ana! É quase impossível tirar o prêmio de atriz da Cate e de direção e efeitos pro Cuarón. Aliás, seria o segundo ano seguido que não casa Melhor Filme com Melhor Diretor, desde os anos 50 umas coisa assim não acontece dois anos seguidos.

mas este ano pelo menos teve indicação para gravidade como melhor filme e para o cuarón como diretor, né? o que ficou bizarro ano passado é que o ben affleck nem foi indicado, mas argo levou melhor filme.

alguém me explica de onde o roteiro de before midnight é adaptado? eu ainda não entendi isso. o que conta como adaptação para as premiações? porque no gg também entrou como adaptado, né?
 
mas este ano pelo menos teve indicação para gravidade como melhor filme e para o cuarón como diretor, né? o que ficou bizarro ano passado é que o ben affleck nem foi indicado, mas argo levou melhor filme.

alguém me explica de onde o roteiro de before midnight é adaptado? eu ainda não entendi isso. o que conta como adaptação para as premiações? porque no gg também entrou como adaptado, né?
Se não me engano porque é sequencia, Toy Story 3 também foi indicado como Roteiro Adaptado. Derivados de uma história original.
 
PS: O filme do Trier estaria elegível pra esse oscar?

Não, só para o ano que vem.
The motion picture must be first released in the country submitting it no earlier than October 1, 2012, and no later than September 30, 2013, and be first publicly exhibited for at least seven consecutive days in a commercial motion picture theater for the profit of the producer and exhibitor.

Oscars.org

Lembrando que Ninfomaníaca estreou em dezembro e Azul é a Cor Mais Quente teria sido elegível se tivesse estreado duas semanas antes (segundo o IMDb, estreou 9 de outubro na França).


Em documentário senti muito mais falta de Stories We Tell do que Blackfish.

Eu também.

Trocaria a Sandra Bullock pela Greta Gerwig fácil. Pelo que dizem a Meryl Streep também.

Greta Gerwig, Luminita Gheorghiu, Adèle Exarchopoulos, Bérénice Bejo, Julie Delpy, Paulina García, etc. Principalmente pela Streep, que dizem ter uma performance digna do Framboesa.


tem uns prêmios que estão se repetindo em tantos lugares que se o oscar sair pra gente diferente vai ser realmente uma surpresa. pegando a lista que o veon postou:

acho que pelo menos estes acabam saindo com certeza. e coitado do james franco, nos últimos meses tava mega empolgado no instagram achando que ia rolar indicação para ele pelo spring breakers. :no:

Resta ver como eles vão se sair nos sindicatos, mas são os nomes mais "fechados" mesmo, pelo menos por enquanto. Gosto do trabalho do Franco em Spring Breakers, mas as chances para uma indicação não eram muito altas. No mínimo, Daniel Bruhl e James Gandolfini estariam à frente dele.
 
Se não me engano porque é sequencia, Toy Story 3 também foi indicado como Roteiro Adaptado. Derivados de uma história original.
Isso! Toda sequência é considerada como roteiro adaptado, porque os personagens já existiram no filme anterior, mesmo o anterior sendo original.
 
ganhadores do sag:

Melhor elenco
Trapaça

Melhor ator protagonista
Matthew McConaughey - Clube de Compras Dallas

Melhor atriz protagonista
Cate Blanchett - Blue Jasmine

Melhor ator coadjuvante
Jared Leto / Rayon - Clube de Compras Dallas
Barkhad Abdi - Capitão Phillips

Melhor atriz coadjuvante
Lupita Nyong'O - 12 Anos de Escravidão



Melhor time de dublês em filme
Lone Survivor


Melhor elenco em série dramática
Breaking Bad


Melhor ator em série dramática
Bryan Cranston - Breaking Bad



Melhor atriz em série dramática
Maggie Smith - Downton Abbey


Melhor elenco em série cômica
Modern Family


Melhor ator em série cômica
Ty Burrell - Modern Family


Melhor atriz em série cômica
Julia Louis-Dreyfus - Veep


Melhor time de dublês em série de TV
Game of Thrones

Melhor atriz em mini-série ou especial para TVHelen Mirren - Phil Sector

Melhor ator em mini-série ou especial para TV
Michael Douglas - Behind the Candelabra


Prêmio pelo conjunto da obra - Rita Moreno

cate e jared levaram sag, confirmando o favoritismo para o oscar. gostei da lupita levando o de coadjuvante. desculpem os fãs da jennifer lawrence, mas vou torcer contra todas as indicações ao trapaça mesmo. =P
 
Não gostaram da Meryl?
Acho que o correto seria mais que talvez as pessoas estejam cansando dela, pois a personagem e o trabalho em Osage seguiu exatamente o mesmo padrão dos trabalhos premiados anteriormente.
Eu não considerei ruim, mas de fato chega uma hora que estafa um pouco e parece uma daquelas indicações Default dos votantes.

Enfim. Mas vai ganhar a Cate, que apesar de não ser minha favorita, tá muito bem entregue.
 
o looooco. http://www.thedailybeast.com/articles/2014/01/28/american-hustle-is-overrated.html

‘American Hustle’ Is Overrated
We will be bullied into pretending to like it no longer! ‘American Hustle’ is nowhere near as good as we’re being told it is. So how is it possibly a Best Picture frontrunner?
All across the country, people are confessing. They are lurking with only their most trusted confidantes in shadowy corners. They glance around nervously to make sure no one is in earshot, because, from what they hear, what they are about to reveal should bring them great shame.

“I didn’t really like American Hustle,” one whispers, heart pulsing like Justin Bieber on drag race night.

Eyes darting once more to ensure that they are truly in a cone of confidence, the other replies, overwhelmed to have found a kindred spirit: “I actually thought it was bad, too!”

Yes, all around the country people are coming to terms with the reality thatAmerican Hustle was just, at best, a pretty good movie (or, at worst, kind of a hot mess) and the shame that they’ve been bullied into feeling about that realization. That’s because somehow, some way, a group of people we’ll groaningly call “tastemakers” found some mountaintop to climb and declare it the best movie of the year. And we’ve been forced to listen to them, because they are on a mountaintop and we are not and that’s just apparently how these things work.

These people have given American Hustle the New York Film Critics Circle Best Picture prize and the Golden Globe for Best Picture, Musical or Comedy. They have implausibly given this movie a 93 percent fresh Rotten Tomatoes rating. And now they have made it a frontrunner for Best Picture at the Academy Awards, for the love of God.

And to those people I say: I dare you to tell me what this movie was about.

Seriously.

Give me a detailed plot description of what happened in this movie. Because hell if I know. Hell if any of us know, because let’s be real: this was the most convoluted, confusing, and nonsensical plot of a Best Picture contender in a long time. And we all saw Inception.

I mean, yes, obviously the movie was about Christian Bale and Amy Adams as con artists and lovers who are forced to work with Bradley Cooper and the FBI to nab Jeremy Renner for his shady dealings. Obviously it was based on the real-life Abscam sting.

But then the movie kind of started skipping along like some tangled tumbleweed of confusion. Who’s conning who now? Why is Amy Adams still talking with a British accent? Why is Jennifer Lawrence even here? But—wait!—where did Jennifer Lawrence go? She was so much fun! Is that Robert De Niro? Bradley Cooper is engaged? Wait, did they just get caught? No, they didn’t, right? Do I even care anymore?

There was a lot of good in American Hustle. It was impeccably acted, with each star deserving their Oscar nominations. The Heat was also impeccably acted, though, but it’s not a Best Picture frontrunner. At times, Hustle was also really funny and exciting. The Heat was also, at times, really funny and exciting, but it’s not a Best Picture frontrunner. I’m not saying The Heat should be a Best Picture frontrunner, people! I’m just making the point that it’s kind of mind-boggling that American Hustle is!

Again, this is not a hit piece! American Hustle was a lot of fun. Well, it was a lot of fun once Amy Adams and Bradley Cooper went to the disco, Jennifer Lawrence torched that speech about nail polish, and the nap-inducing snooze that was its first 45 minutes were over and the “wild ride” we kept being told the movie was finally started. But so much of its accolades are owed to the smoke and mirrors that made it so fun—specifically the smoke from Amy Adams’ scorching down-to-there cleavage and the mirrors on her iridescent ‘70s gowns. There’s a reason, folks, that one of Tina Fey and Amy Poehler’s best-landed jokes at this year’s Golden Globes was, “Bradley Cooper is here, star of American Hustle. Interesting trivia: The original title of that movie was Explosion at the Wig Factory.”

Movies are meant to dazzle, and American Hustle does just that. That’s why I liked it. (I really did like this movie.) The Explosion at the Wig Factory was about as big of a hoot as you can comfortably call a tragedy like an explosion. (And this explosion was fictional and in jest, so you can call it a pretty big hoot!) There was a kinetic energy, a vibrancy that leapt off the screen that did, indeed, dazzle. And there was an underlying compassion for each character, no matter how crooked or misguided or totally bananas. That’s a specialty of David O. Russell’s and it was on full display in American Hustle.

The problem is that the vibrancy and the compassion and the “dazzle” were as polyester as Jeremy Renner’s suits: gauche and tacky and so cheap you could see the seams tearing away. The film was a synthetic blend of too many things—a farce of ‘70s procedurals, a pointed satire on the pitfalls of ambition, a thriller, a caper, a character study—when it would’ve been so much better had it been entirely a pure-blend of classier material.

In a year of cinema that brimmed with filmmakers offering something new and brave, American Hustle comes off even more glaringly as a hodgepodge retread of things that have worked for Russell before—the zany ensemble acting against type, the convoluted whirligig storyline, the anti-heroes as protagonists. It was a cashmere year for movies, so why are we cheering polyester? When Gravity is reinventing the wonder with which movies can be made, Her embracing the unexplainable weirdness of love, 12 Years a Slave daring us to search our own consciences, and The Wolf of Wall Street seizing the glory of excess with unabashed glee, why are we supposed to be so enamored by a movie so scattershot? So empty? So safe?

As it stands, American Hustle is just behind 12 Years a Slave as the odds-on favorite to win Best Picture, according to Vegas odds-makers. 12 Years has 1/3 odds; Hustle has 3/1. The Academy likes it even more than we have may had been conditioned to expect after months of the American Hustle Is Cool onslaught that led up to nomination day, with the film scoring unexpected nods for Bradley Cooper, Christian Bale, and Amy Adams in addition to the surething mention for Jennifer Lawrence. It recently picked up the SAG Award for Best Ensemble. It’s buzzier and sexier than 12 Years is, that’s for sure. Guys, this movie could win Best Picture! For real!

The rise of American Hustle is the case exemplar of the shameful self-consciousness and the pack mentality that’s arisen in film coverage. It’s a narrative that’s escalated in recent years, and now it’s utterly predictable. Industry “insiders,” reporters, and critics clamor for bragging rights to be among the first to see a much talked-about film at the first film festival it plays at, or the first industry screening. Then, just as quickly, they clamor to be the first to pronounce its fate, typically on the polar verdicts of “Best Movie Ever” or “Embarrassment to Cinema.”

There’s glory, apparently, in claiming credit for canonizing or crucifying a film before more than a few dozen people have a chance to see or digest it. It leads to a snowball effect. Suddenly, it becomes uncool to disagree with the hyperbolic consensus, as you might be branded with the scarlet letter of someone who doesn’t get it—“it” being the fact that this is a movie you’ve been mandated to like or loathe.

American Hustle, with its low-cut dresses and uber-macho caper plot and Jennifer Lawrence, turned these professionals into a coterie of college-minded critics, barking the praises of O. Russell’s film with all the threatening embellishments of the frat boy down the hall demanding that you enjoy Fight Club. “Bro! You gotta see American Hustle. That joint is crazy! You might even call it a ‘wild ride!’” “Oh, yeah, definitely, uh…bro,” you reply, nerve-addled. “I already saw it. I totally loved it, too. Epic…or something.”

Feel threatened no longer, my friend. Don’t feel insecure about not liking a movie just because those who are cool, or at least pretending to be so, insist you should. Don’t be afraid to call a spade a spade—or, in this case, a just-OK movie just-OK. You’re in a safe place now. We no longer have to think it. We can say it, loud and proud.

American Hustle is overrated.

(vi o link para este post no twitter da ana maria bahiana que, como já comentei aqui, vive dizendo que trapaça é uma enganação. uma das explicações dela é que tenta se passar por um filme do scorsese num ano que já tem um bom scorsese. ainda não vi, não posso dizer nada =P )
 
o looooco. http://www.thedailybeast.com/articles/2014/01/28/american-hustle-is-overrated.html



(vi o link para este post no twitter da ana maria bahiana que, como já comentei aqui, vive dizendo que trapaça é uma enganação. uma das explicações dela é que tenta se passar por um filme do scorsese num ano que já tem um bom scorsese. ainda não vi, não posso dizer nada =P )

Confesso que até hoje estou tentando entender o que é que acharam de tão bom em "O Lado Bom da Vida", desse mesmo diretor. Vou ver "Trapaça" quando sair, mas não estou tão animado assim.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Não gostaram da Meryl?
Acho que o correto seria mais que talvez as pessoas estejam cansando dela, pois a personagem e o trabalho em Osage seguiu exatamente o mesmo padrão dos trabalhos premiados anteriormente.
Eu não considerei ruim, mas de fato chega uma hora que estafa um pouco e parece uma daquelas indicações Default dos votantes.

Sério que você achou isso? Putz, achei a atuação dela em nível tão diferente dos papeis costumeiros - BTW, depois de 30 anos a Julia Roberts resolveu atuar! :lol:
 
Eu achei.
Achei superior ao que ela fez a Thatcher. Achei suprior aos papéis de personagens felizes que ela simplesmente não consegue me convencer como Julie&Julia, It's Complicated, Mamma Mia. Equivalente ao Doubt (talvez abaixo apenas porque a freira não ria) e o de Prada (de novo talvez abaixo só porque a Miranda não abria sorrisos).

Enfim.

Nunca fui muito com a Roberts, mas esse trabalho dela realmente convence.
 
Gente “Alone Yet Not Alone”, canção do filme Alone Yet Not Alone foi desclassificada!

Portanto já arrumei lá no Bolão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo