• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2011

'O Discurso do Rei' vence filme, ator, diretor e roteiro original no Oscar

Natalie Portman garantiu estatueta de atriz, e coprodução brasileira perdeu.
Entrega dos prêmios foi realizada na noite de domingo em Los Angeles.



O filme "O discurso do rei" foi o grande vencedor da 83ª edição do Oscar, realizada na noite deste domingo (27) em Los Angeles. Indicado em 12 categorias, o longa-metragem de Tom Hooper saiu da cerimônia com quatro das principais estatuetas, incluindo a mais cobiçada: melhor filme, ator, diretor e roteiro original.

Principal rival de "O discurso do rei" na premiação, "A rede social", de David Fincher, recebeu três troféus: roteiro adaptado, trilha original e edição.

Como já se esperava, "A origem", de Christopher Nolan, dominou os chamados prêmios técnicos da noite, levando os Oscars de efeitos visuais, fotografia, mixagem e edição de som. O longa também estava indicado ao prêmio de melhor filme e direção, entre outros.

Concorrendo na categoria documentário, a coprodução Brasil/Reino Unido "Lixo extraordinário", sobre o trabalho do artista Vik Muniz com catadores do aterro do Gramacho, não levou a estatueta. O troféu ficou com "Trabalho interno" ("Inside job", no original), que joga luz sobre a grave crise financeira dos Estados Unidos de 2008.

Em entrevista ao G1, minutos após o anúncio do resultado, o codiretor João Jardim conformou-se com a derrota. "Nosso filme chegou muito longe, a gente sabia que era difícil bater 'Inside job' pela sua relevância para os americanos."

'Meus homens e minha mãe'
Ao receber o prêmio como melhor diretor, Hooper agradeceu aos "homens de meu triângulo amoroso: Colin Firth, Geoffrey Rush e eu". "Só estou aqui por causa de vocês... espero que essa referência não a deixe com ciúmes", completou dirigindo-se a Helena Bonham Carter, que faz o papel da Rainha Mãe em "O discurso do rei".

O diretor também agradeceu a seus pais, em especial à mãe. "Em 2007, minha mãe, que é australiana, foi convidada para ir a uma leitura de uma peça em Londres que não tinha sido produzida nem ensaiada de 'O discurso do rei'. Ela quase não foi, mas graças a Deus acabou indo e quando voltou para casa falou: 'Tom, eu acho que encontrei o seu próximo filme'. Com isso dedico [este prêmio] a você. E a moral da história é: escute a sua mãe."

O gago e a bailarina
"O discurso do rei" também garantiu o prêmio de melhor ator a Colin Firth, por sua interpretação do rei gago George VI. Aparentemente emocionado, o ator britânico não gaguejou em seu discurso de agradecimento, mas brincou: "Estou com um mal-estar no estômago, uma coisa que parece que está dançando na minha barriga. Talvez isso seja problemático, se isso descer para minhas pernas e eu ainda estiver no palco."

Natalie Portman confirmou o favoritismo e venceu a estatueta de melhor atriz por "Cisne negro". Grávida de seu primeiro filho e chorando muito, a atriz agradeceu à toda equipe do filme e principalmente a seu companheiro, o coreógrafo Benjamin Millepied, que a treinou para o filme. "Ele me deu o papel mais importante da minha vida", disse.

As categorias de ator e atriz coadjuvantes foram ambas de "O vencedor", para Melissa Leo e Christian Bale.

A animação "Toy story 3", outra que concorria à estatueta de melhor filme, venceu o prêmio de longa-metragem animado e também canção original, por "We belong together". A versão de Tim Burton para "Alice no País das Maravilhas" também levou dois: figurino e direção de arte.

G1



Veja a lista completa de vencedores do Oscar 2011:


- Melhor fime: "O Discurso do Rei"
- Melhor diretor: Tom Hooper, por "O Discurso do Rei"
- Melhor ator: Colin Firth, por "O Discurso do Rei"
- Melhor atriz: Natalie Portman, por "Cisne Negro"
- Melhor ator coadjuvante: Christian Bale, por "O Lutador"
- Melhor atriz coadjuvante: Melissa Leo, por "O Lutador"
- Melhor roteiro original: "O Discurso do Rei"
- Melhor roteiro adaptado: "A Rede Social"
- Melhor filme estrangeiro: "Em Um Mundo Melhor", Dinamarca
- Melhor trilha sonora: "A Rede Social"
- Melhor canção original: "Toy Story 3", com "We Belong Together"
- Melhor fotografia: "A Origem"
- Melhor montagem: "A Rede Social"
- Melhor direção de arte: "Alice no País das Maravilhas"
- Melhor figurino: "Alice no País das Maravilhas"
- Melhores efeitos especiais: "A Origem"
- Melhor animação em longa-metragem: "Toy Story 3"
- Melhor animação em curta-metragem: "The Lost Thing"
- Melhor mixagem de som: "A Origem"
- Melhor edição de som: "A Origem"
- Melhor maquiagem: "O Lobisomem"
- Melhor curta-metragem: "God of Love"
- Melhor documentário em curta-metragem: "Strangers No More"
- Melhor documentário: "Trabalho Interno"

...
 
A surpresa maior pra mim foi Alice ter levado o Oscar de Direção de Arte. Sério, pensei que daria Inception. :think:

Vi a premiação até a metade, e adorei. James Franco e Anne Hathaway estavam ótimos, e eu dei boas risadas com o Kirk Douglas.
 
Paulinha disse:
Não teve surpresas. As previsões eram essas mesmo...fiquei triste pelo melhor documentário só.

Tb fiquei triste pelo documentário =/

No mais foi legal, ainda mais com a vitória merecidíssima da Natalie =)
Não assisti o discurso do Rei ainda, fiquei muito curiosa para ver o Rei Gago
 
Gente, na boa, vocês acharam O Discurso do Rei tão bom assim? Eu não vi o filme, só li a sinopse, e achei fraaaaaaaaaaaaco :/ Não merecia melhor roteiro original!

E achei que Cisne Negro merecia mais prêmios...

A Origem foi um bom filme, e merecia ser premiado. Só que ele deveria ter ganhado por melhor diretor, também. Não é um trabalho fácil você fazer a pessoa entender que algumas cenas estão dentro de um sonho de um sonho de um outro sonho!

E melhor fotografia, não sei se foi indicado, mas achei que Cisne Negro merecia também, mais do que A Origem...
 
Hahahha, Maura, achei O Discurso do Rei tããão melhor que A Rede Social. Não sei se pra ganhar o Oscar, mas apesar de A Rede Social ser bom, não considero ele tão bom assim pra Melhor Filme. Achei o Discurso do Rei tão fofo e tudo o mais, as atuações tão boas, e bem como a Anica falou na resenha que ela fez no Hellfire, tu é cativado pelo rei George logo no começo, e ele não é pra ser um personagem muito legal xD
 
Eu gostei muito d'O discurso do rei. Muito! Mas A Rede Social é um filé, vai?! Mas destes todos, meu preferido é Cisne Negro. :)))))))
 
Acho que este ano, como não via há muito tempo, o Oscar não teve nenhuma zebra e nenhuma injustiça propriamente dita. Alguns podem argumentar que X ou Y mereceriam, em sua opinião, tal e tal prêmios; mas não podem desqualificar os vencedores. Digo isso sobre as principais categorias, claro. Os curtas e os estrangeiros eu não vi; e para os prêmios de som e música original eu não dou bola nenhuma.
E criticar sem ter visto, então, é pior ainda. Melhor abster-se.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo