• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2010

Kyra é a única pessoa sendo razoável aqui.

Imagine fazer um trabalho independente com alguns amigos da escola com os quais você convive há anos, e compartilha idéias e já tem um certo entrosamento. Agora imagine comandar uma equipe de dezenas (ou até centenas) de pessoas que você conhece pouco ou nada e muita pressão por lucro nas costas. Eu sei que diretor de filme não é exatamente um administrador, mas esse ponto tem um peso muito grande, e por ele que eu considero que o Cameron merecia o Oscar.

O Cameron daria risada dessa analogia. Nem ele queria que o Oscar fosse pra ele em vez da Bigelow.

The Hurt Locker é o único filme além de A Lista de Schindler a levar Oscar, BAFTA e prêmio da críticas de Nova Iorque, Los Angeles e da NSFC. E você quer comparar a derrota de Avatar à de Soldado Ryan contra Shakespeare Apaixonado? Er.
 
Última edição:
Snaga, não estou falando de algo que não conheço, não precisa me falar para fazer nada que já fiz.
Não entre ou entre, a decisão é sua.
 
Gente, vcs pelo menos assistiram Guerra ao Terror? Ou qualquer outros dos indicados? Pq parece realmente que vocês não fazem idéia do que estão falando... Saiam dessa de só assistir aos blockbusters... O circuito alternativo tem muita coisa boa tb...
Não sei pra quem este post foi. Mas é só olhar lá no tópico "2009, etc" pra ver os filmes que a galera por aqui assistiu.



Até porque Pocahontas contou a MESMA história por muito menos...
E por isso que Avatar não ganhou por roteiro. Nem sequer foi nomeado.
Mas filme não se resume a roteiro.
Sendo que, pra mim, Guerra ao Terror também não merecia premio por roteiro. Dos 5 indicados seria a minha quarta opção.



É um bom filme. Ninguem nega.
Mas pra ser o melhor do ano teria que ter sido um ano meio pobre em lançamentos. O que eu não achei que foi.
É um filme até esquecível.
 
O Cameron daria risada dessa analogia. Nem ele queria que o Oscar fosse pra ele em vez da Bigelow.

Nossa! Você pode ler a mente do James Cameron? Considerando que a mente dele vale bilhões, a sua deve valer alguns milhões.

Passada a ironia, vamos tentar falar sério.
Fausto disse:
The Hurt Locker é o único filme além de A Lista de Schindler a levar Oscar, BAFTA e prêmio da críticas de Nova Iorque, Los Angeles e da NSFC. E você quer comparar a derrota de Avatar à de Soldado Ryan contra Shakespeare Apaixonado? Er.

Ao comparar a derrota de "Avatar" para "Guerra ao Terror" à derrota de "O Resgate do Soldado Ryan" para "Shakespeare Apaixonado" eu levei em conta duas coisas: os primeiros são blockbusters e os outros dois são dramas, ou quase dramas; e os segundos foram, ou serão, esquecidos enquanto os primeiros são, ou serão, lembrados como grandes filmes de sua época, por isso citei as listas. Acho que é uma comparação razoável. A mesma lógica pode ser aplicada à derrota de "A Sociedade do Anel" para "Uma Mente Brilhante".

Isso dá margem a uma outra discussão que eu queria colocar em outro tópico, mas acho que se encaixa bem aqui, que é a preferência do Oscar (e outras premiações) nos últimos 20 anos ou mais por dramas acima de qualquer outro gênero. Não sei se já existe alguma outra discussão sobre isso aqui, mas como o serviço de pesquisa não está funcionando nem vou procurar.


Basta dar uma olhada nos vencedores para melhor filme desde 1990 pra saber do que eu estou falando. Ou ver os vencedores para melhor atuação, em papel principal ou coadjuvante. Ou ver os vencedores de melhor direção. O estilo de filme que dá para alguém maior possibilidade de ganhar um prêmio em qualquer academia ou associação é o drama. Existe uma espécie de verdade incontestável que diz "O ator só merece um prêmio se estiver interpretando um personagem complexo", isso leva muitas atuações marcantes na comédia, aventura ou ação a serem simplesmente ignoradas. O mesmo vale para filmes, "Um filme que discutir sobre os paradigmas da sociedade ou apresentar personagens profundos deve ter o dobro da atenção em relação aos demais".

Isso é tão perceptível que parece que hoje existem dois tipos de filmes, os feitos para ganhar prêmios e os feitos para ganhar dinheiro. Se você quiser aumentar exponencialmente suas chances de ganhar um Oscar deve fazer um filme que atenda às duas regras citadas anteriormente. Em resposta a essa separação, prêmios como o MTV Movie Awards ganharam importância razoável, uma vez que neles a maioria das pessoas vê sendo premiados os filmes que elas realmente gostaram e assistiram, e os personagens com os quais elas se identificaram.

Eu poderia ter citado dezenas de exemplos ao descrever meus argumentos, mas como isso é um vício meu e poderia dar margem a discussões infrutíferas, vou ficar com eles em minha mente. Mas basta pensar alguns segundos pra lembrar de muitos casos nos quais isso se encaixa.
 
O Resgate do Soldado Ryan só não é mais clichê que Pearl Harbor... Só falta darem capas aos americanos...

Querem um filme de guerra de verdade assistam Apocalypse Now...
 
Última edição:
Kyra é a única pessoa sendo razoável aqui.

Finalmente alguém esperto...hahaha ^^

Sentinela, fala a verdade, vc nem ao menos assistiu Guerra ao Terror. Eu sou da seguinte opinião, assista algo, depois comente-o...

Se a Academia não premiou outros tipos de filmes, não foi pq eles favorecem Dramas, mas sim pq não existem competidores a altura. Mas o que vc está falando não faz sentido...Eu com certeza não considero Slumdog Millionaire (talvez o mais merecido de todos os tempos) um drama...Assim como No Country for Old Men, que é um suspense...Ou Os Infiltrados que é uma mistura de comédia com suspense policial...SdA em 2003, Chicago em 2002...Quer dizer...ONDE ESTÃO OS DRAMAS????...Você está fazendo drama...

Quer dizer... Vc andou assistindo o Oscar nos últimos anos??? o_O
 
Última edição:
Não vou nem entrar em discussão. Só vou te mandar assistir Bastardos. Daí você vai ver que não é necessário jogar 400 milhões de dólares fora pra contar uma historinha tão simplória como a de Avatar!!!
Verdade, Avatar gastou 400 milhões e ganhou 3 oscars, grande merda, com esse dinheiro era pra ganhar todos. u.u'.
 
Finalmente alguém esperto...hahaha ^^

Sentinela, fala a verdade, vc nem ao menos assistiu Guerra ao Terror. Eu sou da seguinte opinião, assista algo, depois comente-o...

Se a Academia não premiou outros tipos de filmes, não foi pq eles favorecem Dramas, mas sim pq não existem competidores a altura. Mas o que vc está falando não faz sentido...Eu com certeza não considero Slumdog Millionaire (talvez o mais merecido de todos os tempos) um drama...Assim como No Country for Old Men, que é um suspense...Ou Os Infiltrados que é uma mistura de comédia com suspense policial...SdA em 2003, Chicago em 2002...Quer dizer...ONDE ESTÃO OS DRAMAS????...Você está fazendo drama...

Quer dizer... Vc andou assistindo o Oscar nos últimos anos??? o_O

Bem, deixe-me admitir um erro aqui, talvez o uso do termo drama não tenha sido o mais adequado, entretanto todos os filmes citados aí, com exceção de SdA, têm uma crítica social forte. Mas me diga onde estão os filmes de ação (como "Exterminador do Futuro") ou comédia (como "O Mentiroso") ou terror (o último foi "O Silêncio dos Inocentes")? Agora, dizer que "Os Infiltrados" tem algo de comédia... O seu senso de humor é bem negro.

Kyra disse:
O Resgate do Soldado Ryan só não é mais clichê que Pearl Harbor... Só falta darem capas aos americanos...

Querem um filme de guerra de verdade assistam Apocalypse Now...

Quando eu assisto um filme de guerra eu quero ver batalhas realistas, e isso o Dia D de "O Resgate do Soldado Ryan" faz com perfeição. Comparar aquela batalha com Pearl Harbor é um ultraje. Se você quer ver análise psicológica da guerra, bem... Aí você não quer ver um filme de guerra, quer ver é um drama.
 
Finalmente alguém esperto...hahaha ^^

Sentinela, fala a verdade, vc nem ao menos assistiu Guerra ao Terror. Eu sou da seguinte opinião, assista algo, depois comente-o...

Se a Academia não premiou outros tipos de filmes, não foi pq eles favorecem Dramas, mas sim pq não existem competidores a altura. Mas o que vc está falando não faz sentido...Eu com certeza não considero Slumdog Millionaire (talvez o mais merecido de todos os tempos) um drama...Assim como No Country for Old Men, que é um suspense...Ou Os Infiltrados que é uma mistura de comédia com suspense policial...SdA em 2003, Chicago em 2002...Quer dizer...ONDE ESTÃO OS DRAMAS????...Você está fazendo drama...

Quer dizer... Vc andou assistindo o Oscar nos últimos anos??? o_O
De boa que tu achou o insosso Slumdog melhor que O Leitor e The Wrestler?
Ou a qualquer filme que foi nomeado a qualquer coisa no ano passado.
 
Cara, pelo seus posts você não gosta de cinema pela arte. Você gosta de filmes blockbusters. Tudo bem, o povão tb gosta, mas essa não é a intenção do Oscar. Lá eles dão os prêmios pela arte, e não pelo filme que mais diverte as pessoas. Pra isso temos o MTV Movie Awards... Você realmente queria um Oscar para O Mentiroso? Me poupe... Muitas comédias já passaram pelo Oscar... Mas por isso eu quero dizer comédias boas...
Me cite um filme de terror que chegasse aos pés de Silêncio dos Inocentes...

Aí você não quer ver um filme de guerra, quer ver é um drama.

Você é realmente tão superficial assim? Você sabe o que é Drama? Apocalypse Now foi o filme que melhor retratou a guerra do Vietnam, tanto psicologica, qnto visualmente... Um filme de guerra retrata ambos os lados e de forma neutra... O Resgate do Soldado Ryan, como milhares de filmes de guerra, peca ao tomar partidos... Tecnicamente belíssimo, mas não é só isso que conta para se fazer um bom filme... Principalmente um de guerra
...
Repito, abra a cabeça e perceba que nem só de filmes sem teor é feito o cinema...
 
Última edição:
De boa que tu achou o insosso Slumdog melhor que O Leitor e The Wrestler?
Ou a qualquer filme que foi nomeado a qualquer coisa no ano passado.

Insosso pq meu caro?

O Leitor só tem de bom a Kate Winslet...

The Wrestler só tem de bom o Mickey Rourke...
 
Insosso pq meu caro?

O Leitor só tem de bom a Kate Winslet...

The Wrestler só tem de bom o Mickey Rourke...


Ah nesse ponto eu não concordo. O Leitor é um filme que tem vários aspectos ótimos, não apenas com relação aos atores e aos diálogos, ams com a história mesmo. Me fez pensar em várias coisas em minha vida. Choca e nos comove. Assim é a arte pra mim. Por isso gostei tanto de O Leitor.
 
Grande parte dele ser bom é a Kate. A história é ok. Achei Slumdog melhor. Mas não deixo de gostar de O Leitor. Questão de gosto. Acho que ambos foram premiados justamente.
 
Cara, pelo seus posts você não gosta de cinema pela arte. Você gosta de filmes blockbusters. Tudo bem, o povão tb gosta, mas essa não é a intenção do Oscar. Lá eles dão os prêmios pela arte, e não pelo filme que mais diverte as pessoas. Pra isso temos o MTV Movie Awards... Você realmente queria um Oscar para O Mentiroso? Me poupe... Muitas comédias já passaram pelo Oscar... Mas por isso eu quero dizer comédias boas... E o Silêncion dos Inocentes ganhou melhor filme, pq vc não vai pesquisar...

A justamente essa a disussão que eu queria fazer. Repetindo: o tipo de filmes que o Oscar tem premiado em sua maioria ultimamente gerou uma separação da indústria de Hollywood em filmes para premiações e para ganhar dinheiro. Antigamente os dois andavam juntos, por que houve essa separação? Hoje em dia, o Oscar parece mais um clubezinho fechado só com "papo cabeça", e os quase todos os filmes que a maioria gosta são deixados de lado. A continuar assim, o Oscar só vale a pena pela festa mesmo, porque o prêmio não tem nada a ver com o que a maioria do público assiste, só pra elite "pensadora".

Sobre "O Silêncio dos Inocentes", eu digo pra você ler meu post de novo.

Kyra disse:
Você é realmente tão superficial assim? Você sabe o que é Drama? Apocalypse Now foi o filme que melhor retratou a guerra do Vietnam, tanto psicologica, qnto visualmente... Um filme de guerra retrata ambos os lados e de forma neutra... O Resgate do Soldado Ryan, como milhares de filmes de guerra, peca ao tomar partidos... Tecnicamente belíssimo, mas não é só isso que conta para se fazer um bom filme... Principalmente um de guerra
...
Repito, abra a cabeça e perceba que nem só de filmes sem teor é feito o cinema...

Também gosto de filmes com "conteúdo" (último carnaval mesmo vi "A Vida dos Outros", "Lawrence da Arábia" e "Magnólia"), mas acho que os blockbusters têm seu valor e merecem ser premiados por isso, e com prêmios de grande porte.

E digo pra você abrir a cabeça e ver que nem só de filmes com teor é feito o cinema. Isso mesmo, um filme não precisa te fazer pensar pra ser bom, afinal o cinema é entretenimento antes de qualquer coisa.
 
Última edição:
Insosso pq meu caro?

O Leitor só tem de bom a Kate Winslet...

The Wrestler só tem de bom o Mickey Rourke...
Mas ano passado meio que foi assim mesmo. Muitos filmes de atores. O Leitor, o lutador, revolutionary road, doubt, etc.
Slumdog Millionaire nem ator tinha. Não tinha produção. O roteiro era bem novela das 9. Talvez uma edição diferente, mas nada de novidade. Uma trilha sonoroa pop.
É um filme divertido, tipo Sessão da Tarde.
 
Hoje em dia, o Oscar parece mais um clubezinho fechado só com "papo cabeça", e os quase todos os filmes que a maioria gosta são deixados de lado.

Esse discursinho é velho, e esse discursinho é infundado. Aposto que seu filme preferido é Transformers ou Penetra Bom de Bico.

Slumdog foi sucesso.
Os Infiltrados foi sucesso.
Menina de Ouro foi sucesso.
SdA foi sucesso.
Chicago foi sucesso.
Gladiador foi sucesso.

Olha a diversidade de gênero dos últimos anos.

Volto a dizer... Essa discussão permanece inútil se você não assistiu Guerra ao Terror... E sinceramente, vai uma dica, pegue uma lista com os ganhadores do Oscar e assista todos eles, pq se vc conhecesse metade, não estaria dizendo nada disso...

Cinema é arte, e a arte imita a vida. Cinema pra fazer dinheiro é legal, divertido e o caramba a quatro, sim. Mas não é arte. E prêmios devem ir à ARTE.

Você quer premiação para filmes que dão dinheiro, já disse e digo novamente, assista o MTV Movie Awards. É a campanha publicitária cinematográfica mais cara de Hollywood.
 
Esse discursinho é velho, e esse discursinho é infundado. Aposto que seu filme preferido é Transformers ou Penetra Bom de Bico.

Slumdog foi sucesso.
Os Infiltrados foi sucesso.
Menina de Ouro foi sucesso.
SdA foi sucesso.
Chicago foi sucesso.
Gladiador foi sucesso.

Olha a diversidade de gênero dos últimos anos.

Volto a dizer... Essa discussão permanece inútil se você não assistiu Guerra ao Terror... E sinceramente, vai uma dica, pegue uma lista com os ganhadores do Oscar e assista todos eles, pq se vc conhecesse metade, não estaria dizendo nada disso...

Cinema é arte, e a arte imita a vida. Cinema pra fazer dinheiro é legal, divertido e o caramba a quatro, sim. Mas não é arte. E prêmios devem ir à ARTE.

Você quer premiação para filmes que dão dinheiro, já disse e digo novamente, assista o MTV Movie Awards. É a campanha publicitária cinematográfica mais cara de Hollywood.

:rofl:
Kyra chutando bundas.


Pior que tudo é baseado na decisão do
"eu gostei" e do "Eu queria".

Impressionate que as pessoas realmente ficam bravas quando o seu filme preferido do ano não ganha a coisa.
Ai vamos pro lado de "A academia só gosta de BB" ou "Agora a academia só dá Oscar para filmes com baixa produção".

Esse ano foi uma revolução. Assim como Titanic, Avatar iria ganahr.
Megablaster produção e tals.
MAs cinema é só 500 milhões de dolares e efeitos especiais?

A academia mandou a letra. Deu um tiro no próprio pé. Mas um tiro bem aplicado. Programado.
Filmes como Avatar não ajudam o cinema. Outro filme com um orçamento desses só daqui a 20 anos.
O que vai movimentar o cinema daqui pra frente? Lembrando que o cinema não é o mesmo de anos atras.

Bom, filmes como Slumdog, Guerra ao Terror e etc...
Tudo visando os baixos custos e lucros altos. (se bem que o Gerra ao Terror quase não se pagou nos EUA).

E vocês ainda vão ficar brigando porque seu filme predileto não ganhou o Oscar?
Porra gente...a "FANTÁSTICA" Atriz Sandra Bullock ganhou. Se a Grazi estivesse lá ganhava também.
 
Última edição:
Esse discursinho é velho, e esse discursinho é infundado. Aposto que seu filme preferido é Transformers ou Penetra Bom de Bico.
Eu estou tentando conversar sério com você e você parte pro lado pessoal, aí fica difícil.
Não vou fazer como você fez comigo e tentar te encaixar num estereótipo de apreciadora do cinema B, mas só te digo que os "O Poderoso Chefão", "Laranja Mecânica" e "O Iluminado" , "Um Dia de Fúria" e "SdA: SdA" formam o meu Top 5.

Kyra disse:
Slumdog foi sucesso.
Os Infiltrados foi sucesso.
Menina de Ouro foi sucesso.
SdA foi sucesso.
Chicago foi sucesso.
Gladiador foi sucesso.

Olhando a lista das maiores bilheterias em cada ano:
2000 - Gladiador - 2o lugar.
2002 - Chicago - Não aparece nos 10 primeiros.
2003 - SdA: RdR - 1o lugar.
2004 - Menina de Ouro - Não aparece nos 10 primeiros.
2006 - Os Infiltrados - Não aparece nos 10 primeiros.
2008 - Slumdog Milionaire - Não aparece nos 10 primeiros.

É claro que sucesso é algo relativo, mas dá uma ideia boa.

Kyra disse:
Cinema é arte, e a arte imita a vida. Cinema pra fazer dinheiro é legal, divertido e o caramba a quatro, sim. Mas não é arte. E prêmios devem ir à ARTE.

Você quer premiação para filmes que dão dinheiro, já disse e digo novamente, assista o MTV Movie Awards. É a campanha publicitária cinematográfica mais cara de Hollywood.

Finalmente você concordou comigo, mesmo sem perceber admitiu que a Academia deixa de lado os blockbusters, por melhores que sejam. E exemplos notáveis foram 2001 com SdA, e ano passado com o Batman. Tanto que até admitiram o erro e colocaram SdA na lista de 100 melhores, e "Uma Mente Brilhante", cadê?
 
Eu estou tentando conversar sério com você e você parte pro lado pessoal, aí fica difícil.
Não vou fazer como você fez comigo e tentar te encaixar num estereótipo de apreciadora do cinema B, mas só te digo que os "O Poderoso Chefão", "Laranja Mecânica" e "O Iluminado" , "Um Dia de Fúria" e "SdA: SdA" formam o meu Top 5.

mimimi
Se vc se ofendeu cada um com seus problemas... Não te conheço, e é essa a imagem que você está passando... Sorry... Se você gosta desses filmes ou não, não importa... A única coisa que eu me lembro é você querendo dar o Oscar para O Mentiroso...

Finalmente você concordou comigo, mesmo sem perceber admitiu que a Academia deixa de lado os blockbusters, por melhores que sejam.

Único blockbuster de renome dos últimos tempos foi SDA... E, olha só que coisa, todos os 3 foram reconhecidos pela Academia na categoria que mereciam... Onde concordei com vc mesmo? Eu disse que são divertidos, não nescessariamente melhores que os outros (alías, nunca são melhores, por isso não entram nos indicados, nem no Oscar, nem no BAFTA, nem em qql premiação... Óbvio!). Adoro Homem de Ferro, poderia ser indicado e ganhar como roteiro adaptado? Não! Se Beber Não Case é um dos filmes mais legais que já vi. Ganha de Guerra ao Terror? Não! Avatar é maravilhoso visualmente, mudou a história da TECNOLOGIA cinematográfica, poderia ganhar como filme? Não! Faltou roteiro! Um melhor filme deve ter todos seus aspectos impecáveis. Mas não tira o crédito de ter a maior bilheteria de todos os tempos. Tem a aclamação do público, para um filme assim está de bom tamanho.

Ah, e outra questão... Você assistiu Guerra ao Terror? Se não terminamos essa conversa por aqui... Claramente nem eu nem você mudaremos de idéia, então vamos todos tomar um chá e falar que UP mereceu melhor animação (pelo menos nisso todo mundo concorda...espero :mrpurple:)
 
Última edição:
Mas ser um filme de sucesso não significa ficar entre os 10 primeiros do ano. Se for assim Lua Nova merecia ganhar uns prêmios domingo. :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo