• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2010

Diva disse:
Omnius disse:
A crítica não foi do Estadão, foi do fulano critico de cinema. Seria uma crítica do estadão se fosse um editorial.

Se a crítica foi publicada no Estadão, ela reflete uma postura do autor e do Estadão. Mesmo que haja a famosa frase "As ideias deste texto são de responsabilidade exclusiva do autor", uma revista, jornal ou qualquer outra mídia não irá publicar um texto em sua edição se aquele texto vai contra seus interesses.

Ao que me parece foi um texto comprado, e escrito com o intuído de polemizar.
Se analisar o casting de colunistas dos jornais de SP, verá que pensamentos totalmente antagônicos dividem a mesma página. O interesse mor é vender jornal.

Diva disse:
A sociedade americana tem como um de seus valores o patriotismo. Sem entrar no mérito de bom ou ruim, esse patriotismo ajudou bastante a construir a potência que vemos hoje. Valor esse que intrínseco na sociedade transparesse no cinema.

Sim, essa é outra construção de sentido que não nega ou põe em xeque o que eu falei. Só corrobora.

Pois é :)

Diva disse:
Diva disse:
Agora, se alguém quer entrar no terreno das intencionalidades... Paciência. Não há como estar na cabeça de ninguém pra ter certeza de qual a intenção daquela pessoa. Muitas vezes nem é intencional, mas posso garantir como alguém que estuda e trabalha com mídia que nenhum cineasta, jornalista, editor faz algo sem ter uma intenção. Qualquer pessoa que estuda cinema, tem disciplinas de semiótica, minha gente, que nada mais é do que, no contexto cinematográfico, a significação que determinado quadro, em seus menores elementos mostrados, vai ter em meio aos outros. Eu considero ingenuidade receber qualquer conteúdo sem questionar o porquê de se aparecer, por exemplo, um projetor de filmes nas primeiras cenas de Persona, do Ingmar Bergman. Quem já estudou Vertov e o cinema-verdade, sabe que aquele projetor pode estar relacionado a um elemento antiilusionista utilizado pelo Bergman assim como também pode apontar pra própria temática do filme, tornando sua significação ambígua, mas não excludente.

falácia do apelo à autoridade a parte....O cerne da discução é se o velho embate (esquerda x direita) influênciou na premiação. Obviamente que não podemos entrar na cabeça de ninguém para afirmar algo. Mas lembrem que essa mesma academia que está sendo acusada de premiar um filme supostamente de direita, foi a mesma que há pouco tempo premiou Michel Moore, um dos críticos mais vorazes do status quo norte-americano.

Já que você questionou a minha "autoridade"... LOL, vou ser chata contigo: Considerando-se a discussão, pegue qualquer currículo de qualquer curso de Comunicação Social de qualquer universidade, faculdade, IES do Brasil e veja as disciplinas que são cursadas. Sempre há alguma matéria relacionada à semiótica/análise de discurso. Você só viu falácia de apelo a autoridade porque desconhece esse fato(e nem se interessou por conhecê-lo). Caso contrário, teria ido pesquisar sobre o que eu falei. Mas, por comodismo, fez uma acusação e ignorou tudo o que eu falei.

Em nenhum momento questionei a sua autoridade, não a conheço e não seria indelicado a esse ponto. O que fiz foi questionar seu argumento, não preciso ser formado em física para discutir Newton. Assim como não preciso ser formado em comunicação social para discorrer sobre cinema.

Diva disse:
O segundo ponto que eu devia ter mencionado na postagem anterior é que Avatar ou Guerra ao Terror ganhando, daria na mesma coisa. Embora não seja tão explícito quanto Guerra ao Terror, Avatar traz um clichê pró-EUA: a redenção do povo norte-americano. Porque quando os americanos são tratados como os vilões nos filmes, sempre há os bondosos, aqueles que mostram que nem tudo está perdido, os que se arrependem. Ora, essa coisa do norte-americano arrependido é muito bem mostrada no personagem Jake Sully. A meu ver, Avatar não ganhou o Oscar porque seria mancada demais da Academia dar dois Oscars de melhor filme pro James Cameron por filmes medianos. Titanic se engole. Mas Avatar não.

No final das contas acabamos concordando.
Desde meu primeiro post o que critico é o texto do estadão (você venceu), que na minha opinião fez uma análise rasa e maniqueísta (esquerda x direita).
Entendi seu ponto o que tange a intecionalidade, só acho que muitas vezes as pessoas procuram pêlo em ovo.


Diva disse:
Quanto ao Michael Moore... Tiros em Columbine faz uma crítica(malfeita) da sociedade norte-americana, do modo como eles vivem. Ué? Beleza Americana também. E ganhou o Oscar. Não é a relação dos EUA com o mundo.

Também não gosto do Michael Moore..... Só exemplifiquei que o maniqueísmo citado anteriormente não procede. Dado que um sujeito assumidamente de esquerda levou a estatueta.
 
Omnius disse:
Ao que me parece foi um texto comprado, e escrito com o intuído de polemizar.
Se analisar o casting de colunistas dos jornais de SP, verá que pensamentos totalmente antagônicos dividem a mesma página. O interesse mor é vender jornal.

Eu discordo disso, mas não vou discorrer porque é algo que dá pano pra manga.


Em nenhum momento questionei a sua autoridade, não a conheço e não seria indelicado a esse ponto. O que fiz foi questionar seu argumento, não preciso ser formado em física para discutir Newton. Assim como não preciso ser formado em comunicação social para discorrer sobre cinema.

Eu tava sendo irônica. Daí, colocar o autoridade entre aspas.

Diva disse:
No final das contas acabamos concordando.
Desde meu primeiro post o que critico é o texto do estadão (você venceu), que na minha opinião fez uma análise rasa e maniqueísta (esquerda x direita).
Entendi seu ponto o que tange a intecionalidade, só acho que muitas vezes as pessoas procuram pêlo em ovo.

Muitas vezes as pessoas se utilizam de argumentos inválidos para caracterizar determinada postura. Antes da cerimônia do Oscar, conversando com meu professor, ele disse que achava mais provável Guerra ao Terror ganhar o Oscar tanto por causa do momento histórico como pelo conservadorismo da Academia. E eu insisti que Avatar ganharia. Enfim, eu não acho inválida a análise do texto que saiu pelo Estadão. Acho que está mesmo é "fora de moda" esse tipo de discussão. Isso porque tá na moda posturas contaminadas pelo irracionalismo. E o mais curioso é que originalmente, elas são racionais.
 
Meu deus, como vocês escrevem...

Omnius disse:
Todd disse:
Omnius e Petra. Me deixaram curioso.
Como foi noticiado no Estadão: "Avatar foi acusado nos Estados Unidos de ser propaganda de esquerda."

O que vi no estadão foi um crítico de cinema, fazendo uma análise muito superficial e dicotômica (Esquerda x Direita).

Todd disse:
Isto é um fato
. Muitos o consideraram, inclusive, anti-americano.
Muitos quem?

Todd disse:
Então eu pergunto: teria este fato influenciado na decisão dos membros da academia?
Eu não sei responder. Não sei se influenciou ou não. Porém, diante das suas expressões tão veementemente colocadas :
" Putz....que teoria de conspiração ridícula! " e " Teoria de conspiraçaão muito dumaw essa", fico com a mais clara impressão de que vocês tem, ambos, certeza absoluta de que o fato acima citado não teve peso algum na escolha do melhor filme. Então eu pergunto: quais são os dados, as informações das quais vocês possuem, que possam justificar tal certeza?

Embora o ônus da prova caiba a quem inventou essa teoria toda. O que se tem visto ultimamente são duras críticas a política de combate ao terror do governo Bush. Tanto que uma das plataformas que ajudou a eleger Obama era a retirada (gradativa) das tropas americanas do Iraque.

Todd disse:
Vejam bem, respostas do tipo, "o filme que ganhou era bem melhor", ou ainda "ganhou quem tinha que ganhar mesmo", não me servem, pois apenas refletem uma opinião pessoal e subjetiva.
Gostaria que me citassem informações concretas, as quais vocês devem possuir, tenho certeza, que demonstrem definitivamente que o fato de o filme Avatar ser considerado esquerdista e anti-americano, por certa parcela da população dos EUA , não tenha interferido no julgamento dos membros da academia.

Forçando um pouco podemos encontrar referências políticas aonde quer que seja, referências que podem ou não ser premeditadas. No filme Avatar não é diferente.

Concordo com quase tudo que o Omnius respondeu.

Bom, sobre os dois últimos "quotes" acho que os membros da academia julgam os filmes por sua produção, roteiro e por sua qualidade e não porque o roteiro tem alguma "referência" ao governo, ao povo americano e afins. Afinal, ele está julgando o filme e não a opinião do povo sobre o filme.
Não tenho informações "concretas" de que o filme não ganhou por causa da opinião da população assim como, acredito eu, que você não tenha informações de que o filme PERDEU por causa disso.

E sem ser chata, mas gente... É só comparar o filme avatar com Guerra ao terror! O primeiro e melhor motivo é o roteiro, o que Avatar tem além de ser um clichê de "salve sua floresta"? É apenas um monte de imagem bonita e efeitos especiais.

E se avatar ganhasse, seria um exemplo para outros filmes "Não faça roteiro bom, pra quê? É melhor você gastar milhões de dólares em um que tenha imagens bonitas e roteiro péssimo que você ganha..."
Afinal, avatar seria mais que um exemplo de oscar de melhor filme, também tem em seu curriculo maior bilheteria.

E tudo que tem EUA tem que ter sempre política no meio né?

A meu ver, Avatar não ganhou o Oscar porque seria mancada demais da Academia dar dois Oscars de melhor filme pro James Cameron por filmes medianos. Titanic se engole. Mas Avatar não.

Ah, concordo com isso também.

Enfim, que venha o oscar 2011 com Alice no pais das maravilhas, HAHAHHA.
 
Petra disse:
Concordo com quase tudo que o Omnius respondeu.

Bom, sobre os dois últimos "quotes" acho que os membros da academia julgam os filmes por sua produção, roteiro e por sua qualidade e não porque o roteiro tem alguma "referência" ao governo, ao povo americano e afins. Afinal, ele está julgando o filme e não a opinião do povo sobre o filme.
Não tenho informações "concretas" de que o filme não ganhou por causa da opinião da população assim como, acredito eu, que você não tenha informações de que o filme PERDEU por causa disso.

Então, por que "Quem Quer ser Um Milionário?" ganhou o Oscar quando dois filmes melhores que ele estavam concorrendo para melhor filme? Ou por que ao longo da história do Oscar, a Academia ignorou filmes como Apocalipse Now ou Cidadão Kane? Olha, as coisas deveriam ser como você diz, mas o Oscar é a festa da indústria do filme. Os critérios são estes mesmos citados por você, mas somente até certo ponto.

E tudo que tem EUA tem que ter sempre política no meio né?

Na realidade, a política é inerente à sociedade, seja ela americana, brasileira, europeia e por aí vai. Logo, ela se reflete em qualquer produto cultural. Ver um filme, ler um livro ou consumir qualquer produto cultural sem atentar pras ideologias que transitam ali é viver num mundo à parte. Um cineasta, produtor, escritor sempre deixa suas marcas ideológicas naquilo que produzem. Isso nem sempre é intencional e nem sempre é explícito. Você tem de procurar ver na superfície do texto.
 
Omnius disse:
O que vi no estadão foi um crítico de cinema, fazendo uma análise muito superficial e dicotômica (Esquerda x Direita).

O filme Avatar foi considerado nos Estados Unidos (por muitos) como uma propaganda esquerdista, anti-americana. Fato. Isto não foi uma criação do Estadão.
Faça uma busca no Google, em inglês, e encontrará milhares de referencias a este fato.

Omnius disse:
Muitos quem?

Idem. Procure no Google, as referencias estão todas lá.


Omnius disse:
Embora o ônus da prova caiba a quem inventou essa teoria toda. O que se tem visto ultimamente são duras críticas a política de combate ao terror do governo Bush. Tanto que uma das plataformas que ajudou a eleger Obama era a retirada (gradativa) das tropas americanas do Iraque.

E...? Não respondeu minha pergunta.


Omnius disse:
Forçando um pouco podemos encontrar referências políticas aonde quer que seja, referências que podem ou não ser premeditadas. No filme Avatar não é diferente.

Idem. Fiz uma pergunta simples e direta. Não respondeu minha pergunta.


Petra disse:
Não tenho informações "concretas" de que o filme não ganhou por causa da opinião da população

Petra, obrigado por responder minha pergunta.

Petra disse:
, acredito eu, que você não tenha informações de que o filme PERDEU por causa disso.

Se você tivesse se dado ao mínimo trabalho de ler o que escrevi anteriormente, iria saber que nunca afirmei isto, não desta forma.

Obrigado!
 
Todd disse:
Omnius disse:
O que vi no estadão foi um crítico de cinema, fazendo uma análise muito superficial e dicotômica (Esquerda x Direita).

O filme Avatar foi considerado nos Estados Unidos (por muitos) como uma propaganda esquerdista, anti-americana. Fato. Isto não foi uma criação do Estadão.
Faça uma busca no Google, em inglês, e encontrará milhares de referencias a este fato.

Assisti ao filme...chama-lo de propaganda esquerdista é muita viagem!

Todd disse:
Omnius disse:
Muitos quem?


Idem. Procure no Google, as referencias estão todas lá.

Assim fica fácil discutir, se a cada questionamento que fizer eu lhe mandar procurar no Google!


Todd disse:
Omnius disse:
Embora o ônus da prova caiba a quem inventou essa teoria toda. O que se tem visto ultimamente são duras críticas a política de combate ao terror do governo Bush. Tanto que uma das plataformas que ajudou a eleger Obama era a retirada (gradativa) das tropas americanas do Iraque.

E...? Não respondeu minha pergunta.

Mais uma vez... A academia faz julgamentos e premia filmes utilizando quesitos técnicos pré-determinados. Se alguém acredita em algo diferente disso, não cabe a mim provar, mas sim quem alega.
Daí a inversão do ônus da prova!

Todd disse:
Omnius disse:
Forçando um pouco podemos encontrar referências políticas aonde quer que seja, referências que podem ou não ser premeditadas. No filme Avatar não é diferente.

Idem. Fiz uma pergunta simples e direta. Não respondeu minha pergunta.

Vide resposta anterior!
 

Pedirem pra atriz devolver o prêmio conquistado naquele ano é ridículo. Ela não tem nada haver.
Bizarro isso...
Povo confunde demais as coisas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo