• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2009

Anica

Usuário
Hollywood promete um Oscar mais popular em 2009

Nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem se distanciando do público, ao concentrar as indicações ao Oscar em filmes mais "cabeça" ou produções independentes, que na maioria dos casos têm bilheterias insignificantes ou ficam restritos ao circuito de arte e nem chegam ao grande público.

Mas, ao que tudo indica, essa dinâmica está com os dias contados. No Oscar 2009, Hollywood pretende aproximar o Oscar da platéia, priorizando sucessos de bilheteria para disputar as estatuetas. Este mês, os estúdios iniciaram suas campanhas para tentar emplacar filmes na premiação, investindo em candidatos que já tiveram aprovação plena do público.

A Warner Bros, por exemplo, planeja promover a candidatura de "Batman - O cavaleiro das trevas", que alcançou a segunda maior bilheteria da história nos EUA, mais de US$ 500 milhões em arrecadação. Na disputa, o estúdio pretende emplacar na categoria melhor filme e melhor ator coadjuvante, para Heath Ledger, morto em janeiro.

Para se ter idéia, a bilheteria de "Cavaleiro das trevas" supera de longe os números somados dos quatro últimos vencedores do Oscar de melhor filme - "Onde os fracos não têm vez", "Os infiltrados", "Crash - No limite" e "Menina de ouro", que juntos atingiram uma bilheteria de não mais que US$ 360 milhões.

Fazendo uso da mesma estratégia, a Paramount aposta suas fichas na adaptação "Homem de Ferro" - que arrecadou mais de US$ 318 milhões nos EUA - para melhor filme e ator, com Robert Downey Jr., que também pode ser indicado como ator coadjuvante por conta da comédia "Trovão tropical", outro sucesso de bilheteria.

Já a Disney foi ainda mais ousada e optou por investir na animação "Wall-E" para competir à estatueta de melhor filme. Apesar de trazer poucos diálogos e girar em torno de uma temática séria, o longa de Andrew Stanton teve ampla aprovação da crítica internacional e uma bilheteira gorda, de mais de US$ 223 milhões nos EUA.

Se a história do robozinho ganhar, será a primeira vez que uma animação conquista o título. Em 1991, o estúdio conseguiu emplacar a animação "A bela e a fera" como indicado na categoria.

Lançamentos

E não pára por aí. Os estúdios ainda têm outros "blockbusters" para lançar antes do anúncio dos indicados ao Oscar, em 22 de janeiro.

A Paramount guarda a fantasia "The curious case of Benjamin Button", estrelada por Brad Pitt, para o lançamento no Natal. O filme, dirigido por David Fincher (de "Clube da luta"), conta a história de um homem que nasce velho e fica mais jovem a cada ano.

O mesmo estúdio também aposta no romance "Revolutionary road", que traz de volta os protagonistas de "Titanic", Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, novamente juntos. Desta vez, a dupla vem dirigida por Sam Mendes, que abocanhou cinco estatuetas, incluindo a de melhor filme, em 1999, com "Beleza americana".

Há ainda o épico "Austrália", com Nicole Kidman e Hugh Jackman, que leva o título do longa-metragem mais caro da história do cinema autraliano. Assinada pelo diretor de "Moulin Rouge", Baz Luhrmann, a superprodução da Fox também é um forte concorrente à premiação da Academia com perfil arrasa-quarteirão.

Pelo aumento da audiência

Essa aproximação do público pode ser motivada por uma necessidade de aumentar a audiência da entrega do Oscar, transmitida pelo canal americano ABC.

A 80ª edição do Oscar, a mais recente da premiação, exibida em fevereiro, foi a menos assistida da história do Oscar, com audiência de 32 milhões de espectadores nos EUA, de acordo com a empresa Nielsen Edi. O grande vencedor da noite, "Onde os fracos não têm vez", dos irmãos Ethan e Joel Coen, teve uma bilheteria pouco expressiva naquele país, de US$ 64 milhões.

A maior audiência da história do Oscar foi alcançada em 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores. Foi nessa edição do prêmio que o recordista de bilheteria "Titanic" (que faturou mais de US$ 600 milhões nos cinemas) conquistou 11 estatuetas.

Fonte: G1

***

Acho que já está na hora de termos um tópico aqui para especularmos o que virá no Oscar do ano que vem, né? :lendo:
 
Sinceramente, eu preferia que continuassem com essa "dinâmica", se isto representa um aumento na qualidade dos filmes indicados. Acho que, sinceramente, a maioria dos grandes sucessos de bilheteria peca nesse aspecto. Claro que também existem bons "blockbusters", como o "The Dark Knight", que por sinal eu gostei muito.

Enfim, é esperar para ver.
 
Sério: eu acho que só tem tendo duas premiações, porque sempre vai existir essa briga entre o cult e o pop.
Dar tantos prêmios para Onde os fracas não tem vez, é realmente, tentar ser anti-popular, mas também não pode banalizar dando mais destaque aos futuros sessão da tarde como The Dark knight.
Fica meio difícil de me expressar, porque eu curto de tudo um pouco no campo dos filmes, então sei que um filme cult é mais puxado para o ator e isso faria dele mais merecedor, porém também sei que as equipes de filmes pop são merecedoras por montar puta cenários e figurinos...
Simplesmente não dá para avaliar tudo em uma única premiação, ela tinha que ser separada por tipos de filmes.
 
Eu me lembro do Oscar de 98, deu Titanic aos baldes :pipoca:. Mas sei lá, dar preferência aos que arrecadam mais apenas pra aumentar a audiência da entrega? Não gostei não...é como disse a "N", muitos desses filmes que arrecadam horrores, pecam demais na qualidade.
 
Poisé, é só pegar o caso do Cavaleiro das Trevas. É um blockbuster e tem lá suas falhas, mas não dá para dizer que não tem qualidade só por ser um blockbuster.
 
Fernando Giacon disse:
Eu me lembro do Oscar de 98, deu Titanic aos baldes :pipoca:. Mas sei lá, dar preferência aos que arrecadam mais apenas pra aumentar a audiência da entrega? Não gostei não...é como disse a "N", muitos desses filmes que arrecadam horrores, pecam demais na qualidade.

O que não é o caso de Titanic, um ótimo filme.

Pecado foi dar Oscar para O Paciente Inglês ou Forrest Gump (num ano em que tinha Pulp Fiction).
 
Non, porque um amigo viu e disse que era uma m* e aí eu deixei o filme pra baixo na lista de prioridades, então ele também caiu no conto :timido:
 
Pips disse:
Será que fui o único a cair no Conto do Oscário? ¬¬

Anica disse:
Non, porque um amigo viu e disse que era uma m* e aí eu deixei o filme pra baixo na lista de prioridades, então ele também caiu no conto :timido:

Não acho o Paciente Inglês tão cahto assim...
Só é aquela parada, tu tem que ir ver esperando um filme meio lerdo...
 
Pips disse:
O que não é o caso de Titanic, um ótimo filme.

Pecado foi dar Oscar para O Paciente Inglês ou Forrest Gump (num ano em que tinha Pulp Fiction).
Uhum, não foi o caso de Titanic. É verdade, Forrest Gump, meu Deus do céu. Agora com essa nova política de entrega do Oscar, mais filmes lixos como esse podem ganhar :disgust:.
 
eu não acho forrest gump um lixo. aliás, é o tipo de filminho levezinho que se está passando na tv eu paro para assistir. e a trilha sonora é ducarai.
 
Vcs estão falando sério??? Eu AMO Forrest Gump! É genial! Todas as referências históricas, foi super bem construído e com recursos bem inovadores pra época! Tipo colocar o Tom Hanks falando com o Kennedy... Esse filme é lindo, com uma trilha maravilhosa...
 
Bom...mas voltando ao assunto, qual desses longas de bilheteria gorda vocês acham que leva o Oscar? Já que essa edição elas apostam nesse novo formato de entrega, eu fico com o Batman, porém se Wall-E ganhasse seria massa também!
 
Pips disse:
Pecado foi dar Oscar para O Paciente Inglês ou Forrest Gump (num ano em que tinha Pulp Fiction).

Fernando Giacon disse:
Uhum, não foi o caso de Titanic. É verdade, Forrest Gump, meu Deus do céu. Agora com essa nova política de entrega do Oscar, mais filmes lixos como esse podem ganhar :disgust:.

Isso é sério?
Po! Achei Pulp Fiction muito bom, mas comparado a Forrest Gump o filme é cult demais, e assim seria muito fácil, era só pegar o filme mais cult e dar para ele o filme. Forrest Gump tem todos os elementos para ser o vencedor do Oscar de melhor filme (nem sei se foi esse que ele ganhou).

Amélie disse:
Vcs estão falando sério??? Eu AMO Forrest Gump! É genial! Todas as referências históricas, foi super bem construído e com recursos bem inovadores pra época! Tipo colocar o Tom Hanks falando com o Kennedy... Esse filme é lindo, com uma trilha maravilhosa...

Concordo contigo Amélie!
 
Vocês distorcem o que eu escrevo.

Eu falei que é pecado dar Oscar a Forrest Gump em um ano que tem Pulp Fiction. Só quis dizer que Pulp Fiction é mais filme que Forrest Gump. Só isso. Eu admiro toda a filmografia do Robert Zemecks.
 
Eu não vi Forrest Gump inteiro. Geralmente não assisto aos filmes que ganham Oscar. =B
Mais por preguiça mesmo.

Mas aí, mesmo não vendo o filme inteiro, só umas partes, concordo com o Pips: Pulp Fiction é melhor.
 
E eu quis dizer que não gosto de Forrest Gump, sim! Sei lá, não fui com a cara dele, não me agradou, não sei mesmo.
 
Pips disse:
Vocês distorcem o que eu escrevo.

Eu falei que é pecado dar Oscar a Forrest Gump em um ano que tem Pulp Fiction. Só quis dizer que Pulp Fiction é mais filme que Forrest Gump. Só isso. Eu admiro toda a filmografia do Robert Zemecks.

Sei lá, como já disse acho Pulp fiction um filme mais cult, o que mata ele como "mais filme" para mim.

Fernando Giacon disse:
E eu quis dizer que não gosto de Forrest Gump, sim! Sei lá, não fui com a cara dele, não me agradou, não sei mesmo.

Bom... é isso ai! Gosto é gosto... mas esse é mais um prova da tua insanidade garota maroto XD


















Brinks.:timido:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo