1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Os Versos Satânicos - Salman Rushdie

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Rodovalho, 14 Jun 2012.

1. Rodovalho

Rodovalho Usuário

Nenhum tópico sobre esse livro. Confesso que as Belas Maldições por Neil Gaiman mais alguma polêmica fatwa me levou até esse livro. E o que me levou a esse post?! Nada mais nada menos que uma menção às Mil e Uma Noites, uma coletânea ignorada pelo Meiapalavra. Dei um pulo imediato no wikipedia quando li o que Salman Rushdie escreveu comparando As Mil e Uma Noites com um tal de Katha-Sarit-Sagar. Será que Somadeva se compara a Xerazade? Mais adiante escrevo algo sobre Os versos satânicos, mas o que eu quero mesmo é saber se algum rato de biblioteca por acaso sabe algo sobre Katha-Sarit-Sagar aqui. Não vi nada em português. A falantes do espanhol estão na frente quanto a tradução. ... Acho que vou ter que me contentar com um Bhagavad Gita para me introduzir na literatura hindu... Um oriental se decepcionaria com a literatura ocidental se o primeiro contato com ela fosse a leitura da bíblia sagrada. Sorte que os Beatles são mais populares.

2. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

já li o versos satânicos e as mil e uma noites. deste, adquiri recentemente a premiada tradução em 3 volumes do mamede mustafa jarouche (ed. globo), mas q ainda só estão no flerte comigo lá da estante. se for comprar o bhagavad gita, a melhor tradução no meu ponto d vista, única em versos e direto do sânscrito, é a do maluco beleza rogério duarte, encontrada só em sebos e com direito a cd com músicas inspiradas no livro cantadas por uma galerinha legal,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . esse ano li o uttara gita, 1 complemento ao bhagavad, mas é um pouco mais difícil d conseguir (embora eu o tenha digitado em pdf p os amigos e posso te mandar por email). o mahabarata pode esquecer, só existem adaptações condensadas ou
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    q ñ posso chamar d confiável. mas, se vc for bom no inglês, há uma
    contando senão tudo, boa parte da epopéia. mas haja fôlego, são uns 100 epis d quase 1h cada.

há ainda outras leituras q posso indicar, eu especialmente sou fã do rumi, mas acho q o comentário já tem bastante infos gerais.

esse q vc citou eu desconheço.

3. Spartaco

Spartaco James West

JLM, você que já leu o livro do Salman Rushdie, o que pode nós dizer sobre esta obra?

4. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

li, em 2005, a edição da
    , por pura curiosidade por causa do auê religioso em torno do livro e do autor. as impressões q recordo da leitura (d 7 anos atrás) é q o livro é repleto d metáforas religiosas, nem sempre entendíveis pelo leitor ocidental, já q trata d uma cultura q a maioria possui poucas informações. ver 1 anjo azarado e 1 demônio sortudo q eram pessoas e se metamorfoseiam, mas continuam sendo reconhecidos como as pessoas q eram porém fisicamente diferentes me deixou encafifado p caramba, como se estivesse lendo o relato d 1 sonho. lembro d ter pesquisado na internet e ñ havia mto material d apoio à compreensão, oq pode ter mudado hj. talvez, se eu tivesse lido o corão antes aproveitasse + as referências implícitas. agora, a parte alta p mim, q curti, são os flashbacks(?) q mostram o profeta maomé tendo d tomar decisões políticas mtas vezes contrárias aos preceitos religiosos pregados por seus seguidores. se rushdie trabalhou em cima d relatos históricos e construiu a sua teoria, seria 1 trabalho acadêmico mto melhor dq se fosse pura ficção, embora eu ache q nenhuma das hipóteses seja motivo p a sentença d morte decretada contra o escritor.

Compartilhar