• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os VERDADEIROS Contos de Fadas!

Eu ouvi falar do verdadeiro final do Corcunda de Notre Dame, em que o Frollo apunhala Febus e executa a Esmeralda na praça, em frente a catedral. O corcunda, assistindo toda a cena, arrasta o Frollo até o topo da catedral e o joga do alto da torre. Depois de muito tempo, são encontrados dois esqueletos em uma cripta, um deles com uma visível deformação.
 
O Corcunda de Notre Dame não é bem um conto de fadas.
O final do livro de Vitor Hugo é muito diferente da versão cantante da Disney.
O Febus está se casando enquanto a Esmeralda é enforcada.
 
Bem, sobre o "verdadeiros" é difícil classificar, como a Ana disse desde o começo do tópico.
Em geral essas histórias se desenvolvem no imaginário a partir da tradição oral.
Então "O que é verdade?" seria uma boa provocação para esta discussão.

Entretanto, uns autores tentaram reconstruir alguns desses contos a partir de documentos e da oralidade de seus (ditos) locais de origens.
Sugiro que dê(em) uma olhada nessa coleção da Landy: http://www.landy.com.br/produtos.asp?assunto=21

E, cao queiram discutir um pouco mais profundamente sobre a "veracidade" e historicidade destes, há um livro do Robert Darnton chamado "O grande massacre de gatos" http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?isbn=8521901739
 
A noção de histórias "verdadeiras" é bem complicada, mas isso é até aceitável quando se fala das versões de Grimm e Perrault, isso porque suas histórias foram registros dos contos populares, contados e recontados há muito tempo. Então sempre temos várias versões das mesmas histórias compiladas, dependendo do local de origem. Quanto ao Andersen, não é possível falar em versões anteriores, acredito, porque são criações - até porque na época dele há existia um conceito de infância e literatura específica desta fase.


Acho que o pessoal tá confundindo o conto de fadas "Pele de Asno" com versão da Cinderela. São histórias diferentes.
E o mais legal: Cinderela é do Perrault, com abóboras, fada madrinha e tudo mais. A versão sangrenta, cortando pés e olhos furados é dos Grimm, com o nome de "A Gata Borralheira".

No trabalho que eu fiz com alunos de oitava série, no estágio obrigatório, nós lemos as versões originais (chamei de originais as versões compiladas por Grimm, Perrault e as escritas por Andersen), as versões clássicas (aquelas que conhecemos by Disney) e as adaptações modernas, como A Verdadeira História dos Três Porquinhos, Os três Lobinhos e o Porco Mau, Chapeuzinho Amarelo e por aí vai.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo